Cinema: Dragon Ball Evolution – Eu fui!

Warning! Warning!
Risco de Spoiler! Se você é alérgico, não continue!

O problema não é a falta de elementos do original…

Cheguei a poucas horas da sessão de Dragon Ball Evolution [Não consigo escrever DragonBall]. Nessa altura do campeonato você já deve saber que o filme é uma enorme bomba de estrume, o problema mesmo é “onde erraram?”.

É preciso tomar cuidado ao dizer que um filme como Dragon Ball ficou uma porcaria porque faltou fidelidade em relação ao material original, assim como elementos do mesmo. Minha esposa, meu primo e um amigo que foram comigo reclamaram da descaracterização do Mestre Kame, da falta de Oolong [Porco], Pual [Gato] e Umigame [Tartaruga], do bastão do Goku não-esticar, da inexistência do rabo no personagem e de não ter a nuvemzinha dourada, até o Kuririn entrou na dança. Não vou ser hipócrita e dizer que certos elementos não fizeram falta para mim, pois fizeram. Entretanto o problema do filme não é a falta de elementos do original, pois isso ele têm de sobra.

O problema com Dragon Ball Evolution é de roteiro, da construção dos atos do filme. Ficou totalmente bizarro o comecinho High School Music americanizado sendo inserido dentro da cultura oriental de Dragon Ball. Não ajuda em nada esse misto de ocidente com oriente na adaptação. Há momentos realmente cansativos, onde o filme precisa explicar e explicar novamente o que diachos está acontecendo. Precisa explicar o que são as 7 esferas, o que é Piccolo, o que acontecerá no eclipse, ou como aprisionar Piccolo. É cansativo e exaustivo isso e corta totalmente o ritmo do filme. Como se o público alvo do filme já não soubesse o básico de tudo.

Soma-se isso a cenas de ações totalmente mal-estruturadas e o resultado só podia ser um filme medíocre. Até mesmo os filmes do Jackie Chan tem cenas de lutas melhor montadas. A última com Goku e Piccolo é ridícula. A cena no vulcão então chegou a me deixar zonzo com as péssimas jogadas de camera.

O mais chato de tudo é que há momentos bacana no filme, como a casinha do Mestre Kame no meio da cidade, em volta de um buraco, em alusão a casinha no meio da ilha do mangá. A não-luta do Goku com os valentões da escola, ainda que não tenha nada a ver com o original. Gostei bastante da atriz que interpretou a Chi Chi. Tem uma cena da Bulma com o Goku numa cidade, procurando Kame, que poderia ter uns enquadramentos maiores e ser extendida para situar melhor o universo alternativo do filme. Até mesmo Shen-Long não ficou de todo mal, pena que ele não falou.

No fim, o filme não sabe se é ocidental ou oriental, traz elementos demais da trama do original superficialmente sem trabalhar com eles de forma eficaz e tem efeitos e cenas de ação completamente mal estruturadas. A boa notícia de tudo é que o pior já passou, se a Fox for esperta e oportunista, o que eu acho que seja, ela provavelmente fará uma continuação e aí, sem tantos elementos de introdução,e talvez fique melhor e possa oferecer uma história com um ritmo mais calmo, sem pressa para mostrar tudo de forma vaga.

É isso que dá querer pegar 153 episódios e condensar em 1 filme de 89 minutos. Ah e se você espera ver Goku Super Saiyajin, esqueça, isso não ocorre, apesar de que nos últimos minutos da luta com Piccolo, teve gente na sala do cinema levantando da cadeira torcendo pra isso acontecer. XD

Isso também pode lhe interessar

16 Comentários

  1. Vi esse filme hoje e ainda bem que só paguei 2 reais
    o/

    Não valeria mais do que isso (Y)

    Tudo bem adaptar certas coisas, deixar em um ambiente mais real e tal. Mas teve coisa que foge completamente da história

    Piccolo sabe sobre os sayajins? Oozaru aliado dele? Yamcha não sabe lutar?

    Como assim O.o’ E muitas outras coisas.

    Tomara que se for feito um segundo filme arrumem alguém que sabia as origens do verdadeiro Dragon Ball

  2. o shoryuken do goku quando mando o kame”ka”meha no piccolo foi o mais engraçado

    não sei quanto a vocês mais eu achei o filme muito engraçado, não por ele ser engraçado mais eu não sou um fã xiita de dbz. Se for ver esse filme esteja de bom humor e esteja pronto para zuar, porque se for esperando ver um filme fiel… se deu mal

  3. desde a primeira vez q eu vi o trailler eu ja sabia q ia ser uma merda!! eu fiquei decepicionado !cara eu torcia pra alguem fazer um filme do dbz mais um filme que prestasse ! eu não tenho nem coragem de ir no cinema ver isso, prefiro esperar passar na sessão da tarde !!!

