HQ Disney: A seleção das histórias de Outubro 2010! [+ Resumo da entrevista do Paulo Maffia na AllTV!]


Finalmente estou com as revistas de Outubro em mãos! Este mês não pretendo fazer um post tão enorme, porque tenho como meta voltar a colocar reviews de edição por edição aqui no blog, através da coluna Mesa dos Quadrinhos. Estão este post será dedicado apenas a apresentar as histórias de cada edição, assim como trazer o preview de algumas páginas das mesmas.

Na minha opinião, as HQs de Outubro estão muito melhor do que as do mês passado. Mickey continua sua fase com Casty (As Garrafas Sonoras de Avaloa), na revista do Donald tem, na minha opinião, a melhor história de todas as revistas deste mês (Os Espectros da Cidade Fantasma) e Tio Patinhas vem com Giorgio Cavazzano em dobro e uma com roteiro de Jerry Siegel, o criador do Superman, na história A Máqina do Heroismo!

Ah! Quer saber o que vai acontecer com os quadrinhos Disney aqui no Brasil nos próximos anos? Sistema de assinaturas, especiais, coleções, sagas italianas, após o continue fiz um resumão com as informações cedidas pelo Paulo Maffia hoje no programa transmitido pela internet HQ & Cia, na qual eu estava no chat pentelhando com perguntas. Para quem não pode acompanhar, é uma excelente dica. Mais detalhes no final do post!

Após o continue, os detalhes de cada edição!

Mickey nº 817

Duas histórias para Mickey, que continua com sua fase com histórias roterizadas e desenhadas por Casty. No mês de novembro, a revista do rato terá mais uma história deste novo Mestre Disney. Em breve trago o review da revista, pois foi a primeira que resolvi ler. Tenho algumas considerações interessantes para fazer sobre ele. A segunda história da edição, mais curtinha, parece ser a única que homenageia o mês de Outubro em relação ao dia das bruxas. Ainda bem, porque ano passado tivemos mais edições temáticas de dia das bruxas e as história não foram lá grande coisa. Ainda bem que a Abril deixou a comemoração de fora este mês.

As Garrafas Sonoras de Avaloa (Inducks) – 2009
Roteiro e Desenhos: Casty e Arte-Final: Michelle Mazzon
História Inédita no Brasil – 35 Páginas

O Mistério das Múmias (Inducks) – 2009
Roteiro: Doug Gray e Desenhos: José Antonio González
História Inédita no Brasil – 11 Páginas

Pato Donald nº 2387

Genial! É só isso que posso dizer da história de capa da revista do Donald este mês. A melhor do mês e a melhor desde que entrou esse selo comemorativo de 60 anos da revista do personagem. Isso demonstra que precisamos urgentemente de mais histórias com o roteiro do Fausto Vitalino. Muita gente fica elogiando o Casty, mas Vitalino deu um show de qualidade com essa história do Donald, que poderia muito bem virar uma excelente animação na TV, tem tudo que uma boa história precisa, seja numa HQ ou numa animação. Mas falei de mais. Review dela daqui alguns dias no blog.

Destaque também para a história com o Peninha. Acho bizarro esse Peninha de roupa rosa que os estúdios da Disney na Dinamarca insistem em colorir, mas o personagem é sempre engraçado e bem vindo na revista do Donald. Já as outras duas histórias da revista, mais uma do William Van Horn, que anda já meio cansativo, já que a revista não dá um descanso pro autor já faz um bom tempo, mas ainda vou ler a história para ver a qualidade da mesma. E uma histórinha de duas páginas para fechar a revista.

