Você é um caçador de bugs? Abra o olho! O Google pode pagar bem pela sua descoberta! [Tecnologia]

Para quem não é da área de Informática talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas neste mundo maluco da tecnologia, o modo mais fácil para se descobrir bugs, brechas e afins num software recém desenvolvido é disponibilizá-lo ao usuário,  as vezes criamos algo que julgamos estar perfeito, mas um olhar crítico de fora pode enxergar detalhes que jamais identificaríamos sozinhos, o Google enxerga isso mais do qualquer empresa neste momento, não faz muito tempo a empresa passou a distribuir recompensas a usuários que pudessem identificar e reportar erros encontrados no Google Chrome, sabe quando seu computador dá aquele erro no Internet Explorer (eu já não sei mais, pois parei de usar há anos) e o programa pergunta se você não quer enviar um relatório do mesmo a Microsoft? Pois é (a comparação não é tão boa, mas é quase isso), o Google faz o mesmo, a diferença é que o autor da descoberta é presenteado com uma bela bolada  (a piada não foi intencional) em dólares.

Agora a empresa expande as opções e estende seu sistema de recompensas a todos os seus sites (antes somente o Google Chrome estava participando), bem como o pagamento de valores ainda maiores a quem encontrar as mais diversas vulnerabilidades neles, até onde se sabe, pelo menos 3 brasileiros já receberam seu presente de final de ano pelos cofres do Google, eles são Miguel Targa, de 21 anos, que mesmo sem vivência profunda na área de Segurança da Informação descobriu uma falha grave no Orkut por pura curiosidade, Saad Mustapha (sim, o cara é brasileiro), de 17 anos, que fez praticamente um álbum de erros, reportando a empresa  3 falhas no Google, 2 no Orkut e 1 no YouTube, recebendo nada mais nada menos que 2 mil dólares pelo serviço, e ainda temos o engenheiro de automação, Eduardo Colares, de 27 anos, que descobriu mais uma (das inúmeras) falhas do (eterno beta) Orkut, apesar de também não trabalhar com Segurança da Informação, foi mais um guiado pela curiosidade, resultado? Mil dólares caindo do céu praticamente.

Os 3 além de receberem a bagatela pelo serviço ainda tiveram seus nomes expostos no Hall da Fama da empresa (uma lista de pessoas que contribuíram para o crescimento do Google de alguma forma), e é nestas horas que o Google mostra diferencial em vista de outras gigantes da tecnologia, geralmente as empresas de forma alguma dão o braço a torcer neste casos, preferindo pagar a um grupo seleto de profissionais de segurança para fazer esse tipo de trabalho, quando um usuário descobre um erro, nada além de menção em agradecimento é feita, logo, o incentivo é zero, o que essas empresas não sabem é que quanto mais gente participando melhor, as distribuições Linux são a maior prova disso, é tanta gente colaborando que o software livre praticamente não conhece vírus existentes para ele (sim, estou cutucando a Microsoft de novo). Em vista do tamanho lucro anual, que diferença faria receber ajuda externa e gratificá-la deste mesmo modo? Afinal dependendo do bug, o evento pode ocasionar um senhor buraco nas finanças de uma empresa, isso sem falar numa possível fidelização do usuário, enfim, parece que tem muitas por aí precisando rever os seus conceitos.

E aí? Algum caçador de brechas de tecnologia se animou com a história? Para mais informações entrem aqui, eu até que gostaria de caçar erros, mas sou um péssimo detalhista (ou a palavra seria observador? Realmente não sei), e depois de tanto erro encontrado será que sobrou algum?

Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. A Microsoft bem que podia oferecer um incentivo desses… Se bem que ia ter muita gente lucrando XD
    Daria pra enriquecer só achando erros no Windows e no Office.
    Google tem uma qualidade bem melhor na maioria de seus programas e sites, é dificil achar erros ainda não descobertos… A exceção é o Orkut, que pra cada erro que a equipe conserta surgem mais dois XD E parece que esse ano ele vai ter uma nova versão, tá ai uma boa forma de arrumar uma graninha XP

  2. Sei la nunca vi tantos bugs assim nos serviços do google, eles estão bem nesse quesito, então pagar para alguem que achar um bug que eles não viram é uma otima solução.

    Já a microsoft não pode fazer isso, são muitos mais bugs que o google e isso a faria falir ‘-‘.

    Bem qualquer coisa vou estar adicionando o site no favoritos (uso o Chrome *D) e esperar ter a sorte e ganhar meu presente de ano novo ‘-‘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.