Histórias do Vol. 01 de Clássicos da Literatura Disney! [MdQ]

Estou um pouco atrasado, pois planejava lançar este post durante o final de semana, mas devido alguns pequenos contratempos, só pude escrevê-lo hoje. Esta semana já tem o volume 2 da coleção nas bancas, vou me esforçar ainda mais para lançar o post sobre as histórias no tempo correto. Mais um Mesa dos Quadrinhos no Portallos!

Como Clássicos da Literatura Disney é uma coleção com lançamento semanal, algo raríssimos no mercado nacional de quadrinhos no Brasil, resolvi adotar um sistema de dois post por volume. Na quarta ou quinta de cada semana, faço o post com as primeiras impressões, informações e fotos do volume (veja aqui o da 1º edição) e no final de semana, um post com a minha opinião e detalhes em torno das histórias publicadas no mesmo.

Vamos aos dados de cada história do volume antes de dar a minha opinião sobre as mesmas:

Donald e os Três Mosqueteiros
História produzida em 1957 (Inducks)
Roteiro de Guido Martina e arte de Pier Lorenzo De Vita
62 Páginas

HQ Inédita no Brasil

Donald e o Máscara de Ferro
História produzida em 1984 (Inducks)
Roteiro de Frank Gordon Payne e arte de Francesc Bardagà Studio
26 Páginas

HQ Inédita no Brasil

Donald e o Capitão Fracasso
História produzida em 1967 (Inducks)
Roteiro de Guido Martina, desenhos de Romano Scarpa e arte-final por Giorgio Cavazzano
59 Páginas

HQ Inédita no Brasil

Sobre as histórias, a gente conversa sobre elas após o continue. 😉

* Os Três Mosqueteiros é a história mais antiga da edição e portanto é a que apresenta um traço dos desenho bem inferior ao que o leitor Disney atual está acostumado. Vale lembrar que em 1957 deveria ser o cão desenhar uma história em quadrinhos, sem as ferramentas do mundo moderno. Quem pegar uma revista em quadrinhos do Batman ou do Superman da década de 50 vai notar que o traço destes heróis não são tão bonitos quanto aos atuais, então não é uma falha da Disney de 50, os quadrinhos em geral eram mais feios no passado. Independete disso é interessante certos elementos que na época os roteiristas usavam e hoje em dia devido a mudança cultural e público-alvo, não existem mais. Me diz quantas vezes você viu o Pato Donald nas histórias feitas nesta década bêbado. Não me recordo de uma sequer. É interessante quando os personagens da Disney são retratados sem os atuais clichês do politicamente correto.

Também me agrada o fato da história ser longa, mais de 60 páginas, o que permite um tratamento melhor de roteiro, com vários situações, participações de bons personagens, mais piadas e a história parece mais caprichada com isso. E os Metralhas da década de 50 na Itália tinham um traço bem feioso. Também me agradou o personagem do índio, que ficou azucrinando o Tio Patinhas a aventura inteira. XD

* O Máscara de Ferro não há muito o que se falar. História curta, da década de 80. O curioso é o contraste do Donald D’Artagnan desta história com a primeira. Nesta ele é corajoso e luta bem, é deixado para trás em determinado momento da história segunrando as pontas enquanto Tio Patinhas e Gastão fogem do perigo, mas faz sentido, afinal a história em si está sendo narrada pelo Donald aos seus sobrinhos que precisam fazer um trabalho escolar sobre o livro que inspirou a história.

Cabe observar que essa coleção de Clássicos da Literatura Disney não tem como objetivo reproduzir as obras clássicas, mas apenas ter histórias inspiradas nas mesmas. Tem uma certa diferença quando você reproduz uma obra usando personagens de outro universo e quando você apenas se utiliza de certos elementos da obra para criar uma nova história. Não é necessário seguir com fidelidade detalhes e tramas e isso é o que torna a coleção bacana, pois é notável a liberdade criativa dos artistas da casa do camundongo.

* O Capitão Fracasso encerra o primeiro volume com chave de ouro. Mais uma HQ com muitas páginas, fora do padrão convencional das revistas habituais da Disney, onde as hsitórias tem de 10 à 30 páginas no máximo. E na verdade foi a história que mais me agradou neste volume. Achei o máximo ver o Donald compartilhar uma aventura, por mais maluca que seja, com personagens clássicos das animações Disney, como Branca de Neve e os Sete Anões, o Gato da Alice no País das Maravilhas e até mesmo as raposas malandras de Pinóquio. Num primeiro momento parece estranho ver estes personagens de universos distintos atuando juntos, mas essa sensação logo passa ao ver o quão bem Donald se dá com todo mundo, do seu jeito de ser é claro. A briga dele com o Gato de Alice ficou ótima, explodivo do jeito que é sua personalidade, não poderia agir de outra forma.

Se for analisar, a própria história não chega a fazer muito sentido, em termos de cenográfia, mas é meio que uma história fábula e fábulas são assim mesmo. Parece mais uma peça teatral, com cenários mudando a todo momento, com tempo histórico muitas vezes não fazendo sentido (Donald tem o seu carro, o 313, e os Anões arrastam a Branca de Neve por aí com uma Carroça, por exemplo). Mas a Disney pra mim é isso, exala uma certa magia em seus contos e o Capitão Fracasso faz isso de forma bem divertida. Alias o próprio Donald ao fim da história questiona que tudo quase que pareceu um sonho, mas sabemos que não foi.

Créditos das imagens das páginas deste volume ao hotsite da Abril para a Coleção. 🙂

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.