Sonic 4, minhas impressões sobre a versão do game no aparelho da Apple! [PSN/XBLA/WW/IP]

Sonic The Hedgehog 4

Puxa, falamos de Sonic essa semana e não foi pouco, não é mesmo? Afinal, Sonic The Hedgehog 4 Episódio 1 finalmente foi lançado via download para os principais consoles, porém um certo dispositivo também teve a honra de fazer parte da volta do ouriço azul a suas origens, estou falando da versão de Sonic 4 para Iphone, que foi a primeira a ser lançada esta semana. Gostei muito do game e vou deixar aqui as minhas considerações sobre o mesmo, então vamos a elas logo após o continue.

Primeiramente, tenho de confessar que não me empolgo muito quando  o assunto são games no Iphone, a tela touch screen do aparelho é de fato fantástica, mas nunca me abtuei a jogar com o auxílio dela, lembro de quando adquiri Super Street Fighter IV, jogo bem vistoso, impressionante  como fizeram uma versão tão bacana para o aparelho, mas em contra partida, não púde jogar como gostaria, a tela a toque tirou toda a destreza que eu tinha para encaixar os golpes e combos.

Porém, o caso era outro esta semana, Sonic estava voltando e pelos trailers, com fidelidade  ao estilo que consagrou a franquia, logo, resolvi correr atrás do game, e para minha surpresa, Sonic 4 no iphone, foi o primeiro game que consegui jogar de cabo a rabo, de forma decente no aparelho. XD

Não tive grandes surpresas, com a data do lançamento se aproximando, eu já tinha visto tudo o que precisava ver para saber que o jogo estaria ótimo, me lembrando os games que foram lançados para o Game Boy Advance, bem naquele estilo plataforma antigo que me cativou ainda na era dos 8 Bits no Master System. Seguindo aquele roteiro que nós já conhecemos, temos 4 zonas, e em cada uma temos 3 fases, fechando cada zona com um confronto com o Robotinik (ou Dr. Eggman, o que você preferir), eu poderia dizer que o game é “puro mais do mesmo”, mas não posso, eu e tantos  outros fãs do ouriço mais veloz que existe, clamávamos por justiça ao personagem desde que o Dreamcast naufragou, fazendo do game, uma franquia  multiplataforma, que infelizmente não foi tão bem sucedida quanto seu antigo ex-rival,  Mário. Foram diversos games lançados e só agora a Sega percebeu que quantidade não bate qualidade.

Parando de meter o bedelho na Sega e falando do game, Sonic 4 está um primor, a fisica meio que mudou um pouco, o ouriço azul correndo está um pouco mais realista do que nos  games anteriores, algo que estranhei logo no início, mas nada que um bom tempo de jogatina não lhe faça se acostumar com isso, a criatividade usada para produzir as fases é outro ponto que não pode passar desapercebido, várias sequências de salto, loopins e ataques aos inimigos em momentos cruciais de determinados trajetos nas fases, tudo isso em trabalhando em conjunto com a alta velocidade, que sempre foi o foco dos games de Sonic.

Sonic The Hedgehog 4

Quanto aos controles, não há segredos, tudo o que se faz aqui é usar o direcional touch para trás ou para frente, além do botão de pulo, sem maiores segredos, o desafio está em se familiarizar com os comandos de modo que você não perca a precisão em momentos que exigem rapidez para enfrentar o Robotinik, fugir de ser esmagado em Mad Gear ou até mesmo se sair bem numa das fases aquáticas de Lost Labyrinth.

Outro fato interessante, são algumas fases que cairam como uma luva para o aparelho, como uma das fases de Lost Labyrinth (ele de novo), em que em você entra num carro de mina e sai deslizando pelos trilhos, para controlar o carro fazendo-o ir para frente ou trás é preciso usar o Iphone como um volante,  (do mesmo modo que jogamos Mario Kart no Wii) esta mesma fase provavelmente não ficaria tão bacana nos consoles HD quanto ficou no Iphone,  mas a julgar pelos trailers que vimos antes do lançamento, esta mesma fase está presente na versão dos consoles de mesa, provavelmente sendo jogada de um modo diferente, afinal, foi declarado pela Sega que as versões para os consoles HD teriam extras que o Iphone não receberia.

Outra parte do game que se encaixou perfeitamente com o Iphone, são as fases onde você tem de passar por trajetos contados por tempo, para obter as esmeraldas do caos, mais uma vez utilizando o celular da Apple como um volante, enquanto o ouriço vai rolando abaixo pelo cenário, lembrando um pouco as fases de cassino, que também estão presentes no game e arrisco dizer que sejam as fases mais bem elaboradas do jogo.

Fases Especiais

Gostei também da trilha sonora, é uma volta as origens, então nada mais natural do que aproximar-se mais daquilo que tinhamos nos games clássicos, não que as músicas com vocais mais atuais que acompanharam os últimos games do ouriço fossem ruins, muito pelo contrário, eram uma das poucas coisas que prestavam nos jogos, mas variar sempre é bom não é?

Pesando tudo, finalmente posso elogiar a Sega, o velho estilo plataforma de volta, fases que provocam grande nostalgia e a velocidade que eu tanto gosto neste game, fizeram justiça a Sonic. Me indignei demais quando adentrei a nova geração de consoles em HD e vi a qualidade em que o game mais recente  se encontrava (lembram?), foram vários os pecados cometidos contra a franquia nos últimos anos, desde erros inadmissíveis para profissionais no ramo de desenvolvimento de games, até uma descaracterização quase que completa do personagem, Sonic The Hedgehog 4 é só o começo, Sonic Colors vem vindo ai, não é multiplataforma, é verdade,  mas independente disso, é um resgate necessário para dar nova vida ao ouriço,  tenho certeza de que Colors será tão bom quanto foi Sonic 4, aliás, quero ver mais e mais games estilo plataforma bombando ainda nesta geração, com o advento do 3D, nos esquecemos um pouco deles, mas com sucessos como o próprio Sonic 4, New Super Mario Bros e alguns que ainda estão por vir, como Outland, mostrando que tem diferencial para reavivar o gênero, seria burrice ignorá-los.

Como eu disse anteriormente, a versão dos consoles tem extras que não se encontram na versão do Iphone, então não se impressionem se outro post sobre o game sair em breve, por outro membro do blog.

EDIT: Só ressaltando pessoal, esta é a opinião de quem não se aprofundou tanto quanto gostaria  com os games do ouriço no Mega Drive, vou me redimir então tratando de jogar esses clássicos como se deve. Achou o game ruim? Não foi nada daquilo que você esperava? Dê sua opinião dizendo pra gente o que não te agradou nesta sequência.

Written By
More from K o n S a m a

Dragon's Dogma: Mais guerreiros, mais magia, mais dragões e o velho hype de sempre! [PS3/X360]

Segundo dizem as línguas internet afora, Dragon’s Dogma já é tanto o...
Read More