Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #29 – 2011 (Volta de Hunter X Hunter confirmadíssima)

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 semanas  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #29

Toriko (1° CP)
One Piece
Beelzebub
Naruto
Gintama (Capa)
Nurarihyon no Mago (CP, 31 pg, Nova saga)
Hanasaka Ikkyuu
Sket Dance
Bakuman
Medaka Box
Saiki ESP (Oneshot)
Reborn! (CP)
Magico
Kochikame
Enigma (CP)
Kuroko no Basket
Bleach
Inumaru Dashi
Sengoku Armors
Grimm
Hokenshitsu no Shinigami (Fim)

 

Como destaque essa semana temos a volta já esperada de OP ao topo. Era esperada pois o maior rival de Toriko ganhou as primeiras páginas coloridas e não foi rankeado, então teremos que esperar até semana que vem para sabermos se Toriko vai conseguir pegar a primeira posição de OP mais uma vez. Me corrijam se estiver errado mas é o começo de um novo arco em Toriko não?

Beel é que se deu muito bem nesta semana ficando na segunda posição do ranking. Alguém arrisca um palpite do que pode ter sido? Naruto continua na boa e velha terceira posição, é realmente uma série que não cai nem sobe, mas na terceira posição quem reclama? Gintama não é rankeado pela capa, mas essa é uma posição que já estamos acostumados a ver a série alcançar de vez em quando.

NuraMago está indo de vento em polpa comparado há um tempinho atrás. Nova temporada do anime vindo por aí, um jogo para consoles (PS3 & X360) anunciando, e essa semana com as páginas de Dois Sol, totalizando 31, e uma página colorida para comemorar a nova saga. Espantando de vez a chance de ser cancelado, sem contar os escudos que vieram na rodada quádrupla de lançamentos. Dessa rodada só Magico sobreviveu, na verdade, sobreviverá. Dois Sol foi correndo, nem deu tempo de mostrar muita coisa, mostrando que não tem jeito mesmo para séries de futebol na jump. Grimm infelizmente não tem espaço na JUmp com Gintama e Sket Dance mandando bem toda semana, tendo anime, e uma fanbase instalada. Sem contar que desconfio faz um tempo que o fluxo de votos de um para o outro é grande, quem vota para Sket vota para Gintama e vice-versa.  Apesar de Grimm parecer ser legalzinho não dá muito pra competir né. E por fim Sengoku Armors. Shonen na Jump é matar ou morer, ou você se dá bem no início e mantêm na medida do possível a posição como Magico fez, ou cai rapidamente e literalmente fica preso no fim da tabela só esperando a degola. Foi o caso de Sengoku. O mangá não é ruim, a arte é boa, mas não teve aquele a mais que Magico teve de estilo e na competição interespescífica acabou dando Magico.

Falando sobre Ikkyuu agora! Lido os 4 primeiros capítulos posso dizer que é uma série com bastante potencial. Eu particularmente me diverti bastante com as piadas do personagem principal e do demônio Karma, e adorei as charadas propostas pelo mangá e as suas soluções. Essas soluções às vezes não são as verdadeiras, Ikkyuu sai do convencional para entortar os diversos espíritos que tentam colocar regras impossíveis ao sucesso de Ikkyu. Gostei do sistema das esferas, que deu ao mangá algo mais sólido para nos apoiarmos em termos de hsitória principal, mas não gostei de terem retirado o poder dos desejos do Karma parcialmente. Toda a coisa do oneshot dele arriscar sua alma e salvar as vidas das pessoas com a charadas era bacana, mesmo salvando-as nesta versão serializada não senti o mesmo impacto. O segundo caso do demônio gato pelo menos mostrou que as charadas podem ser amplas, assim como o mini-arco atual no espelho. O personagem principal tem estilo de sobra assim como Karma, o que confere ao mangá uma vividez sempre constante, e uma das principais razões para eu ter ido tanto com a sua  cara. Tenho altas expectativas, até por não saber o que pode vir a seguir na história ou nas posições da ToC.

