Qual é o melhor simulador de futebol no videogame?

No mercado de futebol virtual, as franquias FIFA, da EA Sports, e PES, da Konami, reinam há pelo menos duas décadas e não dão espaço para outros concorrentes. Enquanto a EA Sports tem se dedicado cada vez mais ao modo online Ultimate Team nos últimos anos, com grande êxito, a Konami procura inovar em suas estratégias de criação para atrair jogadores do seu principal concorrente e assim aquecer as vendas do PES.

Apesar da notória evolução tecnológica nos últimos anos, há muitas diferenças entre o futebol real e o virtual, como a física da movimentação dos jogadores, por exemplo. Sendo assim, tanto o FIFA quanto o PES, apesar de dominarem o setor, não são simuladores que beiram a perfeição. Contudo, há anos segue a pergunta e ela ainda é válida: qual é melhor simulador de futebol virtual na atualidade, FIFA 20 ou PES 2020?

FIFA 20

Depois da EA ter recebido muitas críticas nos lançamentos de FIFA 18 e FIFA 19, respectivamente — alguns jogadores profissionais da modalidade consideram ambos títulos como os piores lançamentos da franquia de todos os tempos —, a empresa canadense prometeu significativas melhorias para o FIFA 20, algo que de fato aconteceu.

FIFA 20 tem um gameplay menos problemático em relação aos jogos anteriores da franquia, com menos bugs. O gameplay também mudou, principalmente no quesito defensivo, que está mais manual e com menos auxílios da CPU.

Quando você a perde, com a marcação mais manual do game, é difícil recupera-la. Assim, tento manter meus jogadores próximos e jogar no erro do adversário”, explicou o jogador profissional Thiago “TMaciel” Maciel, em entrevista para o site da ESPN Brasil.

Vale destacar que uma das reclamações dos fãs de FIFA é que a EA Sports privilegia muito o seu bem-sucedido modo online, o Ultime Team, e acaba deixando de lado o modo carreira offline — apesar da EA Sports ter implementado atualizações relevantes nas última edição. Sendo assim, os jogadores que não gostam de jogar online acabaram se afastando um pouco do FIFA nos últimos anos.

PES 2020

O PES reinou em boa parte da primeira década do século XXI, sobretudo na “Era Winning Eleven”, a versão japonesa do game. Contudo, ao passar da metade dos anos 2000, começou a perder espaço para o FIFA a partir dos lançamentos do PlayStation 3 e do XBOX 360. Tanto que durante alguns anos o FIFA era indiscutivelmente o melhor simulador de futebol virtual — era uma disparidade considerável entre as franquias.

No entanto, vendo que o PES tinha perdido muito terreno na concorrência contra o FIFA, a Konami resolveu arregaçar as mangas nos últimos anos e promoveu melhorias consideráveis aos recentes lançamentos da franquia PES, principalmente no gameplay.

Atualmente, não é exagero algum apontar o jogo da Konami como mais realista ao simular o futebol que o seu concorrente FIFA. A física da bola rolando na grama, os contatos físicos entre os jogadores, as opções táticas, a Master League (modo carreira) e a qualidade gráfica do jogo são alguns quesitos nos quais o PES 2020 se destaca em relação ao FIFA.

Em contrapartida, o formato de disputa online myClub do PES não rende tantos elogios como o Ultimate Team do FIFA. Portanto, como os jogos estão cada vez mais populares nos modos online, o FIFA leva uma importante vantagem comercial nesse sentido.

Guerra de licenças

Além do gampelay, FIFA e PES têm travado grandes batalhas nos bastidores para conseguirem parcerias exclusivas com os principais times e ligas do mundo. Nesse aspecto, o PES tem levado vantagem no mercado brasileiro.

O PES é o único simulador de futebol com licença oficial do Brasileirão. No FIFA, por exemplo, os nomes dos jogadores que atuam no Brasil são genéricos — o que desagrada muito a comunidade brasileira de futebol virtual que tem por preferência pelo jogo da EA Sports.

Veredito

Se a proposta do jogador é apenas se divertir e ter a disposição uma ótima plataforma online para criar o seu time e jogar, FIFA 20 é a melhor escolha. Isso porque o jogo da EA é propenso a sair muito gols e tem como principal carro-chefe o modo Ultimate Team, características que favorecem mais o entretenimento.

Agora, se o jogador procura um game de futebol que apresenta maiores similaridade com a realidade, o PES 20 entrega mais nesse sentido. Como mencionado anteriormente, o jogo da Konami reúne elementos em seu gameplay que lembram mais uma partida oficial, além de graficamente ser mais bonito que o seu concorrente FIFA 20.

Com seus prós e contras, o fato é que PES 20 e FIFA 20 são bons jogos de futebol virtual em um aspecto geral. A principal questão é que ambos apresentam propostas diferentes, o que no fim das contas pode ser bom para o consumidor.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.