Após 2 anos de espera, Donald Duplo retorna às bancas! Lançamento em 25 de abril! [HQ Disney]

Em 2009, quando a Editora Abril ainda não havia cancelado a revista mensal Aventuras Disney, os fãs brasileiros tiveram a oportunidade de vislumbrar um pouquinho da série italiana de sucesso mundial chamada Donald Duplo. A publicação gastou três edições para conseguir publicar a 1ª HQ completa dessa série, que se divide em 4 partes. Meio chato essa coisa de uma única história ter que se arrastar por três edições e ainda o leitor esperar três meses inteiro para poder ver ela completa, mas fazer o que, não temos revistas com mais de 100 páginas para publicar arcos e séries Disney. Mas logo depois Aventuras foi cancelada, por baixas vendas, e Donald Duplo simplesmente desapareceu, já que não tinha qualquer outra revista que pudesse adotar a série.

Aventuras Disney #44, #45 e #46 de 2009! A estréia de Donald Duplo no Brasil!

Donald Duplo desde então só ganhou fama mundial, saindo em quase toda a Europa e também nos Estados Unidos pela Boom! Studios. Enquanto isso, aqui no Brasil, a série nunca foi esquecida pelos fãs, apesar da Abril ter demorado um bom tempo para demonstrar que voltaria com as histórias da série no Brasil. Em 2010, se cogitou um especial encadernado, mas devido ao  lançamento da coleção Clássicos da Literatura Disney, todos os especiais acabaram sendo jogados para 2011, após o término da respectiva coleção. Mas a espera está finalmente chegando ao fim!

Programado para lançamento dia 25 de Abril, o encadernado (em formatinho) chamado As Novas Aventuras de Donald Duplo chegará as bancas do país, com 160 páginas, custando R$ 9,95. O melhor é que 15 dias depois, lá para 10 de maio, chega novamente as bancas, a 2ª edição de DD, com mais 160 páginas! Todo o contéudo destas duas edições trará conteúdo 100% inédito! Ao todo, em menos de um mês, estaremos recebendo 320 páginas inéditas de Donald Duplo! A primeira capa foi revelado na sexta-feira pela Abril e vocês podem conferir logo abaixo:

Novo encadernado de HQs Inéditas! Lançamento 25/04!

Do que se trata essa série Donald Duplo?

Criação da Disney Itália, pelos roteiristas Fausto Vitaliano e Marco Bosco, mostra as histórias do Pato Donald trabalhando para uma agência de espionagem que luta contra um organização que tem como plano a dominação mundial (é claro! O que mais os vilões desejam afinal!). O nome Donald Duplo vem do codinome do Donald dentro desta agência. A série mistura suspense, reviravoltas típicas do mundo da espionagem, ação, engenhocas de espiões e muita aventura.

Foram criados novos personagens para interagir com o Donald, ainda que os personagens regulares do univero normal do personagem, façam as suas devidas participações, como a Margarida, Gastão, Tio Patinahs e os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Não é exatamente uma série considerada como “universo alternativo“, ela ocorre no universo normal do Pato Donald, mas tem uma dinâmica mais de espiões e conspirações do que  as HQs de humor do personagem, apesar do humor também se manter presente quando necessário. Os novos personagens participam quando Donald está agindo como Donald Duplo, são os funcionários da agência ou os bandidos da organização secreta. A parceira do DD (ela está com o Donald na moto na capa lá de cima de Aventuras Disney #45) ,por exemplo, é uma personagem constante nas HQs. Ela se chama K Ká, e além de parceira é meio que a tutora do Donald nesse mundo de espiões.

Soma-se tudo isso aos excelentes desenhos dos artistas italianos envolvidos em boa parte das histórias, além do colorido de melhor qualidade em relação as HQs normais, com texturas e cores com intensidade. Realmente é uma qualidade bem superior as cores das HQs normais.

Depois do continue, mais algumas questões pertinentes.

