Lendo

Após 2 anos de espera, Donald Duplo retorna às bancas! Lançamento em 25 de abril! [HQ Disney]

Em 2009, quando a Editora Abril ainda não havia cancelado a revista mensal Aventuras Disney, os fãs brasileiros tiveram a oportunidade de vislumbrar um pouquinho da série italiana de sucesso mundial chamada Donald Duplo. A publicação gastou três edições para conseguir publicar a 1ª HQ completa dessa série, que se divide em 4 partes. Meio chato essa coisa de uma única história ter que se arrastar por três edições e ainda o leitor esperar três meses inteiro para poder ver ela completa, mas fazer o que, não temos revistas com mais de 100 páginas para publicar arcos e séries Disney. Mas logo depois Aventuras foi cancelada, por baixas vendas, e Donald Duplo simplesmente desapareceu, já que não tinha qualquer outra revista que pudesse adotar a série.

Aventuras Disney #44, #45 e #46 de 2009! A estréia de Donald Duplo no Brasil!

Donald Duplo desde então só ganhou fama mundial, saindo em quase toda a Europa e também nos Estados Unidos pela Boom! Studios. Enquanto isso, aqui no Brasil, a série nunca foi esquecida pelos fãs, apesar da Abril ter demorado um bom tempo para demonstrar que voltaria com as histórias da série no Brasil. Em 2010, se cogitou um especial encadernado, mas devido ao  lançamento da coleção Clássicos da Literatura Disney, todos os especiais acabaram sendo jogados para 2011, após o término da respectiva coleção. Mas a espera está finalmente chegando ao fim!

Programado para lançamento dia 25 de Abril, o encadernado (em formatinho) chamado As Novas Aventuras de Donald Duplo chegará as bancas do país, com 160 páginas, custando R$ 9,95. O melhor é que 15 dias depois, lá para 10 de maio, chega novamente as bancas, a 2ª edição de DD, com mais 160 páginas! Todo o contéudo destas duas edições trará conteúdo 100% inédito! Ao todo, em menos de um mês, estaremos recebendo 320 páginas inéditas de Donald Duplo! A primeira capa foi revelado na sexta-feira pela Abril e vocês podem conferir logo abaixo:

Novo encadernado de HQs Inéditas! Lançamento 25/04!

Do que se trata essa série Donald Duplo?

Criação da Disney Itália, pelos roteiristas Fausto Vitaliano e Marco Bosco, mostra as histórias do Pato Donald trabalhando para uma agência de espionagem que luta contra um organização que tem como plano a dominação mundial (é claro! O que mais os vilões desejam afinal!). O nome Donald Duplo vem do codinome do Donald dentro desta agência. A série mistura suspense, reviravoltas típicas do mundo da espionagem, ação, engenhocas de espiões e muita aventura.

Foram criados novos personagens para interagir com o Donald, ainda que os personagens regulares do univero normal do personagem, façam as suas devidas participações, como a Margarida, Gastão, Tio Patinahs e os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Não é exatamente uma série considerada como “universo alternativo“, ela ocorre no universo normal do Pato Donald, mas tem uma dinâmica mais de espiões e conspirações do que  as HQs de humor do personagem, apesar do humor também se manter presente quando necessário. Os novos personagens participam quando Donald está agindo como Donald Duplo, são os funcionários da agência ou os bandidos da organização secreta. A parceira do DD (ela está com o Donald na moto na capa lá de cima de Aventuras Disney #45) ,por exemplo, é uma personagem constante nas HQs. Ela se chama K Ká, e além de parceira é meio que a tutora do Donald nesse mundo de espiões.

Soma-se tudo isso aos excelentes desenhos dos artistas italianos envolvidos em boa parte das histórias, além do colorido de melhor qualidade em relação as HQs normais, com texturas e cores com intensidade. Realmente é uma qualidade bem superior as cores das HQs normais.

Depois do continue, mais algumas questões pertinentes.

Ilustração da Boom Studios para uma das edições lançadas nos EUA de Donald Duplo. Se você está se perguntando sobre a banana na imagem, bem... eu também não faço ideia qualé da fruta. XD

Vale a pena começar agora, sem ter lido a HQ que saiu em 2009?

Um dos maiores dilemas do universo dos quadrinhos é esse: “Quando começar a ler algo, já que quase tudo hoje em dia já tem seu passado?” Felizmente Donald Duplo não é tão apegado assim a uma continuidade ao ponto de que se você não ler desde o começo, não vá entender direito a série. Pelo contrário, as HQs tem histórias individuais, cada uma com começo, meio e fim. Então você não ficará perdido caso resolva acompanhar a série a partir de agora.

A Editora Abril também trará um breve resumo desta HQ que saiu em 2009. Explicando o que acontece nela e como o Donald acaba entrando nesse mundo de espionagem. Então vai estar tudo explicado caso tenha alguma dúvida. As novas histórias já mostram Donald como espião da agência. São missões individuais e separadas por tramas distintas.

O que a HQ de 2009 mostra?

Ela basicamente mostra como Donald descobre que é um agente secreto, quando o próprio encontra um vídeo de si mesmo, explicando que ele fora recrutado para uma missão e teve a sua memória apagada. A trama inicial é uma trama meio que de treinamento, para que Donald reaprenda tudo que já sabia, além da trama central da estréia que se resolve na própria HQ. O final desta HQ de 4 partes, deixa um mistério não resolvido, quem é o chefão da agência? Ela termina num quadro onde o Donald está cara a cara com esse figura, mas não revela o que ocorre em seguida. Isso ficou para ser mostrado nas novas aventuras.

Ficou curioso? Bem, o editor da Abril, Paulo Maffia, comentou numa troca de e-mails que existe a pretensão de republicar novamente essa HQ de 142 páginas com a estréia da série. Como a HQ saiu aqui em 2009, ainda é muito cedo para republicar, mas nada impede que isso aconteça futuramente. Acredito que tudo depende do sucesso destas novas HQs e das vendas das revistas é claro. Na minha opinião, republicar novamente a origem iria afastar os poucos fãs que a série já possui aqui no Brasil, que conheceram ela pela Aventuras Disney de 2009, e os novos volumes inéditos não impedem que novos leitores venham a conhecer a série, pois como eu disse, a história não é tão interligada assim, e a Abril se preocupou em explicar tudo que precisa se explicar num resumo que abre o volume.

Por fim, quero deixar registrado que tenho também a intenção de mostrar ao menos a primeira parte desta HQ de 2009 aqui no Portallos até antes do dia 25 de Abril. Já escaneei toda ela, só falta mesmo editar e montar o arquivo. Ao menos mata a curiosidade dos possíveis leitores quanto esta série, e mostra o momento quando Donald descobre que é um agente secreto adormecido. 🙂

Obs: Sabe italiano? De qualquer forma, se quiser dar uma olhada nas imagens, essa primeira HQ de Donald Duplo está disponível gratuitamente no site italiano da revista Topolino. Basta clicar aqui.

Obs II: Essa série ficaria sensacional num longa animado ou numa série de TV. Uma pena que a Disney ainda não se tocou que seus personagens clássicos nos quadrinhos tem histórias sensacionais que ficariam perfeitos na TV e nos Cinemas. Esse desprezo da empresa pelas HQ com seus personagens realmente é uma tremenda burrice…

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.