Team17 celebra o marco de 100 games publicados com Planet Alpha

A publisher Team17 está celebrando a marca de 100 jogos lançados sobre sua tutela com o lançamento, em 4 de setembro, de Planet Alpha, e para ocasião preparou um vídeo especial comemorando o marco. Dá para conferir o vídeo alguns parágrafos abaixo, aqui mesmo na postagem. E como já falei de Planet Alpha algumas vezes, não vou ficar martelando a seu respeito nesta postagem, até porque espero ter a chance de jogá-lo em alguns dias e assim poderei aborda-lo por aqui com maior propriedade.

Esse, aliás, é um momento bacana para mencionar (de uma forma bem simplificada) que publisher, termo que muitas vezes utilizo aqui no site como distribuidora, mas também pode ser chamada de publicadora, é aquela empresa que atua em parceria com estúdio de desenvolvimento de jogos, ou desenvolvedores independentes, na parte de manufaturação e marketing de um determinado jogo. Uma publisher cuida da comercialização e divulgação nestas situações, auxiliando pequenas desenvolvedoras que normalmente não possuem uma estrutura grande para todas estas etapas após o momento em que o jogo tem seu desenvolvimento finalizado.

Claro que, diante do atual cenário do mercado de games, também é normal que desenvolvedoras distribuíam seus próprios títulos, assim como contrário, uma publisher também possa ter um estúdio próprio de produção para algumas de suas IPs. A própria Team17 também atua nesse cenário, sendo responsável pelo desenvolvimento de séries de sucesso da empresa, como a franquia Worms e The Escapists. Enquanto na parte de parceira de distribuição, tem seu ninho comercial, o lançamento de jogos de sucesso independente desta geração, tais como Overcooked 2, Yooka-Laylee, Raging Justice e Yoku’s Island Express.

Ter trabalhado e lançado 100 jogos sobre a tutela da empresa é, de fato, um marco a ser comemorado. Não importa se foram tantos em que a própria empresa desenvolveu e distribuído, ou se a mesma atuou em parceria com outros estúdios espalhados por todo o mundo, distribuindo seus jogos para diversas plataformas. Porque essa é outra característica da Team17, ela não atua com foco em uma ou outra plataforma. Quando sai algo por meio de seu selo, é normal sair para todos os consoles e também no PC. Não deixa ninguém de fora. O que é sempre algo a ser elogiado.

Alguns dados de curiosidade. A Team17 foi fundada em 1990, seu primeiro game foi Miami Chase, a qual ela mesmo desenvolveu, mas que foi publicado pela Codemasters na época. Um jogo para o Commodore Amiga. Alguns anos depois a empresa já teria sucesso atuando como distribuidora de jogos de outros estúdios. Em 1993 ela atuou como publisher de Silverball (da Epic MegaGames, e que hoje conhecemos por Epic Games), e em 1994 para Super Stardust (da Bloodhouse, estúdio que hoje se chama Housemarque). Sucesso da empresa, Worms surgiu alguns anos depois, em 1995. Foi em 2013 que a Team17 passou a atual mais forte como publisher global de diversos estúdios espalhados pelo mundo, o que explica ter voltado a ter uma maior exposição nos últimos anos com alguns do títulos recentes mencionados mais acima.

Para encerrar essa postagem, acho mais do que justo deixar os links da empresa, para descobrir mais sobre os jogos e títulos que forma lançados e que ainda serão. É uma pena que o vídeo acima não seja um compilado dos 100 jogos lançamentos em 27 anos de atuação do mercado, eu contei aproximadamente uns 20 e ainda assim não sei o nome de todos. Na Wikipédia tem uma lista legal para quem quiser ver mais. No mais, eis o site oficial da Team17, sua página no Facebook e Twitter.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.