  4. Vou comprar um DVD versão 2 conto, na barraca do toninho lá na feira.

    PS. Mas o que tem de errado com as cenas de luta do Jackie Chan??? São algumas das melhores dos filmes de ação.

  5. Me desculpe, T_thiago, mas eu tenho que discordar de TUDO o que você disse.

    O filme ficou extremamente bom!

    Cenas de luta, de romance e ação! Sem falar da comédia, que o Dragon Ball não pode deixar de ter! ^^

    Bom… Vamos por partes…

    Primeiro: O filme é BASEADO em Dragon Ball, e não uma condensação dos episódios ou uma historinha que não aparece no anime!

    Segundo: Goku sem rabo? Claro! Quando ele tinha 17 anos não tinha mais rabo, lembra? Kami Sama o retirou.

    Terceiro: Clima 100% oriental. Me desculpe se você acha que o japão ainda só tem casinha de madeira ou não existem festas com pessoas bebendo cerveja. Se acha isso, está completamente desinformado.

    Quarto: Realmente o Goku não viraria Super Saiyajin, já que é DRAGON BALL Evolution, e não DRAGON BALL Z!!!

    Bom… Mas lembre-se do que eu disse antes. O filme é baseado, e retirou as idéias mais bacanas mesmo!
    Desenterrou o verdadeiro significado do Kamehameha (que é uma explosão de energia, o que não significa diretamente que é uma energia destrutiva), conservou a Chi-Chi guerreira e tarada. o radar do dragão. Até os mesmos dubladores do desenho, para quem viu dublado!

    No 10 para o filme e nota 0 para quem o critica!

  6. A opinião é sua Duvas, tem seu direito. Mas é inegável que Dragon Ball Evolution falhou misaravelmente nas bilheterias americanas e em todas as críticas da impressa.

    Isso não lhe tira o direito de gostar, mas também não tira o do pessoal de não gostar.

  7. Na minha opinião esse foi o pior filme que eu já vi na minha vida!! A luta entre Neo e Smith foi INFINITAMENTE melhor do que a do Goku com o Picolo!! E outra: O Goku se transforma em Oozaru sem nem ter rabo e sem nem mesmo olhar pra Lua Cheia!! Que Lixo!! Nem se apoximou da essência de Dragon Ball…Eu sou Fã Assíduo de Dragon Ball, Tenho todos os episódios dedsde o 1º de Dragon Ball até o último do Dragon Ball GT…Isso que fizeram nesse filme foi uma falta de respeito!! Deviam pegar esse maldito do Inferno desse diretor e Manda um GENKI DAMA nele e na MÃE dele UAHSHAUHSAUHS E mandá uma GENKI DAMA lá na Fox também!! Faça-me o favor!! Se não sabe fazer filme, volta pra faculdade!! AKYRA”master”TORYAMA PELO AMOR DE KAMI-SAMA VOLTE, FAÇA UM FILME DE DRAGON BALL, POR QUE SÓ VOCÊ TEM ESSE PODER!!

  8. Na minha opinião o fime foi muito ruim. Primeiro pq não tem nada a ver com DB, com essa história de trazer pra realidade…tudo que eles fizeram foi inserir as esferas e os nomes dos personagens em um modelo clichê de filme teen americano. O univero é totalmente diferente, os personagens são totalmente diferentes e a história é muito diferente. E DB é fantasioso como SDA,Harry Poter, SW…enfim. Quando fox viu a diferença absurda que ficou do original, eles inventaram de distorçer o nome. Tanto é que eles tiveram preocupação de ficar fazendo alusões/referençias ao original. Eu sei que é difícil adptar tantos episódios em um filme, mas eles nem sequer tentaram. Isso pra mim foi uma PÉSSIMA adaptação.

    Segundo que independente disso…o filme é realmente ruim. As cenas de ação são fracas e curtas…ocupou muito tempo só falando sobre as sete esferas, piccolo e goku. Como ja disseram, isso é algo simples e ficou maçante. Os aconteçimentos ficaram corridos demais. Me arrependi de ter pagado a entrada, não desejo continuação. Quero um reboot, que seja uma adaptação do mangá DB.

  9. israel, vc ta certo q eh uma historia fantastica como rarry potter pra mim o diretor de RP devia tê-lo feito, mas so mesmo se tu nao entende dragon ball direito pra dizer que nao pego nada dos pontos da história, pego bastante, o q fez a redação acima tem razão total q erraram foi no roteiro, fizeram sem minima criatividade, e na forma de filmar o filme, é o q dá um amador em filmes virar fã derrepente e querer animar sem ser bom o bastante pra isso.
    Por exemplo ele ta certo que na primeira viagem kulilin nao participou em busca das dragon balls, por isso ele nao colocou, embora acho que mais por que ainda nao encontrou mesmo alguem um pouco parecido. Mas ele fez o mutem roshi ir junto e acrescentou logo o piccolo daimao, entao porque nao botar o kulilin? Porque nao encontrou alguem ou achou q ia ficar infiel talvez e foi burro, pois a historia deve ser bem adaptada.
    Chichi tinha que ser a princesinha de um povo como no anime, qual o errado nisso? Burrice mesmo!! Achou q elementos do High sm iam ficar legais e fazer sucesso¬¬. O pior foi mesmo a ilha no meio da cidade, contrastação RIDÍCULA!! Diretor burro do *aralho!! P*rra!!! Acho legal ver o Goku com o avô, o encontro com a bulma, isso ae ficou legal.
    Olha eu duvido, mas sendo um pouco otimista ele ainda pode concertar muito, pode ser q o bastão cresça para levá-lo ao tenkai no próximo filme, goku dê a nuvem no treinamento com kame e kulilin para o torneio mundial que aparecerão muitos personagens que conhecemos como Tenshinhan e o foco seja derrotar a reencarnação do piccolo com a roupa bem mais original. Ai vai tar resumindo dragon ball muito bem.
    O diretor quando viu ficou fã de dragon ball por isso quiz fazer filme. Nuvem voadora e bastão mágico, até rabo e oozaru gorila mesmo por isso nao tem rabo, posso deixar passar, com torneio bom e bem filmado vai ser mesmo dragon ball!
    E na luta do piccolo desse filme, li que no dvd o filme será extendido portanto antes daquela vez q eles pulam juntos e começam na porrada tenho certeza q vao encaixar uma boa luta deles, se não eles nem lutaram mas só pode nao?! Tenho certeza q vai

  10. Resumindo, o filme é ruim, os atores são legais, mas cá pra nós, o filme tem parte do inicio e fim bem rápido, quando a gente pensa q começou, terminou. O roteiro ficou horrível, eu acho q qualquer um de nós faria melhor. Não q o filme não seja aproveitável, mas começa numa cena Goku treinando com seu avô sem saber de nada e na outra ele ja conheceu todos do filme, incluindo o Picollo o chefão final, q em minha opinião não passou a ideia desse poder todo, já na outra cena todos já eram melhores amigos e Bulma ja estava apaixonada pelo Yancha, q em minha opinião ficou muito fraco, já na outra achamos q é o mestre kame q terá a luta final com Picollo, e na outra o Goku derrota ele com um Kamehameha q nem tinha aprendido a dominar direito. Triste, espero q tenha um segundo e q nele tire a imagem horrível q ficou do primeiro. Eu fui ver o filme com a pior das expectativas, nem assim gostei do filme. Tem cenas engraçadas, mas só isso. Eu podia ter pego na locadora um filme do Jackie Chan q eu iria rir mais.

  11. Claro que Dragon Ball foi uma falha nas bilheterias.

    Por fãs RETARDADOS que não entendem que o filme é BASEADO em Dragon Ball, o filme não foi muito bem falado por aí.

    Agora, o comentário de Akira sobre o filme:

    As the original creator, I had a feeling of “Huh?” upon seeing the screenplay and the character designs, but the director, all the actors, the staff, and the rest are nothing but “ultra” high-caliber people. Maybe the right way for me and all the fans to appreciate it is as a New Dragonball of a different dimension. Perhaps, this might become a great masterpiece of power! Hey, I look forward to it!!

    Ele obviamente estranhou, como todo mundo, mas entendeu o que significa o filme. Por isso o grande Akira deixou ser lançado essa nova obra.

  12. Com baseado ou sem baseado, eu NUNCA vi uma adaptação mudar tanto. É apenas um filme super, mega, ultra clichê americano, totalmente sessão da tarde…com alguns elementos de DB. Nada mais que isso. E o roteiro é cheio de furos, as lutas são muito fracas. Uma tentativa frustada de tentar ganhar dinheiro fácil em cima dos fãns de DB.

    E sobre a entrevista do akira…ele não poderia disser outra coisa. Não seria nada profissional ele critícar abertamente o filme. Esse “meio termo” é sempre a postura dele, quando não gosta de algo. Foi a mesma coisa com DBGT, ele não esquenta a cabeça. Vejam que em nenhum trecho ele diz que realmente gostou do que foi feito.

    “uma obra de outra dimensão”…putz, isso é a ultima coisa que um fãn quer ouvir de uma adaptação. Soa até cômico e debochado. O responsável pela entrevista, devia querer enfiar a cabeça no chão, quando ouviu as respostas do akira.

  13. E se DBE fracassou nas bilheterias, foi pq a fox não atingiu as exigençias do seu consumidor. Simples. Ninguem é obrigado a gostar de algo, quem manda é o cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.