AssistindoCinemaReflexões & Opiniões

Matéria na Superinteressante comenta sucessos adolescentes da TV e Cinema.

Recebi há 2 dias atrás a revista Superinteressante [sou assinante] de Janeiro de 2009. Folheando encontrei uma matéria interessante a respeitos dos programas e filmes voltado ao público jovem dos tempos atuais. A matéria é bem curtinha, com apenas 2 páginas, bem resumida e pouco complexa, mas ainda assim cumpre a sua meta de filosofar porque programas como Hannah Montana ou filmes como High School Musical são sucessos mundiais, que rendem pilhas de dinheiro a seus criadores.

Primeiro há a confirmação do óbvio: Os sucessos adoslecentes lucram até 5 vezes mais do que custam para serem feitos. Isso não significa que são toscos, alguns até são feitos com orçamentos alto e com uma produção de qualidade, como Harry Potter ou até mesmo o recém lançado Crepúsculo. Os programas ou filmes raramente tratam de temas complexos demais para a faixa etária como sexo ou drogas, ficando mais na idéia de espectativa e na fantasia juvenil. Isso é importante pois evita polêmica com os pais e os adultos, que não se opoem a essa industria que esta crescendo a cada ano. E o público juvenil não tem pudor em gastar dinheiro. Vão aos cinemas ver o mesmo filme várias vezes, compram produtos da franquia e não há um controle sobre o dinheiro quanto os adultos.

O que chega a ser interessante mesmo é a parte da matéria que mostra que os programas certinhos, sem sexo ou temas muito complexos, estão na moda e são melhores assim. Há um trecho que diz: “O sexo perturba sempre, em qualquer idade. E a abstinência é uma maneira de lidar com isso, fazendo de conta que ele não existe.” Palavras da psicanalista Diana Lichtenstein Corso, que também mais a frente da matéria comenta: “Quem está entrando na adolescência tem devaneios meio pobres e fantasias muito concretas. Geralmente, sonha com 3 coisas: prestígio, amor e afirmação da identidade”.

Não sei até onde isso está correto, mas dá para entender melhor porque canais como Boomerang ou aquelas séries xaropes do Disney Channel tem exatamente este apelo juvenil. Para quem não consegue engolir High School Music, a matéria compara o filme com Embalos de Sábado à Noite quando lançado em sua época. Fico pensando onde fica nessa análise filmes como American Pie ou séries como That’s 70 Show, que trazem conteúdos mais maduros comparado com programinhas como Hannh Montana. Será mesmo que a galerinha mais nova prefere Hannah?

E onde ficam os desenhos animados nessa história? E os animês, que são bem mais maduros que estas séries americanas com adolescentes sem sal? A cultura pop/juvenil de hoje em dia me dá medo. Não questiono tudo é claro, eu gostei de Harry Potter até um certo ponto, por exemplo, mas há coisas que não consigo ver nem 10 minutos…

Enfim falei demais, alguém quer compatilhar uma opinião?

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.