Ilustração da Boom Studios para uma das edições lançadas nos EUA de Donald Duplo. Se você está se perguntando sobre a banana na imagem, bem... eu também não faço ideia qualé da fruta. XD

Vale a pena começar agora, sem ter lido a HQ que saiu em 2009?

Um dos maiores dilemas do universo dos quadrinhos é esse: “Quando começar a ler algo, já que quase tudo hoje em dia já tem seu passado?” Felizmente Donald Duplo não é tão apegado assim a uma continuidade ao ponto de que se você não ler desde o começo, não vá entender direito a série. Pelo contrário, as HQs tem histórias individuais, cada uma com começo, meio e fim. Então você não ficará perdido caso resolva acompanhar a série a partir de agora.

A Editora Abril também trará um breve resumo desta HQ que saiu em 2009. Explicando o que acontece nela e como o Donald acaba entrando nesse mundo de espionagem. Então vai estar tudo explicado caso tenha alguma dúvida. As novas histórias já mostram Donald como espião da agência. São missões individuais e separadas por tramas distintas.

O que a HQ de 2009 mostra?

Ela basicamente mostra como Donald descobre que é um agente secreto, quando o próprio encontra um vídeo de si mesmo, explicando que ele fora recrutado para uma missão e teve a sua memória apagada. A trama inicial é uma trama meio que de treinamento, para que Donald reaprenda tudo que já sabia, além da trama central da estréia que se resolve na própria HQ. O final desta HQ de 4 partes, deixa um mistério não resolvido, quem é o chefão da agência? Ela termina num quadro onde o Donald está cara a cara com esse figura, mas não revela o que ocorre em seguida. Isso ficou para ser mostrado nas novas aventuras.

Ficou curioso? Bem, o editor da Abril, Paulo Maffia, comentou numa troca de e-mails que existe a pretensão de republicar novamente essa HQ de 142 páginas com a estréia da série. Como a HQ saiu aqui em 2009, ainda é muito cedo para republicar, mas nada impede que isso aconteça futuramente. Acredito que tudo depende do sucesso destas novas HQs e das vendas das revistas é claro. Na minha opinião, republicar novamente a origem iria afastar os poucos fãs que a série já possui aqui no Brasil, que conheceram ela pela Aventuras Disney de 2009, e os novos volumes inéditos não impedem que novos leitores venham a conhecer a série, pois como eu disse, a história não é tão interligada assim, e a Abril se preocupou em explicar tudo que precisa se explicar num resumo que abre o volume.

Por fim, quero deixar registrado que tenho também a intenção de mostrar ao menos a primeira parte desta HQ de 2009 aqui no Portallos até antes do dia 25 de Abril. Já escaneei toda ela, só falta mesmo editar e montar o arquivo. Ao menos mata a curiosidade dos possíveis leitores quanto esta série, e mostra o momento quando Donald descobre que é um agente secreto adormecido. 🙂

Obs: Sabe italiano? De qualquer forma, se quiser dar uma olhada nas imagens, essa primeira HQ de Donald Duplo está disponível gratuitamente no site italiano da revista Topolino. Basta clicar aqui.

Obs II: Essa série ficaria sensacional num longa animado ou numa série de TV. Uma pena que a Disney ainda não se tocou que seus personagens clássicos nos quadrinhos tem histórias sensacionais que ficariam perfeitos na TV e nos Cinemas. Esse desprezo da empresa pelas HQ com seus personagens realmente é uma tremenda burrice…

Isso também pode lhe interessar

34 Comentários

    1. Eu acredito que basta os leitores apoiarem e comprarem. Quanto mais gibi vender, mais a editora se dedica a criar materiais assim. Esse formato especial e encadernado na minha opinião é perfeito para séries assim, como Donald Duplo, Magicos do Mickey, Pateta Reporter, SPNA, Mickey X etc.

  1. No aguardo por esse. Vi também no Inducks algumas imagens de Mágicos do Mickey, e fiquei muito interessado também… aliás, Mágicos já foi lançada por aqui, ou é série inédita?

