Caso PES 2012 x FIFA 12: Mais uma guerra que já nasceu com um vencedor? [PS3/X360/PC]

Enquanto uma guerra acirradíssima entre Battlefiled 3 e Call Of Duty: Modern Warfare 3 está sendo travada pelos soldados da EA e combatentes da Activision, uma outra disputa, um pouquinho mais amena continua anualmente de pé e sem muitas novidades aparentemente. Estamos no meio do ano e há poucos dias da E3 e como de costume PES 2012 e FIFA 12 estão dando as caras mais uma vez com diversos videos sobre os detalhes bem mínimos que estão sendo modificados para justificar a compra da edição mais atual desses jogos.

Este ano a Konami diz estar aperfeiçoando as mecânicas de Pro Evolution Soccer, de modo a torná-lo mais estratégico e menos fantasioso, como muitos fãs já exclamaram por ai. A idéia é boa, mas parece caminhar a passos de formiga, pois se não me engano algo parecido, se não a mesma coisa foi dita no ano passado e eles ainda estão batendo na mesma tecla. A mobilidade dos jogadores também não parece ter evoluído muito e a beleza acaba parando nos gráficos enquanto a ginga e os dribles ainda parecem o mesmo “feijão com arroz” de sempre. Ao ser questionada, a Konami confirma tudo: em PES 2012 teremos novas animações, novos efeitos de iluminação, novos dribles e novas opções táticas. Resumindo, PES continuará onde está, com um futebol extremamente cinematográfico, mais veloz do que deveria ser e ainda assim divertido, mesmo que não agrade a maioria. Mas com um dos lados da moeda tão acomodado assim eu me pergunto: será que isso é mesmo uma guerra?

Já FIFA não tem porque se preocupar, depois de anos atrás do sucesso da série Pro Evolution é a Eletronic Arts quem reina soberana na preferência da maioria quando o assunto é futebol, justamente por apostar todas as suas fichas no mais puro realismo que uma partida deste esporte pode trazer. Para este ano, a franquia continua ajeitando uma coisinha ali e outra acolá sem deixar o que já está dando certo sair dos trilhos. Dentre as inovações que nem parecem tão inovadoras assim, a que mais chama a atenção é a nova engine para impactos e colisões, com lances que renderiam cenas lindas não só de gols, mas também de faltas durante uma jogada. Outro aspecto que promete revolucionar é a inteligência artificial. Segundo informações já divulgadas um jogador que seja um novato no time tenderá a ter mais cautela contra um jogador mais experiente. Em outras palavras, nunca coloque um reserva na defesa para frear os dribles desconcertantes de Lionel Messi. Ele pode tremer nas bases.

Mais detalhes que só os produtores conseguem escavar, somente na E3 deste ano, mas antes mesmo do maior evento de games desta terra começar, acho que a maioria já elegeu o vencedor desta disputa. Não é de hoje que a série PES não inova como se deve, isso é fato. Ela estacionou e se acomodou na era PlayStation 2 e de lá pra cá só perdeu terreno depois que a EA mostrou serviço de verdade em FIFA 2009. Mas será que voltar ao topo significa mesmo se igualar a FIFA em todos os sentidos? Se pegarmos como exemplo os games de corrida da atualidade, veremos que nem sempre é preciso ser um simulador para vender bem e que os arcades também tem o seu espaço.

Talvez a única coisa que ainda salve o game de futebol da Konami na visão de quem migrou com mala e tudo para a franquia da EA seja o seu carisma que conquistou muitos fãs de longa data. Afinal sempre foi muito divertido jogar a Master Liga e evoluir um time todo do zero, atravessando diversas temporadas, administrando as finanças de um clube (ainda que de modo bem simplificado) e contratando cracks para jogar no seu time. Enfim, diversão que estava lá muito antes de FIFA chegar e que particularmente ainda não me convenceu totalmente a largar o divertido futebol arcade pelo simulador cada vez mais real que existe.

Se PES realmente precisa seguir FIFA à risca e correr atrás do prejuízo? Quem sabe? Depende muito, depende do seu gosto, depende do que você, fã de futebol está procurando de verdade. Puro realismo, tanto dentro quanto fora do campo ou um simples arcade totalmente decompromissado, rápido e divertido? Para mim não existe razão para comparar os dois, ao menos não enquanto a Konami não vir a público e dizer que o seu jogo é o mais realista ou que ao menos pretende perseguir este posto daqui para frente. Até que isso aconteça, essa guerra promovida pelos fãs sempre terá um vencedor e um perdedor antes mesmo de recomeçar.

