Anime vs Mangá | Qual você prefere? (Opinião)

Todo mundo sabe (pelo menos todo mundo que frequenta aqui o Portallos deve saber) que anime é a animação japonesa e que mangá é a arte em quadrinhos. Geralmente o anime vem depois de um bem sucedido mangá e assim, a história ganha fama mundial, filmes, traduções, bonecos, etc. Com algumas exceções que eu lembro aqui de cabeça, como Evangelion e Cowboy Bebop, a ordem sempre foi essa…

Bom, o fato é que eu sou mais leitor de mangás do que audiência de animes. Claro que, quando criança, quando os mangás (impressos mesmo) nem exisitiam no Brasil eu acompanhava avidamente Cavaleiros do Zodiaco, Yu Yu hakusho e muitos outros pela extinta Manchete. Mas, com as portas abertas da internet e a popularização mundial do genêro, tive acesso aos “originais” e eis que achei muito melhor!

No mangá (que eu gosto mais do que anime), a vantagem principal é a velocidade da história, sem fillers, a fidelidade com os ideais do autor (que não se adapta “totalmente” ao grande público – pelo menos no começo da carreira) – isso inclue a narrativa por completo: com a violência, o apelo sensual etc, típico dos japoneses. E outra coisa é que eu sempre acho muito mais engraçado o mangá, parece que as piadas combinam mais, como em Dragon Ball, por exemplo (não estou dizendo que anime não me faz rir). No mangá ainda temos aquelas intervenções do autor, as quais eu acho muito interessantes: o autor de Samurai X e Yu Yu Hakusho são bons exemplos que falavam sobre sua vida pessoal, bastidores e a desesperadora rotina de trabalho…

No anime, ficamos sujeitos aos centenas de fillers, a adaptação para comercializar melhor no mercado mundial e tudo mais. Mas, ganhamos também com o movimento, com a qualidade gráfica que, quando se mantém nos deixa extasiado, com a trilha sonora (que marca época sempre, de geração a geração), com aberturas e encerramentos e muitas outras coisas.

shonen jump

E então chegamos àqueles que não enxergam muita distinção e consomem as duas mídias. A maioria esmagadora é consumidora só de animes. Não conheço muita gente (e olhe que conheço uns milhares de otakus – literalmente) que leu e assitiu um mesmo título – da atual geração, vale ressaltar. Eu mesmo li e assisti todos os que mencionei neste post.

Claro que anime vende mais e é mais atraente no mundo inteiro e principalmente no Brasil que é um país sem muitos leitores (de nenhuma mídia, livros, quadrinhos, jornais, revistas etc.).

Mas, por exemplo, achei o anime Death Note quase impossível de assistir!! O Mangá é ótimo e o anime ficou quase que totalmente Emo (sem ser politicamente incorreto, ok? só não faz meu estilo) e perdeu a essência. Ficou algo lento, massante, não era pra ser animado. Naruto e Bleach: metade da série não é nem necessário assitir, porque são fillers… Tem as exceções, como One Piece que, mesmo os “acréscimos” do anime são bem legais (eu nunca assisti, estou falando por opiniões de terceiros e achei relevante para ilustrar).

Então, embora cada caso seja um caso, em regra geral, eu prefiro mangás, embora sempre curta as aberturas e músicas dos animes (o que seria de muuuitos animes, sem a música? Cowboy Bebop e muitos outros que o digam… Mas, essa é outra discussão!).

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkk,quando q o mangá do one piece ta entre os melhores ?
    nunca no planeta o top 3 ta o fairy tail,naruto e gants one piece eim venda de mangás é pessimo

    1. aqui talvez, mas no japão não tem naruto ou bleach que ganhem dele. fairy tail ainda tá engatinhando… (eu gosto do mangá e tau) mas no máximo tá entre os top 10

  2. o mangá realmente é mais objetivo e os filles traz muita raiva para os fãs
    mas nunca q as lutas no anime vai ser melhor q a do mangá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.