Os Espectros da Cidade Fantasma (Inducks) – 2010
Roteiro: Fausto Vitaliano e Desenhos: Andrea Freccero
História Inédita no Brasil – 28 Páginas

Meus Primos Macacos (Inducks) – 2006
Roteiro: Stefan Petrucha e Desenhos: Tino Santanach Hernandez
História Inédita no Brasil – 06 Páginas

Cresça e Apareça (Inducks) – 2003
Roteiro e Desenhos: William Van Horn
História Inédita no Brasil – 04 Páginas

O Limpador de Janelas (Inducks) – 2001
Roteiro: Werner Wejp-Olsen e Desenhos: Pedro Alférez Canos
História Inédita no Brasil – 02 Páginas

Zé Carioca nº 2352

A revista do Zé continua na mesma. Só republicações porque não temos mais estúdios no Brasil para novas histórias. Histórias do Superpateta mega velhas que também já cansaram, e Urtigão. Na verdade, as três histórias do Zé não são ruins, eu gosto dessa fase anos 90 do persoanagem, com humor mais apurado, desenhos mais limpos, e todo um ar mais juvenil que os personagens possui. Pra ser sincero, não tenho preconceito algum com o boné virado do Zé, acho que é uma marca do personagem no anos 90. Eu acho mais estranho é o visual dele de terno e chapéu, que nada tem a ver com os dias de hoje. O Tio Patinhas usar um casaco daqueles, ok. Mas o Zé ficar de terno pra baixo e pra cima? Isso realmente ficou pro passado e não me agrada muito.

Felizmente, para os que gostam, segundo o Paulo Maffia, a nova fase da revista está vindo nos próximos meses, e ela irá resgatar mais clássicos do Zé de Renato Canini e também trará as histórias em ordem cronológicas do Comando Laser com Mickey e Pateta. Mas já falo das novidades mais para o final do post.

Zé Carioca: O Rei da Seda (Inducks) – 1996
Roteiro: Arthur Faria Jr. e Desenhos: Aluir Amâncio
Hitória publicada em Zé Carioca 2057 – 10 Páginas

Superpateta: A Classe dos Profissionais sem Classe (Inducks) – 1975
Roteiro: Ivan Saidenberg e Desenhos: Moacir Rodrigues Soares
História publicada em Almanaque Disney 44 – 09 Páginas

Urtigão: Garota Inteligente (Inducks) – 1994
Desenho: Aparecido Norberto
História publicada em Zé Carioca 2002 – 07 Páginas

Zé Carioca: O Jurado Assustado (Inducks) – 1992
Roteiro: Arthur Faria Jr. e Desenhos: Eli Marcos M. Leon
História publicada (pela 1ª vez) em Zé Carioca 1925 – 08 Páginas

Zé Carioca: Com uma Baita Fome (Inducks) – 1993
Desenhos: Carlos Edgard Herrero
História publicada em Zé Carioca 1979 – 08 Páginas


Tio Patinhas nº 543

Tio Patinhas também está sensacional este mês. A príncipio estranhei um pouco a capa meio “fofinha” com o personagem, mas a aventura que inspirou a capa é realmente interessante e bacana, e com os desenhos belíssimos de Giorgio Cavazzano, não tem como dar errado. A revista ainda tem mais duas histórias curtas, uma do Pardal, que é um personagem sempre bem vindo e outra com Daan Jippes que é um dos herdeiros de Carl Barks, apesar de que não me simpatizo muito com ele, pois ao contrário de outros herdeiros, como William Van Horn e Marco Rota, Jippes não tem um estilo próprio e realmente soa demais com Barks. Não que isso desmereça a qualidade de suas histórias, mas fica aquela impressão de que o artista podia colocar um pouco mais de originalidade no seu trabalho.

Por fim, mais uma história de Jerry Siegel, e desenhos de Cavazzano. Esta é um pouco mais antiga, de 1972, mas ainda assim, inédita no Brasil e vale como curiosidade. No mês passado eu não curti muito a “Caça à Número Um”, mas talvez tenha sido apenas uma história envelhecida demais para os dias de hoje. Vamos ver se a deste mês se sai melhor. Assim que ler volto a comentar sobre ela por aqui.

