Wolverine: Origens

Finalmente chegou o dia da estréia do filme do Wolverine. E que tal conhecer melhor o passado desse importante personagem? Embarque conosco em uma história marcada por tragédia, dor, amor, redenção e esperança. Mas atenção, se você não viu o filme, espere um pouco para ler, afinal, apesar da história ser um pouco diferente, você pode encontrar alguns spoilers!

Segundo filho do casal de nobres fazendeiros John e Elizabeth Howlett. Nascido em Alberta, Canadá, no final do século 19, James Howlett era um garoto franzino e de saúde frágil. James foi muito ignorado por sua mãe, que estava abalada psicologicamente desde a morte de seu primeiro filho, John Jr., em 1897. Ele passou muito anos de sua infância no campo e arredores da fazenda, e tinha como companheiros duas outras crianças que viviam na fazenda: Rose, uma menina ruiva que veio da cidade para servir de companhia ao jovem James, e um garoto que era chamado de “Cão”, filho do jardineiro Thomas Logan. Thomas Logan era um alcoólatra que abusava severamente de seu filho. As crianças eram bastante amigas, mas no começo da adolescência deles, os abusos sofridos por Cão começaram a perturbar sua mente. Suas ações desencadearam trágicos acontecimentos, começando com os flertes pesados de Cão em Rose, que foram levados ao conhecimento de John por James. Em retaliação, Cão matou o cachorro de estimação de James. Isso resultou na expulsão de Thomas Logan e Cão Logan da fazenda.

Thomas Logan, totalmente bêbado, invadiu a propriedade dos Howlett com seu filho, querendo levar Elizabeth Howlett (apontada como sua antiga amante) consigo. John tentou impedí-lo e Thomas Logan atirou nele a sangue frio. James Howlett nesse instante entrava na sala e o choque fez com que pela primeira vez fosse manifestada a sua mutação: das costas de suas mãos nasceram três longas garras ósseas, e então ele atacou os invasores com uma enorme ferocidade, matando Thomas Logan, e rasgando a face de Cão com suas garras. Elizabeth Howlett, que sempre foi uma milher perturbada emocionalmente, cometeu suicídio ao perceber que seu marido havia morrido com o tiro dado por Thomas. Temendo as consequências desse trágico acontecimento, Rose deixou a propriedade levando o pequeno James consigo, que parecia estar altamente traumatizado, e esse trauma aparentemente foi o que levou ele a perder sua memória. Cão falsamente relatou para a polícia e ao avô de James que Rose havia matado John Howlett II e Thomas Logan. O velho Howlett renegou James, e sem nenhum familiar vivo, tomou a custódia de Cão. Entretanto, Cão daria indícios que sua personalidade psicopata havia tomado conta dele e não havia mais como mudar seu destino.

Nos anos seguintes, James e Rose se refugiaram em uma colônia de mineiros localizada na Colúmbia Britânica, Canadá, disfarçando-se como primos. James assumiu o nome de “Logan” para esconder sua identidade. O trabalho duro na mineradora fortaleceu seu corpo, e procurou desenvolver seus poderes mutantes, crescendo em força e ferocidade. Ele não se importava em trabalhar mesmo sob chuva ou nevascas, e muitas vezes ele ficava junto aos lobos da floresta, aprendendo a caçar observando-os. Logan veio a se tornar uma pessoa valiosa e respeitável dentro da pequena comunidade graças ao seu empenho no trabalho. Sua incansável disposição ao trabalho árduo o fez ganhar o apelido de Wolverine (o nome do carcaju, em inglês), em alusão aos pequenos e ferozes animais que existiam no local, e tinha um forte código moral, conquistando o respeito de seus superiores, inclusive seu chefe Smitty, que se tornou uma espécie de figura paternal para Logan. Durante esse período, Logan se apaixonou por Rose, mas não podia deixar transparecer isso, já que devia manter os seus disfarces como parentes. Smitty, servindo de mentor para Logan nesses anos todos, também havia se apaixonado por Rose, e mais tarde ela também se apaixonou por ele até que se declarassem e ficassem noivos, desprezando e surpreendendo James, que mais tarde aceitou a situação em nome da felicidade de Rose. Enquanto isso, o velho John Howlett estava ficando com a saúde debilitada e pediu que Cão  encontrasse Rose e seu neto para que pudesse vê-los antes que ele morresse. Cão concordou com a tarefa. Porém, Cão  (que havia se tornado um homem fisicamente muito forte) decide ir atrás deles, mas com outro propósito: matar Logan.

