E3 2019EditoriaisJogando

Bastidores: Mesa dos Quadrinhos, PicArt, Cobertura E3 2010 e pequenas observações!

Mais alguns pequenos anúncios aqui no Portallos. Devido aos bons resultados que tivemos com a reforma do Papo de Série recentemente, foi combinado entre a equipe que algumas outras áreas do blog seria também reformadas para ficar mais organizado e atraente aos visitantes do blog.

Depois do continue as novidades explicadinhas!

São três pontos de discussão por aqui, então vou falar de uma por vez. Começando pela maior reforma; a parte de quadrinhos no Portallos.

1. Mesa dos Quadrinhos

Pra ser sincero, desde que o blog foi criado, sempre quis investir mais nessa área e atrair mais leitores que curtem esse segmento. Não no sentido de fornecer scans e downloads, isso dezenas de outros sites e foruns já distribuem e vivem tendo dores de cabeça pelo velho debate na internet e dos direitos autorais. A minha intenção sempre foi criar uma área onde podemos conversar sobre as revistas nas bancas e velhos clássicos, onde  a galera da equipe que curte HQs possa publicar reviews e recomendar (ou não) publicações.

O Conversa de Mangá, que se baseia em scans lidas pela internet,  acompanhando as histórias no Japão é um sucesso aqui no blog, sendo a área mais comentada entre os leitores a toda semana. Mas é um projeto com certas limitações, que requer tempo e disposição e não tem como ser expandido infinitamente, pois haja tempo para ler diversos capítulos de dezenas de publicações japonesas toda a semana pela internet para poder comentar por aqui em tempo hábil. Se expandir muito, o projeto perde um pouco da qualidade e do ânimo para cuidar do mesmo.

Então se o CdM não comporta uma expansão grande da área de HQs, resolvemos criar uma nova área no Portallos, para abranger publicações da Marvel, da DC, da Disney e dos Mangás da JBC e Panini entre outras publicações brasileiras (e internacionais) que membros da equipe, como Mauri, Dakini e eu acompanhamos e que adorariamos recomendar, conversar e debater por aqui.

É verdade que já escrevemos certos posts assim de tempos em tempos, mas devido a falta de destaque no menu lateral, eles sempre caem no esquecimento. Por isso, da mesma forma que o Papo de Série ganhou um espaço próprio no menu lateral, o Mesa dos Quadrinhos também terá um espacinho ali no menu, com as últimas HQs comentadas pela equipe. Isso também explica a necessidade do logo acima, que ficará no menu lateral para chamar a atenção e facilitar a localização do projeto.

Quanto ao formato que os posts serão feitos, ainda não montamos uma padronização como o Papo de Série recebeu. Por ora, vamos continuar fazendo como já fazíamos com os poucos posts e ao longo do tempo, se surgir a necessidade de uma padronização, certamente faremos. Vale lembrar que o Papo de Série ficou em período beta por basicamente 6 meses, até tomar a forma que tem hoje em dia, já os posts de quadrinhos ainda não chegaram a receber esse tratamento. Mas assim como o Papo de Série recebeu a sigla “PdS” nos posts do projeto, o Mesa dos Quadrinhos receberá a sigla “MdQ” nos títulos, para melhor organização.

Por enquanto é isso que tenho a dizer e explicar quanto ao Mesa dos Quadrinhos. Espero que nossos leitores curtam e apoiem o novo projeto, trazer mais conteúdo ao Portallos é sempre algo que visamos, assim como expandir a área de leitores interessados e tudo quanto é assunto gamer/nerd. 🙂

2. PicArt

Quem acompanha a Kotaku, blog americano de games, vai reconhecer as imagens acima e provavelmente deve entender o que é “screengrab“. Mas vou explicar: Na Kotaku existem os posts rotineiros do dia-a-dia, de notícias, anúncios, análises,  vídeos, previews etc. O Portallos funciona basicamente  da mesma forma, post com conteúdo, opinião e debate. É diferente de sites que apenas soltam notícias, a Kotaku também provoca os leitores, mexe com opiniões e cria debates. Estaria mentido se não dissesse que eles foram uma das inspirações para o Portallos quando pensei em criar o blog.

Enfim, a Kotaku tem uma diversidade grande de posts e formatos de conteúdo e entre estes muitos estilos existe o screengrab, que consiste em um rápido post com uma imagem encontrada pela internet. Esta imagem pode ser uma fanart, um cosplay, uma tatuagem, uma foto, ou qualquer coisa que seja original, criativo ou curioso. É um post curto, basicamente com um parágrafo de poucas linhas, apenas comentando rapidinho a imagem e linkado aonde ela foi vista ou dando créditos ao autor da imagem (se houver).