Mas enfim, a E3 vem aí e independente de quem se sagre vitorioso este ano, a história já mostrou que dificilmente veremos algum dos lados enxugando as lágrimas ou rogando praga para o adversário após o fim da batalha. Deixemos a guerra de verdade para Battlefield e Modern Warfare. Pelo menos no quesito shooter ainda podemos brincar dizendo que nada foi definido ainda e que assim segue o hype.

Isso também pode lhe interessar

72 Comentários

  1. É ja alguns anos que o Fifa tem superado o PES.
    Uma coisa que a EA deveria rever no Fifa é essa cobrança de pênaltis que é de doer de ruim, cobrar um penalti no canto baixo do goleiro por exemplo é de uma dificuldade desnecessária.

    Não joguei a serio PES2011, o 11 to no fifa, mas no PES2010  o jogo online é muito ruim, cheio de lags. Já no fifa roda redondinho o online.

    1. entao jogue o pes 2011 q vai ver q é completamente diferente do 10 , qto à cobrança de penal , no pes tbm tá 1 absurdo de dificil.

        1. tu nao sabes jogar o pes 11 , ques moleza vai jogar o fifa  e para de chorar, pes 11 ta otimo e show so se alquem nao jogou pra falar mal,fifa de play3 parece jogo de play2 e rediculo os bonecos sao pequenos vc ta na cara do gol e a camera da longe pra caranba,no pes a camera aproxima e show de bola

    2. na boa….o PES 2011 no modo online, nao tem melhor….os campeonatos online que são disputados, tanto com times normais quanto os da master liga são fantasticos….nao vi isso no Fifa

  2. acho q os jogos de futebol de uns tempos pra cá desde a era ps1 tem sido como o seu time de futebol , vc gosta de 1 e pronto, nao adianta qualquer argumento pra tentar mudar o seu time , na escolha entre qual jogo é melhor tbm é assim.

     qto mais flam das melhoria do fifa com relação ao pes eu continuo achano a kd ano o fifa uma porcaria mas tenho q respeitar quem goste.

    1. claro o pes e melhor em tudo a imagem do fifa e redicula o goleiro franqueiro ,fifa e so midia quem joga pes sabe que ele e melhor ,ja os jogadores de fifa sempre pensam sera que o pes e melhor , podes ver no brasil todos que eu conheço jogam pes nao e atoa que o pes emais vendido no brasil,

    2. claro o pes e melhor em tudo a imagem do fifa e redicula o goleiro franqueiro ,fifa e so midia quem joga pes sabe que ele e melhor ,ja os jogadores de fifa sempre pensam sera que o pes e melhor , podes ver no brasil todos que eu conheço jogam pes nao e atoa que o pes emais vendido no brasil,

  3. Sempre joguei PES até o FIFA 9 depois dele só estou jogando fifa.
    Acho que o FIFA representa mais a paixão do futebol, os dribles, movimentos dos jogadores e os gráficos acho muito lindo.
    Como também já joguei PES também acho ele bom, mais ele é um futebol mais veloz, e tem modos de jogo muito legais, até mais legais do que o FIFA.
    Cada um abrange um tipo de jogador, eu particularmente prefiro o FIFA na jogabilidade mais o PES também não fica muito atrás não no jogo em geral.
    Esse ano aposto no FIFA 12 parece que vai ser um jogão!!

  4. Fifa é o melhor jogo de futebol que existe, o PES caiu muito mesmo.

    Mas tomara que a Konami continue lançado o PES e melhorando ele pra ter uma concorrência saudavel com o Fifa e assim a EA não cai na preguiça,pois tem que bater o rival.

  5. Fifa é o melhor jogo de futebol que existe, o PES caiu muito mesmo.

    Mas tomara que a Konami continue lançado o PES e melhorando ele pra ter uma concorrência saudavel com o Fifa e assim a EA não cai na preguiça,pois tem que bater o rival.

  6. Fifa é o melhor jogo de futebol que existe, o PES caiu muito mesmo.

    Mas tomara que a Konami continue lançado o PES e melhorando ele pra ter uma concorrência saudavel com o Fifa e assim a EA não cai na preguiça,pois tem que bater o rival.

  7. Fifa é o melhor jogo de futebol que existe, o PES caiu muito mesmo.

    Mas tomara que a Konami continue lançado o PES e melhorando ele pra ter uma concorrência saudavel com o Fifa e assim a EA não cai na preguiça,pois tem que bater o rival.

