Dando Nota!Jogando

Análise | Tetris 99

Disponível no Nintendo Switch

Tetris é um dos jogos mais conhecidos pelo mundo, afinal, é um sucesso entre pessoas de diversas idades desde que sua primeira versão foi lançada em 1984. De lá para cá já vimos muitas versões diferentes e novas tentativas de renovar o famoso jogo de montar blocos, mas chegou a vez de experimentarmos a versão Battle Royale de Tetris!

Em 13 de fevereiro de 2019 a Nintendo anunciou durante sua apresentação Nintendo Direct o jogo Tetris 99, desenvolvido pela ARIKA e distribuído pela própria Nintendo. Também anunciou que o jogo estaria disponível gratuitamente naquele mesmo dia após a apresentação para todos os usuários de Nintendo Switch que possuem a assinatura Nintendo Switch Online.

Logo após o trailer ficou a dúvida, seria apenas uma sátira com os famosos battle royales do momento ou o jogo realmente seria bom e viciante? Tetris 99 foi anunciado como uma experiência multiplayer online de Tetris, onde você disputa pelo título de melhor jogador de Tetris contra mais 98 pessoas em cada partida, sendo esse o único modo de jogo, e realmente bom e viciante!

É o tradicional Tetris de sempre, turbinado!

Muito provavelmente você já jogou ou viu alguém jogando Tetris. Basta completar uma linha com os blocos para que essa suma, impedindo que todos os blocos cubram sua tela e você perca. Aqui não é diferente, você apenas precisa ser rápido o bastante para apagar linhas e enviar blocos para os adversários!

Para te ajudar a vencer, você pode deixar uma peça reservada usando o botão L ou R, podendo utiliza-la quando melhor entender, ou naquele momento crítico que não param de cair blocos enviados pelos adversários em sua tela. Quanto melhor forem suas jogadas, combando e utilizando técnicas como, por exemplo, a Tetris, em que você elimina 4 linhas de uma vez, ou até mesmo utilizando a técnica T-Spin, onde você gira uma peça no momento exato para entrar em algum local onde não entraria normalmente, para eliminar outras linhas. Há muitas táticas que podem ser utilizadas e quanto mais habilidoso for, mais blocos serão enviados para seus adversários, aumentando suas chances de ser o grande vencedor da partida!

Gráficos e sons, check!

É difícil pensar em inovação gráfica para um jogo como Tetris. Recentemente saiu para PlayStation 4 o jogo Tetris Effect, que mistura Tetris com uma explosão de efeitos sonoros e visuais deixando o jogo maravilhoso de se ver e que ainda por cima tem suporte ao VR. Entretanto estamos aqui para falar sobre o Tetris 99, um jogo feito para ser competitivo e que precisa der agradável aos olhos dos jogadores.

O jogo entrega gráficos simples, mas ao mesmo tempo muito bonitos. É muito prazeroso jogar Tetris 99, seja no modo portátil ou na TV. Quando você está em uma partida você se encontra posicionado no centro da tela, enquanto você tem uma visão reduzida de 98 adversários a sua direita e esquerda, que é o suficiente para saber como cada um esta jogando e também poder planejar suas estratégias. É uma positiva poluição visual que com o tempo você vai se acostumando, pois é essencial para traçar sua vitória.

O som durante as partidas é super agradável, mas pode mexer com os nervos dos mais ansiosos pela vitória, pois conforme o número de jogadores vai diminuindo a adrenalina se faz presente na trilha sonora, podendo até o atrapalhar em uma rápida e importante decisão. Porém nesses casos há sempre a opção de diminuir o som, o que não vou mentir que já fiz, mas sempre volto a colocar o som para curtir a experiência completa do jogo!

Saber atacar e defender é importante!

O diferencial em Tetris 99 está em ser uma disputa online contra 98 pessoas, e é aqui onde é preciso ficar esperto para entender como funciona a dinâmica de ataques e defesas. O jogo utiliza duas opções para você selecionar para quem irá enviar as peças, em um analógico você pode selecionar manualmente para quem quer enviar as peças e no outro analógico você encontra opções mais rápidas que podem ser essenciais para a vitória, que são: K.O. , que envia as peças para quem está quase perdendo o jogo, para finalizá-los; Random, que escolhe aleatoriamente quem você irá atacar; Badges, que busca enviar as peças para aqueles que estão se destacando na partida com o maior número de medalha; Attackers, que devolvem os ataques para aqueles que estão te atacando!

É um jogo que pode assustar no começo um jogador mais desavisado, pois ele realmente necessita de um certo dinamismo para chegar a vitória. Qualquer segundo a mais pensando em uma jogada pode ser crucial para garantir uma derrota. O jogo conta com uma tela onde mostram todos os seus status no jogo, desde o tempo jogado até a quantas vezes utilizou determinada jogada especial, entre outras informações bem interessantes. Ainda não foi divulgado, mas é possível que venha atualizações com novos modos e interações na partida, o que seria muito bem-vindo e agregaria conteúdo para um jogo simples que consegue prender o jogador.

Diverte?

Tetris sempre foi conhecido por conseguir divertir pessoas de todas as idades facilmente. É o jogo perfeito para ser jogado em pequenas pausas ou em longas maratonas, apesar de não ser nenhum gênero inovador, este jogo ressuscita o tradicional Tetris de maneira intensa, desafiando o jogador a se tornar o campeão de uma longa partida contra outros 98 desafiantes. Por ser gratuito para membros do Nintendo Switch Online, o pareamento de partidas acontece de maneira bem rápida, e caso você perca, consegue com apenas um clique já buscar um próximo desafio.

Galeria

 

 

Dando uma nota

Renova mais uma vez a série Tetris, é viciante - 9
A produtora soube como colocar todos os desafiantes na tela sem a poluir demais - 9
Trilha sonora clássica, com uma pitada de adrenalina no meio de uma batalha royal - 9
Incrível tanto no modo portátil quando no modo dock, Tetris na TV também é divertido - 9
A dinâmica para atacar e defender implementada é show de bola - 9
Mais modos, duplas ou de treino offline daria mais opções aos jogadores - 8

8.8

Viciante

É divertido, consegue prender o jogador, é de graça e é online, como não valeria a pena ser testado e apreciado? Claro que mais modos, mais opções ou até mesmo um modo de treinamento ou tutoriais poderia tornar ainda melhor a experiência.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.