Live Arcade: Insanely Twisted Shadow Planet, possivelmente o melhor game da Summer! [X360]

Ontem foi um dia realmente complicado pra mim, então acabou atrasando o meu lado aqui no blog, e com isso a postagem do lançamento de quarta da Live Arcade no Xbox 360. Mas acabou dando tempo de ligar o Xisboca e programar o download de Insanely Twisted Shadow Planet, que baixou enquanto cochilava/tomava café pela manhã, antes de sair para o trabalho.

Não deu tempo de testar profundamente o trial, joguei pouco menos de 10 minutos, mas pelo que vi, fiquei apaixonado. É um dos designes de games que mais curto atualmente, algo simples e imersivo, somado a uma jogabilidade que instiga a exploração e curiosidade do jogador, enquanto vai se adquirindo novos comandos ao longo do jogo. Uma atmosfera sensacional.

Essa questão visual, onde o jogo preza muito a cor preta para cenários, como se tudo fossem sombras, dando cores apenas certos elementos, criando um belíssimo contraste com a escuridão do game me hipnotiza. É por isso que curto muito games como Patapon (PSP) e Limbo (XBLA), onde se faz muito, com pouco. Apela-se a simplicidade de detalhes nos cenários e obtem-se uma imersão ainda maior pelo jogador. Cada game com suas características únicas. Em Shadow Planet, estes elementos estão presentes e me encantaram no primeiro segundo do game.

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A história inicial parece ser bem simples. Mostra um pequeno alien numa nave, e em paralelo a isso, um cometa com características de ser um organismo vivo se espatifa no planetinha dele, consumindo todo o planeta nessa energia preta em poucos segundos. Agora o jogador, controlando uma minúscula nave sai explorando o planeta em busca do que diabos aconteceu.

A exploração segue em 2D e o jogador controla apenas a nave, que conforme for progredindo no game irá ganhar mais recursos. Inicialmente você possui uma garra para carregar objetos que ficarem em seu caminho e um canhão de plasma, para detonar esporos e tentáculos desse meteoro que infectou o planeta. O game também traz um mapa do level, assim como games como Super Metroid ou Castlevania, onde é possível perceber que as fases não possuem apenas um único caminho a seguir, invocando assim a elemento de explorar cada canto do game.

Enfim, como disse, não tive tempo de ir até o fim do demo, mas com certeza pelo pouco que joguei, fiquei extremamente tentado a comprar. Até acredito que valha a pena pagar os 1.200 Microsoft Points pelo qual ele está sendo vendido, mas por questões de princípios (já explicados posteriormente) em relação a Summer of Arcade com games nessa faixa de preço, vou me segurar e esperar mais um pouco e pegar o joguinho numa Deal of the Week ou naquela promoção de virada de ano que a Microsoft sempre promove. Se tivesse saído a 800 MSP, tinha comprado ontem mesmo. Fica então a recomendação. Baixem e testem o joguinho!

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8 Comentários

  1. O final dos textos sobre a Summer of Arcade do Thiago são copy/paste 😛 Tudo ele adora, mas se recusa a comprar por 1200, achando melhor esperar por uma promoção hehehhe.

    OBS: E eu concordo exatamente com isso.

    1. Huahuahua é verdade. XD

      Mas não tem jeito, se sou contra algo, fico repetindo a mesma coisa aos 4 ventos. Sou teimoso mesmo. XD

      Obs: quanto a adorar tudo, eu realmente tento ser mais positivo do que negativo. mas quando não curto mesmo,aí não tem jeito, eu alfineto. acredito que dentro da summer 2011 a unica coisa que não vou curtir será Toy Soldiers, já que nem do primeiro eu gosto. Mas convenhamos que Bation e From Dust das duas semanas anteriores foram fodas tb! Jogos excelentes! XD

  2. Eu já comprei sem nem testar o jogo. Primeiro porque ele foi lançado também na Live BR, e como todos sabem o Arcade daqui é extremamente escasso! Achei justo comprar pra mostrar pra Microsoft que QUEREMOS mais jogos da Live Arcade por aqui.

    E a segunda razão de eu ter comprado sem nem testar o jogo é porque eu li no review da IGN que ele é um Metroidvania de navinha. DE-NAVINHA! Adoro jogos de navinha. XDDD

    Mas é realmente um jogão, os gráficos dispensam comentários, já o gameplay dele é bem focado na parte de exploração do cenário, você vai ganhando upgrades pra sua nave e abrindo o caminho. Até onde joguei, eu já estava com um laser de analisar as coisas (tipo o scan de Metroid Prime), um canhão de tiro bem furreba e um braço mecânico para mover coisas.

    Para ser simples o suficiente pra divertir por algumas horas.

  3. Eu já comprei sem nem testar o jogo. Primeiro porque ele foi lançado também na Live BR, e como todos sabem o Arcade daqui é extremamente escasso! Achei justo comprar pra mostrar pra Microsoft que QUEREMOS mais jogos da Live Arcade por aqui.

    E a segunda razão de eu ter comprado sem nem testar o jogo é porque eu li no review da IGN que ele é um Metroidvania de navinha. DE-NAVINHA! Adoro jogos de navinha. XDDD

    Mas é realmente um jogão, os gráficos dispensam comentários, já o gameplay dele é bem focado na parte de exploração do cenário, você vai ganhando upgrades pra sua nave e abrindo o caminho. Até onde joguei, eu já estava com um laser de analisar as coisas (tipo o scan de Metroid Prime), um canhão de tiro bem furreba e um braço mecânico para mover coisas.

    Para ser simples o suficiente pra divertir por algumas horas.

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