  8. O único problema do FIFA é a EA e seu descaso total com os jogadores de PC, sempre lançam o jogo do ano anterior pra pc enquanto os dos consoles vem cheios de melhorias. por isso sempre vou de PES, só pq a Konami me respeita, o dia q a EA fazer o mesmo pode ser q eu mude, mas enquanto isso, mando a EA inteira pro inferno

  9. Fifa 11 é o melhor jogo de futebol que joguei até hoje… E olha que eu era fanático por PES… Mas não sou fanático e nem sócio de empresas ou franquias, quero o melhor para mim que pago o preço pelo jogo… Portanto, só lamento o PES ter ficado tão ruim…

  10. Fifa 11 é o melhor jogo de futebol que joguei até hoje… E olha que eu era fanático por PES… Mas não sou fanático e nem sócio de empresas ou franquias, quero o melhor para mim que pago o preço pelo jogo… Portanto, só lamento o PES ter ficado tão ruim…

  11. não sou um grande fã de games de futebol, gosto de jogar com os amigos mas não sou daqueles que fica jogando sozinho e passa pelas ligas e modos e tal xD

    Sempre preferi o PES, gosto mais do estilão arcade dele. Como eu praticamente só jogo com os amigos, a falta de realidade e as eventuais bizarrices acabam gerando mais risadas do que frustração.Mas entre meus amigos, esses sim que jogam muito futebol, também vejo preferência pelo PES. A maioria não gosta do FIFA e os que gostam, ainda preferem o PES. Como ando meio po fora das noticias de games ultimamente, nem imaginava que o FIFA vinha deixando PES tão pra trás assim.

    1. caio o pes2011 e o melhor jogo de futebol que existe,quem joga pes sabe que ele e o melhor ,e que eeses caras do fifa eles sempre ficam com isso na cabeça sera que o pes e melhor? ai eles querem encher de comentarios pra ver oque o pessoal fala,podes ver quem joga pes sabe que ele e o melhor enem fica querendo provar isso pras pessoas nesses sites,mas 1 pes humilha nos graficos e imagems o goleiro do fifa e franqueiro rediculo , no fifa os jogadores sao pequenos vc ta na cara do gol e nem da pra ver o goleiro direito vc so ve o lance direito no replay ja no pes a camera aproxima e perfeito ,caio joque o fifa e vera que pes e 1000 vezes melhor

  12. nunca li tanta apelaçao dese tento ai de cima pro fifa,1 melhor em que os graficos do pes e imagem humilham o fifa ,2 os jogadores do fifa sao pequenos a camera e longe vc ta na cara do gol nem ta pra ver o goleiro direito e sem noçao do lance no  pes  a camera aproxima, esse video ai do fifa sao imagens de perto nao e o jogo com abola rolando pois todos sabem a fraca imagem do fifa e que os bonecos sao pequenos ja o video do pes e de verdade sem enrolaçao , fifa e so midia as imagens mostram tudo so nao ve quem nao quer pes e melhor em tudo

      1. eduardo, o pes e um babuino no topo cagando na tua cabeça nao tem comparaçao, fifa e so um jogo enrolado no meio campo com 1 goleiro rediculo,e uma imagem fraca e os bonecos as pernas e os troncos nao se encaixam direito parece anoes,a cara dos jogadores nao tem nada a ver com um ser humano parece ser de massa ou zunbi , pes humilha

        1. Os jogadores do FIFA parecem de massinha de modelar com peruca, tendo uma convulsao com aqueles olhos virados e arregalados huahauhauhauhua, a jogabilidade é mto boa, mas tem seus defeitos…curti jogar FIFA, mas ainda nao me faz largar o charmoso jogo que é o PES!

    1. O FIFA foi o Campeão desse ano,PES foi o melhor pra você,mais o mais
      Vendido foi FIFA que desde de 2009 foi eleito o melhor jogo de futebol!

    2. O FIFA foi o Campeão desse ano,PES foi o melhor pra você,mais o mais
      Vendido foi FIFA que desde de 2009 foi eleito o melhor jogo de futebol!

  13. Jogava PES quando ainda era winning eleven lá em 98, no ps1, era sem dúvida o melhor, o fifa sempre era um lixo, fui fã de PES por 11 anos, até que em 2009, não teve jeito, o fifa ultrapassou bonito e o PES ficou pra trás, enquanto eles não mudarem o controle dos jogadores, que no fifa é de 360º, continuaram atrás… 

  14. Jogava PES quando ainda era winning eleven lá em 98, no ps1, era sem dúvida o melhor, o fifa sempre era um lixo, fui fã de PES por 11 anos, até que em 2009, não teve jeito, o fifa ultrapassou bonito e o PES ficou pra trás, enquanto eles não mudarem o controle dos jogadores, que no fifa é de 360º, continuaram atrás… 

  15. Fifa eh para noobs que querem sempre passe certo e gols fajutos…Pes eh para quem gosta de um futebol realista e dificil como eh na realidade e naaum como fica q vc pega bola e dribla o time inteiro toda hora e naum erra passe

    PES<<<<<<<<<<<<<<FIFA

    1. KKKKKKKKKK
      PES que é uma correria sem tamanho!
      Pega o Messi no meio de campo,vai correndo cortando todo mundo e dá um chute,e ve o goleiro pulando igual uma pedra!
      Agora FIFA,eu quero ver vc conseguir driblar fácil igual vc fala,drible lá é quase impossivel se vc jogar no dificil,ou contra outros players!
      Já no PES n importa a dificuldade,é só correr e GOOL
      E já jogou FIFA pra falar que nunca erra toque?

  16. Fifa eh para noobs que querem sempre passe certo e gols fajutos…Pes eh para quem gosta de um futebol realista e dificil como eh na realidade e naaum como fica q vc pega bola e dribla o time inteiro toda hora e naum erra passe

    PES<<<<<<<<<<<<<<FIFA

  17. Muito polemico essa discussão!
    Olha..tenho 32 anos. e sempre joguei o PES desde o PS1, e detestava o FIFA. Mas como alguns amigos citaram, no PS3 isso mudou. Não jogo mais o PES a jogabilidade do Fifa é melhor, mas eu concordo tbm que o grafico do PES é melhor. Cada um tem sua preferencia. Sem contar no modo On Line, PEs é ruim. Eu prefiro dificuldade e mais jogabilidade. Realmente o PES é mais rapido, o fifa tem q ter mais cautela. Ai vai de cada um né. Abraço

  18. Muito polemico essa discussão!
    Olha..tenho 32 anos. e sempre joguei o PES desde o PS1, e detestava o FIFA. Mas como alguns amigos citaram, no PS3 isso mudou. Não jogo mais o PES a jogabilidade do Fifa é melhor, mas eu concordo tbm que o grafico do PES é melhor. Cada um tem sua preferencia. Sem contar no modo On Line, PEs é ruim. Eu prefiro dificuldade e mais jogabilidade. Realmente o PES é mais rapido, o fifa tem q ter mais cautela. Ai vai de cada um né. Abraço

  19. Depois de ler muitas opiniões de players experientes e de ver os vídeos, decidi optar pelo fifa12. Achei bem mais realista que o PES. Pelo que vi o PES não mudou quase nada desde a ultima vez que joguei há uns 4 anos atrás!

    1. Pessoal jogo PES a muito tempo, epoca de play 1, alguns amigos pediram para eu apenas experimentar jogar o fifa 2011, sempre fui fã da master liga, etc… experimentei jogar o fifa e sabem de uma coisa, não jogo mais PES até eles melhorarem os dribles, as colisões, a jogabilidade, dificuldade, no pes goleio qq equipe que o cpu estiver jogando, já no fifa mano é foda, golear no fifa no modo legendario, cara é muito mais complicado q no modo estrela do PES, olha bem mais complicado.
      Por isso digo vou comprar o FIFA 2012 de certeza já o PES 2012 vou alugar e testar se ficou bom compro tb afinal não tenho preconceito e tomara q a cada ano melhores esses afinal só jogo isso

      1. Já saiu a demo (pra PC) de PES 2012, e mudou bastante coisa… o jogo está bem mais lento, e a movitenção dos jogadores está muito (MUITO) mais fluída, fiz dribles correndo com o ganso que no PES11 não faria nem parado… acho que melhorou consideralvemente, agora só resta esperar a versão final.

  20. o pes 2012 copiou um pouco dos movimentos do fifa foi isso que tornou o pes 5000 trilhoes de veses melhor
    pq o pes tem o grafico melhor tudo melhor
    eu so nao gostava um pouco da jogabilidade mais o pes sem duvida e o melhor

  21. o pes 2012 copiou um pouco dos movimentos do fifa foi isso que tornou o pes 5000 trilhoes de veses melhor
    pq o pes tem o grafico melhor tudo melhor
    eu so nao gostava um pouco da jogabilidade mais o pes sem duvida e o melhor

  22. Pes 2012 foi muito melhorado, pois o principal problema do pes era os jogadores correrem em trilhos neste novo pes é uma coisa que já não acontece, quanto aos gráficos
    no demo os gráficos estão um pouco ruins mas acho que é propositado pois estão pior que o 2011 e a KONAMI não ria falhar nesse ponto.
    A realidade é esta:
    Consolas:  FIFA – Mais próximo da realidade      PES: Diversão e Gráficos
    PC: FIFA – Dinheiro deitado fora, gráficos ruins, jogo muito pesado para Computadores modestos                
    PES: Bons gráficos, Diversão, jogo bem leve mesmo em computadores mais fracos.
    Pes sem duvidada é o que mais tem evoluído e não duvido que ultrapasse o FIFA, e este ano a KONAMI está de parabéns pois deu um enorme passo que já jogou o demo concerteza confirma o que eu disse.
      

