Análise Performance | The Last of Us Part II Remastered (PC)

Disponível para PlayStation 5 & PC

The Last of Us Part II Remastered traz a aclamada narrativa pós-apocalíptica da Naughty Dog para PC, após um ano de exclusividade para PlayStation 5. Ambientado em uma América fragmentada anos após um surto epidêmico mortal, o jogo acompanha Ellie em uma jornada angustiante de vingança, perda e complexidade moral. Com sua narrativa carregada de emoção e construção de mundo realista, TLOU Part II Remastered aprofunda o legado da série com refinamento adicional e recursos expandidos.

Não vou falar aqui sobre a análise ou a história do jogo, pois já temos nosso post sobre a versão de PlayStation, então aqui iremos apenas abordar as coisas que dizem respeito apenas a versão para computadores.

Agregando melhorias

A remasterização chega os PC oferecendo suporte a uma ampla gama de recursos para PC, incluindo taxas de quadros desbloqueadas, suporte a monitores ultrawide e configurações gráficas escaláveis. As melhorias visuais incluem texturas de alta resolução, distâncias de renderização aprimoradas e iluminação ambiente aprimorada.

Os jogadores podem ajustar a experiência com suporte para NVIDIA DLSS, AMD FSR e Intel XeSS, garantindo um desempenho suave em uma variedade de sistemas. Há também suporte para geração de quadros da AMD e da NVIDIA. Não há suporte para ray tracing, o que é surpreendente, mas que pode bem ser implementado futuramente.

Como a maioria das versões do PlayStation Studio, esta também suporta Widescreen e Ultrawide, além de HDR. Em termos de modos de jogo, a versão remasterizada traz o modo No Return, um modo de sobrevivência roguelike.

Você pode jogar com diferentes personagens e concluir as fases pelo tempo que quiser. Há também pequenas atualizações de qualidade de vida que adicionam skins para Ellie e Abby, além do Guitar Free Play, que permite jogar o minijogo de guitarra do jogo. Também é possível explorar os Lost Levels, que são versões em desenvolvimento inicial de novas fases que não foram adicionadas ao jogo original.

Adaptações de jogos para console para o PC sempre requerem um cuidado extra, pois obviamente a exigência de diferentes perfis de máquina é algo que os consoles não possuem.

A primeira leva de jogos adaptados do PlayStation para o PC sofreu muito com isso, e levou um certo tempo para que os jogos brilhassem de fato, como ocorre atualmente com o primeiro jogo do Homem-Aranha, que nos dias atuais roda muito bem em diferentes setups, o que não aconteceu em seu lançamento.

Acredito que isso foi um tremendo aprendizado para a Sony e suas desenvolvedoras, e possivelmente a Naughty Dog já desenvolveu essa sequência de TLoU já tendo em mente uma adaptação posterior para computadores, e essa adaptação que temos hoje em mãos foi feita pela veterana em conversões de PlayStation, a Nixxes Software, com o apoio da Iron Galaxy.

De fato, TLOU Part II Remastered chegou com mais qualidade do que a conversão do primeiro jogo. Inicialmente, foi a Iron Galaxy que começou com a conversão para PC, porém essa produção não estava com o nível de qualidade esperado, e a Nixxes, já envolvida na conversão de Spider-Man 2, chegou na reta final de produção para tentar elevar a qualidade, o que sem dúvidas ajudou no resultado final de lançamento.

Nem tudo são flores, contudo. É verdade que TLOU Part II Remastered consegue rodar bem em máquinas mais modestas, o jogo não fica muito distante da versão de PS4 em aspecto visual, sacrificando-se para rodar em um maior fps. No geral, é um jogo que pede muito uso de CPU e compromete menos VRAM que seu antecessor.

