Cinema: Watchmen – Eu fui!

Warning! Warning!
Risco de Spoiler! Se você é alérgico, não continue!

Não é genial, mas ainda assim é fantástico.

Nunca li a HQ de Watchmen. Sei que ele está na prateleira das melhores HQs já criadas em todo o universo. Mas não li. Devido a toda essa adoração por Watchmen, a obra sempre foi vendida num preço não amigável, brasileiro sofre até mesmo para ler quadrinhos com estes preços. Então fui ver Watchmen confiante de que não acharia falhas ou problemas que certamente eu veria se tivesse lido a HQ.

Esperava um filme genial, com uma sacada de gênio, personagens complexos e situações que me fariam revirar na poltrona do cinema. Não foi para tanto. Me senti enganado em determinado ponto do filme, ao notar que a cena mais chuta bundas do filme seria mesmo a abertura com a luta do Comediante contra o misterioso assassino.

Não que o filme seja cansativo. São 2 horas e 40 minutos que você não sente passar. Não há momentos de tédios, mas sabe aquela situação em que a coisa é apenas ótima e você esperava algo sensacional. Isso acontece vendo Watchmen.

Há furos? Certamente que há. A abertura de introdução exige uma concentração além do normal para entender tudo que está acontecendo. Afinal, quem nunca leu a obra, se sente perdido a tantos flashbacks de personagens e heróis em situações além do normal. Admito que não entendi porque o Comediante mata o presidente Kennedy nessa rápida introdução. Também li por aí que o filme exagera ao dar um poder extra para os super-herois. Realmente cheguei a pensar durante a sessão sobre esse assunto. Se o filme conta a história de pessoas normais que passaram a usar fantasias e se tornarem vigilantes, de onde diabos vem estes exageros de força e velocidade? Fica meio anormal em determinado ponto.

Também senti um certo desconforto pela decisão de não explicar porque a máscara de Rorschach se mexe? São 2h40m de filme e não dava para explicar rapidamente qualé o da máscara do personagem? Certos detalhes não dá para deixar nessa ambiguidade num filme.

Mas não se iluda achando que o filme é ruim porque estou apontando falhas, na realidade ele é curioso. Se HQ é genial, na tela do cinema é um universo onde transborda personagens curiosos e situações de mistério que entretem o espectador, e afinal não é isso que um filme precisa?

O final meio que fica atropelado. Qualé do grito do Coruja quando aquele personagem morre? Não estava óbvio que aquilo aconteceria? Quebrou um pouco a importância da cena fazer isso. E a paz que se busca tanto durante a história foi obtida assim, criando o “inimigo comum” para toda a humanidade? Quanto tempo você acha que um sistema de paz mundial vigoraria numa criação assim? Não nos cansariamos de caçar o ser impossível de ser caçado? O fim não funcionou do jeito que eu esperava que fosse funcionar, mas novamente, para um filme, está ótimo.

Watchmen é uma obra prima sem dúvida. Uma belíssima adaptação dos quadrinhos para o cinema. Mas faltou a ousadia para criar sacadas tão originais e criativas como foi ano passado o Coringa de Batman o Cavaleiro das Trevas. Só adaptar, as vezes não basta…

Trailer do Filme:

Nota extra: O diretor prometeu que será lançado uma versão do diretor em DVD que terá 1h a mais de cenas. Certamente isso trará mais riquezas e detalhes para o filme, deixando-o ainda mais interessante.

Isso também pode lhe interessar

12 Comentários

  1. Thiagão,

    Eu tenho esse gibis..se quiser depois te empresto..

    Estou curioso para assitir o filme, li todo seu comentário e tem muita coisa que não me lembro, pois faz muito tempo que li estes quadrinhos.

    Vou dar uma passada no cinema com minha esposa e depois volto aqui para comentar algo.

    Abraços 🙂

  2. Humm… Pelo jeito a 1h de cenas adicionais fez falta aí. A HQ conta a origem da máscara do Rorschach e um pouco mais do passado dos Minutemen e dos Watchmen.

    Lembrando que o final do filme é diferente do final da HQ. Elez fizeram essa mudança, porque o final da HQ iria causar muita desconfiança e não se encaixaria bem no resto do filme.

    Ainda não consegui ir pro cinema, mas deste final de semana não passa!

  3. a panini está vendendo uma reedição da HQ em 2 volumes cada volume com 6 volumes do original por 28,90 já comprei a minha e é quaaaaase exatamente igual a original só mudaram uma pixação na parede

    tem também a edição definitiva por 120 dinheiros, com papel melhor e talz mas eu axei que não valeria a pena

    já fiz a minha análise do filme no meu blog, dei 9 de 10 pro filme, e certeza que vou comprar os DVD’s

  4. Théo conta pra mim a origem da máscara dele. XD

    Kblobsnack, mas convenhamos que 60 mangos numa HQ não é tão atrativo assim. Um dia eu ainda vou pegar elas, mas eu vou preferir o DVD com a versão do Diretor do que uma HQ de 60 pratas. :p

    Ah e eu to ligado que no fim da HQ é a Lula gigante…. ainda bem que isso não existe no filme…seria ridículo… numa HQ tudo bem..mas o tom que o filme tem, colocar um molusco gigante pra destruir uma cidade ficaria horrivel.

  5. a lula seria mesmo estranho no filme por isso que o Snyder decidiu mudar mas eu axei o final muito influenciado por esse assunto de “ecologia” que tá na moda hoje

    tem pra baixar a HQ em portugês por ai

    a origem da mascara ném é lá muito complexa, não entendi o porque de não terem colocado no filme…daria uns 5 minutos só de forma resumida

  6. Ae thiago o lançe da mascara é o seguinte:
    O Dr Manhattan criou em uma epoca um super tecido que mudava de cor e textura conforme as emoções da pessoa.
    O prototipo que ele criou não bem aceito pela moda, e acabou passando de mão em mão sem ninguem dando importancia pra ele. Não lembro como, mas o roscharch consegue esse tecido e apartir dele ele cria a sua mascara.

    E sobre o filme achei genial!! O final é florida, te deixa pensando como é dificil separa o bem do mal, e se o que o Ozymandias fez realmente era necessário.

    Não concordei muito com você thiago, mas isso é porque você não leu a hq, logo entendo sua opnião como alguem que nunca leu. Mas tente ler a hq, e então quando rever o filme vai ver como ele é genial e extremamente fiel ao material.

  7. Ah Valeu Wazuki, realmente é algo tão simples…. no comecinho mesmo quando o Rorschach encontra o Dr. Manhattan, bastaria acrescentar a seguinte fala:

    “Olá Rorschach, vejo que você ainda usa a velha máscara com o tecido especial que criei.” XD

    Pronto… XD

    E porque o Comediante mata Kennedy nos créditos iniciais? Quem sabe? 🙂

  8. a parte do kennedy eu realmente não entendi também…será que o comediante matou ele por causa do nixon?

    e tem mais coisa na história da mascara, era um tecido feito especialmente para uma atriz italiana (eu axo) que não gostou do resultado, rorschach investigou a morte da mulher que foi morta no prédio que ela morava e ninguem ouviu os gritos e talz…

    leia a HQ thiago, é mais facil de entender xP

  9. Ahhh e a Spectral II já vale o ingresso. Como filme está aprovado, embora eu não engulo o fato do Rorschach e do Coruja enfrentarem o traidor Ozzymandias mesmo sabendo que a supervelocidade dele faria uma puta diferença na hora da briga. Que mancada, Snyder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.