Weekly Shonen Jump ToC: Edição #15! (2011)

A Edição #15 compreende a semana de 7 à 13 de março de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás. Ex.: A série X está no capítulo 8, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #15

Naruto (Capa, 1° CP) 531
One Piece 617
Toriko 133
Gintama 346
Beelzebub 100
Sengoku Armors (CP) 2
Bakuman 124
Grimm 4
Kochikame (CP) 1689
Magico (23 pages) 3
Dois Sol 5
Sket Dance (CP) 178
Bleach 440
Enigma 25
Inumaru Dashi 126
Kuroko No Basket 109
Katekyo Hitman Reborn 329
Medaka Box 90
Nuraryhon no Mago 146
Hokenshitsu no Shinigami 74
Oumagadoki Doubutsuen 33

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

Essa semana Naruto ganha a capa junto com a CP. Presumo que devido aos resultados da votação de popularidade dos personagens. Só eu me espantei com o Deidara ali? Achei bizarrão, já tá morto faz tempo (mesmo aparecendo em zumbi mode agora), e sempre achei ele meio feioso. Meio surpreso com o Sasori também, mas esse eu acho um personagem bem bacana. O Iruka me lembrou aqueles episódios inicias em que as idas ao Ichiraku eram bem frequentes. Bons tempos de Naruto.

Era questão de tempo mas tá aí. One Piece retomando a ponto depois de umas três edições fora dela. 610 pelas minhas contas foi o rankeado. O pessoal encontrando com o Brooke, e mais importante a premonição da madame Shirley sobre Luffy. Um capítulo recheado de informações, compreensível conseguir a volta de OP para o lugar mais alto da revista.

Toriko arrematou a segunda posição e como a maioria já deve saber a tendência é ficar por aí mesmo. É também minha leitura a longo prazo atualmente, e estou gostando muito do andar da comilança. Quero ver mesmo se tem bala na agulha para tomar de vez o segundo lugar do Naruto ou quem sabe até periodicamente de OP? Já até aparece nessas posições , mas não com tanta frequência.

Gintama. Soube por aí que o aniem deve reestreiar na TV japonesa em breve, alguém confirma isso? Se isso for verdade, agora entendo o porquê de ser tão alta a colocação da série. O boost que uma animação é brutal. Vejam o caso de Reborn que despencou legal depois que teve o anime cancelado, e agora figura 0 Bottom 5. Acho que nunca tinha visto essa série nele… As coisas estão ficando feias…

Aproveitando para falar dos últimos, Shinigami pra mim está mais condenado do que Omagadoki. Shinigami aliás aparenta ser meio estranho. Ouvi alguns falarem que começa Shounen sério, e depois desandou para comédia, o que claramente pode ter dado certo para manter a série por um tempo na revista, mas não serviu de medida de longo prazo. Interessante pensar que Reborn fez o caminho inverso – até Medaka eu diria, mas essa sempre teve um pé nas batalhas – que foi da comédia em direção às batalhas com força total. Eu particularmente achei ler em sequência os capítulos “School Days” inicialmente bem legais, mas a medida que foi passando do meio deles tudo começou a ficar um porre…

Ainda sobre Oumagadoki, minha esperança vem sobre o comentado arco novo “Circus”, que aparentemente será rankeado na próxima edição, e deve ser a última tentativa da série. Mesmo assim, acho que nem subindo pro Top 5 as coisas deem jeito. Medaka teve um capítulo sem muitos socos, e com mais falação e momentos “AWWW”, então até dá pra entender (como o leitor Renato falou várias vezes, esses japas só gostam de porrada XD). No próximo começa a batalha do Hinokage, e mais pra frente o mistério da garota dos sonhos começa a ser desvendado, mesmo que um pouco. A batalha do Hinokage em si não foi lá essas coisas, mas eu gostei do seu desfecho. Mas o que deu uma dinâmica nova mesmo foi aquela coisa toda de troca de habilidades.

Voltando a programação normal temos Beel e Bakuman. Beel não consigo argumentar, mas o arco de treinamento já deve ter acabo, ou algum poder bacana apareceu, alguém fale nos comentários. Bakuman já posso devaneiar com segurança. Não entendi a posição de Bakuman ter baixado essa semana. Deve ter sido mais pelos outros mangás do que por Bakuman. O 117 teve a carta do fã de TRAP (aqueles que leem sabem quem é, vou evitar spoilers aqui), e o Nanamine fazendo aquela bagunça com o blog dele. O último quadro com a cara dele de cínico foi demais. Obata conseguiu fazer o personagem odiável.

Sket Dance com a página colorida, provavelmente pelo anime que está bem pertinho, como já mencionei. E essa ToC tá toda avacalhada com essas séries não rankeadas. Bleach por exemplo aparenta estar horrível, não? Mas se prestarmos atenção ele está em 6° dentre os rankeados. Ou seja uma posição atrás do Top 5. Enigma teve o capítulo 17 rankeado com a aparição do “Aru” verdadeiro, e a mostra de seus poderes. O passado dele que vem logo a seguir é uma das coisas mais tristes que já vi em mangás Shounens. Tocante só de lembrar, e a sequência aflige muito o leitor, pelo timing perfeito da autora para fazer as coisas acontecerem.

A única coisa pertinente a comentar sobre Kuroko é que essa semana roubou o lugar que KHR! vinha ocupando desde então.

Próxima: Edição #16!

  • Capa, 1° CP: One Piece
  • CP: Toriko & Bakuman

Rá! A imagenzinha com os quadrinhos voltou! Depois das devidas edições, e modificações com as novas séries e a saída de Light Wing. Gosto muito dela, usaria até de assinatura em fórum mas é absurdamente grande, enfim. One Piece com mais uma capa. Fico mais ansioso para ver as CPs do Oda, que são belíssimas, principalmente quando duplas.

Toriko e Bakuman são dois que merecem demais as páginas coloridas. Ultimamente Bakuman mais que Toriko até, pelos resultados expressivos e impressionantes nas colocações batendo vários medalhões. Agora falta um pouco de reconhecimento pra Gintama, né SJ?

Vou terminando o expediente por aqui. Os links interessantes ficaram por conta dos leitores dessa vez. Primeiro uma entrevista com dois gênios de uma vez só Takehiko Inuoe (Slam Dunk, Vagabond) e Eiichiro Oda (One Piece). O link foi indicado pelo leitor Dcsilva16, os créditos vão para o MBB Anime Kenryuukai, e pode ser conferida aqui.

O segundo link fica por conta do Raphael, que é um OVA de Toriko que já saiu há algum tempo mas muitos não devem ter visto. Segue o link, com legendas em inglês.

Por fim wallpapers! Magico & Grimm, o primeiro achei até legalzinho, já o de Grimm “vazio” define. Ainda tem de OP, Sket Dance e Toriko lá no site, então peguem antes que sumam! Até semana que vem!

Written By
More from Rackor

Fist of the North Star: Ken's Rage 2!

ATATATATATATATATATATATATA! O vídeo acima é um teaser, sobre a sequência do Ken’s...
Read More