Análise | Tomb Raider I-III Remastered

Disponível para Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S & PC

Tomb Raider I-III Remastered traz de volta os três primeiros jogos da franquia: Tomb Raider, Tomb Raider II e Tomb Raider III.

Desenvolvido pela Aspyr, ele é um remaster definitivo que contempla todas as expansões e níveis secretos dos games originais, podendo ser jogado em plataformas modernas como PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X/S e PC.

Mas o que torna Tomb Raider I-III Remastered interessante? Aqui estão alguns pontos:

Nostalgia restaurada: O remaster traz gráficos atualizados, respeitando a essência visual dos jogos originais. Com isso, fãs de longa data podem relembrar a aventura com uma qualidade gráfica superior, enquanto novos jogadores podem conhecer a origem da icônica Lara Croft.

Conteúdos completos: Pela primeira vez, todas as expansões e níveis secretos dos três jogos estão disponíveis em uma única coleção. Isso significa ainda mais horas de exploração, puzzles e combates.

Opção de visual clássico: Quer sentir aquela nostalgia completa? Tomb Raider Remastered permite alternar entre os gráficos remasterizados e os clássicos em polígonos, trazendo uma verdadeira viagem no tempo para os fãs.

Jogabilidade clássica: O núcleo da jogabilidade permanece fiel aos originais, com exploração, resolução de quebra-cabeças, combate e plataformas.

Novos recursos: Alguns ajustes foram feitos para tornar a jogabilidade mais suave e acessível, como checkpoint automático e um sistema de dicas opcional.

Um passado que não poderia ser esquecido

Remasters de grandes jogos do passado são sempre anunciados causando grande agitação nos fãs. Mexem com memórias afetivas, sobretudo, e sem dúvida, as aventuras de Lara Croft fazem parte de um seleto grupo de jogos, muito apreciados e queridos por seu público.

Embora Lara tenha continuado presente em todas as gerações de consoles, com uma trilogia de novos jogos feita na geração passada, a cada nova aventura seu passado ficava ainda mais distante. Quem conhecia Lara não podia jogar os seus primeiros jogos, e quem a conhecia de longa data tinha que tirar a poeira de velhos aparelhos, ou correr atrás de um. Ou mesmo apelar para meios não convencionais.

E na minha opinião a melhor opção foi esse relançamento chegar na forma de uma coletânea remasterizada. Chego a ter calafrios de pensar em jogos sendo refeitos e sendo lançados em anos espaçados. Além do mais, tenho a certeza que um simples remake poderia não agradar aos antigos fãs se fosse feito de qualquer jeito.

Um remaster e um remake é uma maneira mais justa e com maior chance de acertar em cheio as expectativas. Resident Evil é um bom exemplo disso. O remake do GameCube foi bem recebido por preservar muito da essência do RE original (embora suspeito ques se fosse feito nos moldes de Resident Evil 4 a receptividade seria outra). Mas aqueles que só queriam poder jogar o velho e bom Resident Evil do jeito que foi lançado ficaram sem opção na plataforma.

Um remaster que como Tomb Raider, apresenta o jogo original e dá a chance de jogar ele com gráficos e jogabilidade atualizados, acerta praticamente no alvo de se tornar uma boa opção para um leque maior de público, já que não vem acompanhado de um remake. Curioso notar que assim como Resident Evil, os primeiros jogos de Tomb Raider se utilizavam da jogabilidade “tanque” para a movimentação de personagem, é importante comentar.

Emtão, o remaster de Tomb Raider ganha muito pontos ao resgatar a sensação de jogar Tomb Raider que seus fãs antigos tanto gostam, e permite a quem não é apegado a jogabilidade clássica poder jogar com controles mais adaptados ao estilo moderno de jogar.

Claro que todo o game design do jogo ainda é o mesmo, e é claro que soa datado para os padrões atuais, e isso é algo que sempre vai afastar alguns jogadores, mas é um pequeno preço a se pagar para manter a sua identidade de época.