    1. o se seu computador for full screen e led tenta ir no setings do pes e aumentar sua resoluçao para 1680 x 1500 e vc vai ver como sua imagem do de vai  melhorar muittttooooooooooo

  23. gosto dos 2 jogos..mas acho q o fifa ta ma frente e nesse ano vai continuar..o pes muda mt pouko e as mudanças não nos impressionam
    o fifa 12 com essa nova inteligência artificial me impressionou
    ano passado eu apostei no pes e me dei mal
    esse ano eu vou no fifa e acho q vou estar fazendo a escolha certa dessa vez.

  24. PES é diversão FIFA é realismo, um simulador que se aproxima mais de uma partida de futebol de verdade (porém não deixa de divertir)
    é o mesmo que comparar GRAN TURISMO x NFS um é proximo a realidade outro é diversão.

  25. Já testei os dois demos de Fifa 12 e Pes 12. E o Fifa está realmente muito superior, tanto nos gráficos e realismos, quanto na diversão, a chance de ocorrer jogadas inesperadas no Fifa parece muito maior que no Pes. Acho que a unica forma da Konami reverter e virar este jogo, é tirar o 12 da frente do nome do jogo e lançar uma versão do jogo que o usuário possa baixar e atualizar pela PSN, Live ou outra rede, e o usuário poderia ter a opção de atualizar o jogo todo ano pra 13, 14, a um preço mais barato do que um jogo novo, pois também já estamos cansados dessa exploração intermitente.

    1. joguei sempre pes, fui enganado desde que saiu a ps3, o pes perdeu o brilho que tinha, o ano passado comprei o fifa 11, fiquei maravilhado que jogo, a konami anda a dormir. Este ano fifa12 vs pes 12 dificil a escolha, mas axo que o fifa ta melhor.
      PES:::: 7.9p
      fifa:::: 9.1p

  26. no fifa alguns jogadores estão correndo um absurdo… se alexandre pato, messi, cristiano ronaldo correr ninguém pega… é impossivel, falo isso pq joguei o fifa 12 e o pes 2012. Sempre fui fã de pes mas hoje acho que fico com o fifa 12

  27. Sempre joguei pes desde o PS1… depois de 2008 fiquei tentado ao Fifa, mas sempre baixo as demos e concluo que o PES é melhor… Pode ser por estar muito acostumado com o PES.
    Esse ano baixei as DEMOs e cheguei na seguinte conclusão:Tem um bom PC? Vai de PES.Console? Não posso dizer não tenho
    Sem duvida o FIFA me surpreendeu pela jogabilidade, não é mais aquele joguinho chato com chutes nada a ver, toques ruins e tal… Na minha opinião quem copiou o PES foi o Fifa, afinal o PES foi o lider de venda e preferencia por muitos anos… essa competição atual é melhor para nós.
    Voltando as demos, Fifa ta legal, consigo jogar sem querer parar na primeira partida, o dibles são legais e mais parecidos com a realidade, o que pecou no que vi foi que o campo junto a camera parece uma reta os jogadores tbm, falta profundidade nas jogadas a física ainda precisa ser melhorada, nesse quesito da física a única coisa positiva no Fifa é a reposição de bola dos goleiros… Fantastica!O PES teve uma mudança do ano anterior os toques não são tão certeiros a defesa adversária está bem esperta, os jogadores são identicos aos de verdade, os jogadores já não fogem tanto da bola rs, a física te deixa impressionado e o gráfico isso é a melhor coisa do jogo. Custei a gostar do 2011 depois mudou até a minha tática de jogo gostei muito… Já o 2012 já me agradou de cara. Vamos ver com passar do tempo.Vendo as DEMOS e considerando PC´s ainda fico com PES pelo conjunto. Algo que poderia considerar a comprar os dois, será que poderei jogar com os times brasileiros no Fifa 2012 no online(PES sem chances)? O modo online rodará liso sem lags(PES é raro, jogavel, mas sempre tem uma lagzinho)? Teremos muitos brazukas jogando? Com a resposta positiva vou considerar comprar os dois…É isso cada um com a sua opinião e gosto!

    1. bom dei uma olhada nos comentarios e fiquei feliz em ver q as pessoas tao acordando pra realidade o pes 2012 morreu junto com ps2 nao tem absolutamente nada que lembra nem em sonho futebol e tb e muito triste tb ver q ainda existem pessoas q gostam de pes q se desetualizaram junto com o fim do ps2 gente q tem uma puta priguiça de aprender jogar futebol de verdade um simulador q a cada ano se aproxima mais da realidade bom e isso

  28. Discorod da análise do site a respeito da estagnação do PES,claro, deixou a desejar em 2008 e 2009,mas a partir de 2010 o futebol da Konami começou a se encontrou a se encontrar….e PARABÉNS ao FIFA por sua melhora na qualidade!

