Sonic 4, minhas impressões sobre a versão do game no aparelho da Apple! [PSN/XBLA/WW/IP]

Sonic The Hedgehog 4

Puxa, falamos de Sonic essa semana e não foi pouco, não é mesmo? Afinal, Sonic The Hedgehog 4 Episódio 1 finalmente foi lançado via download para os principais consoles, porém um certo dispositivo também teve a honra de fazer parte da volta do ouriço azul a suas origens, estou falando da versão de Sonic 4 para Iphone, que foi a primeira a ser lançada esta semana. Gostei muito do game e vou deixar aqui as minhas considerações sobre o mesmo, então vamos a elas logo após o continue.

Primeiramente, tenho de confessar que não me empolgo muito quando  o assunto são games no Iphone, a tela touch screen do aparelho é de fato fantástica, mas nunca me abtuei a jogar com o auxílio dela, lembro de quando adquiri Super Street Fighter IV, jogo bem vistoso, impressionante  como fizeram uma versão tão bacana para o aparelho, mas em contra partida, não púde jogar como gostaria, a tela a toque tirou toda a destreza que eu tinha para encaixar os golpes e combos.

Porém, o caso era outro esta semana, Sonic estava voltando e pelos trailers, com fidelidade  ao estilo que consagrou a franquia, logo, resolvi correr atrás do game, e para minha surpresa, Sonic 4 no iphone, foi o primeiro game que consegui jogar de cabo a rabo, de forma decente no aparelho. XD

Não tive grandes surpresas, com a data do lançamento se aproximando, eu já tinha visto tudo o que precisava ver para saber que o jogo estaria ótimo, me lembrando os games que foram lançados para o Game Boy Advance, bem naquele estilo plataforma antigo que me cativou ainda na era dos 8 Bits no Master System. Seguindo aquele roteiro que nós já conhecemos, temos 4 zonas, e em cada uma temos 3 fases, fechando cada zona com um confronto com o Robotinik (ou Dr. Eggman, o que você preferir), eu poderia dizer que o game é “puro mais do mesmo”, mas não posso, eu e tantos  outros fãs do ouriço mais veloz que existe, clamávamos por justiça ao personagem desde que o Dreamcast naufragou, fazendo do game, uma franquia  multiplataforma, que infelizmente não foi tão bem sucedida quanto seu antigo ex-rival,  Mário. Foram diversos games lançados e só agora a Sega percebeu que quantidade não bate qualidade.

Parando de meter o bedelho na Sega e falando do game, Sonic 4 está um primor, a fisica meio que mudou um pouco, o ouriço azul correndo está um pouco mais realista do que nos  games anteriores, algo que estranhei logo no início, mas nada que um bom tempo de jogatina não lhe faça se acostumar com isso, a criatividade usada para produzir as fases é outro ponto que não pode passar desapercebido, várias sequências de salto, loopins e ataques aos inimigos em momentos cruciais de determinados trajetos nas fases, tudo isso em trabalhando em conjunto com a alta velocidade, que sempre foi o foco dos games de Sonic.

Sonic The Hedgehog 4

Quanto aos controles, não há segredos, tudo o que se faz aqui é usar o direcional touch para trás ou para frente, além do botão de pulo, sem maiores segredos, o desafio está em se familiarizar com os comandos de modo que você não perca a precisão em momentos que exigem rapidez para enfrentar o Robotinik, fugir de ser esmagado em Mad Gear ou até mesmo se sair bem numa das fases aquáticas de Lost Labyrinth.

Outro fato interessante, são algumas fases que cairam como uma luva para o aparelho, como uma das fases de Lost Labyrinth (ele de novo), em que em você entra num carro de mina e sai deslizando pelos trilhos, para controlar o carro fazendo-o ir para frente ou trás é preciso usar o Iphone como um volante,  (do mesmo modo que jogamos Mario Kart no Wii) esta mesma fase provavelmente não ficaria tão bacana nos consoles HD quanto ficou no Iphone,  mas a julgar pelos trailers que vimos antes do lançamento, esta mesma fase está presente na versão dos consoles de mesa, provavelmente sendo jogada de um modo diferente, afinal, foi declarado pela Sega que as versões para os consoles HD teriam extras que o Iphone não receberia.

