Lendo

Pateta Faz História: Mais algumas informações antes do lançamento em agosto! [Grande Clássico Disney!]

Faz quase um mês que mostrei aqui no Portallos a capa da 1ª edição de Pateta Faz História, super coleção (de colecionador mesmo) que a Editora Abril está prestes a lançar! O tempo passou um pouco e agora mais novidades em torno do lançamento estão caindo na rede!

Esta semana a Abril Jovem publicou no twitter a capa do segundo volume da coleção, Cristovão Colombo, que você pode conferir ao lado da primeira capa, Leonardo Da Vinci, acima, abrindo este post. Outra informação que também veio do twitter da editora foi de que ambos os volumes mencionados já foram enviados para a gráfica! Isso significa que o lançamento está próximo e com isso, resolvi entrar em contato lá e solicitar algumas novas informações que os leitores estavam ansiosamente aguardando. E mais uma vez agradeço ao editor da linha Disney, Paulo Maffia, por gentilmente responder as minhas perguntas.

Não verdade foram apenas três perguntas: Preço, data de lançamento e o que virá junto com a primeira edição?

Inicialmente a coleção deveria começar agora em julho. Infelizmente não foi possível. O que na minha opinião foi até bom, porque nestas últimas semanas tivemos um enxurrada de revistas Disney nas bancas que chegou ao ponto de doer no meu bolso. Foram lançadas as últimas Disney GOL, as quatro edições de férias, as seis (já não quatro) mensais, mais quatro almanaques de personagens (sendo que há mais dois para até o fim do mês) e nos próximos dias Disney BIG 10 chega às bancas. Muita coisa.

Então Pateta Faz História deve começar mesmo em Agosto. Infelizmente o Maffia não pode dizer em qual semana do próximo mês. Deixando apenas a informação que muito em breve ele poderá dizer. O jeito é esperar. Provavelmente (presumo então) que a Abril irá esperar o retorno da gráfica com os primeiros dois volumes, para poder agendar o lançamento. Enfim, assim que tiver a data certa, informarei aqui no blog é claro! Mas já podem ir juntando as moedas para agosto, porque realmente começa no mês do cachorro louco!

O brinde da primeira edição já havia sido revelado pelo Planeta Gibi no fim de maio, mas resolvi reconfirmar. O primeiro volume da coleção virá também com o segundo volume! Ou seja, dois pelo preço de um! Nada mal para quem ainda está indeciso se deve colecionar ou não. Duas edições para se decidir são melhores do que uma, certo? Coleção assim tem realmente o hábito de trazer algum tipo de bônus para o leitor no primeiro numero. Clássicos da Literatura Disney ano passado trouxe um fac-símile de O Pato Donald 1, uma raridade linda. Pateta Faz História resolveu ser um pouco mais prático e já colocar dois volumes juntos nas bancas, também é uma boa tática. Se bem que não ficaria triste se a Abril tivesse feito um fac-símile de Pateta nº 1 de 1982 (veja aqui). Ok, não é velha e rara como a PD #1, mas seria interessante a título de curiosidade. Mas fiquei satisfeito com o volume 2! Um a menos para comprar na somatória final!

Por fim, o preço. Cada volume irá custar R$ 9,95. O mesmo preço da coleção CLD do ano passado. Não vou criticar ou julgar o preço agora. Sei que a Abril deve ter suas razões para colocar a coleção no mesmo preço, assim como entendo que número de páginas nem sempre é um fator para definir um título de uma revista (basta ver a proporção entre Tio Patinhas e BIG). São outros custos na balança, são HQs raras, e ainda não sei como será o trabalho gráfico. Eu com certeza vou colecionar, pois é um material de excelentíssima qualidade e que apesar de ter saido no Brasil picado ao longo de décadas e sem uma padronização ou organização, eu quero muito ter numa coleção completinha. Acho que o status dela é ainda maior do que Clássicos da Literatura. Se o preço é justo? Vou esperar ver a primeira edição para dizer o que achei. Ao menos para começar, serão R$ 9,95 pelos dois primeiros volumes!

Relembrando para quem chegou agora. Pateta Faz História terá 20 volumes (CLD teve 40), trará por completo todas as HQs da série que leva o nome da coleção, incluindo as republicadas por aqui entre os anos 80 e 90, além das HQs inéditas (praticamente 50% do total). O lançamento será semanal, ou seja, toda semana, uma edição irá chegar as bancas, terminando então em aproximadamente 5/6 meses.

A lista dos volumes já foi divulgado, confiram:

  • Volume 1: Leonardo Da Vinci / Isaac Newton
  • Volume 2: Cristóvão Colombo / Johann Strauss
  • Volume 3: Galileu Galilei / Vasco da Gama
  • Volume 4: Beethoven / Daniel Boone
  • Volume 5: Benjamin Franklin / Gustave Eiffel
  • Volume 6: Dr. Frankstein / Cleópatra
  • Volume 7: Louis Pasteur / Dom Quixote de La Mancha
  • Volume 8: Gutenberg / Casanova
  • Volume 9: Marco Polo / Goethe
  • Volume 10: Ulisses / Aníbal
  • Volume 11: 20.000 Léguas Submarinas / P.T. Barnum
  • Volume 12: O Homem Invisível / Ascensão e Queda do Império Romano
  • Volume 13: Arquimedes / Hércules
  • Volume 14: Rei Arthur / Ali Babá
  • Volume 15: Tutancâmon / Rip Van Winkle
  • Volume 16: Genghis Khan / Antonio Stradivari
  • Volume 17: Guilherme Tell / Robinson Crusoé
  • Volume 18: Rei Midas / O Médico e o Monstro
  • Volume 19: A Volta ao Mundo em 80 Dias / Aladim
  • Volume 20: Teatro Disney (Completo)

Legenda = Azul (Republicação) e Vermelho (HQ Inédita no Brasil)

E aí? Quem vai de Pateta Faz História? Uma das coleções mais importantes do acervo e da história dos quadrinhos Disney? Podem esperar prévias e fotos dos volumes todas as semanas aqui no blog!

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.