  29. Tenho os dois jogos para ps3 entao, tudo que sera escrito aqui vale para o console ps3. Sou fã das duas series fifa e pes e minha analise dos dois jogos é a seguinte:
    PES 2012: >>>>>>>Comprei e nao me arrependi. Assim que comecei a jogar ja gostei de cara pois houve uma mudança na jogabilidade. No pes 2011 havia uma proposta que teria sido até mais interessante se tivesse sido mais bem executada que era o realismo do sistema de passes, que visava tirar o jogo da caracteristica arcade para fazer dele um simulador. Quem jogou pes 2011, que é um passado mais que recente, lembra que, se vc nao direcionasse o boneco que estava com a bola exatamente na direção para a qual vc queria passar a bola, a bola nao ia naquela direção de jeito nenhum, ou seja, aquela coisa de vc direcionar a bola mais ou menos na direçao do jogador que vc queria e a inteligencia artificial do jogo entender que vc queria tocar para quele jogador, foi quase totalmente anulada na versao 2011. E ainda havia aquela barrinha de energia que surgia em baixo do jogador, para  dosar a força do passe que seguia mais ou menos a mesma logica da direção do passe que expliquei acima, ou seja, se nao medisse milimetricamente a força do passe, ele nao ia onde vc queria. O pes 2011, na minha opiniao era um jogo que exigia tempo para vc se acostumar com esse sistema de passes que mexeu e muito coma jogabilidade e, quando eu finalmente me acostumei e comecei a gostar do jogo do jeito que estava, o pes 2012 ja estava quase saindo. no pes 2012, o sistema de passes foi “corrigido” em relação ao anterior e o jogador nao precisa mais ter uma precisao milimetrica quando passa a bola, acabando com o “realismo cansativo” do sistema de passes que, como eu disse, demorava um pouco para a pessoa começar a gostar. os cruzamentos tambem estao bons pois mativeram a mesma formula do 2011 que era quadrado para cruzamento normal, quadradox2 para meia altura e quadradox3 para cruzamento rasteiro. resumindo, o sistema de passes dessa versao 2012 pra mim esta otimo. Com relaçao aos chutes, achei bons da entrada da area pra frente, mas de longe estao muito ruins. Nao que eu queira ficar fazendo gol de longe toda hora, mas chutar de longe no pes 2012, esta muito dificil, mas nao impossivel. nesse ponto, a I.A. (inteligência artificial) do jogo tem levado em consideração a aptidao de cada jogador nos chutes de longe, tentando puxar um pouco para o ralismo, no entanto, poderia ser melhor. com relaçao às cobranças de falta e penalti, acho que estao boas e a animação dos penaltis melhoru em relaçao a anterior. os dribles tambem estao bons e faceis de se excutar. Carretilhas, elasticos, 360º… todos eles bem faceis no analogico direirto e algum botao “L” ou “R” de acordo com a configuração da preferência pessoal de cada um. É importante ressaltar que, dirbles  especias de facil execução sempre tornam o jogo mais convidativo. No fifa apesar dos dribles especias tambem estarem no analogico direito conjugados com algum botao de cima, os comandos estao mais complicados um pouco. Com relaçao aos movimentos dos jogadores, achei que houve uma melhorazinha mas, infelizmente, os jogadores ainda apresentam movimentos roboticos principalmente quando correndo e conduzindo a bola. essa tem sido uma da principais reclamaçoes dos gamers em relação ao pes desde 2010 e que se acentuou muito no pes 2011 e a konami ate melhorou um pouco esse quesito mas foi uma melhora muito pequena em relaçao a tanta reclamção que isso gerou.  se liga com isso aí Konami!!!!  Ainda com relaçao aos movimentos, aquilo que eu chamo de estabilidade/controlabilidade do jogador melhorou 200%. no pes 2011, o jogador parecia solto demais, ja nessa versao 2012, o jogador esta bem controlavel e responde imediatamente a tudo que se faz no controle. Assim que comecei jogar o pes 2012, já nos primeiros movimentos vi que estava melhor.  Ainda com relação à jogabilidade, não é de hoje que eu noto que, nos cinco níveis do pes, assim como no FIFA, o mais fácil e muito fácil e o mais difícil, muito difícil, mas diferentemente do FIFA, os três níveis intermediários do pes deixam a desejar e o nível 3, que no pes se chama “normal” na minha opinião é muito fácil.  Já o nível 3 do FIFA 12, que se chama “profissional” esta muito bem equilibrado entre não ser nem fácil e nem difícil demais, ou seja, jogando no profissional do FIFA da sim pra ganhar mas não é de graça, já no nível 3 do pes 2012, ganha-se facilmente de 5 ou 6×0.  com relação os gráficos, acho que apesar do pes não ter feito como FIFA, que adotou uma nova engine, e ainda continuar com a engine antiga, o jogo ainda continua com o gráfico melhor e os menus são muito estilosos e bonitos, não há o que falar nesse ponto. Com relação as licenças de time, nisso infelizmente o pes ainda peca muito. Tambem  deu uma melhorada nesse quesito, mas tem que melhorar muito, muito mais. Afinal de contas, para um game que visa angariar cada vez mais publico na America do sul, aparecer com o Brasil de  uniforme verde não dá pra agüentar!!! Os elencos dos times também estão meio desatualizados o que obriga o jogador ficar baixando patchs para atualização. Com relação as ligas e campeonatos, pes acerta em cheio por ter a libertadores( ainda que com uma quantidade de times brasileiros que poderia ser maior),  a champions ,o modo copa do mundo e também as principais ligas. Nesse quesito ligas, apesar do FIFA ter muito mais ligas licenciadas, não acho que pes perca tão feio para o FIFA pois o pes tem as principais ligas que o FIFA também tem e, sejamos sinceros, esse negocio de dizer que o FIFA tem liga de tudo que é lugar e meio ilusório, pois com certeza ninguém joga liga da coréia da Rússia ou dos EUA. No entanto, para o pes ficar bom no quesito ligas, faltou principalmente o campeonato brasiliero e quem sabe ate uma liga argentina, o que remete mais uma vez àquela mesma historia da falta do uniforme original da seleção brasileira, ou seja, coisas que não podem faltar pra quem quer investir no mercado sul-americano .  