Outra parte do game que se encaixou perfeitamente com o Iphone, são as fases onde você tem de passar por trajetos contados por tempo, para obter as esmeraldas do caos, mais uma vez utilizando o celular da Apple como um volante, enquanto o ouriço vai rolando abaixo pelo cenário, lembrando um pouco as fases de cassino, que também estão presentes no game e arrisco dizer que sejam as fases mais bem elaboradas do jogo.

Fases Especiais

Gostei também da trilha sonora, é uma volta as origens, então nada mais natural do que aproximar-se mais daquilo que tinhamos nos games clássicos, não que as músicas com vocais mais atuais que acompanharam os últimos games do ouriço fossem ruins, muito pelo contrário, eram uma das poucas coisas que prestavam nos jogos, mas variar sempre é bom não é?

[nggallery id=321]

Pesando tudo, finalmente posso elogiar a Sega, o velho estilo plataforma de volta, fases que provocam grande nostalgia e a velocidade que eu tanto gosto neste game, fizeram justiça a Sonic. Me indignei demais quando adentrei a nova geração de consoles em HD e vi a qualidade em que o game mais recente  se encontrava (lembram?), foram vários os pecados cometidos contra a franquia nos últimos anos, desde erros inadmissíveis para profissionais no ramo de desenvolvimento de games, até uma descaracterização quase que completa do personagem, Sonic The Hedgehog 4 é só o começo, Sonic Colors vem vindo ai, não é multiplataforma, é verdade,  mas independente disso, é um resgate necessário para dar nova vida ao ouriço,  tenho certeza de que Colors será tão bom quanto foi Sonic 4, aliás, quero ver mais e mais games estilo plataforma bombando ainda nesta geração, com o advento do 3D, nos esquecemos um pouco deles, mas com sucessos como o próprio Sonic 4, New Super Mario Bros e alguns que ainda estão por vir, como Outland, mostrando que tem diferencial para reavivar o gênero, seria burrice ignorá-los.

Como eu disse anteriormente, a versão dos consoles tem extras que não se encontram na versão do Iphone, então não se impressionem se outro post sobre o game sair em breve, por outro membro do blog.

EDIT: Só ressaltando pessoal, esta é a opinião de quem não se aprofundou tanto quanto gostaria  com os games do ouriço no Mega Drive, vou me redimir então tratando de jogar esses clássicos como se deve. Achou o game ruim? Não foi nada daquilo que você esperava? Dê sua opinião dizendo pra gente o que não te agradou nesta sequência.

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Esse Sonic nao me agradou muito, o jogo esta muito “facil” e a fisica faz com que o Sonic perca velocidade muito facil. Sem contar que a versão para Iphone/Ipod esta identica a dos consoles… Pude jogar um pouco do game no iphone de um amigo, e juro que se eu tivesse terminado o game lá, nao teria comprado a versão para PS3.

  2. NOSSA SENHORA
    Primor? Sonic tá correndo mais realista? Criatividade nas fases? Trilha sonora volta às origens?
    Desculpa KonSama mas eu pensei que a minha mente ia explodir quando li esse seu texto.
    Esse jogo não merece ser chamado de Sonic 4 nunca.
    Ou a versão de Wii é zoada ou sei lá.

    1. NOSSA SENHORA digo eu! Tudo aqui no Portallos gira em torno de opinião, não tente sobrepor a sua em cima da minha ou da de qualquer outra pessoa por aqui, aprenda a expressar suas idéias sem invadir ou ridicularizar a opinião dos outros, a única diferença entre nós é que eu fiz o texto e você não, mas estamos os 2 aqui para expressar nossas opiniões, então tu tem toda a liberdade para fazer um texto, talvez até maior que o meu dizendo por A + B, porque tu não curtiu o game, agora, chegar aqui e dizer que nada no game prestou, sem argumento algum, ai não né amigo.

      Se eu gostei do game? Imensamente, eu adorei a trilha sonora, me remete ao estilo clássico, um PRIMOR, foi isso mesmo que eu escrevei, gostei da física, nem tão fantasiosa e nem tão realista, e quanto a criatividade nas fases, com excesssão das primeiras, o que mais gostei foi isso, e joguei bastante pra chegar a essa conclusão, não escreveria se não achasse isso. Não gostou da dificuldade? Não gostou por que o Sonic correu menos 2 passos no teu console? Não gostou porque faltou um pixel ou outro no Wii. Enfim, pouco importa, isso pra mim é conversa de fã purista, que vive pra arrumar defeito em tudo.

