Análise | Disney Speedstorm (Temporadas 13 & 14)

Disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch & PC

Disney Speedstorm acaba de encerrar a sua 14ª temporada. Uma temporada que certamente dividiu a comunidade do jogo, criando dilemas e contradições, demonstrando que mesmo após tantas temporadas, a fórmula segue inconstante, e nada é certo. Sem uma nova pista, com 5 novos personagens e mudanças nos eventos (até que positivas). O jogo continua, novas temporadas virão, será que o jogo continua viável financeiramente? Certamente esta foi a temporada mais instável do título desde seu lançamento.

E não! Não dá para dizer que o jogo já deu tudo que tinha que dar. De maneira nenhuma! Ainda há MUITO potencial adormecido em Disney Speedstorm. De acordo com a proposta do jogo, ainda há espaço para novas modalidades de partidas, muitos mundos do universo Disney para serem recriados, formatos de pistas, de eventos, e por aí vai. A imaginação não tem limites seguindo a proposta e quantidade de mundos oferecidos pelo imenso portfólio de Walt Disney Company.

Enfim, esta será a quarta vez que venho aqui no site escrever sobre o jogo. Foram feitas análises sobre o título em sua temporada 2, depois voltei para falar do jogo em sua temporada 9, e a última vez foi feito um balanço geral sobre as temporadas 10, 11 e 12. Acredito que depois de tantas vezes escrevendo sobre o jogo, podemos pular algumas apresentações mais técnicas, não? Ou pelo menos ser bem sucinto.

Disney Speedstorm está no mercado desde 2023, em todos os consoles da geração atual e anterior. Chegou aos dispositivos móveis em 2024. Entrega uma experiência cross-play e cross-progression, o que significa que você continua jogando com sua conta, independentemente de onde a logar. O multiplayer é misturado com jogadores de diferentes plataformas. Título desenvolvido e distribuído pelos estúdios da Gameloft.

O jogo tem localização em diversos idiomas, incluindo nosso português, contudo apenas por meio de menus e textos traduzidos e adaptados. Infelizmente o jogo segue sem dublagem, ainda que os personagens tenham pouquíssimas frases, onde alguns mencionam algumas coisas nos segundos antes de cada corrida iniciar. Então, os personagens seguem dizendo pouco, mas o pouco que dizem, está sempre em inglês.

Essa festa do chá fica para outro dia…

Na data de publicação desta análise, Disney Speedstorm deu início a sua 15º Temporada, baseada em Alice no País das Maravilhas, contudo, esse conteúdo não será explorado nesta análise, pois eventos, personagens e elementos da nova temporada ainda serão apresentados e explorados pela comunidade ao longos dos próximos 2 meses (Setembro e Outubro). Então vamos marcar essa festa do chá com o Chapeleiro Louco mais à frente, combinado?

Últimas 2 temporadas! (13 & 14)

Hoje quero avaliar e mencionar um pouco como foram os últimos quatro meses de jogo, com as temporadas de Operação Big Hero e o retorno de uma nova temporada para Toy Story!

  • Heroísmo com coração

A temporada de Operação BIG Hero foi mais uma excelente temporada, e conseguiu figurar entre as melhores que o jogo já teve. Achei ela tão divertida quando a temporada de O Estranho Mundo de Jack (T10), ainda que também tenha curtido a temporada de Tron (T12), mas o ponto é que aqui os personagens tem maior destaque e esbanjam um carisma muito maior.

Além disso, gostei muito das habilidades de Hiro, Baymax e da Honey Lemon, os personagens exclusivos da temporada. Hiro fica recolhendo planos de ideias ao longo do trajeto, que depois o permite usar múltiplos itens, enquanto sua habilidade carregada cria turbinas de velocidade ao redor do seu carro. O efeito visual dessa habilidade ficou maneiro demais.

Baymax, ou manda um socão com seu punho acertar o oponente que estiver a sua frente, ou pode realizar u turbo que o permite sair do carro e voar entre os adversários. Combina demais essas habilidades com o que os fãs conhecem e já viram o personagem fazer no longa animação. Admito que a temporada me empolgou tanto que cheguei até mesmo a assistir alguns episódios da série animada da franquia, disponível no Disney Plus.

Quanto a habilidade da Honey, não fica atrás dos outros dois parceiros de temporada. Ela arremessa na pista diversas bombas químicas que podem causar diferentes efeitos em si mesmo e nos adversários, ou joga sua bolsa com tudo dentro para explodir e cegar quem estiver atrás dela, enquanto fica temporariamente invulnerável. Os desenvolvedores totalmente entenderam a personagem.

A temporada ainda contou com 2 pilotos convidados, Cinderela e Aurora de A Bela Adormecida. Admito que não joguei muito com as duas princesas icônicas da casa. Não me recordo da temporada incentivando muito o uso dessas personagens, além de ter sido complicado conseguir os shards delas para desse para chegar ao level 20 e assim poder usar as habilidades delas nas corridas.

