Fringe e o universo das Olivias invertidas! [3×02-03] [PdS]

Fringe

Fringe: 3º Temporada, segundo e terceiro episódios (3×02 e 3×03) foram exibidos nos EUA dias 30 de Setembro e 7 de Outubro respectivamente: “The Box”/”The Plateau”

Enquanto isso no Brasil: Fringe é exibido no Brasil pelo canal pago Warner e pelo canal aberto SBT, com estreia da terceira temporada programada para o dia 2 de novembro às 22h na Warner.

Aviso: Continue lendo apenas se você já assistiu o segundo e terceiro episódios da 3ª temporada de Fringe. Haverão spoilers! Caso ainda não tenha assistido, assista apenas os vídeos (promos dos episódios) após o “continue lendo” e depois não prossiga com a leitura.

Àqueles que ainda não conhecem o Papo de Série, basta clicar aqui e ficar por dentro do projeto. Depois do “continue”, conversamos mais.

É fato que Fringe vem melhorando drasticamente desde suas estreia em 2008. Sua terceira temporada vem, até agora, mostrando os melhores episódios da série, e isso é bastante animador para os fãs. Lembro de ter ouvido muitas críticas logo no início da série, mesmo que ela tenha me ganhando lá mesmo, afinal sou fã irremediável de ficção científica. Bem, chega de lorota e vamos ao que interessa.

Os dois últimos episódios de Fringe mostraram alternadamente o que vem acontecendo nos dois mundos. Adorei esse formato de roteiro. Achei que foi um bom modo de quebrá-lo em “caso da semana” sem destruir a continuidade do mesmo. Aliás, os episódios, mesmo que sendo fechados, não abandonam o roteiro principal, o que foi uma das grandes falhas de boa parte dos episódios da segunda temporada. Bem, agora vamos ver o que vem acontecendo nos dois mundos.

Aqui

Fringe

Um dos assuntos que apontei no último PdS foi como Alternolivia iria conseguir fazer o papel de Olivia nestre mundo. No Episódio The Box, isso foi abordado, mostrando Alternolivia estudando a vida de sua sósia. Achei isso meio vazio demais. Uns videozinhos de última hora não iriam fazer com que ela magicamente se transformasse em Olivia, aliás, mal trabalho ela está fazendo. Não sei como ninguém ainda notou que aquela não é nossa Olívia. Toda sorridente e afetuosa, tenho certeza que Petter já desconfia de alguma coisa, afinal, ele é tudo menos burro.

Encenações a parte, ela está conseguindo se infiltrar em nosso mundo e, aparentemente, as ordens de Walternativo estão sendo bem executadas. O episódio girou em torno de uma misteriosa caixa que emitia sons ultrasônicos capaz de matar pessoas em segundos. Surpreendente foi o fato da caixa ser na verdade parte da máquina que pode destruir nosso universo. Mais surpreendente foi ver que tudo não passava de um plano bem sucedido de fazer Petter estudar a misteriosa caixa. O que me deixa curioso é o que a caixa fazia em nosso mundo, como ela foi parar aqui e para que Walternativo precisa dela aqui.

Fringe

Em meio tudo isso descobrimos que Bell deixou nada mais do que a Massive Dynamic para Walter em seu testamento. Com uma organização como essa a seu dispor, Walter com certeza poderia fazer algo para combater os avanços de Walternativo, mas tenho certeza que Walter não abandonará seu pequeno laboratório.

Durante o episódio, nos deparamos com uma cena chocante. Alternolivia matando o pobre surdo que tinha ido entregar a caixa misteriosa para ela. Com essa cena vemos que as chances dela perceber que o outro mundo é a verdadeira ameaça e passar a ajudar Fringe deste mundo é praticamente nula. Vimos que ela só se importa com sua missão e não vai ter tempo de se comover por nossa causa.

Fringe

Enquanto isso, lá no mundo alternativo, Olivia parece estar cada vez mais imersa nas memórias de Alternolivia, conseguindo, ao contrário de sua sósia aqui, substituí-la perfeitamente. Quem não está gostando nada disso é Broyles, que teme que Olivia pode recuperar suas memórias e atacar Fringe internamente.

No episódio vimos bastante sobre o mundo alternativo que ainda não tinhamos visto. Vimos que sua tecnologia parece bem avançada se comparado com a nossa. Vimos também os costumes as vezes bem diferentes dos nossos. Tudo isso aliado ao novo Fringe e as novas versões de cada personagem, deram uma boa refrescada na série. Os dois mundo agora parecem duas séries diferentes, porém interligadas, fazendo com que o número de episódios em nosso mundo diminua e consequentemente o número de episódios-enrolação diminua.

E por falar em nova Fringe, gostei bastante dos “novos” personagens. Principalmente por utilizar personagens que já foram mortos aqui. Quem não gostaria de ver Charlie e Nick de volta? Pois bem, o grupo de amigos de Alternolivia começam a desconfiar da identidade de sua amiga. Agora, esses sim me deixam me perguntando se vão acabar ajudando nosso mundo.Sei lá, eu ultimamente venho com essa esperança dos dois Fringes se ajudando ao invés de se enfrentarem.

Fringe

Agora, um personagem que me alegrou neste episódio foi, quem diria, Astrid. Ao contrário do que disse do PdS passado, Astrid alternativa parece bem mais útil que a versão daqui. Apesar de seus sentimentos parecerem ter sido sugados pelas telas dos monitores que ela utiliza, Alternastrid (cada nome esquisito que sai) é bem mais ativa e importante que sua sósia, que deveria no mesmo momento em que a alternativa fazia varios cálculos, estar alimentando uma certa vaca…

O enredo do episódio serviu apenas como plano de fundo para mostrar Olivia se acostumando com a vida de sua versão alternativa. O caso da semana não parece ter qualquer relação com o enredo principal. O que realmente interessou neste caso foi o desfecho. Apesar de extremamente previsível (sabia como ia terminar o episódio assim que foi explicado o que o homem fazia) o final não deixou de ser bom. Utilizar o fato dela não ser daquele mundo, impossibilitando um calculo exato sobre suas ações, e juntar com as visões de Olívia com os personagens de nosso mundo, foi uma boa saída para que ela comece a recuperar sua memória. Agora tenho certeza que o taxista do primeiro episódio será a peça chave para recuperá-las.

Fringe

Todos os acontecimentos desta terceira temporada de Fringe parecem estar de acordo com o plano de Walternativo, que até agora não sei se seus planos foram completamente revelados. Destruir nossa dimensão para salvar a sua me parece uma daquelas desculpas para esconder algo realmente maior. Inegável que não poderia ter vilão melhor que Walter para Fringe. Agora que nosso Walter possui a Massive Dynamic, basta esperar o grande confronto desses dois gênios!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.