      Mas ai? Isso não é Sonic 4? Isso é sim Sonic 4 meu amigo, e se você não gostou do game em nenhum ponto pelo menos, então tu não volta jogar Sonic tão cedo na tua vida, melhor ficar no Super Mário mesmo, porque dizer que o game é 100% ruim, hum… na boa vai… arranje argumentos primeiro, jogue com mais calma e depois conversamos!

        1. Ele nao disse que nao é Sonic 4, e sim que nao merece ser chamado. E sinceramente, não merece mesmo.
          Mesmo você tendo gostado, diga se esse jogo merece sr chamado de sequencia do épico Sonic 3 & Knuckles?
          A sinopse do jogo: “Depois de perder a Master Emerald, Eggman faz um upgrade em suas melhores criações para derrotar Sonic”
          Isso no site oficial. Tipo, oi? Primeiro trailer “Uma aventura construida do 0”, dai chegam com fases recicladas e bosses repetidos? Tem apenas UM chefe inédito nesse jogo, o da LL.
          E qual o sentido de usar a fisica do Sonic Rush em um jogo da série Hedgehog?
          E nao venha dizer que isso é de haters, pq tem muita gente que gostou do jogo dizendo que a fisica esta estranha e que “pensei que seria fases novas”
          Na minha opniao, Sonic 4 nao merece ser chamado assim pq ele nao parece uma sequencia. Ele volta ao Sonic 1 e 2 ao inves de continuar o 3&K. O que aconteceu com Tails e Knuckles? O que aconteceu com as novas barreiras do Sonic 3?
          Para você não dizer que sou Hater, eu nao achei o jogo 100% ruim. Acho que uma nota 4/10 é justa para ele, ele tem seus momentos bons, o level design de LL e Mad Gear estão otimos.
          Lembrando claro que estamos no episodio 1. Se a Sega for esperta, ela acaba com essa fisica do Rush e recupera a dos clássicos, cria fases originais e deixa o jogo mais dificil, que ela agrada a todos, e imagino que seja isso que ela queira 😀

          1. Caramba fiquei com a página largada aqui por uma hora pra não ter visto teu comentário! xD

            Realmente Sonic 3 e Sonic & Knucles tu vê que tá em outro nível. Isso porque até hoje não joguei Sonic 3 & Knucles!

      1. Bom Kon, acho que você tá sendo exagerado, não tentei sobrepor a minha opinião a de ninguém, só discordei de você. Ridicularizar pra mim seria te atacar.

        Citei as coisas que tu disse porque acho tudo o contrário. Por isso que eu brinquei sobre a versão de Wii ter ter algum problema porque não entendo como tem gente falando o que eu achei ruim no jogo como ponto forte.

        Bom vou dizer então. O Sonic tá estranho pra caramba, antes de começar a correr ele anda. Se tu tá numa corrida, quando dão a largada tu fica andando pra “acelerar” e depois começa a correr? Só jogar qualquer um do Mega Drive – ou qualquer jogo onde o personagem corre – pra ver o que eu to falando. Realista? Isso é bem infeliz como quando tu termina uma fase e o Sonic vai ANDANDO até o final da tela.
        A física tá zoada e não sei como isso pode ser opinião, porque é mais um fato.

        Aliás isso tem nesse vídeo aqui, se você souber inglês e se interessar:
        youtube.com/watch?v=f6-1cGzPn3E

        Trlha sonora. Acho que não tem muito o que discutir, Sonic em geral e especialmente os de Mega Drive sempre tem músicas muito boas, marcantes, e não acho que isso aconteceu nesse jogo. Aliás todas elas tem um efeito que eu queria saber qual é o nome, esses “nhéu nhéu”, acho ruim demais.

        Agora, criatividade. Tu deve dizer as fases em si, mas o FATO é que todas as fases do jogo se parecem MUITO com as dos outros Sonics. Green Hill, Casino Night, Laryrinth, Metropolis. Nem os chefes se salvam, são TODOS de outros jogos. Pra mim uma coisa é nostalgia, outra coisa é o jogo inteiro ser reciclado. Aliás acho as aparições do Eggman bem feias, não tem um efeito decente, como o barulho da nave ou uma risada.

