MassiveMatch.io | Combinando peças contra outros jogadores online! (Indicação)

Olha, fiquei impressionado com a quantidade de acessos que o post de Slither.io recebeu mês passado, quando resolvi indicar o joguinho aqui no site. Não tenho certeza se foi pela nostalgia de poder lembrar do jogo da cobrinha ou porque as pessoas querem testar estes games mais simples, que rodam diretamente no browser dos principais navegadores de qualquer computador. Ou talvez seja apenas porque brincar com estes joguinhos não custam um único centavo. Está tudo de graça em dezenas de portais espalhados pelo mundo todo.

Pensando nisso, volta aqui novamente para indicar mais um joguinho dessa pegada casual, online e acessível a qualquer um! Também é um game de browser, de multiplayer online, de fácil jogabilidade, e é um daqueles tipos que comem tempo, mas divertem sem que você sequer consiga se dar conta. Então a indicação de hoje é MassiveMatch.io, um game de puzzle de combinações de peças iguais, da mesma pegada de Candy Crush.

Aliás acho curioso como Candy Crush acabou virando referência de um gênero que no meu tempo de criança a maior referência era Tetris! Tudo bem, consigo entender que apesar de todos estes games trabalharem com premissas semelhantes, a de encaixar peças iguais para fazê-las desaparecer, mecanicamente estes jogos funcionam de forma diferente.

Sendo das antigas, obviamente gosto muito mais de Tetris, onde o tabuleiro não vem encaixado como muitos dos puzzles de combinações atuais, onde a ideia de encaixar linhas sempre me pareceu mais difícil do que possa parecer. Mas nem por isso desprezo o modelo atual dos novos games do gênero. Tanto que no Xbox 360, especialmente no começo de sua geração, eu me acabava jogando Hexic, que salvo erro de memória, vinha gratuitamente no console. Foram dezenas, talvez centenas de horas de Hexic 1 e 2 na geração passada.

Massive Match io 003

Voltando. O que achei legal do MassiveMatch é essa linha de estrutura semelhante aos seus parentes, como o Agarr.io e o Shitler.io, ou seja, o game funciona com um sistema de multiplayer online, onde mais de dez pessoas trabalham num imenso tabuleiro de combinações, competindo uns contra os outros, para ver quem combina mais peças e pontua mais alto. Não achei tão intenso quanto o da minhoca do mês passado, porém senti que exigiu mais atenção e concentração enquanto estava jogando-o para testar e vir aqui escrever sobre.

Outro diferencial bacana do game foram as metas. Cada partida pode ter regras diferentes. Combinar somente certos tipos de peças (no caso sempre são peças de animais) ou combinar um determinado numero de vezes em um tempo limitado, ou um outro que envolve robôs que precisam afundar no tabuleiro, ou um em que precisa destruir jaulas (achei bem divertido esse) e assim por diante. Isso certamente impede que o game se torne enjoativo, fazendo com que os jogadores tenham que pensar diferente a cada mudança de regra e não ficar na cabeça exclusivamente a meta de combinar o máximo possível antes do tempo acabar, já que nem sempre é assim que se pontual ou vence uma partida.

Massive Match io 004

E jogá-lo também é bem simples. Com o cursor do mouse o jogador clica e arrasta a peça para onde quiser, horizontalmente ou verticalmente, podendo usar o scroll e as setas do teclado para aumentar ou diminuir o zoom do tabuleiro, para assim ver melhor ou ir em outras áreas do mesmo. Não precisa de comandos complexos, o que é um dos elementos mais importantes nestes joguinhos de browser por sinal.

Joguei algumas partidas e dá para ver que há sempre gente online jogando-o, o que novamente reafirma o ponto que disse lá no começo: há muito mais gente que curte estes joguinhos do que eu realmente imagino que haja. O bom é que na partidas que joguei não senti que a minha conexão meia boca tenha atrapalhado muito. Estes games parecem que são desenvolvidos para aguentar conexões baixas. As vezes engasga um pouco, mas no geral não rola lentidão ou travamentos que tirem a graça das partidas, que sempre são rápidas e duram poucos minutos.

Massive Match io 005

É realmente um joguinho para passar o tempo, quando o cérebro precisa desacelerar e se fixar uma única coisa para conseguir. Parece bobo dizer isso, mas na correria da vida adulta há certos momentos em que realmente preciso fazer alguma coisa que desligue um pouco meus pensamentos. Jogar algo simples as vezes é a melhor maneira de fazer isso, pois um livro exige mais atenção (e memorização, não dá para ler apenas por ler) e games mais complexos no console também podem causar um efeito até contrário de um shutdown. Aliás, admito que agora senti saudades de Hexic no meu bom e velho Xbox 360. Bem que poderiam desenvolver um Hexic 3, dando uma repaginada e modernizada no game.

Enfim, fica então a indicação de MassiveMatch.io! Para jogá-lo, basta clicar no nome do game aí ao lado, ou lá no começo da postagem. É bem simples iniciar o game. Basta colocar no nome da tela de play (essa abaixo) e pronto. Você normalmente entra em uma partida já iniciada, mas elas são rápidas, então um minuto depois você já começa uma outra junto com todos os demais da sala. Fica a dica!

 Massive Match io 001

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.