Lost, 5º Ano: E começa a viagem no Espaço-Tempo!

Este post está atrasado de 2 maneiras. Está atrasado para quem assiste Lost desde janeiro pela internet e, está atrasado em alguns dias, já que a estréia oficial no Brasil aconteceu segunda feira, dia 09, no canal AXN, para quem tem TV por assinatura. Indepentende do atraso, preciso comentar um pouco sobre o comecinho do 5º ano. Podem ter spoilers para quem ainda não assistiu.

Lost chegou ao seu 5º ano bem diferente do eu pensava que seria quando começei a assistir a série em seu início. A cada temporada as circunstâncias que rodeiam o enredo ficam mais e mais complexas. A série agora entra nas viagens pela espaço-tempo. Pois é, parece que Ben no final do ano 4 acabou ativando o mecanismo que permite não só a ilha se mover pelo espaço, mas faz com que os habitantes dela viagem pelo tempo. É mole?

Não que eu achei ruim. Gostei da nova abordagem, mas o meu medo é que Lost caminhe por uma trilhe onde os acontecimentos rumem para o absurdo ou que chegue uma hora que nem com todas as explicações possíveis, o enredo continuará cheio de furos e de difícil aceitação. Na segunda, o canal AXN fez a estréia da série num especial de 2 horas. O primeiro episódio é bem fraco se comparar em relação ao segundo. O personagem Jack fica cada vez mais xarope e repugnante, melhor mesmo é o segundo episódio com Sayd e Hugo. A Ilha mesmo quase não aparece, e quando aparece, fica o destaque para o tal do Daniel Faraday, que já tinha uma participação curiosa no ano 4. Faraday chega para colocar regras e explicar aos telespectadores da série como tudo funciona daqui para frente.

E agora quem está morto não fica mais morto, em teoria. Com a possibilidade de viagens pelo tempo, todo mundo pode voltar pra dar uma ajudinha aos sobreviventes. Ana Lucia ajudou Hugo logo no início do segundo episódio. Mas para não virar palhaçada, Faraday já deixa bem claro que é impossível mudar o passado e que o destino impede estas mudanças.

Estou confuso e não sei mais o que esperar de Lost. O elenco original que permanece na ilha desde a primeira temporada ou empacotou ou estão fora, só Sawyer mesmo de personagem realmente importante está ali para segurar a trama na ilha. A personagem Juliet não tem carisma alguma. Locke perdeu a graça já faz algum tempo, na 4ª temporada mesmo eu já na estava gostando dos rumos que o personagem estava levando. Jacob sumiu da série, ninguém mais falou nada. Richard parece que terá uma participação maior nesta temporada. Já o resto do elenco, não sei o que achar.

Já o elenco que escapou da ilha, Jack e Kate perderam carisma. Ficaram sérios demais, rapugentos ou simplesmente desfocados da trama. Sun sendo levada para o lado negro da força também não me convenceu, para quem está com uma filha para criar, não deveria estar se preocupando com vingança. Hugo e Sayd acabam tendo que levar esta parte da trama nas costas. Nem mesmo Ben tem aquele atrativo que tinha quando o personagem surgiu e começa a ficar tão perdido quanto os sobreviventes.

Lost promete melhorar no 5º ano, mas admito que estou realmente preocupado com o desgaste com a série e com os rumos sci-fi que a série vem tomando, espero que J.J.Abrams são o que está fazendo. Alias, também do produtor, perdeu força em seu último ano e o final e respostas a todos os mistérios acabaram ficando fracos demais para os 5 anos da série.

Segunda, dia 15, o terceiro episódio, fiquem o comercial dele:

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Eu discordo Thiago, eu estou achando a quinta temporada de Lost a melhor. Tudo começou a se encaixar, os personagens que saíram da Ilha finalmente revelaram suas verdadeiras personalidades, vemos o Ben chutando bundas e antigas perguntas dando lugar a novas e intrigantes sensações de cair o queixo.

    Minha frase preferida: ” O tempo é como uma rua; você pode até ir e voltar por ela, mas não pode mudá-la de lugar”

  2. Fiz uma maratona da 5º temp. até o episodio 12 e pra mim esta temporada está sendo a melhor de todas. O Ben se ferrou, Locke ficou muito mais misterioso depois de alguns eventos. Saiyd esta mais pertubado do que nunca coitado…

  3. Eu estou no episódio 8 (acompanhando através do canal AXN). Não vou dizer que está ruim, mas está “papagaiada” demais essa coisa de viagem no tempo, e agora os caras ficarma preso no tempo e se juntaram ao tal projeto dharma?

    Adoro ficção científica e viagens no tempo, mas o enredo de Lost as vezes chega a uns absurdos fodas. Como a morte mesmo do Locke e sua ressurreição na ilha.

    Lost está chegando ao mesmo ponto que Alias, que tb era do JJ Abrams chegou. Em dado momento tem tanta coisa inserida na trama que não dá mais para voltar atrás, o jeito é encontrar soluções ainda mais absurdas para explicar tudo que tem acontecido na história. Engole quem quer.

    Nem sempre a complexidade é sinonimo de qualidade. Sem falar que a forma como a trama trabalhou nestes 8 primeiros episódios, contando o que aconteceu numa linha temporal de 3 anos desde que Jack saiu e voltou para a ilha é totalmente sacana. Isso foi feito com o único objetivo de manter a formular de flashbacks dentro da trama.

    Era mais inteligentes quando os flashbacks eram tramas paralelas inteligada a trama principal.

  4. O quinto ano é o melhor! Surpreendendo, inovando, e respondendo questões. E Lost sempre foi sobre viagens no tempo, quem não sacou isso na primeiro temporada, assista-a novamente.

  5. Não digo no primeiro ano, mas não é de agora que eu suspeitava que a ilha se movia fora do espaço tempo normal do resto do planeta.

    Só achei tosco demais uma manivela debaixo da Terra acionar algo assim… faz a ilha parecer um brinquedinho de corda… mais tosco ainda a mesma manivela jogar a pessoa que a gira na Tunisia…. XD

    Não tiro o crédito do conceito da ilha fora do espaço-tempo, mas a forma como JJ Abrams a vem colocando nesta temporada é bizarra demais… ele deve ter andando comendo uns cogumelos do super mario…

  6. A “Manivela” em si não é o que faz o deslocamento, e sim o campo magnético que afeta o tempo-espaço. Ao girar ela, ela libera ess energia. O lugar onde você irá reaparecer pode ser escolhido (desde que quem gire saiba como), inclusive isso é mostrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.