Impressões Resident Evil 5

Matei alguns minutos de serviço, mas espero valer a pena.

Os caras do site Joystiq, tiveram a sorte de dar uma olhada em uma apresentação do Resident Evil 5 durante o evento da Capcom, o Captivate 08. Quem quiser ler a matéria na íntegra (e em Inglês) corra pra cá.

Ou clique em More para ler a minha tradução.

Infelizmente para todos que compareceram ao Capcom Captivate 08, Resident Evil 5 não estava sendo apresentado como demo jogável. Mas nós do site Joystiq, conseguimos dar uma olhada na demo, então não estamos reclamando.

Após apresentar um novo trailer do jogo, Jun Takeuchi nos introduziu nas primeiras fases do jogo, uma vila africana mostrada nos vídeos anteriores. Nos disseram que a vila é quatro vezes maior que a vila inicial de Resident Evil 4, e nós acreditamos. Você consegue enxergar até os limites da cidade – enorme, aos pedaços e imponente. Ficamos impressionados ao ver que a equipe conseguiu criar um ambiente assustador, mesmo sem aquela atmosfera escura dos antigos jogos da série.

“É um desafio criar a sensação de medo em uma área aberta, uma das razões que decidimos fazer isso foi de superar esse desafio. Nessas áreas, a ação é ininterrupta.” Takeuchi nos disse mais tarde. “Mas ao longo do jogo, haverá áreas mais escuras e mais fechadas. Essa combinação será grande parte de Resident Evil 5.”

Mas, além do desafio, Takeuchi diz que trabalhar com a luz do Sol na África foi crucial para o jogo, que irá explorar as origens do Progenitor Virus encontrado no continente.

Mas o medo não virá apenas do ambiente. Antes do Chris Redfield sair da primeira cabana da vila, ele já foi atacado por um exército de não-zumbis, liderados por um personagem enorme de capuz e segurando um enorme machado. Nos foi dito que apenas um golpe daquela arma é “Game Over” garantido, e somente para ilustrar, o Encapuzado balançava sua arma e retirava enormes pedaços do telhado de onde ele caçava Redfield.

As animações de ambos o Encapuzado e Redfield parecem sólidas, embora os não-zumbis precisam de mais trabalho. (Todos balançavam suas armas de maneira estranha, nos dando a impressão de serem o grupo de dança mais mal-vestido do mundo.). E um detalhe: pela primeira vez, vimos um grupo multirracial de não-zumbis: brancos, negros e toda a palheta de cor entre eles.

Vimos Chris lutar com os não-zumbis usando pistola, faca, granada incendiária e uma shotgun, todas brutalmente eficazes, como esperávamos. O protagonista “gostosão” possui outros tipos de ataques. Quando um grupo de inimigos fica muito próximo, aparece o botão X com uma determinada ação, que é um gancho capaz de derrubar no mínimo dois inimigos. Ações similiares ocorre nos telhados, fazendo com que Chris pule o espaço entre eles.

A primeira impressão do jogo (que está 60% pronto) é impressionante, não é exatamente um salto para a série. Na verdade, não ficaríamos surpresos se alguns jogadores tivessem a impressão de que Resident Evil 5 parece somente um Resident Evil 4 remodelado. Mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito e muita coisa do jogo que ainda não vimos (os desenvolvedores chutam um gameplay de 20 horas), e ainda assim estamos empolgados.

A propósito, vimos o jogo rodando no Xbox 360, mas nos disseram que a versão do PS3 está rodando igualmente bem.

A maior surpresa do dia não tem nada a ver com essa demonstração, mas sim com o trailer. No final do trailer, aparece uma mulher africana carregando uma pistola, que se alia a Chris. Takeuchi e o resto da equipe da Capcom mantém segredo sobre a nova personagem, mas ele admite que ela será muito mais útil que a Ashley do Resident Evil 4. “Mas,” ele diz com um sorriso sádico, “Ashley não tinha uma shotgun.”

Vale citar o que nós não vimos no Captivate 08. Nada foi dito sobre co-op online e muito menos sobre algum sistema de cobertura. Mas, Takeuchi diz, que ainda há muitos elementos do gameplay a ser mostrado. Deixando-nos esperançosos de que algo mais será mostrado após a E3.

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. WOW!!!!
    Se isso fosse um forum eu ia falar que tinha que ser Pinnado XD

    Excelente game, excelente tradução e parabens ao Boddah pelo post!

    Pessoal fala que o game perdeu aquele clima de terror e medo…mas no video tem umas imagens do Chris numa caverna que parece de arrepiar. O_O

  2. Poxa, valeu! XD
    Volta e meia eu consigo fazer uma dessas… o/

    Pode não ter o clima de terror e medo, mas a tensão de virando aquela esquina surgir uma horda de zumbis é muito pra mim. o.O

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.