Crítica | Sonic – O Filme – Um clássico esquecido no tempo (Nostalgia)

Impressões de um animê de 1996

Vocês se lembram do post feito algumas semanas atrás comentando sobre o aniversário de 19 anos do Sonic? (Este aqui). Cheguei a comentar rapidamente meu interesse por um animê do Sonic de 1996, legendado por um fansub brasileiro que não existe mais, o Hirameki, e que não estava encontrando em lugar algum essa versão para baixar.

Pois então, um leitor do Portallos, o Juca Gamma, gentilmente entrou em contato comigo no orkut, comentando que tinha o vídeo com o filme do Sonic e se eu ainda queria o mesmo. Então antes de mais nada deixo aqui o meu agradecimento ao Juca que ainda hospedou o arquivo num site de compartilhamento para que eu pudesse baixar e assistir. Muito bacana mesmo a gentileza!

Neste final de semana pude conferir essa pérola. Apesar de algumas distinções com os primeiros games da série, ver Sonic contra Metal Sonic não tem preço! Após o continue algumas considerações e os links para quem quiser conferir a animação. Procurei informações pelo DVD do filme e infelizmente ele não foi lançado no Brasil. Nos EUA chegou a sair uma versão em 2004 em DVD, mas hoje em dia já está esgotada na Amazon. No Pirate Bay (neste link) é possível baixar a versão em inglês deste DVD americano (a imagem é um pouco melhor que a versão da Hirameki, mas está em inglês óbviamente). Nestas horas que a internet mostra-se útil. Uma animação já esquecida no tempo, que não tem em DVD por aqui, não é exibida na TV e quase ninguém sabe que existe, só mesmo internet para se compartilhar arquivos para possibilitar tal experiência.

Antes de comentar sobre o animê, um pouquinho de aula de história sobre Sonic. O personagem foi criado em 1991. Em 1994, o Mega Drive já estaria recebendo o clássico Sonic The Hedgehog 3, que introduzia o Knuckles à franquia. No mesmo ano ainda seria lançado Sonic & Knuckles. Tails estreou um pouco mais cedo, em 1992 em Sonic The Hedgehog 2.

Passado estes dados, a animação “Sonic The Hedgehog” como ela é chamada no Japão, surgiu como já disse em 1996, em duas partes em formato OVA, abreviatura de “Original Video Animation”, ou seja, uma pequena produção que é lançada diretamente para o mercado Home Video. Quanto chegou aos EUA, virou “Sonic The Hedgehog – The Movie”, e as duas OVAs japonesas foram unificadas para formar uma única animação de 52 minutos.

Como ela foi produzida dois anos após Sonic & Knuckles, não é de se admirar que apenas o trio de heróis principal da série participem da mesma. Não existia ainda Shadow, Amy e aquela pilhas de personagens descartáveis que existem hoje em dia. Esse é um animê do tempo em que Eggman ainda era chamado de “Robotinik” nos EUA e no Brasil. Hoje em dia a Sega já deixou claro que em qualquer parte do mundo, o nome oficial do vilão é Eggman. Se bem que eu ainda sinto saudades do nome Robotinik para falar a verdade.

O animê é ainda um pouco diferente do game, apesar de que você percebe o esforço para manter às raízes da série. Sonic sempre com aquela personalidade de “eu sou o tal”, porém na hora do aperto, está ali para judar para o que der e vier, inclusive solidarizando com o inimigo. Tails é o fiel ajudante, querendo um dia se tornar tão corajoso e heróico quanto Sonic, nem mesmo nos momentos de dúvida, Tails duvida de seu héroi. Eggman está um pouco mais bonachão, mas ainda tem suas aspirações de dominar ou destruir o mundo, o que vier disso é lucro. Knuckles talvez seja o mais distinto do game, aqui ele não é o guardião da Master Esmeralda, quer dizer, ele não menciona nada do tipo, na verdade Knuckles surge no filme como um caçador de tesouros, isso explica o chápeu de cowboy, mas aquela personalidade do cara que age sozinho é algo que existe no game, mesmo ele jutando forças com Sonic e Tails mais à frente do filme, o personagem continua com uma atuação bem diferente de Tails, que tem a limitação de ser um “parceiro” do herói.

Mas o bacana mesmo do animê é Metal Sonic! Um dos personagens mais icônicos do universo do Ouriço. O filme trata de mostrar a origem do personagem. O primeiro Metal Sonic e o que deu errado nele. Como Sonic pode vencer um inimigo que tem as mesmas habilidades que ele? Em certo momento do filme até mesmo os golpes dos personagens entram em sincronia. É legal ver Sonic perdendo a briga, apanhando e não conseguindo pensar numa forma de vencer Metal. Alias o fim de Metal Sonic no filme chega a ser emocionante, caracterista básica de uma produção animada japonesa.

Porém antes disso a animação tem seus momentos que valem a pena ser lembrandos. Sonic e Tails precisam ir a Eggmanland derrotar o “Dark Eggman” que se apassou do território de Eggman, tudo é uma farsa, fica bem óbvio, mas ainda assim a batalha com o robozão nessa cidade meio apocalipse, em meio a uma tempestade, com Tails e Sonic correndo para todo canto ficou muito boa. Vale lembrar que numa animação convencional da década de 90, com tudo feito à mão, não é qualquer desenho que tinha a ousadia de fazer uma cena assim. Por isso Sonic Animê é tão bom! É nessa batalha que Knuckles aparece para ajudar.

Ah algumas coisas bobas no animê, como o presidente lá do mundo onde se passa a história e a sua filha, na qual Eggman cobiça para ser sua esposa. São personagens que realmente não fazem tanta diferença assim, apesar de que a Coruja cegueta que aparece algumas vezes na história gera algumas piadas engraçadas. Esse personagem ainda proporciona uma cena de ação legal com Tails no início, mesmo que no final das contas o Sonic tenha tido que se levantar e ajudar.

Talvez se você comparar Sonic O Filme com qualquer outra produção mais recente, verá que é um desenho velho e sem graça. Mas eu cresci vendo desenhos na década de 90 e é esse exato estilo que tanto gostava de ver na TV. Ação e aventura com personagens que fizeram a minha infãncia. Vale à pena assistir pela nostalgia. Não vá esperar algo extraórdinário, é preciso lembrar o ano de produção da obra. Mas eu gostaria muito que algum estúdio lançasse um novo DVD desse clássico, só para ter na minha prateleira e reassistir de vez em quando.

Bem, agora deixo os links que o Juca Gamma me passou para baixar a versão do fansub Hirameki. Não garanto até quando eles estarão online então aos interessados, recomendo que baixem o quanto antes. São um pouco mais de 400MB. Os arquivos estão compactados em formato .RAR, então é necessário ter no PC algum programa que descompacte eles, como o WinRar (baixe aqui), e só dá para descompactar depois que estiver todos os arquivos baixados e juntos numa única pasta do PC.  Links para baixar a animação:

Sonic Movie Part 1! (Clique)
Sonic Movie Part 2! (Clique)
Sonic Movie Part 3! (Clique)
Sonic Movie Part 4! (Clique)
Sonic Movie Part 5! (Clique)

Se alguém for membro de algum tracker de animê que compartilhe arquivos e quiser disponibilizar por lá, acredito que não haja problema algum, afinal o Hirameki não existe mais. E seria legal ter um torrent dessa animação.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.