Grande sucesso dos mangás shojo, Rosa de Versalhes é anunciado pela ​JBC

Um verdadeiro marco na história dos mangás ​shojo​, Rosa de Versalhes chega pela primeira vez ao Brasil pela ​Editora JBC​. Sucesso mundial da autora ​Riyoko Ikeda​, a obra foi produzida entre 1972 e 1973, na mesma época em que as reivindicações pelos direitos das mulheres haviam tido início e estavam em evidência no mundo todo. Com temas que trazem à tona questões sobre gênero, senso de justiça, direitos humanos e momentos históricos reais, Ikeda revolucionou a forma de se fazer mangá para o público feminino abrindo caminho e influenciando uma nova geração de mangakás dos mais diversos segmentos.

A trama é centrada em duas mulheres fortes: a primeira é Oscar François de Jarjayes, uma menina que foi criada como homem, e que se transformou em uma grande líder e foi responsável por diversos feitos. Lady Oscar, como é conhecida internacionalmente, mostra-se independente e respeitada por todos, sendo referência para as mulheres por sua força e destreza. A outra é a controversa Maria Antonieta, que acaba de ser prometida em casamento ao futuro rei da França. Rosa de Versalhes ainda abre espaço para discussões sobre gênero e tem passagens baseadas em fatos históricos reais, próximos à Revolução Francesa ocorrida no século XVIII.

A história

Em meados do século XVIII, na França, o renomado General Jarjayes recebe a notícia que será pai da sexta filha. Aflito por não conseguir ter um filho para manter o nome e o prestígio da família, decide criá-la como menino, visto que nesse período somente homens podiam suceder o cargo. Lady Oscar frequenta o colégio militar onde destaca-se, alcançando o título de capitã da Guarda Real. Como seu cargo é de confiança, fica sob sua responsabilidade zelar pela proteção da Rainha Maria Antonieta.

Após o tratado de paz entre a Áustria e a França, quando Maria Antonieta se casa com o príncipe Luís XVI. Oscar passa a maior parte do tempo no Palácio de Versalhes. Ela acompanha de perto com André, seu melhor amigo (que é apaixonado secretamente por ela), o cinismo, as festas luxuosas e o estilo de vida da Corte Real.

Personagens

Lady Oscar é criada como menino por seu pai e adquiriu diversas habilidades enquanto estudava na escola militar, dentre elas a esgrima. É dotada de muita educação e tem vasto conhecimento no mundo das artes. Enfrenta o mundo masculino machista dos soldados ecapitães, mas não desiste de seu objetivo, e consegue unir-se à guarda real do Rei Luís XVI.

Maria Antonieta enfrenta uma mudança radical em sua vida quando está prestes a se casar com o Rei Luís XVI. Abre mão de sua liberdade, cultura e seu nome, para encarar a dura etiqueta francesa e a adaptação em um país estranho. E é por isso que Oscar entra em sua vida. Como chefe da guarda real, ela terá a responsabilidade de a futura rainha.

André Grandier é o melhor amigo de Oscar. Ambos estudaram juntos e criaram laços fortes desde a infância. André tem uma paixão secreta por ela, mas aparentemente impossível.

A autora

Riyoko Ikeda, natural de Osaka, é uma autora de mangás que se tornou referência em mangás ​shojo​. Entre os seus títulos publicados, Ikeda apresenta cenários com entornos históricos como a Revolução Francesa e a Russa, tendo o título Rosa de Versalhes como grande sucesso de sua carreira.

Seu gosto particular por essa linha de literatura se deu a partir de leituras do romancista Stefan Zweig, autor de “Maria Antonieta – Retrato de uma Personagem Central (1932)”, despertando o interesse pela personagem e que serviu de inspiração para Rosa de Versalhes. Sua influência foi tamanha que, em 2008, a autora recebeu a ​Ordre National de la Légion d’honneur​, na França, uma honraria por sua contribuição de conhecimento da história francesa no Japão. Para Ikeda, a história relatada mudou a percepção do gênero shojo​, que não era bem visto, até então, pela editora que publicou o mangá. No fim, Rosa de Versalhes teve grande prestígio não só no Japão, como no mundo todo, e acabou abrindo espaço no mercado para outras obras do gênero.

Ficha técnica:
Rosa de Versalhes
Autora​: ​Riyoko Ikeda
Volumes​:​ ​Completo em 5 volumes (Big)
Gênero​:​ ​Drama/Romance
Classificação Etária​: 16 anos

Sobre a Editora JBC – A JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês, o que significa um novo mangá a cada dois dias. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos. Estamos chegando aos 23 anos de história, o que ajuda a construir o nosso papel de provedora de conteúdo, informação e tendências do Japão no Brasil.

// Comunicado enviado via assessoria de imprensa da Editora JBC //

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.