Rumor: Insomniac Games e Epic Games não querem mais ser exclusivas? [PS3/X360]

Parece que o mundo dos games multiplataformas estão virando uma tendência, afinal, pra quê vender seu game apenas para um console, quando você pode lançá-lo em mais plataformas e assim vender muito mais? Games exclusivos estão se tornando cada vez mais raros. Claro que se o estúdio é um first-party não há o que se discutir, o problema é que muitos hoje em dia não são.

Segundo um fonte segreda da IGN, o famoso site andou fofocando de que a Insomniac Games, desenvolvedora de games como Resistence e Ratchet & Clank para Playstation 3, estaria com um novo projeto e o mesmo não seria exclusivo para PS3. O estúdio estaria querendo migrar para a multiplataforma. Como a Sony não é dona da Insomniac, não é uma hipótese impossível. Mas vale lembrar que franquias como as citadas algumas linhas acima, ainda pertencem a Sony, sendo assim ver Ratchet no X360 é um sonho impossível.

Do outro lado da força, temos a Epic Games, criadora de Gears of War. Esse ano já rolou várias notícias de que o estúdio gostaria de produzir em sistema de multiplataforma e que as finanças do mesmo não estaria tão boas assim produzindo apenas para a Microsoft. Durante a GDC, que aconteceu semana passada, Mark Rein da Epic disse ao site VG247 que o estúdio é o único dono da franquia Gears of War e que se eles podem sim fazer o que quiser com a franquia (como lançar em um outro console). Mas ele depois acaba dizendo que a Epic tem um ótimo relacionamento com a Microsoft e que estão satisfeitos como as coisas estão indo nesse momento (será mesmo?). Ja li rumores alguns rumores pela net dizendo que a demora para a Epic anunciar Gears of War 3 seria exatamente porque o estúdio não gostaria de manter o game exclusivo para o X360, mas que a Microsoft estaria pressionando para que não haja a quebra da exclusividade.

Situação complicada, não? Há quem apoie games multiplatformas e existem os que abominam, alegando que a qualidade sempre fica comprometida quando o game é desenvolvido para sistemas diferentas, não usando o que há de melhor em cada um.

No caso da Insomniac, se o rumor se concretizar, o estúdio tem muito com o que se preocupar, afinal, eles caem no mundo do multiplataforma, sem nenhuma grande franquia para se sustentar. Criar um game do zero hoje em dia é extremamente difícil, quanto mais faze-lo vingar na comunidade. Não entendo nem como a Sony não comprou o estúdio até hoje, afinal, a Insomniac fez muito mais games que a Media Molecule, que por enquanto só fez LittleBigPlanet.

Já com a Epic Games, as coisas parecem realmente complexas. Não é de hoje que o estúdio demonstra o desejo de sair dos braços da Microsoft. O maior problema é que uma franquia como Gears of War fora do X360 seria um chute no estômago da Microsoft. Gears é o segundo carro chefe do console verde. Perder a exclusividade seria uma tremenda desvantagem na guerra dos consoles. O que me leva a sequinte pergunta: Por que diabos a Microsoft ainda não comprou a Epic Games. Realmente não entendo a empresa do Tio Bill. Primeiro eles deixam a Bungie escapar e agora a Epic dá sinais de que também irá voar sozinha. É importante ter seus próprios estúdios e suas próprias franquias. Talvez haja um medo de acontecer o que aconteceu com a Rare, que foi comprada e desde então não conseguiu o mesmo glamour que tinha na Nintendo.

Só sei que quem ganha com isso, são os gamers que não podem ter todos os consoles da geração. Quanto menos exclusivos por parte destes estúdios, melhor para todos.

[Via Kotaku e VG247]

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.