Matéria na Superinteressante comenta sucessos adolescentes da TV e Cinema.

Recebi há 2 dias atrás a revista Superinteressante [sou assinante] de Janeiro de 2009. Folheando encontrei uma matéria interessante a respeitos dos programas e filmes voltado ao público jovem dos tempos atuais. A matéria é bem curtinha, com apenas 2 páginas, bem resumida e pouco complexa, mas ainda assim cumpre a sua meta de filosofar porque programas como Hannah Montana ou filmes como High School Musical são sucessos mundiais, que rendem pilhas de dinheiro a seus criadores.

Primeiro há a confirmação do óbvio: Os sucessos adoslecentes lucram até 5 vezes mais do que custam para serem feitos. Isso não significa que são toscos, alguns até são feitos com orçamentos alto e com uma produção de qualidade, como Harry Potter ou até mesmo o recém lançado Crepúsculo. Os programas ou filmes raramente tratam de temas complexos demais para a faixa etária como sexo ou drogas, ficando mais na idéia de espectativa e na fantasia juvenil. Isso é importante pois evita polêmica com os pais e os adultos, que não se opoem a essa industria que esta crescendo a cada ano. E o público juvenil não tem pudor em gastar dinheiro. Vão aos cinemas ver o mesmo filme várias vezes, compram produtos da franquia e não há um controle sobre o dinheiro quanto os adultos.

O que chega a ser interessante mesmo é a parte da matéria que mostra que os programas certinhos, sem sexo ou temas muito complexos, estão na moda e são melhores assim. Há um trecho que diz: “O sexo perturba sempre, em qualquer idade. E a abstinência é uma maneira de lidar com isso, fazendo de conta que ele não existe.” Palavras da psicanalista Diana Lichtenstein Corso, que também mais a frente da matéria comenta: “Quem está entrando na adolescência tem devaneios meio pobres e fantasias muito concretas. Geralmente, sonha com 3 coisas: prestígio, amor e afirmação da identidade”.

Não sei até onde isso está correto, mas dá para entender melhor porque canais como Boomerang ou aquelas séries xaropes do Disney Channel tem exatamente este apelo juvenil. Para quem não consegue engolir High School Music, a matéria compara o filme com Embalos de Sábado à Noite quando lançado em sua época. Fico pensando onde fica nessa análise filmes como American Pie ou séries como That’s 70 Show, que trazem conteúdos mais maduros comparado com programinhas como Hannh Montana. Será mesmo que a galerinha mais nova prefere Hannah?

E onde ficam os desenhos animados nessa história? E os animês, que são bem mais maduros que estas séries americanas com adolescentes sem sal? A cultura pop/juvenil de hoje em dia me dá medo. Não questiono tudo é claro, eu gostei de Harry Potter até um certo ponto, por exemplo, mas há coisas que não consigo ver nem 10 minutos…

Enfim falei demais, alguém quer compatilhar uma opinião?

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. vo falar uma coisa
    tenho 14 anose simplesmente repudio, odeio e não assisto sequer uma dessas series como hannah montana, desse tipo…

    o mais próximo que cheguei disso foi foi HP, mas HP tem uma história bem mais complexa do que essas aí que vemos hoje em dia…

    no mais…
    the 70′ show rula!

  2. Essas séries atingem até 18 anos … no máximo… estourando… acho que a partir daí já se tornam muito banais…
    Li Harry Potter e gostei, American Pie eu achei genial , muitas risadas , mas acho que já entra numa faixa etária diferente.Mesmo assim não posso comparar com essas séries citadas como Hannah e o filme Crepúsculo, pois por puro preconceito, resolvi ignorar completamente… mas talvez agora por interesse científico e de estudo psicologico da questão, eu de uma chance pra eles e assista algum dia desses…heheh

  3. American Pie não tem nada a ver com isso ae. é um daqueles besteirols americanos mesmo q tem aos montes…. e pra uma faixa etaria maior mesmo 🙂

  4. Sou meio novo… 12 anos, entrei no mundo das séries há puco tempo… mas, nesse sentido eu sou bem eclético… gosto desde hannah montana, raven, zac e cody, até séries mais “adultas” como dexter, nip/tuck, enfim, no cinema é a mesma coisa… sobre animes gosto desde pokemon até one pice o unico que eu não gosto, assisti um episódio mas não me agradou é naruto… acho que a juventude hoje em dia é bem eclética…pelo menos eu sou assim….

  5. Adolescente é adolescente, adulto é adulto. Não é saudável fazer adolescente assistir filme de adulto assim como não é possível obrigar adulto gostar de filme para adolescente. Não dá pra simplesmente respeitar a faixa etária?! Será que nós temos que fazer os adolescentes gostarem de sexo só pq nossa adolescência foi bombardiada disso. Promiscuidade e libertinagem é muito mais saudável que abstinência? Nós vivemos nossa época. Vamos deixar que eles vivam a deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.