O TLOU Part II Remastered oferece uma gama razoável das mais recentes tecnologias de upscaling e geração de quadros, com DLSS 3.7, FSR 3.1 e 4.0 totalmente implementados, embora apenas a primeira versão do XeSS esteja disponível para proprietários de Intel Arc, e nenhum DLSS 4 também. No caso dos sistemas AMD e Nvidia, a geração de quadros é desacoplada do upscaler, permitindo que se misture e combine qualquer sistema que se queira.

Felizmente com máquinas potentes, muito disso é evitado, e as vantagens de se jogar em PC ficam mais evidentes. E convenhamos, um jogo bonito como The Last of Us Part II Remastered merece ser jogado com mais qualidade e desempenho.

A propósito, o jogo também tem seus probleminhas na versão Steam Deck, principalmente em atingir uma sequência de fps estável e acima de 30fps. Talvez a dificuldade dessa adaptação controlar o uso de shaders possa ser o gatilho disso, é algo a se observar em correções futuras. Por enquanto, recomendo evitar jogar no portátil.

Outra coisa que achei estranho foi uma certa demora no carregamento das telas de loading, mesmo usando um SSD rápido. Em termos gerais, é uma boa adaptação para jogadores de PC, com fortes indícios de melhorias futuras. Mas se for jogar agora, o ideal é usar e abusar das alterações permitidas em configurações, e ir ajustando até encontrar uma que seja boa para o seu perfil de hardware e gosto pessoal em termos visuais.

Se não puder esperar, jogue

Como esperado, teremos que aguardar alguns patchs para vermos o veredicto final de desempenho, mas não desaconselho ninguém que já queira jogar, pode ir frente e conhecer essa incrível jornada que The Last of Us Part II Remastered oferece, vale muito a pena!

ESPECIFICAÇÕES DE PC RECOMENDADAS PARA THE LAST OF US PARTE II REMASTERED

Mínima
Predefinição de gráficos: Baixa
Desempenho médio: 720p a 30 FPS
CPU: Intel Core i3-8100, AMD Ryzen 3 1300X
GPU: NVIDIA GeForce GTX 1650, AMD Radeon RX 5500XT
RAM: 16 GB
SO: Windows 10/11 64-bit (versão 1909 ou acima)
Armazenamento: 150 GB de SSD

Recomendada
Predefinição de gráficos: Média
Desempenho médio: 1080p a 60 FPS
CPU: Intel Core i5-8600, AMD Ryzen 5 3600
GPU: NVIDIA GeForce RTX 3060, AMD Radeon RX 5700
RAM: 16 GB
SO: Windows 10/11 64-bit (versão 1909 ou acima)
Armazenamento: 150 GB de SSD

Alta
Predefinição de gráficos: Alta
Desempenho médio: 1440p a 60 FPS
CPU: Intel Core i7-9700, AMD Ryzen 7 3700X
GPU: NVIDIA GeForce RTX 3070, AMD Radeon RX 6800
RAM: 16 GB
SO: Windows 10/11 64-bit (versão 1909 ou acima)
Armazenamento: 150 GB de SSD

Muito alta
Predefinição de gráficos: Muito alta
Média de desempenho: 4K a 60 FPS
CPU: Intel Core i7-11700, AMD Ryzen 7 5700X
GPU: NVIDIA GeForce RTX 4080, AMD Radeon RX 7900XT
RAM: 32 GB
SO: Windows 10/11 64-bit (versão 1909 ou acima)
Armazenamento: 150 GB de SSD

Galeria

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando nota!

Campanha principal apresenta uma narrativa envolvente e repleta de cenas emocionantes. E tem o Modo - 10
A narrativa do game deixa o jogador completamente envolvido na trama e na sequência dos fatos, embora a violência seja alta. - 10
Com os patches certos, jogar no PC vai ser a melhor opção. - 8
A predefinição - 6
O uso da violência e sentimento de vingança constantes podem perturbar alguns jogadores. - 9

8.6

Contagiante

Com sua narrativa carregada de emoção e construção de mundo realista, TLOUP2R aprofunda o legado da série com refinamento adicional e recursos expandidos em sua versão para PC

Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.