Resumão da Conferência da Nintendo na E3 2010! Retorno das franquias de ouro e um novo portátil!

A Nintendo fez a melhor conferência da E3 deste ano. Não há dúvidas quanto a isso. Ainda não fiz o resumão da Sony (calma, eu farei), mas já tendo assistindo, a Nintendo é a que melhor falou com os gamers. Mostrou novos games, reviveu franquias clássicas, trouxe um novo portátil com um alto potencial. Claro houve alguns problemas, informações vagas, Miyamoto fez papel de bobo na apresentação de Zelda, porém ainda assim é a que mais trouxe novidades ao evento e mostrou que ainda consegue fazer muito com tão pouco.

Depois do continue, veja os vídeos, a minha opinião e tudo que a Nintendo apresentou em sua conferência!

Resumão Ponto-a-Ponto!

* The Legend of Zelda – Skyward Sword: A conferência da Nintendo já foi começando pelo que mais se esperava, o novo Zelda! O visual e os gráficos impressionaram praticamente todo mundo, utilizando o famoso cel shading, de Zelda Wind Waker, porém mostrando um Link bem mais maduro e bem menos cartunesco do no exemplo citado. Para falar a verdade me parece um pouco os gráficos e o visual usado em One Piece Unlimited Adventure, um jogo pouco conhecido pelos fãs aqui na américa, mas que eu tinha alguns anos atrás, por ser fã do animê e do mangá. Claro que ficou um pouco melhor, afinal, Zelda e Nintendo, né? Infezlimente não foi revelado praticamente nada da história do jogo, nem mesmo qual a ligação daquela imagem apresentada ano passado. O lançamento está previsto para 2011. Miyamoto esteve presente no palco em carne e osso para demonstrar o jogo, entretanto parece que houve alguns problemas com o wireless da Nintendo e a imprecisão do Motion Plus reinou, Miyamoto mal conseguiu executar algumas funções básicas. A Nintendo prometeu que o demo aos jornalistas não estaria assim, que foi realmente um problema ali na hora e não do game. Pena mesmo. Era O momento da Nintendo para impressionar todo mundo com o Motion Plus e não foi possível. O resultado é que até eu mesmo fiquei na dúvida o quão preciso é realmente o Motion Plus e até onde vai a liberdade de movimentos no game. Entre as novidades de gameplay, foi mostrado que o Wiimote controlará livremente a espada, em qualquer angulo e movimento e o nunchuk controlará o escudo, podendo defender e até mesmo rebater itens com ele. Nos itens, foi mostrado alguns clássicos como o estilingue que funciona muito bem com o pointer do wiimote. Já dos itens novos, foi mostrado um besouro que pega itens e permite olhar o cenário do alto e uma espécie de chicote.

* Mario Sports Mix: Finalmente a Nintendo está produzindo um novíssimo game de esporte com o Mario! Depois de recauchutar Mario Tennis e Mario Strikers do Gamecube, já era hora de Mario voltar ao mundo dos esportes num game inédito. E o bacana é que desta vez são 4 games em 1! Vôlei, Hoquei, Queimada e Basquete, alias este último lembra muito a versão da Square produzido para o DS algum tempo atrás. O lançamento está programado para 2011. O game conta com tudo que os games desse gênero do Mario tem, como cenários interativos, power-ups e itens de trapaça, no melhor estilo que Mario Kart consagrou. Resta certa dúvida se desenvolver 4 games em 1 terá a mesma qualidade que os clássicos Marios de esporte do Gamecube, que era excelentes, sempre rechado de modos extras e bom replay.

* Wii Party: Substituindo a franquia da geração passada, Mario Party, a Nintendo estará lançando neste final de ano Wii Party. É a mesma coisa, porém é com o elenco de Wii Sports e Wii Sports Resort, ou seja, os jogadores e seus Miis. Foi mencionado algo como 70 mini-games e pelo trailer divulgado, o sistema de tabuleiro também marca presenta no game. A série Party nunca foi ruim, e torná-la ainda mais casual, sem o universo do Mario, parece uma grande oportunidade para o público, apesar de que particularmente ainda preferia um Mario Party, por ser fã do universo.