    1. Foi lançado parcialmente, também em Aventuras Disney, e ainda ficou algumas HQs inéditas para sair… 🙁 – Essa série é outra que pretendo encher o saco da Abril para lançar em encadernados futuramente.

  2. Seria ótimo ler esse primeiro arco antes de comprar essa nova edição do DD, mesmo você dizendo que são histórias isoladas e que a Abril vai republicar depois, eu iria preferir ler antes. Talvez eu compre essas duas novas HQs que vão ser lançadas e quando sair a republicação leio tudo de uma vez só.

    _

    Além disso gostaria de tirar uma dúvida com você já que tem contato com o Maffia, talvez esteja sabendo: aqui desde o fim de 2009 as revistas mensais disney chegam bimestralmente com 4 meses de atraso, em pacotes “pague 1 e leve 2”, antes chegavam normalmente então não entendo porque passaram a usar a distribuição setorizada de um hora para outra, mas como fica mais em conta eu não tinha reclamação. Mês passado, chegaram normalmente os pacotes das 4 revistas mensais, contendo duas edições em cada, sendo as edições de novembro e dezembro de 2010, mas agora em abril chegaram nas bancas as edições relativas a abril mesmo! O problema para mim é que já estou a algum tempo lendo suas resenhas e sei que as histórias do Comando Laser estão sendo publicadas em Zé Carioca, entretanto como aqui as edições de janeiro, fevereiro e março foram “puladas”, não tenho como comprar as histórias antigas! Pode me passar o e-mail da Abril, seção de HQs Disney para eu perguntar se iremos receber essas edições mais tarde?

    Agradeço por ter lido meu texto rss…

    Se souber de algum site para comprar as revistas anteriores também ajuda.

    1. Killua, parece mesmo que alguns lugares passaram a receber as revistas certinhas, sem atraso. O Xandro que comenta aqui as vezes, diz que lá na cidade aconteceu a mesma coisa que aconteceu aí com vc.

      o e-mail da Abril é DISNEY.ABRIL@atleitor.com.br (e insista que eles respondem).

      Quanto a comprar online, recomendo estes dois links:

      http://www.lojaabril.com.br/marcas/Disney-714 (deve ter as mensais que vc perdeu aqui e tem kits ainda com desconto…olha com calma no link).

      http://www.planetagibi.com/index.php?cPath=21 (vende edições nacionais e italianas, parece que o frete tambem é baratinho)

      Obs: Compra DD! Não vai se arrepender! 😛

  3. Ótima pedida pra começar a minha coleção de hq’s disney!
    E esses dias fui num sebo aqui comprar umas hq’s Disney e tava de 3 reais pra cima, você paga isso quando compra em sebos Thiago?

    1. gibis de 36 paginas = 1 real / Mickey, Donald e Zé Carioca, mais gordinhos, de 68 paginas, em 1,50 a 2,00 depende da edição e do estado da revista. Tio Patinhas e Almanaque Disney entre 2,00 a 3,00, depende do estado tb.

      1. É elas estavam em bom estado e um do tio Patinhas foi 3 reais(60/70 pgs.) e outra do Donald antigona foi 2 reais com a capa rasgada(com 30 pgs)…
        Mas sei lá vou procurar ali no mercadão pode ser que tenha umas mais baratas.(pode ser que os tios sejam meio burrinhos XD)

        1. É, cada região tem uma variação. depende da demando do lugar. estava conversando no forum inducks estes dias sobre isso e tem gente que paga 5 reais por uma seleção disney de 380 paginas… aqui na minha cidade, quando elas aparecem num sebo, custam 10 reais. pra vc ver a diferença.