A boa mistura do velho e do novo

Segundo essa linha de raciocínio do parágrafo anterior, Tomb Raider I-III Remastered acerta ao dar ao jogador opção de jogar com sua clássica jogabilidade, e também acerta ao dar a opção de trocar o estilo visual entre o jogo clássico e a sua remasterização, tudo ao toque de um simples botão, como visto nas remasterizações dos primeiros jogos de Halo.

Definitivamente, é algo que eu queria ver em todas as remasterizações, pois adiciona muito contexto visual e engaja o jogador a jogar mais e mais. Por exemplo, depois de terminar o remaster de The Legend of Zelda: Ocarina of Time no Nintendo 3DS me deu baita vontade de jogar no estilo Nintendo 64, e como estava sem um na época, a vontade de jogar mais morreu ali.

E olha como o remaster de Tomb Raider ficou caprichado, é possível até mesmo ver as telas de menus diferentes para cada região onde o jogo foi lançado quando trocamos o idioma do jogo.

A magia da Nostalgia

Na época dos primeiros jogos de Tomb Raider, confesso que não me animava muito com seus jogos, eu era mais ligado aos jogos do Nintendo 64, mesmo tenho também o PlayStation. Mas de vez em quando eu colocava o disco com as aventuras da Lara no tijolão e brincava um pouco, mas definitivamente a jogabilidade “tanque” não me cativava muito.

Por isso, estou jogando as remasterizações usando jogabilidade moderna, e além disso, temos nos títulos pequenas adições interessantes, como sinais visuais de itens importantes como kits médicos que recuperam saúde, chaves para abrir portas ou tesouros, por exemplo. Coisas que eram fáceis de não serem vistas antigamente por conta dos gráficos, e causavam muita perda de tempo navegando pelos cenários.

Então, atualmente eu faço uso constante da “troca de visual” e da jogabilidade moderna, e mesmo sendo um jogo antigo, me adapto melhor a ele do que antigamente, embora saiba que tudo no jogo foi desenvolvido em torno da outra maneira de jogar.

Buscando o tesouro futuro

No fim, a nostalgia aqui cumpre seu papel e suas devidas adaptações fazem o jogo funcionar melhor para o meu jeito de jogar. E imagino que boa parte dos novatos na séries que buscarem se aventurar nesses títulos, farão o mesmo. Acredito que hoje em dia um remaster puro, sem adições e implementações pontuais, não consegue atingir todo o seu potencial.

Um simples Modo Foto consegue ser funcional e divertido. Usando o modo foto, conseguimos analisar melhor o ambiente ao redor, planejando melhor nossa navegação pelo cenário, algo que não é propósito de medo em si, mas acaba sendo usado assim pelos mais espertos. E também dá para se divertir muito criando cenas com a Lara atirando, enfrentando dinossauros e coisas assim. É o melhor jeito de se fazer um wallpaper do seu próprio jeito.

Adaptar a jogabilidade pensando na época atual é outra adição sempre bem-vinda, pois conforme passam as gerações de consoles sempre temos novos implementos nos controles, como feedback tátil, analógicos mais precisos, alto falantes embutidos e coisas assim.

Mesmo uma simples remasterização precisa ser pensada de forma a colocar o máximo possível do jogo em sintonia com as novas gerações de jogadores, disseminando melhor a cultura da apreciação dos jogos clássicos.

Boas remasterizações tendo exemplos como 007 GoldenEye, Halo: The Master Chief Collection e claro, agora Tomb Raider Raider Remastered, são fundamentais para agradar jogadores veteranos e incentivá-los a mostrar eses jogos para outras pessoas que ainda não tiveram contato com os clássicos.

