Jogando

Live Arcade: Bastion inicia a Summer of Arcade 2011! Trial causa boas impressões… [X360]

Começa a Summer of Arcade! Quem chegou de paraquedas aqui, reveja quais os games e preços dos games da Summer 2011 clicando aqui. E Bastion será o primeiro dos cinco games da edição deste ano. Desenvolvido pelo estúdio independente Supergiant Games e distribuído pela Warner Bros. Interactive Entertainment. Futuramente o jogo deve sair também para PC.

Trata-se de um Action-RPG, com algumas pegadas originais, como um gráfico mais voltado ao estilo animê, câmera isométrica e uma fabulosa trilha sonora. O download do game tem um pouco mais de 500 MB. Logo que acordei hoje, corri para o meu Xisboca para deixá-lo baixando e poder dar uma testadinha no demo no meu almoço.

O jogo tem um charme único, isso é inegável. Adorei a estrutura das fases, onde o cenário vai sendo montado conforme a progressão do jogador, revelando novos caminhos, obstáculos e inimigos. É um designe curioso e que o faz querer continuar andando para ver o que o restante da fase. Mas o que mais me encantou foi a narrativa, muito bem feita. Ela basicamente narra seu jogo. A história não foi muito bem explicada no começo, o narrador já avisa que entender não é nada simples. Aí ele apresentar o protagonista da história, que está dormindo no meio desta pilha de pedras voadoras. Conforme ele anda, as pedras amontoam em seu caminho, formando a trilha deste universo. E conforme o jogador vai realizando certas coisas no gameplay do jogo, o narrador segue narrado, seja pegando itens, derrotando inimigos ou escolhendo uma passagem para seguir viajem. Achei sensacional.

Logo no começo não deu para sentir muito o quesito RPG do jogo. Não tem sistema de level, ao menos não inicialmente, mas você percebe a progressão, pois a cada momento um novo inimigo, uma nova arma ou alguma novidade lhe é apresentada. Os inimigos também são mostrados no mapa, não é como nos RPGs antigos, onde se andava e o jogo travava numa tela de batalha. Tudo acontece ali mesmo, em tempo real. Com o botão B usa o martelo e com o X uma arma de longo alcance. No RT usa o especial, que tem limite, e o LT ativa o escudo. As armas e botões depois podem ser customizados do jeito que o jogador desejar. Botão Y usa poção de cura e botão A esquiva dos ataques inimigos. Cair do cenário inflige em dano a barra de energia, ainda que pela primeira vez o narrador lhe sacaneie dizendo que você caiu para a morte. E o cenário também é quase que inteiramente destrutivo; barracas, pedras, muros etc.

Eu achei sensacional. Cheira a originalidade. Levanta o ânimo de qualquer jogador cansado da mesmísse dos games de hoje em dia. Uma pena que o preço cobrado pelo mesmo seja de 1.200 Microsoft Points (U$ 15). O game pode valer isso sim, e acredito que valha, mas acho sacanagem uma Summer of Arcade com 4 games nessa faixa de preço, sendo que a Microsoft sempre incentiva a compra dos 5 games deste projeto. Este ano faço greve. Não vou comprar nenhum agora. Irei esperar abaixarem de preço numa promoção semanal. Com certeza se Bastion tivesse saído por 800 MSP, eu teria comprado hoje mesmo.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.