          Ah e uma coisa, vc disse que DD seria perfeito pra começar uma coleção. Eu acho que perfeito mesmo, seria Disney BIG #8, porque ela tem um pouco de tudo (Barks, Rosa, patos e ratos, Indiana Pateta, Zé do Canini e assim por diante). Seria esta edição aqui:

          http://www.portallos.com.br/2011/02/22/disney-big-8-e-o-porque-de-uma-edicao-imperdivel-extra-capas-das-mensais-de-marco/

          1. É mas pode ser que essa Disney BIG #8 seja dificil de achar pois já faz uns 20 dias que foi lançada, mas procuro nas bancas e vejo se consigo achar essa.
            Enquanto isso aguardo a DD.

  4. Poxa Thiago Eu Gostaria muito mesmo que Tu Scaneasse essa primeira historia A credito que incentivaria o pessoal a comprar As Duas Edições
    Eu mesmo não Cheguei a ler a primeira na Epoca eu Tava Apertado E não pude comprar os Gibis
    Cheguiei a ler o Começo da historia num Scan Mas Nem terminei Pois Não Scaniaram O Final kkkkk

  5. opa,parece bem legal! acabei de comprar a ultima edição de CLD e ja estava achando que ficaria um bom tempo sem comprar mais quadrinhos disney,mas esse ai tem altas chances de eu comprar

  6. E eu que ia parar de colecionar quadrinhos porque a coleção cld acabou com o DD vou voltar a comprar mais quadrinhos e espero que saia logo a republicação do inicio da série porque to louco pra ler.Comprei esse sabado o vol. 39 dos clds mas o 40 ainda não chegou.Valeu pelo post,muito bom mesmo.

  7. Parece interessante… mas não tem sentido comprar uma série q vai ser publicada pela metade! Eu não acompanhei donald duplo no aventuras… acho q eles deveriam republicar a primeira parte, afinal, vivem republicando tanta coisa q saiu no aventuras e o q realmente importa…

    donald duplo, poderia eventualmente, ter sido publicado na revista mensal, nesses 03 anos q se passaram!

    1. A série não vai sair pela metade… se fosse isso significaria uma história que sai sem seu começo, uma trama que já começou e não terminou, e não é nada disso. A primeira HQ é um evento isolado, é algo que teve começo, meio e fim. Sair pela metade não. Está dando-se continuidade a uma série e não a uma mesma trama ou HQ.

      E tudo que foi republicado de Aventuras Disney data de 2007 para baixo, a Abril até agora não republicou nada de 2008 para cima, exatamente porque esse é o conceito de republivação, o material precisa envelhecer um pouco, caso contrário, que tal lançar as mesmas revistas com as mesmas historias todos os anos? afinal, muita gente não deve ter comprado a edição do mês passado… vamos republicar… quem comprou que se dane. É preciso ter muito cuidado com republicações e como trata-las. Pra mim a decisão de não republicar agora é mais do que certo, pois não se faz necessário a primeira HQ para apreciar a série. As HQs Disney funcionam individualmente, não é como um episódio de Lost ou 24 Horas ou uma novela ou até mesmo a continuidade rígida de um mangá.

      E sobre sair numa das mensais, aí criaria a raiva enfurecida de todos os colecionadores e compradores atuais, pois as mensais são para HQs inéditas, que já não tem espaço no Brasil. Imagina que começam a republicar HQs nesse pequeno espaço? aí eu paro de vez de colecionar, e acredito que muitos outros tb se irritariam com uma pratica mesquinha como essa.

      Sem mencionar que a HQ de estréia tem 142 páginas, dividi-la novamente num monte de revistas é dar tiro no pé… muito melhor esperar um pouco e torcer por um encadernado novo e completo e unico com tal historia.

  8. Ainda acho q Abril está muito devagar… Mistério dos Signos foi anunciado no ano passado e só vai sair no ano q vem… pq tanto tempo para republicar um material???

    1. Nada de especial foi feito ano passado ou no começo deste ano sobre a desculpa de estarem lançando a classicos da literatura disney semanalmente. o que pra mim é meio que uma desculpa esfarrapada, pois existe publico e mercado para ambos os tipos de publicação. uma não concorre essencialmente com o outro. sem mencionar que desde nov do ano passado a CLD já se perdeu e parou de ser semanal para seguir uma linha de publicação bem desconfortável.