Outra coisa que eu achei legal nesse pes2012 é sistema de controlar mais de um jogador ao mesmo tempo para armar jogadas. Parabens a Konami, sempre inovando!!!  Pra finalizar acho que pes melhorou do 2011 para o 2012, mas ainda precisa melhorar mais se quiser recuperar sua hegemonia que, me desculpem os faz incodicionais de pes, foi perdida para o FIFA de vez em 2011. Então, na minha opinião, há dois pontos a serem melhorados para que o pes volte a ser o melhor em 2013:  1- melhorar o movimento dos jogadores que continua meio robótico  e 2-melhorar situação em relação a clubes e ligas licenciadas e alguns uniformes.
    FIFA 2012:>>>>>Do FIFA o que posso dizer é que o jogo conseguiu melhorar o que já era bom. Vi uma pessoa dizer em uma opinião aqui que o FIFA era pra quem queria obrigação e não diversão. Realmente o FIFA11 para ps3 deixava um poço essa impressao pela dificuldade, ao meu ver, excessiva. No FIFA 11 se vc jogasse no nível 3(de 5) o jogo já ficava difícil demais. O fifa sempre buscou o realismo. Enquanto pes investiu no modo arcade FIFA adotou outro caminho e foi para o modo simulador, o que foi o segredo de sua virada de mesa em relação ao pes. No entanto, na versão 2011 de fifa abusou um pouco do realismo em sua jogabilidade, o que deu ao jogo uma cara meio de “obrigação” mesmo. Se o seu jogador estivesse com a bola, logo aparecia 2 ou 3 jogadores do outro time totalmente vorazes e um te dava um carrinho, outro uma trombada… sem falar que, quando vc driblava o jogador do time adversário, algumas vezes ele ia atras de vc correndo e puxando a sua camisa ate vc chegar próximo ao gol pra chutar e isso tirava o equilíbrio do seu jogador na hora do chute que, consequentemente, saia ruim. O pior era que o juiz nunca marcava falta nessas puxadas de camisa. É realmente plausível que, em um jogo que busca simular a realidade, algumas vezes acontecerão faltas que não serao marcadas, mas no caso desse puxão de camisa, não era marcada a falta nunca. Não estou querendo falar mal do FIFA 11 pois eu tenho o jogo e sei que, sem duvida ele foi melhor que pes 2011, so estou querendo dizer que, para e versão 2012 a EAsports conseguiu melhorar o que já era bom entendendo uma coisa  fundamental que é o seguinte: o realismo que consagrou a serie FIFA, tem que existir, mas o “excesso de realismo” não é relaismo.  E foi assim, eliminando o excesso de realismo, aparando algumas arestas, que o FIFA 2012 deixou de ser excelente, como era o 2011, para ser,  atualmente,  um jogo quase perfeito e perdeu a cara de “obrigação” como expliquei acima. Com relação a jogabilidade  e sistema de passes chutes e faltas não há o que melhorar. Com relação as ligas e times licenciados também não há o que dizer. FIFA é reconhecido, dentre muitos motivos, por isso.  Com relação ao gráfico e apresentação de menus, apesar do que eu disse que considero o  pes ainda um pouco melhor em relação aos gráficos e mais estiloso em relação aos menus, o fifa melhorou muito com sua nova engine gráfica. Os movimentos dos jogadores e a I.A. estão ótimos, ou melhor, continuam ótimos.  no fifa10, I.A. não era boa mas isso foi melhorado em 2011 e mantido em FIFA 12. Uma coisa que eu gostei também nesse FIFA foi o mo do de marcação onde vc pode marcar do modo simples apenas com botão de pressão conjugado com botão de corrida, ou pode utilizar um sistema de marcação onde vc realmente controla 100%  o jogador e o modo de marcação pode ser mudado até mesmo no meio do jogo utilizando-se o menu de pausa. Muito pratico!!! Não há muito a dizer sobre o FIFA 12, a não ser que o jogo está, de um modo geral, excelente. Assim como citei dois fatores para o pes voltar a ser o melhor jogo de futebol virtual vou citar aqui dois  fatores fundamentais para que o FIFA continue reinando: 1- manter sua jogabilidade e sua I.A.  como estão e 2-continuar aparando as arestas do “excesso de realismo” que, como eu disse, diminuiu muito em relação ao 2011 mas ainda existe em algumas situações do game.     Bem pessoal, agradeço aos que tiveram paciência que ler tudo que escrevi e enfatizo que, essa é apenas minha opinião e que todos aqui são livres para concordar ou descordar de mim o quanto quiserem. De 2011 para 2012,  PES melhorou muito o que estava razoável, mas FIFA melhorou um pouco o que já estava ótimo, e continuou sendo, na versão 2012, melhor do que pes, e eu mesmo gostando mas de pes do que de FIFA, tenho que reconhecer a superioridade do FIFA 12 . espero que tenham gostado. Um gde abraço a todos!!!
     