* Remake 007: GoldenEye: Sim! Concordo com todo o mundo quando dizem que GoldenEye revolucionou o gênero de shooter em primeira pessoa e principalmente no multiplayer. Mas não sei se fico realmente empolgado com um remake do game original no Wii. Quer dizer, mesmo com os gráficos reformados, ainda está longa da beleza dos shooters atuais do X360 e do PS3, e parece muito desespero ter que reviver a lenda de GoldenEye no console, para que as pesssoas percebam que o Wii pode ser divertido ao gênero. Independente do que acho, o jogo deve empolgar muitos gamers nostalgicos e se for bem feito como o trailer prega, mais uma nova legião de gamers. O jogo será lançado cheio de novidades, como multiplayer online, além do clássico offline com tela dividida em 4, 16 novos modos de game, 8 personagens clássicos da série Bond e ainda conterá com a dublagem de Daniel Craig, o atual Bond do cinema. Lançamento também neste final de ano, em caixinha mesmo. Se este clássico fosse sair nos outros consoles (sei que isso é impossível), provavelmente seria um game via donwload, com tudo que a Nintendo planejou, e ainda com a chance de melhores gráficos, pelo preço de U$15 ou U$ 20. Mas como é um jogo para Wii, que não possui HDD, sai em caixinha e pelo preço padrão (a menos que se anuncie o contrário) da line-up Nintendo. Deu pra entender porque não me empolguei muito? Uma coisa é reviver velhas franquias, com novidades e vendê-la via sistema digital com preços menores, outra é transformá-las em games de caixinha. Vide Earthworm Jim, um clássico do gênero plataforma do Super Nintendo/Mega Drive, que foi reformado, ganhou novos extras e modos, gráficos em alta-definição e qual o preço para venda? U$ 10. Entenderam meu ponto de vista? Alias, acharia ótimo esse remake, no 3DS (já vou chegar nele).

* Epic Mickey: Em determinado momento da apresentação da Nintendo, foi convocado o produtor de Epic Mickey ao palco para fazer uma apresentação deste game que será exclusivo do Wii. Vou admitir e dizer que não pareceu grande coisa, muita gente ficou impressionada, mas consegui o mesmo efeito. Foram demonstrado duas áreas do game, uma delas seria como um mapa central, onde Mickey pode andar à vontade, não há inimigos, apenas alguns personagens que Mickey pode interagir. Nessa área é mostrado o poder de apagar e criar cenários. Achei simplório, a tinta verde apaga, basta atirar em qualquer coisa, e a tinta azul recria ou cria cenários, como plataformas, telhados ou objetos apagados. O poder é limitado, existem duas barras na lateral da tela uma para a tinta verde e outra para a azul. O outro cenário já era uma fase em si, totalmente em preto e branco recriando o curta animado do Barco à Vapor, o clássico de estréia do personagem na compania Walt Disney, fase alias que existia já num antigo jogo de Suer Nintendo do Mickey, ou seja, não é uma idéia totalmente 100% original. Na fase não foi mostrado qualquer poder com a tinta e nem mesmo inimigos. Pra mim, não foi suficiente para me animar com o game. Os gráficos estão naquele limite conhecido do Wii, bonitos, porém longe da beleza dos games de PS3/X360. Enfim, é o retorno de Mickey ao mundo dos games, mas suspeito que vai passar batido por muitos gamers, mesmo que o game seja imperdível. Falta alguma coisa na minha opinião.

* Kirby’s Epic Yarn: Kirby está de volta! Um novo jogo original e criativo, todo feito em linhas que lembram vários tipos de costuras. Cenários interativos, inimigos diferentes, o próprio Kirby pode se transformar em várias coisas. É uma das franquias mais coloridas e “fofas” da Nintendo, mas é inegável o charme e a vontade de jogar que qualquer gamer tem ao ver um jogo assim. O lançamento no final deste ano para o Wii. Este e o próximo é um dos mais favoritos desta E3. Quem me dera todos os games dessa E3 tivessem essa linha de originalidade e criatividade. A única coisa que fico chateado com Kirby é que a Nintendo tem uma péssima mania de engavetar games com o personagem. No Nintendo 64 isso aconteceu e no Gamecube aconteceu. Então fico realmente feliz com seu retorno ao mundo dos consoles de mesa. Tenho todos os Kirbys do DS e acho-os excelentes games, gostaria muito que o mascotinho rosa fizesse mais sucesso na plataforma Wii e mais games fossem criados. Gráficos excelentes, nem parece aqueles 3D ou 2D com gráficos quadradões, essa é a diferença quando existe gráficos com designe criativo, não se nota a falta de potencial em criar gráficos em alta-definição, este é um dos raros casos em que o visual simplesmente não poderia ficar melhor.

* Donkey Kong Country Returns: A Retro Studios, que desenvolveu a trilogia Metroid Prime, está cuidando agora de um novíssimo DK, quer dizer, reformando a série mais clássica da franquia, que nos tempos dourados do Super Nintendo, era tarefa da Rare manter. Country Returns é óbviamente um dos games mais pedidos pelos fãs em décadas de Donkaey Kong medianos e sem sal. O trailer mostra muitos dos elementos clássicos, como as fases das minas, letras “KONG” e muito mais. Junto com um novíssimo visual reformado para o Wii. Um game totalmente 2D! E note que há notas habilidades, onde Diddy e DK interagem com novos movimentos! Lançamento para o final deste ano no Wii!