Cão caçou Logan e Rose tão facilmente que parecia que ele tinha uma habilidade inata em caçar. E em uma noite que Smitty estava ponderando se deveria deixar mudar da comunidade levando Rose, Cão (cuja aparência física lembra muito um futuro inimigo de Wolverine, o Dentes de Sabre) finalmente encontra e ataca James. Cão faz Logan recordar seu passado, falando sobre aquela noite que mudou completamente a vida de todos. Os dois começaram a lutar ferozmente no meio da rua, e apesar de Cão ser mais forte, foi sobrepujado pelo enraivecido Logan. Cão estava caído inconsciente no chão, e Logan ejetou sua garras pela primeira vez em público, para o espanto de todos que assistiam a cena de longe, e quando ia desferir o golpe mortal em Cão, Rose entrou na frente dele e recebeu o golpe, com as garras de Logan atravessando seu frágil corpo. Aterrorizado, Logan a segurou em seus braços enquanto ela morria olhando em seus olhos. Ele então fugiu para a floresta, vivendo em um exílio auto-imposto, em meio aos lobos, provavelmente por muitos anos…

Em algum ponto da história, Logan chega a um vilarejo na fronteira do Canadá. Ele conhece uma jovem nativa chamada de Raposa Prateada, e mais tarde os dois iniciam um relacionamento, passando a morarem em uma pequena cabana. Os dois viveram durante algum tempo em felicidade total. Até que em outro dia fatídico, Dentes de Sabre surge em sua vida, e mata Raposa Prateada. Totalmente enfurecido, Logan luta com Dentes de Sabre, mas é vencido pelo adversário, muito mais forte, enquanto uma figura encapuzada observa a tudo.

Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial Logan entra para a unidade militar canadense chamada Brigada do Demônio. O Comandante dessa unidade era um homem muito forte, conhecido como Cyber. Um sádico, Cyber mata a namorada de Logan na época, uma mulher chamada Janet. Os dois lutam e em meio a batalha, Cyber derrota Logan e arranca seu olho esquerdo. Depois disso, Cyber e Dentes de Sabre saem a procura de Logan, novamente vivendo como fera na floresta. Eles convencem Logan a retornar e Logan é mandado para Madripoor onde ele encontra uma mulher chamada Seraph. É aqui que Logan cria seu disfarce de “Caolho”. Logan é enviado depois para se encontrar com a família russa Romanov, aprendendo a arte da espionagem e se tornando amigo da jovem Natalia Romanova, que anos mais tarde se tornaria a heroína conhecida como Viúva Negra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Logan se une ao Capitão América em Madripoor. Juntos eles resgatam Natasha Romanova que estava prestes a ser transformada em uma assassina do grupo criminoso Mão. O Barão Wolfgang von Strucker se envolve, e Logan e o Captão América combatem também a organização Hydra. Enquanto isso, Seraph é asassinada por Dentes de Sabre, provavelmente a mando das forças que manipulavam Logan nos últimos anos. Logan também é visto em ação na Guerra Civil Espanhola, em 1930, junto de seu amigo Puck. Logan retorna ao Canadá e novamente se alista nas Forças Armadas, entrando para o Primeiro Batalhão Pára-quedista. É nesse batalhão que Logan encontra pela primeira o Sanguinário, um imortal que possui características vampirescas. Em algum momento desse período, Logan é capturado e levado a um campo de concentração alemão.

Depois da Segunda Guerra Mundial, ele viaja para a China, onde encontra um negociante chamado Chang, empregado da Landau, Luckman, and Lake. Em Shanghai, Logan conhece Ogun, um samurai imortal japonês imortal. Impressionado com as habilidades naturais de Logan, Ogun se oferece para ensinar a ele as suas milenares técnicas de artes marciais, sobre Sun Tzu e ideogramas. Logan então forma um grande vínculo com o Japão. Depois de seu treinamento com Ogun, Logan viaja até o vilarejo de Bando Saburo, onde conhece a bela Itsu. Se casam e ela dá a luz a um filho. Depois que o demônio forjador de espadas Muramasa cria uma explosão que faz com que Logan, por acidente, mate um habitante com suas garras, Logan é expulso do vilarejo. Mas antes de deixar o local, Logan encontra Itsu morta. Desconhecida por Logan, uma misteriosa figura encapuzada tira a criança do útero de Itsu e a cria como o assassino Daken. Logan se rende a Muramasa, culpando os habitantes do vilarejo pela morte de Itsu. Muramasa jura criar uma espada capaz de matar o próprio Logan. Logan depois é resgatado pelo Soldado Invernal e levado de volta para Madripoor. Logan começa então a trabalhar para a CIA. Ele foi a peça-chave para a criação do desequilibrado super-soldado, Nuke. Em outra oacsião, , Logan une forças com Ben Grimm (mais tarde conhecido como O Coisa) em uma missão governamental pró Guerra-Fria, sendo então recrutado pelo Team X, o grupo de operações de elite secreto da CIA.

