Macacada de Ape Escape chegando ao Playstation 3!

Caraca, eu me lembro de Ape Escape do primeiro Playstation! O primeiro console da Sony foi o único que joguei centenas de franquias totalmente novas, depois de tantos anos vivendo apenas de Mario e Sonic, na época era um refresco tanta coisa nova que o console oferecia. Na época, ainda sem a popularização dos computadores ou internet, ainda adolescente espinhento, usava e abusava dos piratões que o console tinha. Alias nunca vi sequer um game original de PSOne à venda na minha cidade. Nem fazia idéia de como era pra ser sincero.

Lembro que desde àquela época odiava o Dualshock do Playstation. Achava (ainda acho) horrível o controle, um retrocesso em relação ao controle do Nintendo 64 da época, que tive antes de comprar o PS1. Porém lembro perfeitamente que o primeiro game que joguei e achei perfeito a jogabilidade das alavancas foi exatamente o primeiro Ape Escape 1 (lançado em 1999). Coincidentemente Ape Escape foi o primeiro game do console a usar obrigatóriamente um dualshock.

O objetivo do game era até simples, com uma alavanca se controlava o protagonista do game e com a outra, a rede que capturava os macacos. O problema era que o jogo, uma mistura de plataforma e puzzle, ficava insanamente impossível nos estágios mais avançados, tendo que armar armadilhas para os macacos, destravar áreas inacessíveis, utilizar itens e armas para resolver problemas. Era um excelente game para fundir a cuca. Para matar a saudadade (a minha), segue um vídeo de uma das fases iniciais do saudoso game:

Depois disso a franquia ganhou novas versões, saiu no Playstation 2 e até no PSP, mas nunca mais joguei qualquer game da franquia. Não sei ao certo se mantiveram os elementos clássicos ou inventaram outras coisas em termos de jogabilidade, oficialmente existem mais duas sequências, Ape Escape 2 e 3, ambos lançadas no Playstation 2, porém a série tem uma porrada de spin-offs.

Recentemente o twitter oficial da série, o ApeClub, anunciou um novíssimo game da franquia, estreando finalmente no Playstation 3. Ainda não há muitos informações em cima do título, sabe-se que ele terá compatibilidade com o PS Move, o Wiimote da Sony, e que deve sair até último trimestre de 2010, o que conincide com o lançamento do Move. O ApeClub já deram algumas dicas em relação ao game, dizendo que não trata-se de Ape Escape 4 e que o jogo parece ser mais inspirado em Pirosaru 2001, um dos spin-offs da série, lançado apenas no japão (veja um trailer). De qualquer forma, a promesa é de um game divertido.

A primeira arte promocional de Ape Escape PS3 logo abaixo:

Curti, na mesma hora lembrei de Super Mario 128 que nunca chegou a realmente existir como um game de verdade. Tudo bem que não tem nada a ver, mas foi o que me lembrou. Se tivesse um playstation 3, com certeza ficaria de olho nas próximas informações sobre este game.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.