Tutorial | Passos iniciais de como fazer um blog sobre quadrinhos

Algumas dicas básicas

Quer criar um blog sobre histórias em quadrinhos?

Criar um blog é um passo fundamental para qualquer projeto envolvendo internet. Uma loja virtual ou uma micro empresa ganham um alto poder de divulgação se tiverem um blog ativo.

A razão para isso é simples: o conteúdo na era da internet é sagrado. Nesse caso, poucas ferramentas conseguem disponibilizar conteúdo tão diversificado quanto um blog.

Indicamos também essa ótima dica da Weblink para criar seu blog.

A prova disso é que em uma única postagem você tem condições de unir texto, imagens, áudio e vídeo. Experimente, por exemplo, criar um blog sobre um assunto que você aprecia e conhece bem.

Por meio de um blog você vai ter a possibilidade de abordar conteúdos do seu interesse, se comunicar com um público que também gosta desse assunto e, caso você tiver muitos leitores, poderá até monetizar esse seu blog.

Em outras palavras: você vai poder ganhar dinheiro fazendo o que gosta. Já imaginou poder dizer que, na era dos influenciadores digitais, você também é um deles?

Blogs e histórias em quadrinhos – uma combinação perfeita

Basta você olhar ao seu redor, ou navegar nem que sejam alguns minutos nas redes sociais, para perceber o quanto a cultura pop cada vez mais está presente no nosso dia a dia.

Notícias sobre games, novidades no mundo da TV, novas bandas surgindo no YouTube, adultos e crianças fazendo fila nas portas dos cinemas, tudo isso é reflexo do universo do entretenimento.

Pois então, é aí que você pode entrar em cena ao criar e administrar um blog. Um dos temas que mais atrai o público geek são as histórias em quadrinhos. Por isso, vale a pena ficar atento para algumas dicas sobre como criar um blog sobre esse assunto. Veja mais a seguir.

Delimitação do tema

Tudo bem, sabemos que o conteúdo do seu blog será referente a histórias em quadrinhos. Porém, é importante ter em mente que esse é um tema muito amplo.

Em se tratando da nona arte, sempre é bom lembrar que existe vida inteligente além dos conhecidos personagens da Marvel e DC. A verdade é que as histórias em quadrinhos abraçam conceitos que não se resumem a deuses de trajes coloridos.

No mundo inteiro há produções variadas de HQs. Há aquelas que priorizam contos de terror, policial, infantil e, até mesmo, revistas em quadrinhos de conteúdo histórico que podem ser utilizadas para fins didáticos.

Por isso, as histórias em quadrinhos são mídias bastante versáteis, por isso, na hora de criar o seu blog, delimite o seu tema, assim você vai garantir a qualidade das suas postagens e manterá o foco em um público bem específico.

Registro de domínio

É impossível profissionalizar o seu blog sem pensar no registro de domínio. O nome de domínio é o seu endereço na internet, por isso pensar em um nome criativo e registrá-lo mostra que você leva a sério o seu projeto.

Além disso, na hora de escolher o seu domínio, leve em conta a facilidade. Pense que o domínio do seu blog é um nome que as pessoas irão digitar para chegarem até ele. Por isso, ele deve ser curto e de fácil memorização.

Invista em uma boa hospedagem de sites

Outro detalhe importante, além do nome de domínio, é poder contar com uma boa hospedagem de site.

Um serviço de web hosting de qualidade traz várias vantagens para o seu blog. Entre elas é possível mencionar a segurança, bom desempenho mesmo diante de tráfego elevado e também suporte técnico.

Escolha a sua plataforma

Plataformas não faltam para quem quer criar um blog. As alternativas são bem variadas como o Joomla! o Wix e o Webnode.

Não dá para deixar de mencionar também o WordPress, que é uma das plataformas mais conhecidas e ao mesmo tempo bastante requisitada para vários tipos de projetos web.

Entre os benefícios do WordPress estão a ampla variedade de plugins. Os plugins são programas capazes de turbinar ainda mais o seu blog com funcionalidades extras e diferenciadas.

O template ideal

Falando em WordPress, outra característica dessa plataforma é a quantidade de templates que ela proporciona. Um template é a cara do seu blog, pois ele traz toda a estrutura e a diagramação do visual do seu blog.

Com certeza um tema como história em quadrinhos e cultura pop vai contar com alguns templates bem legais. No entanto, na hora de optar por um template, dê preferência para os pagos, afinal, eles possuem mais recursos e deixarão o seu blog ainda mais profissional.

Conclusão

Criar um blog atualmente não é difícil e no caso de um blog sobre história em quadrinhos, você vai poder esbanjar criatividade por meio de postagens com vídeos, imagens e, dependendo do caso, conteúdo em forma de tirinhas e charges.

Portanto, se você está em dúvida na hora de criar um projeto na web, a nona arte pode ser uma boa alternativa.

Post criado em colaboração com Joel Gomes.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.