Postando uma imagem… só porque curti!

Uma antiga ilustração, para um inesquecível Mestre.

Eu coloquei essa imagem, alguns dias atrás, lá no Calisota, porém achei ela tão massa, que resolvi compartilhar aqui no blog também. Trata-se de uma homenagem do desenhista italiano, Giorgio Cavazzano, ao grande Homem dos Patos, Carl Barks. E é uma ilustração bem velhinha, feita em 1994, numa viagem que Barks fez para a Europa, onde grandes desenhistas da época fizeram algumas homenagens à ele. Na minha opinião esta do Cavazzano é uma das mais bonitas. Achei genial o efeito do Barks saindo de dentro da silhueta do Tio Patinhas, que é preenchida com um pedaço da bandeira dos Estados Unidos.

E para quem é fã de Carl Barks, lá no Calisota Fórum, está rolando pelo menos dois tópicos sobre o grande mestre. Um sobre nossas HQs favoritas feitas pelo próprio (aqui) e uma outra, geral, para qualquer assunto que envolve o mesmo (aqui). Mas em outros locais também acaba se esbarrando em discussões que envolvam Barks, como no tópico da Disney Jumbo (aqui) onde alguns participantes levantam a questão da HQ Donald na África e os pontos polêmicos e politicamente incorretos nos dias de hoje e sobre alguns quadros de Barks que não aparecem numa versão de uma HQ do Don Rosa. Barks é a raíz dos quadrinhos dos patos, então é normal ele aparecer em alguns debates, mesmo quando não o envolve diretamente.

(Alguém aqui nunca leu Carl Barks?)

Isso também pode lhe interessar

18 Comentários

    1. Eu não gosto de esteriotipar assim, mas preciso admitir que se alguém é fã de quadrinhos, obrigatoriamente deve conhecer em algum ponto da vida o trabalho de Stan Lee e Carl Barks. Sem isso, toda a sua base de conhecimento nesse universo das comics, fica meio comprometida.

  1. Mas não precisa ler NECESSÁRIAMENTE Barks. Oq eu quero dizer, Hoje em dia praticamente todas as hqs Disney são + ou – inspiradas de alguma forma nas obras dele [com a vantagem até de serem retradas nos dias de hoje enquanto Barks retratava sua época]. Então não precisa ir até a revista + próxima de republicação procurar se tem material dele, basta pegar a Mensal do Donald e pronto!

    1. a mensal do Donald talvez, mas ainda assim são hqs influenciadas por Barks, enquanto Barks é algo originário.

      é sempre interessante se procurar a origem e não a influencia. porque as vezes elas não são tão fieis assim.

      Não vejo muito de Bakrs num Van Horn ou Marco Rota. São excelentes roteiristas e desenhistas, criaram seu estilo proprio, mesmo vindo da escola de Barks.

      Acho que de Barks vc pula e se acostuma com outros estilos e artistas muito mais fácil.

  2. Barks influenciou todos os autores Disney no universo dos Patos. Acho que ninguém tem que correr dessa regra. Quando fiz a piadinha lá em cima estava mais me referindo a quem intencionalmente não conhece Barks. Por que rotula de alguma forma os quadrinhos Disney, por preconceito, muitas vezes, por conta da linha de quadrinhos em que ele atuou.

  3. Barks criou tanta coisa: Tio Patinhas, Professor Pardal, Maga Patalogica, Gastão Ganso, a Caixa Forte, os irmãos metralha, os escoteiros mirins, o fundador de Patópolis (cujo o nome eu não lembro)… quem quiser ajudar a completar a lista vai em frente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.