O Ouro Frio e os Três Lobos Siberianos (Inducks) – 2010
Roteiro: Rodolfo Cimino, Desenhos: Giorgio Cavazzano e Arte-final: Sandro Zemolin
História Inédita no Brasil – 28 Páginas

Prof.Pardal: Oferta e Demanda (Inducks) – 2001
Roteiro e Desenhos: Kari Korhonen
História Inédita no Brasil – 10 Páginas

A Isca Arisca (Inducks) – 2009
Roteiro e Desenhos: Daan Jippes
História Inédita no Brasil – 11 Páginas

A Máquina do Heroismo (Inducks) – 1972
Roteiro: Jerry Siegel e Desenhos: Giorgio Cavazzano
História Inédita no Brasil – 30 Páginas

Extra (Entrevista do editor Paulo Maffia no programa HQ & Cia do portal AllTV): Hoje à tarde rolou uma entrevista com o Paulo Maffia nesta programa ao vivo transmitido pela internet e ao contrário do ano passado, quando não pude assistir, neste ano não esqueci e compareci no chat do programa para acompanhar algumas das novidades dos quadrinhos Disney para os próximos meses. Na verdade não foi revelado nenhuma bomba de verdade mesmo, apenas algumas curiosidades interessantes e projetos ainda não 100% para os próximos anos, mas os principais pontos foram:

* Sistema de assinaturas dos quadrinhos Disney está agendado para começar no próximo mês! Não foi dado muitos detalhes como preço, mas podem ficar tranquilos que estarei de olho, pois serei um dos primeiros a assinar assim que for disponibilizado. Paulo Maffia garantia que será a nível nacional e assim como qualquer assinatura da Abril, as edições chegaram nas casas dos assinantes até antes de chegarem nas bancas (isso é verdade, eu já fui assinante de muita coisa da Editora Abril e as revistas tem mesmo a tendencia de chegar dias antes de você achar ela nas bancas).

* Novas revistas – Minie Pocket Love e Pura Risada Com Mickey: Estas duas ainda carecem de maiores detalhes, ele não pode levar ao programa as revistas já impressas, apenas esquetes das capas. Mas são publicações voltadas para o público infantil mesmo, Minie para atrair um público feminino e Mickey o masculino, inclusive esta do Mickey trará até mesmo passatempos. Ainda não quero criticar a iniciativa aqui no blog, pois quero primeiro ver as primeiras edições. Uma coisa que me animou um pouco é que segundo o Paulo, estas revistas terão quadrinhos inéditos no Brasil, o que é uma boa notícia, mas também teremos clássicos. Resta ver a qualidade da seleção. Mickey parece show, pois o primeiro número trará a quadrinização do desenho Mickey e a Foca, um dos clássicos do personagem, que saio este ano na Topolino na Itália. Cada revista deve custar R$ 7,95, e Minie está confirmada como uma revista trimestral com 160 páginas. A do Mickey se ele falou, não pesquei (também estava no chat enviando perguntas XD), mas a julgar pelo preço idêntico da Minie, deve ser o mesmo número de páginas.

* Mudança nos Clássicos da Literatura Disney: Comentei esta semana sobre a recente mudança nos cinco últimos volumes da coleção. Segundo o Paulo o motivo da mudança nos temas foi por própria imposição da Disney, que barrou em cima da hora tais volumes, mas o editor disse estar pensando em remanejar algumas das histórias que iriam sair nos volumes para as revistas de linha para 2011.

* Edições Especiais: Estão confirmados para 2011 Pateta Faz História e Morcego Vermelho. Também se cogita a possibilidade de um especial do Donald Duplo, que anda ganhando alguns arcos de extrema qualidade na Itália. Pateta Faz História sairá em edição completa e em formato americano, mas sem muitos detalhes. Também foi comentando a preferência por especiais em formatinho, pois saem com um custo benefício menor ao consumidor, o editor diz ter muito medo de lotar as bancas com quadrinhos Disney demais e com isso acabar prejudicando o leitor, fazendo com que ele deixe de comprar uma ou outra coisa, até por isso este ano não tivemos muitos especiais por conta da Clássicos da Literatura ter inundando as bancas semanalmente.

* Coleção Essencial da Disney (Nome provisório) para 2012 ou 2013: Uma das idéias mais interessante apresentado pelo Paulo Maffia, porém uma das mais incertas. Seria uma nova coleção no mesmo nível de qualidade de O Melhor da Disney Carl Barks e Clássicos da Literatura Disney (formato e estilo ainda estão no ar, pois como o mesmo afinal ainda é uma idéia que ele está tentando criar solidez para acontecer). Seriam volumes especiais, com muitas páginas (ele citou 300 no programa, o que achei meio exagero do momento), e que seria dividida por personagens, citando Pato Donald e Mickey como básicos, mas também outros como Peninha e Superpato (isso seria fantástico se me permitem dizer). Mas ainda é muito cedo para ficar esperançoso. O jeito é aguardar e torcer para que os quadrinhos Disney continuem esse bom momento na qual eles estão passando.