Mesmo tendo conhecimento de sua incrivel resistência e capacidade de regeneração, Logan não sabia que essas características lhe eram naturais enquanto estava no Team X, pois recebeu implantes de memórias falsas para que pudesse ser melhor controlado, e com isso também perdeu as memórias de ter conhecido Dentes de Sabre, Raposa Prateada e eventos anteriores. O Team X era composto por Dentes de Sabre, Raposa Prateada, John Wraith, Maverick e Mastodon. Mística, usando o disfarce de Leni Zauber, também auxiliou a equipe uma vez. Em uma das últimas missões do Team X, Logan e Dentes de Sabre recebem a missão de assassinar o super agente soviético Ípsilon Vermelho. A missão é abortada mas Dentes de Sabre mata a esposa de Ípsilon por diversão. Na última missão de logan com o Team X, eles vão até Berlin, com o obejetivo de pegar o sintetizador de carbonadium e resgatar a agente dupla janice Janice. Team X enfrenta então o Ômega Red. Dentes de Sabre assassina Janice ao perceber que Logan estava redescobrindo suas memórias, lembrando Logan que sempre ele tentar sair do caminho que seus mestres haviam traçado para ele, inocentes, e memo a mulher que ele amar, irão morrer. Logan descobre sua natureza mutante e sai do Team X, entrando para o Departamento Nacional de defesa do Canadá. Trabalhou certa vez com Richard e Mary Parker, agentes do governo e futuros pais de Peter Parker. Logan também se encontra pela primeira vez com Carol Danvers, trabalhando juntos em várias missões.

Logan é raptado por agentes do Programa Arma X. O homem conhecido como “Professor,” Dr. Abraham Cornelius, e Carol Hines, começam a examinar Logan. Depois dos testes, o Professor descobre a mutação de Logan é se convence que ele seria uma arma perfeita com suas intervenções. Os ossos de Logan então são revestidos com Adamantium, um metal indestrutível. Mas Logan mostrou-se difícil de se controlar e consegue escapar dos laboratórios novamente contando com a ajuda do Soldado Invernal, matando a todos que encontrava pelo caminho, em um total estado de selvageria, deixando apenas vivos Professor Cornelius, Hines, and Malcolm Colcord, e se esconde nas florestas do Canadá.

Logan é encontrado por James e Heather Hudson, que o ajudam a recuperar sua humanidade. Em seguida, Logan, dessa vez sob a supervisão do Departamento H, trabalha novamente para a Inteligência Canadense, adotando o codinome Wolverine, um dos primeiros super-heróis do Canadá. Em sua primeira missão, ele foi convocado para impedir a destruição que o incrível Hulk e a criatura chamada Wendigo estavam causando nas montanhas canadenses, e essa história foi contada na revista Incredible Hulk #180, em Outubro de 1974), sendo essa a estréia do personagem no Universo Marvel.

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. Muito legal ! Conseguiu sintetizar bem uma estória enrolada e recontada inúmeras vezes das mais diversas formas (assim como de todo super herói) 🙂
    Tá de parabéns.

  2. Olá. Muito bom o teu texto. Dá uma idéia bem boa do passado deste que é meu personagem preferido dos x-men.

    Tenho uma dúvida, tem uma revista dele que ele vai para a Guerra Civil espanhola, sabe os dados da revista? É que eu não encontro em lugar nenhum.

  3. A historia da hq è legal, em alguns pontos prefiro a historia inicial do filme.
    Adoraria ler as hqs do wolverine, o unico problema, como a de qualquer hq, è que eles sao infinitos… NAO VAO ACABAR NUNCA =/ prefiro ler algo que eu sei que tenha fim ihihihih

  4. Pronto agora sim eu li tudo. Mas fiquei com uma duvida. Onde William Striker entra em todo esse rolo de origem do Wolverine nas HQs? Ele é tão importante no universo dos filmes, mas não foi citado uma única vez aí no texto. Tu que manja Mauri… conta aí. 🙂

  5. Na verdade, o Stryker não tem nenhum envolvimento com o projeto Arma X, isso foi idéia do Bryan Singer em X-Men 2. Nos comics, a passagem mais importante do personagem é na história “Deus Ama, o homem mata”, o resto nem conta.

    O Stryker é um militar que tem um filho mutante que acabou matando sua esposa e seu outro filho, daí ele passa a odiar mutantes, e achava que o surgimento de mutantes era um plano do diabo, tornando-se um fanático religioso que fundou uma cruzada para exterminar mutantes.

    Recentemente ele ressurgiu tocando o terror nos Novos X-Men, mas foi contido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.