Acho que a temporada não conseguiu dar o foco que as duas personagens talvez devessem ter. Mas convenhamos que para uma temporada com uma animação moderna de super heróis… ter duas princesas convidadas meio que foge do tom da temporada, não?

Enfim, o que preciso apontar sobre a temporada de Operação Big Hero é que foi nesta temporada que os desenvolvedores bateram o martelo sobre as próximas temporadas sempre durarem 2 meses fixos. Depois do fracasso e da exaustiva temporada de Os Incríveis (T11) com 3 meses de duração, ficou claro que esse modelo não funcionaria.

Porém, isso significa que a temporada de Operação Big Hero, originalmente prevista para também durar 3 meses sofreu baixas. Há personagens que claramente estavam nos planos de se tornarem pilotos e que não foram lançados no modelo de ter uma temporada menor. Go Go Tomago, Fred e Wasabi não participaram da temporada, e houve esse vazio enorme quando a temporada encerrou e todos perceberam que não teríamos (ao menos por enquanto) estes três personagens inseridos em Disney Speedstorm.

No mais, foi uma boa temporada. A pista de San Fransokyo é visualmente muito bonita e acrescentou demais no pacote de pistas do jogo, especialmente pensando que certas pistas, como a de Mogli, já estão dando muito sinais de cansaço. Frozen também tem uma pista, que apesar de muito boa, repete demais em modalidade multiplayer. O jogo precisa renovar suas pistas urgentemente. E talvez seja esse o ponto que terei que abordar na sequência… na temporada de Toy Story.

  • Brinquedos retornam

Pois então, depois de uma temporada excelente, vem uma temporada repleta de contradições. E o jogo dá essa sensação de montanha russa. Tem momentos em que está bem, em outros fica claro que existem decisões que os desenvolvedores tomam que deixam a comunidade enfurecida. A nova temporada com Toy Story fez isso.

Veja bem, repetir um universo, acrescentando novos personagens não é problema nenhum. Piratas do Caribe teve algo assim algumas temporadas atrás (T09). Até porque também havia um enorme apelo na comunidade do jogo para a inserção do Imperador Zorg no jogo, e finalmente isso aconteceu.

Zorg por sinal ficou incrível, claramente um personagem que há muito já vinha sendo estudado. Feito com um capricho ímpar – como sua risada se tornar uma onomatopeia visual, sendo ilustrada ao redor do personagem, ninguém mais tem isso no jogo.

Contudo a grande polêmica da temporada surge pelo fato de não ter sido lançado nenhuma nova pista no jogo. Uma temporada sem uma nova pista, não é estranho? Não é como se não pudesse ser feito justamente o que fizeram com Piratas do Caribe, onde novos trechos foram criados e novos segmentos reutilizados. E Toy Story tem muito espaço para novos segmentos e pistas.

A atual se passa no quarto do Andy. Não caberia uma nova pista no jardim da casa? Em outros ambientes? Na icônica loja de brinquedo? Há tantos locais que poderia ser pano de fundo para uma nova pista. E o por quê não ter nada novo? Tudo indica é que…. não houve tempo! A temporada de Big Hero foi encurtada, os planos do estúdio mudaram, e o cronograma ficou apertado. É o que parece, ainda que isso seja somente um presunção do autor deste texto.

Passar os últimos 2 meses jogando as mesmas pistas, sendo que a já batida pista de Toy Story, usada desde os primórdios de lançamento do título, pois ela foi lançada na temporada 2, tendo sido colocada a exaustão nesta temporada, foi no mínimo… exaustivo. Não dá, ficou claro que temporadas novas precisam de ao menos uma pista nova. Pra mim, o que estragou essa última temporada foi justamente esse aspecto. Não deu ânimo de jogar em diversas semanas.

E só retornei ao jogo, porque os pilotos convidados da temporada foram dois personagens da minha infância anos 90: Tico e Teco de Os Defensores da Lei. Houve um esforço hercúleo da minha parte para conseguir ambos os personagens, e enquanto consegui o Tico, o tempo não consegui a tempo de seu evento se encerrar, alguns dias atrás.

Nesse ponto, vale mencionar que o sistema de eventos também mudou dentro do jogo. Há um incentivo muito mais para que os jogadores disputem partidas online e que estar partidas geram pontos para concluir os eventos dentro do jogo. Há inclusive um mega evento, semanal, dentro de uma aba própria chamada História (Tales, no original em inglês), que exige que você entre no jogo todos os dias e faça missões que só duram 24 horas, afim de conseguir o prêmio do evento (mesmo que seja de consolação e participação).

Teco foi distribuído nesse esquema. Consegui 7 dos 10 shards necessários para desbloquear ele. Fica para a próxima. Mas dito isso, tenho uma crítica forte as microtransações do jogo, pois enquanto seu evento esteve ativo, podia usar as moedas premium do jogo para abrir loot boxes e tentar conseguir shards do personagem. Pois bem, abri 5 caixas (2.250 moedas azuis) e não veio nenhum shard do Teco. Uma loteria muito frustrante, sendo uma brincadeira que custa dinheiro real. Achei injusto o tempo investido, as moedas gastas e no fim… não ter desbloqueado o personagem.

O que mais posso dizem dessa temporada insossa? Bem a temporada também lançou os personagens Lotso e Forky (Garfinho). Não sei muito bem o que dizer de ambos. Alguém é fã do Lotso? Não sei qual foi a ideia de colocá-lo no jogo, mas enfim. Forky até que tem carisma, e gosto de sua habilidade, onde ele criar uma barreira de proteção em volta de si e dá um turbo se alguém atingir ele. Muito parecido com a habilidade do Medo, de Divertidamente, por sinal.

Por fim, fico com a impressão que a nova temporada de Toy Story fico como um marco apenas os aspectos negativos de não tem o conteúdo que merecia, assim como a mudança nos formatos dos eventos. E não que tenha sido uma mudança ruim. Eu me diverti muito mais no multiplayer nessa temporada como não me divertia em temporadas anteriores. Nesse ponto os desenvolvedores conseguiram criar um contraponto que incentivou os jogadores a ficarem mais no online do que nos eventos single player. Isso tem um valor grande na longa cauda de replay do jogo. Ponto certeiro nesse sentido.

Mas volto a dizer… novas temporadas sem pelo menos uma pista nova…. não dá!

Considerações finais

Disney Speedstorm que acaba de entrar em sua 15ª temporada pode se sentir vitorioso, pois isso é um grande feito para qualquer jogo baseado nesse formato sazonal. Contudo, o título ainda sofre de altos e baixos de sua própria fórmula, não conseguindo manter a mesma qualidade entre temporadas. Segue com boas temporadas de tempos em tempos, da mesma forma que no meio destas, sempre há temporadas fracas e inconsistentes. Está difícil manter a qualidade de forma estável e crescente.

O formato de 2 meses por temporada parece ótimo para os jogadores e a comunidade. Para que não haja um esvaziamento do jogo, o que deixa a comunidade motivada a seguir jogando, sempre atrás do próximo personagem, do próximo evento. Contudo, essa pressão por novos conteúdos em prazos curtíssimos parece pressionar demais os próprios desenvolvedores. Uma temporada sem uma nova pista é uma prova disso!

E  com tanta pressão surge a preocupação do jogo cair em sua própria armadilha. Só inserir novos pilotos de tempos em tempos é suficiente? Não precisamos de novos modos de jogo, novas pistas, novas ideias? A concorrência nesse gênero de corrida de kart está batendo na porta. Mario Kart World chegou com tudo em julho passado e no próximo mês (setembro) tem Sonic Racing Crossworlds com crossover de franquias e universos famosos. Não deve estar sendo fácil prender a atenção da comunidade em 2025.

A mudança dos formatos dos eventos, mais shards sendo liberados gratuitamente, incentivo ao multiplayer são pontos importantes, mas é preciso ponderar se será o suficiente. E por quanto tempo? Alice no País das Maravilhas tem uma grande missão pelos próximos 2 meses. E espero poder voltar aqui para conversar mais sobre essa temporada, assim como a próxima, já confirmada que será com o Ursinho Pooh. Certamente ainda estarei por aqui, correndo para desbloquear os novos pilotos e conhecer novas pistas.

Gameplay *via nossa canal do YouTube

Galeria

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dando nota

Mudanças na fórmula ainda apresenta altos e baixos - 6.5
Temporada 13 - Operação Big Hero conseguiu ser uma das melhores temporadas - 8.8
Temporada 14 - Toy Story - Além de reutilizar um tema, a temporada não teve nova pista - 5.5
Novo sistema de eventos fez bem em incentivar modos multiplayer online - 8
Microtransações continuam agressivas e loot boxes falham em recompensar apropriadamente - 6.5
Ciclo de temporada bimestral dá sinais de desenvolvimento apertado - 6.5

7

Continua

Disney Speedstorm segue a cada temporada criando altos e baixos em sua fórmula, acerta na mesma proporção que erra. Temporadas menores soa bacana, mas não ao sacrifício de não ter novas pistas a cada novo ciclo. Novos personagens surgem com boas habilidades, eventos estão sendo remodelados e funcionam bem para aumentar os ganhos por meio do multiplayer online, mas as microtransações seguem agressivas. Como novos títulos concorrendo dentro do gênero, e essa sensação de que os desenvolvedores estão correndo contra o tempo, fica difícil prever como serão as próximas temporadas. Aos fãs, resta continuar torcendo e apoiando o título, participando ou gastando moedas de verdade, a depender da situação de cada um, claro.

Isso também pode lhe interessar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.