* Vendas aumentando: Fico muito animado com essa informação de que as vendas dos quadrinhos Disney andaram aumentando nos últimos anos. Espero mesmo que continue mais e mais. Paulo chegou a mencionar que Disney Big anda sendo um estouro de vendas e sucesso. Brincando sobre torná-lo bimestral, ele falou que precisa comer e dormir também. Mas pediu calma e quem sabe no futuro.

* O Mistério dos Signos: Ano passado o editor comentou a possibilidade de um encadernado especial com esta saga bem antiguinha já. Mas na entrevista deste ano, ele disse que pegou a história para ler e disse não ter “envelhecido bem”, dando a entender que descartou a idéia de republicar a história num especial. Ele disse que sabe que existem muitos fãs e que esperaria muitos xingamentos por conta disso. É verdade Paulo, que vergonha! O Mistério dos Signos é um dos grandes clássicos italianos, como pode dizer que envelheceu demais? Fala sério!

* Saga em 4 partes com Superpato em 2011: Essa informação foi meio rápida, mas o Paulo disse que será publicada na Tio Patinhas em 2011 uma aventura de 4 capítulos envolvendo o Superpato. Se não estou enganado, ele deve estar se referindo as histórias que foram capas recentes da Topolino (2850, 2851, 2852 e 2853). Mas a informação foi rápida demais, então carece que eu mande um e-mail para confirmar com ele se são estas mesmo. Mas ao menos estamos garantidos que mais Superpato aparecerá em 2011 na Tio Patinhas. E uma pena que mesmo com eu insistindo em saber sobre mais histórias do Indiana Pateta, o pessoal do programa acabou não perguntando pro Paulo. Falando em arcos americanos, não há planos para algo envolvendo Os Mágicos do Mickey, enquanto Donald Duplo eu mencionei acima. Infelizmente minha pergunta sobre Pateta Reporter e Topolinia 20802, recentes histórias meio séries na Itália, não chegou ao editor, pois são matérias que parecem ser bacanas e permanecem inéditos por aqui.

Bem, acho que passei o geral da entrevista. Estou achando que esqueci de alguma coisa, se for este o caso, depois edito o post. O vídeo do programa ainda não está disponível na internet para reassistir, então não adianta me pedir o link, é ao vivo mesmo, perdeu já era. Mas depois de algum tempo ele é disponibilizado online no site HQ & Cia. Quando sair lá, eu dou um toque no Twitter do Portallos. 😉

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Discordo de vc Thiago, sou assinante Abril há mais de 4 anos e todos os meses as revistas mundo estranho e placar chegam mais de 1 semana após estarem disponíveis nas bancas, em minha casa. Lamentável !!!

    1. Eu fui assinante da Abril por uma década! (Playboy, Superinteressante, Mundo Estranho, Piauí e Veja, esta ultima por 5 anos). 95% das vejas chegada dias antes da revista estar nas bancas. Faz um ano que cancelei tudo.Talvez dependa de região a região, mas eu já conheci muita gente assinante e até mesmo o entrgador das revistas da região… e nunca vi reclamações de atraso nas revistas por parte de conhecidos.

  2. Pois é Sr. Matchuca(XD) Apesar de ter gostado da entrevista fiquei chateado com essa informação do Mistério dos Signos..fazer o que? ele que manda U.U Pelo menos a outra história que quero ver republicada “A história de Patópolis”.
    Sobre assinaturas, fui assinante de revistas da abril por muitos anos e a revista nunca atrasava..Mas ultimamente fiquei sabendo de problemas com entrega de revistas..mas não posso falar muito porque não acompanho mais..

  3. O Paulo falou tambem do contrato da Disney pela Abril abrange apenas o Brasil, e a editora não pode vender seus gibis em Portugal, Japão ou outro pais, por que não consta no contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.