    1. ahsusahusa
      Realmente um comentário grande, e tive a paciência de ler todo ele, e vi comentários e pontos importantes relatados.
      O problema que não sei se o mesmo vale pra PC e pra Xbox…
      Quanto mais leio, mais na duvida fico de qual comprar, ou se compro os dois.
      Jogava Fifa a muuuuito tempo atras, axo que a ultima versão que joguei foi o 1999, no PC, e o que eu lembro de FIFA, era que se podia tirar os cartões vermelhos, amarelos e impedimentos, essa era a impressão que eu tinha quando falavam do jogo. Com o tempo passei a jogar PES e nunca mais joguei FIFA.
      Não gostei do PES 2011, mas mesmo assim continua a dúvida, se dou mais uma chance para o PES, ou experimento o FIFA.
      Provavelmente vou comprar os dois, ou jogar pelo menos os demos para fazer uma avaliação. 

  30. O FIFA é um jogo condizente com a realidade do futebol de hoje em dia. PES tem uma boa produção, dá pra fazer uniformes dos times da Master Liga, etc. A jogabilidade não é ruim, porém se quiser ganhar deve-se saber usar as táticas dos times. Porém, acho o FIFA superior em alguns quesitos, por exemplo: os impactos dos jogadores parecem mais reais, o toque de bola é bom, a reação dos atletas em relação às jogadas, detalhes dos uniformes, as bolas (sem malícia), etc.

  31. Discordo da maioria, pes 2012 é MUITO, mas MUITO melhor que fifa. Nem se compara, fifa é quadradão, lances de chute são bizonhos e os gráficos muuuito inferiores do pes. pes 2012 esta mais difícil, ta muito bom.

  32. Na minha opinião ambos são bons jogos mais tem um porem, o FIFA é mais pra quem curte jogadas mais difíceis e realistas.O Pes é pra quem gosta de jogar facil.

    1. não concordo, pes é para quem gosta de jogar fácil ? você nunca deve ter jogado pes para dizer tal coisa, pes é preciso jogar com cabeça, planear jogadas, eu tenho os dois jogos e posso dizer que jogo quase sempre pes tanto com amigos como partidas individuais, só jogo ás vezes fifa porque têm mais modos de jogo( gosto de jogar como guarda-redes) quem diz por aí que fifa é muito melhor que pes é porque nunca jogou, diz só para picar os jogadores de pes, gosta de jogo fácil ou então diz só por dizer, mas uma coisa posso afirmar pes 12 para pc supera fifa 12, já nas consolas estão praticamente ao mesmo nível cada um com o seu estilo. 

  33. a questao e a seguinte…sempre fui fa do Pes, quem e fa de verdade independente de Pes ou Fifa nao migra p outro!!!! Mas convenhamos, a jogabilidade do Pes e bem melhor, isso desde os tempos de super nintendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.