História interessante e gameplay viciante! M&M: Clash of Heroes é muito bom! [PSN] [Demo Testada]

Tem que chegar o final de semana pros meus posts saírem! Eita saudade das férias, hein. Ao menos semana que vem tem feriado! Ei de colocar as coisas em dia. Enfim, enfim! Post da vez é sobre minhas impressões de Might & Magic: Clash of Heroes! O jogo saiu originalmente pra DS no finalzinho de 2009, recebendo esse mês sua versão HD para PSN e XBLA. Quis muito jogar no DS, acabei não comprando, e agora não me escapa! Widescreen, dublagem (se já tinha no original, me corrijam), substituição dos sprites por LINDOS portraits animados, trophies… pra mim, motivos suficientes pra optar por essa versão, e a demo só confirmou a qualidade esperada (ao menos por mim, que gostei muito de Critter Crunch, também da Capybara Games).

Bom, CoH é um misto de puzzle, adventure e RPG. A narrativa se divide seguindo os cinco diferentes personagens principais, mas há vários outros secundários que aparecem na narrativa e não estão lá só pra figuração. Começamos com Anwen, filha do chefe dos elfos, que… hum… acho que não preciso dar spoilers, né? Tudo bem eu dizer que a história é clichê porém bem executada e interessante? Pois é, haha. Há um narrador dublado que conta mais ou menos o pano de funo da história do continente, Ashan, das civilizações que o ocupam, da ameaça dos demônios, do artefato que deve ser protegido. Eu avisei, clichê, mas ver pessoas morrendo e(m) quadros lindamente desenhados dá um toque muito bom, se afastando do lugar comum que essa linha de narrativa normalmente segue.

Como disse, nessa primeira parte controlamos Anwen, mas aparecem vários outros dos principais que usaremos a seguir, e são personagens interessantes! Uma das partes RPG do jogo está nisso, diálogos e personalidades bem pensadas. A outra é relacionada a manejar a party de monstros, receber experiência, subir de level, equipar artefatos e coisas assim. O mapa de cada área possui lugares determinados em que se encontra com NPCs, acha-se tesouros, vai-se por outros caminhos. Tudo em 2D e com caminhos pré definidos, mas na própria demo consegui me perder e ir parar numa dungeon com bichos bem mais fortes que eu e achei NPCs de side-quests que nem estavam disponíveis ainda, o que mostra bem como há livre exploração, dentro das limitações de cada mapa. Achei isso bem bacana, principalmente porque não é comum nesse gênero em que normalmente destrancamos lugar por lugar à medida que batalhamos.

As lutas em si são a parte puzzle do negócio. Controlamos um exército de diferentes tipos de criatura, cada um com level (ganham exp quando as usamos  nas batalhas) e habilidades próprias. O objetivo é zerar o HP do general inimigo, e para isso nossos ataques tem que chegar na “linha de fundo” da tela, impedindo que os ataques dele cheguem na nossa linha. Para atacar, “empilha-se” três unidades do mesmo tipo e cor, e aí surge um número que indica depois de quantos turnos o ataque estará pronto. Da mesma maneira, pode-se formar barreiras alinhando-se três unidades lado a lado, e cada civilização tem barreiras com efeitos diferentes. Nos elfos, a cada turno elas recuperam um pouco do nosso HP.

Além das unidades diferirem em poder de ataque, defesa e turnos de espera, há três tipos “maiores” de classificação. As normais, as elite e as campeãs. Três normais formam um ataque, uma elite e duas normais formam outro, uma campeã e quatro normais formam outro. Desnecessário dizer que quanto mais poderoso o ataque, mas demorado ele é. Entram na estratégia também diversos outros elementos. “Chain” aumenta o poder de ataques de mesma cor que sejam ativados no mesmo turno; “Fusion” junta ataques em um só, abrindo espaço e construindo algo devastador; “Hero Actions” podem ser ativados quando nossa barra de MP se enche, o que acontece à medida que recebemos e inferimos dano, e podem virar completamente o jogo; e assim por diante.

Como podem ver pelas imagens, os ataques passam por cima dos inimigos do outro lado. Tudo que está no caminho diminui o poder do ataque de acordo com a “toughness” de cada unidade. Um Deer meu que vá atacar com 15 de poder, se passar por quatro demônios com 2 de toughness cada, tirará somente 7 do HP inimigo. Da mesma forma, podemos diluir ataques de Elite Units inimigas construindo barreiras e colocando unidades de grande “HP” atrás delas. É um sistema bem robusto, e por isso mesmo viciante! Cada movimento muda o rumo da partida, já que temos limite de unidades a serem mexidas e número certo de reforços por turno. Ficar de olho na contagem de cada ataque inimigo e calcular o dano que sofreremos é essencial, e é surpreendente como usar Chain e os outros recursos realmente faz diferença. Explorar o sistema recompensa.

