Jogos de Nave | Ikaruga, Dimension Drive e Iro Hero no Nintendo Switch

Quando eu era moleque, lá no começo da década de 90, jogos assim eram chamados apenas como “jogos de navinha“. Hoje sei que eles pertencem a um gênero com nome mais pomposo conhecido como vertical-scrolling shmup, sendo este último termo uma abreviação de shoot ’em up. Traduzindo estas terminações em inglês significa jogos em que a tela do jogo flui no formato vertical (geralmente de baixo para cima) e o famoso “atire em tudo que se mexer“. Parece tão mais simples chamar de jogos de navinha, não? Ainda que nem sempre jogos assim possuem necessariamente naves.

Enfim, fiz essa volta apenas para comentar que o Nintendo Switch tem recebido alguns títulos desse segmento. E tudo indica que são jogos bons e divertidos. Perfeito para aqueles com saudades desse gênero, que anda meio em baixa nos últimos anos.

Ikaruga foi um marco interessante no gênero, lançado ano passado. Resgatou muitos dos elementos dos antigos games, além de ter modernizado e acrescentado ótimas e interessantes ideias as mecânicas de jogabilidade. Considerado um título hardcore na época. É um game realmente difícil, com uma curva de aprendizado que requer muita memória muscular para reagir rápido a tudo que está acontecendo na tela e trocar os diferentes tipos de tiros que acertam tipos específicos de inimigos. E chegou ao Nintendo Switch no final do mês de maio, enquanto não há anúncios de que o PlayStation 4 ou Xbox One devam recebe-lo também.

Iro Hero chegou agora, no último dia 7, no Switch. Este não conheço, mas dando uma espiada em alguns trailers e vídeos, me pareceu ser um pouco mais simples do que o Ikaruga. Parece perfeito para quem não está habituado ao gênero e a dificuldade que estes jogos podem ter. E Ikaruga parece ser exatamente uma influências, já que Iro Hero também possui essa pegada de trocar a cor do tiro e passar por barreiras de cores diferentes de acordo com a forma a qual a nave está energizada.

Voltando um pouco, lá para dezembro do ano passado, foi lançado digitalmente no Switch Dimension Drive, mais um título pertencente aos jogos de nave. O game deve ter feito sucesso em alguns mercados, pois a eastasiasoft recentemente anunciou que o game terá até mesmo lançamento físico em alguns mercados lá da Ásia. E a julgar por vídeos, confira o trailer mais abaixo, Dimension Drive parece realmente ser bem maneiro. Gostei da proposta da mecânica de trocar entre telas e do visual da ambientação do jogo.

Para quem ainda não tem um Nintendo Switch, alguns títulos podem ser encontrados em algumas outras plataformas, mas não em todas disponíveis atualmente. Dimension Drive e Ikaruga também estão disponíveis no Steam. Iro Hero deve chegar futuramente ao Steam. Dimension Drive já foi anunciado para PlayStation 4, mas ainda não há data para quando o game irá chegar ao ocidente. Ikaruga possui versões para os consoles da Sony e Microsoft na geração passada, PlayStation 3 e Xbox 360.

Galeria

Ikaruga
Iro Hero
Dimension Drive
Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.