De fã para fã

Antes de chegar essa trilogia remasterizada, a melhor maneira de jogar os primeiros jogos Tomb Raider poderia ser através do OpenLara , uma recriação do motor de jogo original. Criado pelo modder XProger, o mecanismo permitiu aos jogadores alterar gráficos, taxa de quadros, controles, opções de perspectiva e muito mais.

No X (antigo Twitter), XProger agradeceu a Saber Games por confiar nele e em um time de fãs para liderar o desenvolvimento de Tomb Raider I-III Remastered. Não apenas isso, ele também agradeceu a Aspyr Media por fornecer os códigos dos ports do jogo para Mac. Ele se refere a isso como “um projeto de sonho que se tornou o culminar dos últimos 8 anos da minha vida”.

XProger afirmou ainda que a equipe de Tomb Raider I-III Remastered teve total liberdade desde o início, Algo interessante que XProger ressaltou nas publicações é que, desde o começo, ele e sua equipe tiveram liberdade e que definiram uma meta impossível. Essa meta impossível, entretanto, foi alcançada por um pequeno grupo de “loucos desenvolvedores”, como ele mesmo se refere, que estavam dispostos a trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Por último, mas não menos importante, o XProger e sua equipe agradeceram aos desenvolvedores do jogo original e a comunidade. “Lemos ansiosamente todos os seus comentários, entrevistas, críticas e reações. A responsabilidade para com todos vocês era maior do que o medo dos prazos e da quantidade absurda de trabalho.”

Com isso, provavelmente não veremos mais atualizações em OpenLara, pois de acordo com as falas de XProger praticamente está confirmado que o projeto não será mais atualizado devido ao lançamento da coletânea oficial.

Aviso sobre “conteúdo preconceituoso”.

Tomb Raider I-III Remastered acaba de ser lançado e, para evitar possíveis polêmicas com estereótipos raciais e étnicos da construção original dos games, a Crystal Dynamics emitiu uma nota sobre o tema na tela de carregamento do game.

Os jogos dessa coleção têm demonstrações ofensivas de pessoas e culturas, enraizadas em preconceitos étnicos e raciais. Estes estereótipos são profundamente maldosos, imperdoáveis e não se alinham a nossos valores na Crystal Dynamics. Em vez de remover este conteúdo, optamos por preservá-lo aqui em sua forma original, sem alterações, esperando que possamos entender sobre o quão mal isso faz e o que aprendemos com isso”, diz o comunicado.

A chave do futuro de Lara ainda é um mistério

Recentemente, a Amazon Games e a Crystal Dynamics anunciaram que chegaram a um acordo em que a Crystal Dynamics desenvolverá um novo título multiplataforma de Tomb Raider com o apoio total da Amazon Games, que publicará o jogo globalmente.

A nova aventura de Tomb Raider, ainda sem título, continuará a história de Lara Croft na série. Ela incluirá todos os elementos que tornaram Tomb Raider uma das franquias mais reverenciadas do mercado de jogos, dando aos jogadores controle sobre a heroína confiante e multidimensional Lara Croft em um ambiente que recompensa exploração e desbravamento, com enigmas alucinantes e uma grande variedade de inimigos para enfrentar e superar. A Crystal Dynamics contará com a potência do Unreal Engine 5, uma tecnologia de ponta, para subir o nível da história do maior e mais expansivo jogo de Tomb Raider até o momento. No momento, o título está na fase inicial de desenvolvimento e mais detalhes serão anunciados posteriormente.

Dito isso, o lançamento da trilogia original remasterizado é muito importante, dando a oportunidade de todos podermos curtir as primeiras aventuras da Lara, e depois prosseguindo com a trilogia moderna, enquanto esperamos pelo futuro título. Que venham mais aventuras!

Galeria

Este slideshow necessita de JavaScript.

BÔNUS – Trapaças

Essa é uma lista de todos os códigos de Tomb Raider I-III Remastered. Os códigos devem ser inseridos com o esquema de Controle Clássico, mas depois é só voltar aos Controles Modernos depois serem ativados os códigos, caso prefira jogar assim..

É importante notar que os códigos para o mesmo cheat diferem de jogo para jogo, então o cheat para desbloquear todas as armas é diferente para todos os três remasterizados.

Passar nível à frente (Tomb Raider 1)
Dar um passo para frente, dar um passo para trás, virar-se três vezes no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e saltar para a frente.

Passar nível à frente (Tomb Raider 2)
Sacar uma tocha, dar um passo para a frente, dar um passo para trás, virar-se três vezes no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e saltar para a frente.

Passar nível à frente (Tomb Raider 3)
Sacar as pistolas, dar um passo para trás, dar um passo para a frente, agachar, levantar, virar-se três vezes e saltar para a frente.

Munição ilimitada e todas as armas (Tomb Raider 1)
Dá um passo para a frente, dá um passo para trás, virar-se três vezes no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e saltar para trás.

Munição ilimitada e todas as armas (Tomb Raider 2)
Usar uma tocha, dar um passo para frente uma vez, dar um passo para trás uma vez, dar três voltas no sentido contrário aos ponteiros do relógio e saltar para trás.

Munição ilimitada e todas as armas (Tomb Raider 3)
Sacar as pistolas, dar um passo para trás uma vez, dar um passo para frente uma vez, agachar, levantar-se, dar três voltas completas, e saltar para trás.

Lara explosiva (Tomb Raider 2)
Dar um passo para frente uma vez, dar um passo para trás uma vez, dar três voltas completa no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e saltar para trás.

Lara explosiva (Tomb Raider 3)
Dar um passo para frente uma vez, dar um passo para trás uma vez, dar três voltas completa no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e saltar para trás.

Saúde Máxima
O código para a saúde máxima requer que você introduza uma série de comandos com os botões de ombro do teu controle. Tem que ser feito enquanto explora um nível e não numa tela de menu.

PlayStation
R2, R2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, R2, L2, L2, L2, L2, L2

Xbox
RT, RT, LT, RT, LT, LT, LT, LT, LT, LT, RT, LT, LT, LT, RT, LT, LT, LT, LT, LT

Switch
ZR, ZR, ZL, ZR, ZL, ZL, ZL, ZL, ZL, ZL, ZR, ZL, ZL, ZL, ZR, ZL, ZL, ZL, ZL, ZL

Se você ainda não conseguir ativar um cheat da lista acima, pode ser que você não esteja confortável com os controles clássicos de tanque em Tomb Raider I-III Remastered. Há um atraso perceptível entre todas as animações de movimento. Se você quiser fazer Lara dar um passo para frente e depois para trás, você precisa esperar até que ela tenha completado sua animação de movimento antes de inserir o próximo comando para recuar. Além disso, você precisa estar andando (não correndo) ao inserir os cheats, então segure o botão de andar.

Por fim, você precisa pressionar o botão de pulo e a direção em rápida sucessão, não simultaneamente. Você precisa pressionar pulo e depois rapidamente para frente, por exemplo, para fazer o cheat funcionar. Pressionar ambos os botões ao mesmo tempo, não fará nada.

Dando nota

Permite escolher entre gráficos atualizados ou o estilo original. - 10
Captura a essência dos clássicos com melhorias visuais discretas. - 9
Muitas horas de gameplay com os três jogos e expansões. - 8.5
Mantém a mecânica clássica de ação-aventura e exploração. - 8.5
Alguns bugs e problemas técnicos relatados por jogadores. - 8.5
Pode ser um pouco difícil para jogadores acostumados com jogos modernos. - 8

8.8

Imperdível

Tomb Raider Remastered é uma ótima opção para jogadores nostálgicos ou aqueles que querem experimentar os clássicos Tomb Raider pela primeira vez. Oferece uma experiência fiel aos originais com melhorias visuais e de jogabilidade, mas pode não agradar tanto jogadores acostumados com games modernos.

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.