      Tb acho que estes especialis deveriam ser acelerados no Brasil e sair com uma frequencia muito maior. do tipo um especial diferente por mês…

  9. Nem conhecia DD mas agora… EU PRECISO, LANÇA LOGO!!!!!!!!!!!!!!!!
    E espera, vai ser no mesmo formato do CLD? Mesmo tamanho e R$10? Cara, a Abril quer me falir mesm… :p

    PS: Na parte de baixo da primeira capa esta escrito “Minissérie em duas ediçoes”. Pra ler a história completa vou ter q comprar a 1 e a 2?

    1. Ainda não foi divulgado quais HQs irão estar nestes dois volumes, serão várias, mas tem uma ou 2 que tem mais de 100 paginas, então ainda não se sabe se uma delas será dividida entre os volumes… assim que tiver mais detalhes, eu farei uma prévia das edições aqui no blog. 😉

  10. Olá a todos os amigos desse site nota DEZ…já li tudo sobre esse gibi e seu comentários…(até agora) e tenho para contar que também estou ancioso por essas edições/HQs inéditas do DD(além de ter as 3 edições do Aventuras Disney de DD) que para mim é tão sensacional quantos as HQs do SuperPato…hehehe!:D

    Ah…sobre o comentário do,amigo,Thiago para com o Killua, gostaria de confirmar que desde de Novembro 2010 que as do mês vem chegando no mês certinho!!(Por aqui no estado da BAHIA),quando tinha parado na Promoção 2 Gibis pelo preço de 1 – Edição 18 e realmente tive que comprar as edições faltantes pelo site Planeta Gibi comic shop sendo assim completando a minha coleção atual,nem pense que fiquei chatiado com isso pois não ah satisfação melhor do que você comprar os gibis no mês certo!:)

    É tudo um sonho e REAL!Abçs a todos AleXANDRO!;)

      1. Obrigado,cara…só eu sei durante esse tempo/últimos anos dessa nossa amizade,mesmo sendo virtual,o trabalhos que você vem sendo/tem feito para com os nossos quadrinhos Disney e te confesso que 95% o teu gosto bate de frente também com o meu!Abçs;)

    1. É melhor comprar no mês certo, mas era metade do preço e agora vou ter que comprar as antigas pela net pagando frete =/

      Bom saber que o planeta gibi entrega tudo direito, lá parece ter muita coisa e a loja da abril é bem desorganizada, se eu comprar lá vai ser por causa das promoções.

  11. bom, comprei ontem a Big 8!
    vou por os post patopolis em dia
    e após ler Big8 acho que saberei onde estou tentando pisar XD huahua
    mas só pelo que li, o donald me agradou muito mais que o mickey… veremos
    mas esse DD parece bem legal!

  12. Tem um “resuminho” na seção de cartas da Revista do Donald desse mês, que fala primeira parte de DD…

    Quem tiver a revista, dá uma atenção nessa parte que já ajuda a situar também para o lançamnento desse mês.

  13. Bem que poderia rolar uma edição ZERO contendo o início desse material. Se rolasse, com certeza eu compraria. Mas comprar um material desses com o bonde já andando, nem dá! Por melhor que seja o resumo, não é a mesma coisa. E um material como esse, merecia ser republicado por completo. Primeiro porque agora, vai sair em papel bom, e tudo encadernado. Que graça tem ter uma parte em um gibi mensal de mix, e o restante em encadernados? Deveria ser algo mais padronizado. E quem já tem, bastaria não comprar a edição ZERO, que não iria influenciar na numeração de quem não desejava recomprar esse material com um tratamento mais bacana. Por essas e outras que esse lançamento vou deixar passar. Uma vaga possibilidade do início vir a ser publicado, não é garantia de nada. Mas infelizmente, é assim que vai sair, e eu desejo bons frutos pra essa publicação, mesmo que de minha parte, eu vá passar longe desse material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.