E a demo não mostra muito mais do que isso. Insere o jogador na história e é muito bem sucedida nisso, já que me deixou querendo continuar não só porque quero lutar mais, mas também porque os ganchos deixados nela são interessantes! Pelo trailer de lançamento, o qual coloquei mais abaixo, mal posso esperar pra ver todas as outras criaturas! Não elogiei, mas as animações dos monstros são lindíssimas, principalmente quando se movem para atacar. É gostoso ficar assistindo! Trilha sonora também me surpreendeu, não tinha lido nada em particular sobre ela ser boa, mas marcou em alguns momentos! Dá um tom épico à narrativa, que não fosse isso com certeza teria menos brilho. O traço dos personagens não é o mais original, cai um pouco no estilo “mangá americano” de desenhos como Avatar: The Legend of Aang, mas são bem agradáveis, principalmente nos quadros!

E é isso, acho que cobri todos os pontos principais. Há outros elementos em jogo, como o fato das unidades mais poderosas terem que ser compradas caso morram em batalha, aliás, é verdade, há recursos no jogo (ouro, cobre e diamante), talvez uma das poucas similaridades com a série Might & Magic. Me passou a sensação de um jogo muito bem feito, completo mesmo (tem multiplayer online e offline também!), talvez justamente por ter saído para DS. É um presente que donos de PS3 e Xbox 360 estão ganhando, e com certeza comprarei! Mas só pra não terminar sem criticar nada, me incomodei um pouco com os loadings, que apesar de curtos e exibindo dicas de estratégia, são mais frequentes do que eu gostaria. Nada que atrapalhe de fato. Fiquem, então, com o trailer de lançamento!

[nggallery id=465]

Ah, e aproveitem quem tem PSN+, há um pequeno desconto na compra do jogo, saindo por US$ 11,99 ao invés de US$ 14,99. Não sei quantos MS Points custa, mas deve ser o equivalente, né.

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Eu joguei no DS e parei no ultimo capitulo com aproximadamente 40 horas de jogo. A jogabilidade é muito viciante e vai ficando cade vez mais dificil. Pra quem gosta de jogo de estratégia é obrigatório.

  2. Joguei o jogo até a metado no DS. Aliás acho que só parei pois comecei a jogar o Dissidia ou o Disgaea 1, principalmente esse segundo que virou um insta-classic pra mim.

    O jogo não apresentava dublagem que eu me lembre não. Uma coisa que achava meia feinha era os NPCs e os Chars no world map, que eram minúsculos e tal. Mais pra frente no WM tem uns macetes pra tu passar por áreas sem batalhar com os inimigos, enganandop uns guardinhas lá. Também tem umas batalhas que são mais puzzle mesmo, do tipo “Só use elite attacks, ou Champion attacks”, ou “Só uma cor pode atacar”, ou até “Destrua unidade X do inimigo com Y turnos”, e nessa parte é que as coisas ficam difíceis pra cachorro. Outra boa adição é o Multi-ON, porque dificilmente na época do DS achava alguém pra lutar comigo, e já estava muito viciado com o exército Necromancer, então queria testar contra alguém.

    O jogo valhe a compra, mas 15 dólares? Talvez menos, 10 é o ideal. Por isso devo esperar abaixar o preço, mesmo que demore eternidades, como as coisas da PSN demoram pra abaixar.

    1. Pô, legal teu comment. Bom saber dessas restrições de objetivos!! Lembro que em Fire Emblem, que já era muito difícil normalmente, quando colocavam esse tipo de coisa uns 5 resets por hora. XD

      Sobre o preço, 15 dólares é sempre meio caro pra um lançamento na PSN. Moon Diver que tu testou, por exemplo, eu não pagaria nem a pau, mas CoH me parece que vale a pena, ainda mais que eu ia comprar pra DS por mais que o dobro do valor e não teria trophies, online, etc, etc. E é como tu disse, na PSN demora ERAS pra algo baixar de preço, então não vou ficar esperando heuheuheuheu. Mas entendo teu lado, ainda mais que tu já jogou um monte, né.

      1. Moon Diver nem 10 eu pago! XD 7.50 eu acho o ideal, até porque é mais pra jogar com o povo online do que single que perde a graça um pouco…

  3. Adorei as imagens do jogo faz meu tipo, quando saiu essa semana vi uns vídeos e dei uma lida gostei muito, no entanto fiquei com uma sensção do tipo “Não vale 15 doletas” e logo em seguida conclui comigo mesmo “esse jogo tem a típica cara de ser aquele jogo que entra em promoção”

    Então por mim vou comprar quando baixar esse preço pois tenho certeza que vai acontecer!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.