Fenomenal: Finalmente surge um fórum brasileiro para os fãs de Quadrinhos Disney!

Não é de hoje que os leitores aqui do Portallos me veem reclamando que aqui no Brasil o espaço para quadrinhos Disney na internet é ralo demais. A Editora Abril não tem um forum oficial ou qualquer canal decente para apresentar seus quadrinhos. A divulgação é feita mesmo por blogs e sites de colecionadores e fãs. Quer dizer, até dou alguns créditos para a Abril porque ano passado eles inauguraram uma conta no twitter e uma no facebook para tal propósito, ainda que seja um canal da Abril Jovem, e não algo exclusivo para HQs Disney. Ainda não é o suficiente, mas já é alguma coisa. Soma-se isso a simpática Luciana Gomes do atendimento e ao editor Paulo Maffia que sempre que possível, escuta e conversa com os leitores blogueiros que fazem o contato via e-mail. Tem a comunidade dos quadrinhos Disney no Orkut, que também é movimentada, mas convenhamos, o Orkut por si só já é uma ferramenta do passado, já meio que morto, só ainda ninguém se tocou que precisa enterrar de vez.

Cheguei a cogitar nos últimos meses a tomar a iniciativa e eu mesmo (com a ajuda de alguns outros) criar um forum para ter como único propósito, reunir e debater com essa comunidade tão pequena aqui no Brasil. “Tem que ter um espaço para isso, não basta apenas o que a galera faz nos blogues.” – Este foi meu pensamento por semanas. No final, não precisei ir em frente. Ainda bem, pois estava tremendamente dividido, pois não queria de jeito algum, ceder o pouco tempo que tenho com o Portallos, em um projeto paralelo assim. Até porque eu já vim de uma forum antes do blog, e sei o tanto  de tempo que o mesmo ocupa para administrar.

Para minha completa felicidade, ontem estreou o Projeto Inducks, um forum exclusivo de quadrinhos Disney, criado pelo Rogelho, um dos maiores (senão o maior) colecionador de quadrinhos Disney do Brasil e pelo Matheus Guarany do Edição Extra Blog! Só posso agradecer a ambos pela iniciativa de criar algo assim. Minha felicidade com o projeto foi tanto que logo pela manhã mandei um e-mail para a Abril avisando da novidade, e a Luciana até me respondeu toda animada, achando muito legal a iniciativa que até divulgou o forum já no twitter da Abril (veja).

Olhando assim por cima, o forum ainda está cru. Poucos membros, poucos post, e ainda está em versão beta, com layout para regularizar e tal, mas mesmo assim, com apenas algumas horas de funcionamento, já vejo o potencial que ele pode vir a ter. Ficou tão bom quanto o famoso forum italiano Papersera. Ficou muito bem feito a divisão do mesmo, com espaço para comentar sobre os artistas da Disney, espaço para as publicações atuais, para interessados em aprender mais sobre o Inducks (maior arquivo digital mundial de quadrinhos Disney), espaço para noticias, debates sobre universo disney, enquetes, além de trocas e reviews de revistas.

Já fiz meu cadastro lá, pretendo participar regularmente, colaborando com conteúdo e opinião. Como disse, tenho muita experiencia com foruns, então pra mim é moleza mesmo. Hoje dei uma força lá criando os topicos das revistas de Março e outras (veja aqui), abri uma enquete sobre uma revista solo do Superpato (aqui), mostrei a recente coleção La Storia Universale Disney (aqui) no espaço de notícias (também comentei sobre ela aqui no blog semana passada) e fiz um topico para o pessoal se apresentar (aqui). Vou dar uma força lá sempre que puder. Meu apoio a iniciativa é total! Ajudo mesmo!

Não precisam se preocupar que isso não vai prejudicar meu tempo aqui no Portallos, assim como também não irei parar de trazer conteúdo das HQs Disney para cá. Mas fico feliz mesmo de ter um espaço exclusivo para os dias em que estou muito bitolado em Disney. Um lugar para descarregar frustações, ler opiniões e aprender também. Espero que no futuro a Abril veja que legal é a existência de algo assim e também participe lá, revelando novidades e respondendo a duvidas da comunidade. É crescer, manter a qualidade do forum (evitando floods e flames) e tudo dá certo!

Fica a dica, quem curte mesmo quadrinhos Disney, recomendo mesmo que se cadastre lá. Não precisa entrar todo dia, participar de tudo quanto é topico, mas é um lugar que se você precisar de uma informação sobre alguma revista, alguma história, saber algo sobre bastidores dos quadrinhos, com certeza você achará alguém que te responda. Apoiem a ideia e participem, nem que seja um pouco por semana. Quando eu era administrador de forum, logo no comecinho de tudo, vocês não fazem ideia de como é satisfatória ver um comentarizinho novo sempre que alguem quer dizer algo. É muito boa a sensação. Desejos tudo de bom ao Rogelho e ao Matheus por lá, que cresçam e fazem sucesso com o projeto!

Link Oficial: http://projetoinducks.forumeiros.com/

Isso também pode lhe interessar

12 Comentários

    1. Com certeza o espaço para comentarios aqui é importante. Mas não dá pra falar todo dia de quadrinhos disney por aqui, a gente tem que diversificar o conteudo. Uma comunidade só disso já tem uma dinamica bem diferente… o foco fica sempre em atal, aqui no blog tem semana que não tem nada pra escrever sobre Hqs Disney. 😛

      Mas com certeza o espaço dos comentários aqui é super importante 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.