Nada muito o que falar sobre a posição de Sket na ToC, deu uma subida normal para série. BAkuman sobre a posição nada demais mas sobre a história, sim. NA outra edição o pessoal reclamou com razão que eu não falei de Baku com toda razão. O arco atual eraum arco esperado desde o início do mangá, o arco do cancelamento do Eiji. Desde de o início o personagem impôs a condição, mas eu juro que não esperava que ela fosse tomada como foi. Bem com todos já terem tentado sem sucesso retirar o primeiro lugar de Crow, com páginas coloridas duplas e o escambau, a bola sobra para os herois. Eu gostei muito da solução de usar a imagem da página colorida como parte do mangá, era algo que realmente gostaria de ver em prática um dia, tirando a função estética da coisa. Ou melhor acrescentando a função de beleza. Porém não acredito que devam vencer. Obata e Ohba já mostraram que  não tem medo de socar a barriga dos personagens se necessário. Mashiro e Shujin sofreram inúmeras desventuras que pertecem à profissão, e não acho que eles traíriam tanto a realidade agora. Não há como vencer assim de uma hora pra outra um mangá que já se mantêm no topo por mais de 10 semanas seguidas, e ainda mais com o arco “pretendente” a final, ou seja com Eiji dando tudo dele. Toriko conseguiu essa façanha depois de colar em OP por várias semanas, ultrapassando Naruto primeiro. Minha torcida pessoal fica pro Eiji.

Medaka continua no meio! E nada do scanlator soltar novos capítulos… Nada sei sobre este ESP então próximo. Magico deu uma caída, mas tenho certeza que vai subir (bem, não dá pra confiar nesses japas que votam). O autor finalizou mais um mini-arco e terminou o último capítulo num impasse animal. 3 novos personagens de uma tacada só, e pior, sádicos ao extremo! A situação do Shion é matar ou morrer agora, é a primeira vez que ele está contra parede e contra três oponentes! Vai dar uma briga boa, mal posso esperar o próximo capítulo!

Bleach no bottom 5… Sem muito o que comentar da história, mas já tendo acostumado com  o ritmo do Bleach eu gostei  do cap. dessa semana. Deu uma sensação bem maior de desespero que o último, mesmo achando que os dois podiam ter sido condensados. O final me deu uma esperança de o Kubo ter feito um vilão só pra essa saga, o que acho difícil haja em vista os arcos anteriores de Bleach mas, mesmo assim é uma possibilidade que  acho até plausível pela posição do mangá. Seria Kubo tentando acabar logo com esses Fullbringers para voltar o foco aos Shinigamis?

Próxima: Edição #30

Capa: The Stars (Nova série)
CP: Beelzebub (Resultados de popularidade), Nurarihyon No Mago, Kochikame (35 anos de serialização)

The Stars (na verdade é ST&R mas assim é estranho demais) é a nova série da Jump. Ela contará a história de dois garotos e duas garotas perseguindo o sonho de serem astronautas. EU não sei o que esperar daí sinceramente, alguns se lembraram de Planetes, mas eu lembrei de Twin Spica da finada Animax. Eu acahava TS um porre, por isso só assisti um episódio, mas espero que Stars seja mehor, e acredito que deva ser voltado ao estilo mais “vidas normais” , talvez até um pouco de drama. Os autores são novatos, e sim mais uma dupla: Takeuchi Ryousuke (Shirafune-kun to Tentai-kei Kanojo) na história e Miyokawa Masaru  (Foo Fighter Fuji) nos desenhos.

Beel ganha os resultados de popularidade junto com a CP, e Nura, com a segunda temporada do anime por aí, ganha mais uma propagandinha extra. KochiKame ganha uma página merecida pelos 35 anos de serialização! Parábens ao vovô da Jump! Para aqueles que não acreditam na força do mangá no Japão deem uma olhada na estátua aí do lado. Não é pouco coisa não hein?

E agora, anotícia MAIS ESPERADA desde que a ToC começou aqui no blog…

HUNTER X HUNTER VOLTA EM AGOSTO!

Sem truques, confirmado pela própria Shueisha, com isso será preciso sacrificar uma série, e Sengoku está na mira, e acredito que deva ser o bode espiatório. Podem comemorar, Togashi zerou Dragon Quest IX!

 

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios