O Horrível Terça-feira! Continuando a análise dessa série: mais uma grande aventura! (Livroteca)

Na semana passada escrevi sobre Sr. Segunda-feira, primeiro livro da série As Chaves do Reino, do autor Garth Nix.Você pode conferir neste link e se interar da continuação: aqui

Pois é! Então vamos nessa:

Depois de conquistar O Segunda-feira, Arthur volta para casa achando que teria um período de folga e de recuperação para levar adiante sua vida normal de escola, asma etc.
Acontece que o tempo na Casa (onde Arthur estava um pouco antes) seguiu, em poucas horas (do nosso tempo), mais de 6 meses e as coisas ficaram feias por lá, forçando ao mestre adolescente a retornar o quanto antes.

Recapitulando: Essa série conta a história de Arthur Penhaligon, garoto que perdeu os pais e foi adotado pela médica que cuidou de uma epidemia (a mesma que matou os pais do garoto). Arthur tem asma e está em uma cidade nova. Estava correndo em uma prova do colégio, passou mal, quase morreu e um cara sentado numa cadeira de rodas (mas, apenas por preguiça, não necessidade), sem querer querendo o salvou. E assim, Arthur teve que adentrar um universo paralelo dominar tudo e se tornar o mestre de segunda-feira. Acontece que os outros dias da semana (em resumo) não estão satisfeitos com a situação e foram em busca de seus “direitos”.

Assim, nesta história, O Horrível Terça-feira consegue uma brecha na Lei Original, invade o mundo de Arthur e começa a gerar uma crise econônima mundial com precendentes apenas no crack de 1929 e também na família dele: seus pais ficam pobres de repente, a irmã perde o direito a faculdade, entre outras coisas…

Vai ficar mais estranho e vai deixar você mais curioso. Continue lendo…

Então, Arthur tem que retornar à casa e dominar também o Terça-feira, para reestabelecer a ordem de seu mundo original. Daí que ele entra em uma mina de Nada, onde o Nada é usado como matéria prima para copiar as coisas que existem na nossa Terra. Ali vira um escravo e se mete com os registros oficiais dos Habitantes – criaturas originais da Casa (centro do universo, poderíamos dizer) que são imortais e trabalharão eternamente para pagar uma divída que não tem como reduzir…

A não ser é claro que o nosso velho (novo) Arthur conquiste o direito como “dono” dessas pessoas…

Bom, a verdade é que eu expus os fatos dessa forma caótica para que vocês compreendam as doideiras deste autor. Neste livro, o leitor vai viajar ao centro do sol, dentro de um navio que estava dentro de uma garrafa e que tem uma forma de tartaruga! Vai poder se identificar com armas esquisitas que, quando utilizadas, fazem os dentes tremerem. Vai conhecer e gostar de novos personagens em situações embaraçosas, se identificando mais com o “desespero” de Arthur: que só queira, coitado, voltar para casa… No fim, Arthur termina com uma certa deformidade que o acompanhará (não pelo lado positivo) em suas aventurar futuras.

Ou seja, O Horrível Terça-Feira mantém a qualidade da história original, aprofunda nas loucuras, nas leis e burocracias do universo paralelo. Tudo isso com um texto leve, rápido, mas sem apelar, sem as piadinhas forçadas de outros autores. Com o compromisso de contar uma boa história…

Semana que vem trarei: Quarta-Feira Submersa, terceiro livro da série que aborda todos os dias da semana – digamos assim!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.