Lá nos EUA: Polêmica, Lesbianismo e Buffy…

A notícia saiu no site Omelete, transcreverei aqui somente as partes mais importantes:

“Uau”, diz Buffy na página 4 da edição 12 de Buffy: The Vampire Slayer – Season Eight, sucesso de vendas da editora Dark Horse que dá seqüência à famosa série de TV. Na página em questão, a caça-vampiros está nua sob os lençóis, ao lado de Satsu, também caçadora de vampiros e também nua sob os lençóis. Calcinhas e sutiãs estão jogados no chão.

A edição lançada semana passada nos EUA virou evento no mundo das HQs dos EUA – e além dele. Foi notícia no jornal The New York Times, na MTV e na rede de TV ABC, a partir dos quais circulou para o resto do mundo.

Buffy agora é lésbica? Não exatamente. Satsu, parte das centenas de caça-vampiros lideradas pela personagem principal, declarou sua paixão pela chefe algumas edições atrás. Buffy – que teve vários relacionamentos heterossexuais durante o seriado – finalmente aceitou o convite para um “teste”. O “uau” que abre a cena já diz o resultado.

Joss Whedon, criador da personagem, disse ao NYT que é uma “evolução natural” de Buffy. “Não vamos torná-la gay, nem vamos passar as próximas 50 edições explicando que ela não é. Ela é jovem e está experimentando, e já falei que ela tem a cabeça aberta?”, diz o autor.

Whedon, porém, tem apenas o cargo de produtor-executivo da série em quadrinhos. Ele escreveu as primeiras edições e passou o bastão para vários convidados, muitos deles ex-roteiristas do seriado de TV. O escritor da edição 12, com a cena lésbica, é Drew Goddard, também roteirista do filme Cloverfield.

Em entrevista ao Newsarama, Whedon comentou que a cena chocante é somente uma das surpresas que a HQ – uma das mais vendidas nos EUA – vai trazer. A “oitava temporada” deve começar para valer na edição 21, e vai até a edição 40. O autor ainda garante que haverá uma “nona temporada” exclusiva para os quadrinhos. Arte da Capa da Edição 12:

————————————————

Não fiquei tão chocado assim com a notícia. Estou lendo atualmente as revistas do universo DC e parece que vem crescendo essa tendência de lesbianismo nas HQs, cito como exemplo a saga Vilões Unidos que terminou faz 2 ou 3 meses na revista Universo DC onde duas das protagonistas da saga estavam num grudento romance há várias edições, ou até mesmo o grupo de hérois Renegados, que sai na revista Novo Titãs, que teve umas edições atrás outro romance lésbico entre 2 integrantes do grupo. Isso quer dizer que o lesbianismo está mais aceito no mundo? Chegando aos jovens por qualquer mídia? Incluindo as HQs?

Vale lembrar que o universo de Buffy já tinha introduzido isso muito antes de virar HQ, ainda quando era seriado na TV, na quarta temporada, a bruxinha Willow assumiu seu amor por Tara, supreendendo muito gente que acompanhava o seriado.

Na minha opinião é por isso que gosto dos trabalhos de Whedon. Sempre causando polêmica e repercuntindo pelo mundão afora, seja com Buffy, X-Men, Firefly(ou Serenity) e por aí vai. Mas fica claro a deixa de que Buffy não será gay daqui para frente, afinal, Whedon já expressou diversas vezes sua vontade de juntar no final ela com Angel. Na TV não foi possível já que as séries migraram para canais diferentes, mas agora nas HQs, mesmo em editoras diferentes, as chances são melhores de acontecer no futuro, quando quiser dar um desfecho final ao universo buffyniano, o que provavelmente irá levar um bom tempo ainda.

O mais legal é ver que a HQ está fazendo sucesso e repercutindo através de outros mídias importante, mostrando assim a força do Universo Buffy. Pena que é um material que dificilmente chegará ao Brasil. Eu venho acompanhando pelos encadernados que saem de 6 em 6 meses, aproximadamente,  com uma coletânea de edições. Então ainda levarei um tempinho para ler esta edição polêmica.

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.