* Nintendo 3DS: Veja bem, eu ainda vou criar um artigo próprio para falar do 3DS. A Nintendo apresentou o novo portátil, mas ainda há certos detalhes e informações no ar, que quero tirar a limpo antes de falar positivamente ou negativamente. Quem espera uma data de lançamento ou preço, vai continuar esperando, pois não foi revelado estes detalhes essenciais. Alguns sites andam apostando que sai este ano, como os games do DS e do DSi são compatíveis completamente com o novo portátil, isso não atrapalha de forma alguma os planos de games para o DS deste e do próximo ano.

O 3DS na verdade lembra muito o próprio DS em designe, mas há mudanças importantes no sistema. A tela superior agora é em widescreen, pouca coisa maior que o DS, e com suporte a imagens em 3D sem a utilização de qualquer óculos para tal efeito, uma bela cartada que nem mesmo a concorrência foi capaz de criar ainda. Duas cameras na parte exterior do portátil permitirá fotos em 3D. O portátil também terá um analógico e um novo botão que permitirá desligar o efeito 3D. O portátil virá com acelerômetro e giroscópio internet, não foi mencionado rumble. Totalmente wi-fi e mais fácil de configurar segundo a Nintendo, praticamente automático segundo o presidente da compania. Não foi mencionado se terá algum suporte a memory cards ou sistema de armazenagem. Uma dúvida lógica já que o acessório irá rodar filmes animados em 3D, não foi explicado como será feito isso, via download para se guardar num memory card ou através do sistema de streaming.

Vários estúdios já estão trabalhando em games para o portátil, apesar de apenas Kir Icarus (mais abaixo) ter sido mostrado. Os gráficos lembram um pouco o Gamecube e quase os gráficos de Wii, um excelente potencial, mas ainda assim, alguns games da geração Live Arcade e Playstation Network ainda não devem aguentar rodar no portátil, o que é uma pena, fico pensando no portencial que o aparelho teria se conseguisse. Mas mais uma vez, ainda quero dar uma olhada melhor sobre essa questão e principalmente comparar alguns games entre 3DS, PSP e Iphone e ver como ficou cada portátil desta geração. (Sim, eu gosto de comparações)

O vídeo abaixo tem seis partes, só vou postar a primeira. Quem quiser ver o restante basta clicar aqui: Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5 e Parte 6!

* Kid Icarus Uprising: Já mencionei acima, mas só reforçando, o único título para 3DS mostrado na conferência. Ainda sem data de lançamento. O game está sendo desenvolvido pelo criador de Super Smash Bros e já havia rolando comentários sobre o mesmo quando se chamava Project Sora. Não foi revelado muitos detalhes, mas parece uma ótima forma de trazer o famoso Anjo para uma nova geração de gamers. O visual do personagem é o mesmo visto em Super Smash Bros Brawl.

* Metroid Other M e Golden Sun: Dark Dawn em novos trailers. Além de tudo isso, ainda deu tempo para a Nintendo revelar novos vídeos de ambos os games, que serão lançados este ano ainda. Não vou comentar nada sobre os mesmo, porque são franquias que realmente não me agradam atualmente, mas segue os trailers:

Enfim, a Nintendo este ano fez uma excelente conferência, exatamente do jeitinho que os gamers queriam. Reviveu franquias famosíssimas, como Kirby e a série Country de DK, temos um Metroid totalmente reformulado chegando, mais um Mario, mesmo que genérico, mais um game com os Miis que vai vender horrores, tivemos Zelda, Golden Sun, um novo portátil já que o DS estava ficando pra lá de ultrapassado graficamente, Kid Icarus para uma nova geração e muito portencial para o futuro do portátil. Ainda acho que o Wii deu uma enfraquecida grande, com as third-partys meio largando mão do console de mesa da Nintendo para dar total apoio ao 3DS, então sobrou novamente para a própria Nintendo carregar seu console de mesa nas costas pelos próximos anos, apostando alto em suas franquias, uma das coisas que o Gamecube também enfrentou em seus últimos anos de vida. Ainda acho que será necessário um novo Wii o mais rápido possível, mas isso é conversa para uma outra oportunidade. Voltando a conferência, bons games, bons clássicos, promessas excelentes para o futuro e muito pouco papo casual.  Faltou um pouquinho dar uma certa atenção para os games de distribuição digital da Wiiware e DSiware, mas fora isso foi exatamente tudo que os gamers queriam nesta E3 e que a Microsoft não conseguiu cumprir e nem a Sony (que ainda farei o resumão para conversamos em particular sobre a mesma). Nintendo em 2010 com certeza teve a melhor conferência.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.