        Emfim, isso que é a sequência de Sonic 3? É a minha opinião cara.

        1. E Kon, te pergunto se você já fechou os Sonics de Mega Drive, porque do jeito que você fala parece que as fases bônus é algo novo. As fases bônus e até o final do jogo são “inspirados” em Sonic 1.

          1. Red, eu peço desculpas por responder de forma rude a você, os Sonic’s de mega eu joguei bem pouco, é verdade, foi até por isso que disse ao final do post sobre as diferenças das versões e que muito provavelmente um outro membro do blog poderia vir a postar uma segunda matéria dizendo porque gostou ou não do game, talvez eu devesse ter esclarecido melhor isso no texto, assim não ia causar esse atrito todo, enfim, eu gostei bastante do game, você não, bola pra fente. Vou dar um jeito de esclarecer isso no post tbm, aos marinheihos de quase primeira viagem e aos que jogadores de longa data.

  3. Olha… eu tô jogando a de PS3 aqui e tô gostando muito. o.o Diferentemente do LeoRAIT! ali, não achei fácil também, só mesmo as primeiras fases. Não tem nenhum grande desafio, mas dá pra morrer. XD

    Os gráficos tão bem bonitos também, mas a bolinha do Sonic tá horrível. XD Aquele charge que ele dá no “baixo + x -> segura e larga”. E quando ele corre rápido, as pernas até mexem em velocidade boa, mas parece que o corpo não se inclina como deveria.

    Eu tô curtindo, sim, melhor do que eu esperava, na real.

  4. Não consigo gostar de sonic 🙁
    o unico que gosto é o rush do ds, pq não é complicado.
    nesses da sega tem que ficar parando toda hora pq não sabe oq vem pela frente, daí vai rapidão e de repente para quando bate em algo ou sei lá.

    mas enfim, é divertido até.

  5. Olha, não sei o que tão falando, estou com a versão do Wii aqui e é nostálgica, realmente, o que faltava pra fazer do Sonic aquele ouriço azul que ganhou até desenho no SBT, hehe. Sonic 4 é o melhor desde Sonic Adventure do Dreamcast / GameCube, sério, eu sempre fui fã do mascote da Sega, tudo bem, até joguei (ainda jogo :P) o Black Knight e o Secret Rings, mesmo que tanta gente fale mal, mas o 4 é ótimo cara, a Sega trouxe tudo o que o público pediu, se alguém ainda reclamar, melhor ir jogar Mario mesmo, porque Sonic é isso aí, nem mais, nem menos (aliás, mais fases sim, mas os outros episódios estão vindo, hehe). E outra, episode 1, isso já diz que muitas melhorias vem por aí, inclusive os power-ups que faltaram e, quem sabe, mais personagens.
    Enfim, adorei a versão do Wii, não me arrependo de ter jogado, e ainda ligo as vezes pra passar uma fase ou outra, hehe. Recomendado 😉

  6. Esse pessoal que vem reclamando do Sonic 4 desde sairam as primeiras imagens/vídeos nem merecem atenção. Pelo que pude ver, Sonic 4 está bem próximo do que pedimos a SEGA. As fases estão bem arquitetadas, as músicas estão acima da média e a velocidade de que tanto reclamam… oras, parece que tem MUITO TEMPO que não jogam os Sonics 1, 2 e principalmente 3 e Knuckles. É quase impossível passar as fases “voando”.Tem-se sempre que parar (ou diminuir a velocidade) para não tomar porrada. E se não parar, morrerá ou irá perder os rings.A SEGA está de parabens por seus últimos 2 jogos da franquia (Sonic 4 e Sonic Colors), que estão bem superiores aos últimos jogos do ouriço.Quem só tem a reclamar, sem argumentos, de Sonic 4, deve parar de jogar Sonic neste momento.

    PS: Homming Attack já tinha nos Adventures. E nos Power-ups do Sonic 3 e Sonic and Knuckles tem coisas muito mais “overpower” do que um simples Homming Attack. Ê povo pra reclamar de barriga cheia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.