Vários blogs alias vivem apenas desse tipo de post, é que alguns devem conhecer como “Imagem do dia”. Não temos o costume de criar esse tipo de post, já que sempre nos focamos em opinião e contéudo. Mas admito que é legal as vezes poder mostrar uma fanart bacanuda ou uma foto inusitada relacionado aos temas que comentamos aqui diariamente, porém nem sempre dá para escrever um baita post ou ter alguma notícia para atrelar a imagem e aí acabamos deixando passar. Por isso a partir de agora teremos esse tipo de post aqui no Portallos.

Só quero deixar claro que isso não irá diminuir a qualidade dos posts do blog. Não vamos deixar os posts diários serem consumidos por posts de imagens, tanto que foi criado internamente uma regra entre a equipe de que somento 2 posts desse tipo podem ser feitos por dia. Assim não vira comidade criar um post de imagem atrás do outro e ignorar os posts de opinião e conteúdo. A idéia vem para acrescentar ao blog e não substituir o que já fazemos por aqui.

E o formato basicamente será o mesmo que a Kotaku usa. Uma imagem, um título mais chamativo e um pequeno parágrafo, sempre linkando a origem da imagem. Este post ao contrário do Papo de Série ou Mesa dos Quadrinhos não terá qualquer tipo de destaque no menu, é apenas um post divertido do dia, sem a necessidade de destacar ou chamar muito a atenção. Também não havia a necessidade de um nome, mas criamos um assim mesmo, para facilitar a identificação desse tipo de post: PicArt. Ah e já sabemos que não é um nome muito bacana ou descolado, mas é sucinto e funcional, então será este enquanto não surgir um melhor. XD

Quem quiser dar uma olhadinha de curiosidade na screengrab da Kotaku basta clicar aqui.

3. Cobertura E3 2010!

Aproveitando o post de bastidores do blog, gostaria de apenas reafirmar que o Portallos estará na semana do dia 15 de Junho cobrindo todas as novidades da E3 (Eletronic Expo 2010), o maior evento de games do ano (na minha opinião)! Infelizmente não poderemos estar lá fisicamente, por motivos meio óbvios (todos da equipe são pobres XD), mas estaremos cobrindo tudo pela internet. Notícias, vídeos, conferências, anúncios e criando debates e discussões pertinentes em torno de todas as novidades!

Já criamos uma tag na categorias do blog chamada “E3 2010” e qualquer notícia pré-E3 a partir de hoje já estará sendo relacionado nessa categoria.

Uma das maiores atrações da E3 são as conferências da Nintendo, Microsoft e Sony que segundo a previsão no próprio site do evento, está para acontecer entre os dias 14 e 15 de Junho. Neste dia estaremos criando um post especial aqui no blog com links de sites internacionais que irão transmitir ao vivo a conferência e no mesmo post estaremos via comentários narrando e conversando com os leitores do blog em tempo real sobre as novidades que forem surgindo. E no mesmo dia faremos um post resumão com todos os detalhes de cada conferência.

Internamente debatemos se valia à pena ou não usar o Cover it Live, que muitos sites costumam usar nesse tipo de vento. Nada mais é do que um mini-chat aberto dentro do post. O problema desse sistema é dá um baita trabalho monitorar o que todos estão falando ao mesmo tempo (sempre tem uns espíritos de porco nesse sistema, é inevitável) e ainda narrar o que está acontecendo na conferência. E como muitos membros da equipe irá acompanhar a conferência em horário de trabalho, fica complicado ficar focado no chat, sendo assim decidimos que não iremos usar o Cover. Será bom e velho formato old-school que já fizemos por duas vezes aqui e foi divertido pacas para quem participou. 🙂

Pra quem ficou curioso, segue o link do post ao vivo da conferência da Microsoft do ano passado e este o post do resumão que é feito no mesmo dia. Continuaremos no mesmo formato este ano, confiantes de que é o mais divertido para equipe e leitores.

Todos animados e empolgados com a E3 este ano? Garanto que eu estou!

Observações Extras!

# Gostaria de ser um colaborador do Portallos? Lá para agosto deste ano, vai rolar um novo recrutamento entre os leitores interessados em integrar nossa equipe! Mais detalhes depois que a E3 acabar. 😉

# Mais recursos e projetos estão em processo de desenvolvimento, ou seja, mais novidades em breve! Incluindo um que já mencionei anteriormente em posts de bastidores que promete agitar os finais de semana aqui do blog!

# Todo mundo já notou que existem 5 nossos banners no rodízio atual do blog? Entraram no ar segunda-feira passada. E mais estão sendo feitos (assim como a troca dos que estão no nosso twitter – aqui e aqui – eu sei que estão velhos!).

# O conversa de mangá terá mais um mangá comentado semanalmente no segundo semestre deste ano e eu já sei qual será! Quem acompanhar o Mesa de Quadrinhos ficará sabendo em breve qual será o título em questão!

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios