O Wii U é diferente? Ainda bem, pois a Nintendo é diferente! (Reflexão)

A Nintendo sempre procurou pela inovação como forma de obter um diferencial de mercado. Essa busca está marcada em “DNA”. É só lembrar quando seu negócio principal eram as cartas de Hanafuda. A Nintendo adquiriu junto à Disney os direitos para utilizar os clássicos personagens de Walt Disney para lançar uma linha de cartas totalmente diferente daquelas disponíveis até então. Ela buscou uma inovação e com esse diferencial fez um sucesso tremendo. Aliás, até hoje existe torneios anuais de cartas promovidos pela Nintendo. Com os seus consoles de mesa, também vemos facilmente essa busca pela inovação aliadas a maneiras diferentes de buscar espaço em mercados até então fechados ou de nicho.

O Famicom não foi tecnicamente o primeiro console Nintendo, mas a maneira como foi idealizado mercadologicamente é bem interessante. No Japão, o Famicom console 8-bit foi batizado como Family Computer. Contando com diversos acessórios, era um console feito para todos da família. Porém, depois do “crash de 84”, colocar um console nas prateleiras das lojas era uma tarefa muito difícil. Vale lembrar que nessa época o videogame não era visto como algo voltado para as crianças, desde sempre os consoles eram vistos em todo o mundo como algo para todo mundo!

Então, quando chegou aos Estados Unidos, a Nintendo teve que remodelar o visual do console e vendê-lo como um brinquedo, tentando burlar assim a rejeição que os lojistas tradiconais de eletrônicos tinham com videogames. A estratégia deu certo, e com o sucesso estrondoso do NES não demorou para que o console estivesse nas prateleiras de qualquer loja. E o NES já trazia acessórios que traziam novas propostas de interação com o usuário, como o U-Force, a Power Glove, o Power Pad, o fantástico robozinho que joga “sozinho” R.O.B. (que era a “desculpa” perfeita para inserir o NES nas lojas), e muitos outros. O Super Famicom (Super Nintendo no ocidente) não ousou muito em termos de novas interações, mas não podemos deixar de citar o mousepad de Mario Paint, ou o sistema de conexão via satélite exclusivo do mercado japonês, o Satella View.

Já no Nintendo64 a Nintendo decidiu resgatar o conceito de videogame para todos, que estimula a jogatina em turma, e tivemos jogos incríveis que fizeram valer e muito as quatro entradas de controles. E quem aí se lembra do sensor cardíaco do Tetris64? Quanto mais nervoso você ficava, mais a dificuldade da partida aumentava. A adição do Rumble Pak foi muito festejada também, em seu lançamento o acessório foi incluído em um bundle com o jogo Star Fox 64. Preciso dizer algo? E o Transfer Pak, que trazia para o 3D seus monstrinhos de bolso do Game Boy? Ou o jogo Hey You, Pikachu!, o primeiro jogo de console a aceitar comandos por voz; era tão divertido falar “PlayStation” pro Pikachu!

O GameCube manteve a tradição do N64, mas a Nintendo queria mais inovações. A começar pela conexão com o GameBoy Advance, que rendeu o maravilhoso Zelda: Four Swords, um jogo bônus para a versão GBA de Zelda: A Link to the Past. A fórmula não conseguiu o mesmo sucesso em Final Fantasy: Crystal Chronicles, porém eu sempre esperei que mais jogos utilizassem esse conceito, o que infelizmente não vingou. E o design do controle do GameCube, com os botões A, B, X, Y com formatos diferenciados, ideia de Miyamoto, que na época disse que estava obcecado com a ideia de criar um jogo que utilizasse apenas um botão. E não é que botão A do GC era perfeito pra isso?

E o tão polêmico Wii, que na cabeça de alguns dividiu o mercado entre casuais e hardcores? Nele temos uma materialização da filosofia da Nintendo, de tudo o que a empresa buscava há alguns anos: devolver o videogame à sala. Chega de esconder o console em um quarto, o Wii foi criado tendo em mente que ele seria utilizado por todos os familiares. Muitos afirmavam que a Nintendo estava buscando um nicho de mercado com o Wii, mas eu refuto essa ideia, pois ela estava promovendo o acesso de todos a um videogame, assim como o NES o fez em sua época. Muitos diziam que a Nintendo já não era a mesma, que havia abandonado seus fãs, mas a verdade é que nunca ela foi tão fiel a si mesma e a tudo o que ela representou desde a sua fundação.

Não, a Nintendo não mudou, foram as pessoas que mudaram e se fecharam no seu mundinho. E infelizmente a indústria de videogames também havia se fechado nesse pequeno mundinho, e foi difícil fazer com que ela e os jogadores rebeldes percebessem que o mundo é tão mais amplo que eles pensavam. Claro que a Nintendo não agiu sozinha. A ascensão dos jogos das redes sociais e daqueles oriundos dos aparelhos celulares deu uma tremenda força à Big N, revelando por fim que não havia sido descoberto um novo mercado, mas sim que aquele mercado foi resgatado, que esse mercado sempre existiu, mas que a indústria com o passar dos anos passou a ignorá-lo.

Por fim tivemos recentemente a revelação do novo console da Nintendo, o Wii U, um legítimo sucessor do “restaurador/expansor de mercado” Wii. Em sintonia com as tendências do mercado global, o console agrega valores tão ou mais inovadores quanto seu antecessor, por meio de uma nova interface de controle, que assim como o Wii, vai permitir um input diferenciado. Aguardo pelas novas possibilidades que os jogos a serem convertidos ou idealizados do zero para o Wii U possam trazer. A indústria do videogame foi despertada de seu estado egocentrista pelo Wii, mas fazendo um balanço dos jogos do console, é fácil notar que ainda há muito que se recuperar. Muitas empresas  insistiram em meros gimmicks e não tiveram a coragem de criar algo diferenciado.

Tal preguiça também foi em parte culpa do hardware do Wii, sejamos justos. Não era possível pegar um jogo de PS3/X360 e simplesmente fazer uma versão mais simples. Era necessário criar tudo do zero no Wii, desde a modelagem dos personagens até os códigos de programação. A maioria dos estúdios simplesmente não podia contratar uma equipe dedicada só para fazer uma versão de seu jogo para o Wii. O resultado era que o console da Nintendo na maioria das vezes ficava sem receber algumas franquias.  Em muitos casos, quando a adição dessa equipe extra de desenvolvimento era possível, os estúdios aproveitavam para fazer versões para PS2/PSP. Isso era até bom mercadologicamente falando, mas tirava o foco da equipe no Wii, o que na prática foi algo ruim, pois a interface do console não era aproveitada.

Com o Wii U as coisas serão diferentes. A maneira de programar jogos é a mesma dos outros consoles (atuais e provavelmente de seus sucessores), o que vai facilitar na hora da produtora fazer a conversão para o Wii U. E sendo mais fácil, é possível destinar mais recursos para a equipe de desenvolvimento extraia mais recursos do hardware, e novos inputs possam vir a serem implementados. Essa característica do Wii U agradou bastante aos desenvolvedores, durante as entrevistas feitas após a conferência da Nintendo muitos deles deixaram claro que vão poder se dedicar mais no trabalho que será feito no novo console. Resta saber se a preguiça dos últimos anos não vai atrapalhar, pois eu não quero só ver conversões diretas de jogos, é obrigatório que os times de desenvolvimento se esforçam mais agora, pois não tem mais desculpas.

Algumas características do Wii ainda deixam a comunidade gamer confusa. Sabemos que haverá compatibilidade com o Wii, mas não com o GameCube. Bem, sobre a ausência da compatibilidade com o GameCube, foi uma decisão acertada. A maioria dos hacks disponíveis para uso no Wii explora essa compatibilidade, então era realmente preciso que a Nintendo fechasse essa porta para a pirataria & Cia. E os jogos de GC podem muito estar ser disponibilizados por meio do Virtual Console. A opção por fazer do HD externo uma opção de armazenamento também foi acertada. O HD do Xbox por ser proprietário é algo ruim, eu mesmo estou com um de 250GB encostado aqui (alguém quer comprar? Aceito propostas!), já o PS3 permite o uso de um HD comum de notebook, mas a instalação dele não é lá muito fácil. Já com o Wii U, o conceito de plug & play deve ser usado, bastando conectar o HD em uma porta USB, o que facilita as coisas pra todos.

O componente da rede online ainda é algo bastante misterioso. Mas a Nintendo é bastante experiente, desde o NES ela se aventura no ambiente online, e ela contratou uma parceira para estabelecer uma rede mais forte do que a Nintendo Wi-Fi Connection. Aliás, acho que aa nova rede deve ficar bem parecida com a PSN e a Live. O que eu acho que é praticamente certo é que a e-Shop, que estreou agora no 3DS, estará na rede do Wii U. E que o conteúdo que havíamos comprado na WiiWare poderá ser transferido para o novo console, assim como foi feito do DSI para o 3DS.

O controle, como de praxe nos consoles Nintendo, é uma estrela à parte. Todos os consoles Nintendo sempre apresentaram controles que viriam a oferecer novas soluções para a concepção de novos tipos de interface entre jogador/videogame. Engraçado que alguns ao ouvirem que no Wii U os ditos jogos hardcores teriam maior espaço e que o Super Nintendo teria sido uma grande inspiração, pensaram que o console viria a ter um joypad tradicional. Esses com certeza não conhecem a Nintendo, senão não pensariam que ela faria esse retrocesso. O joypad com algumas alavancas e botões pertence ao passado, a vida precisa seguir e evoluir, e por isso eu vejo sim que o controle do SNES inspirou sim o controle do Wii U, mas o controle também traz características que o diferenciam.

E são essas novas características nas quais deposito minhas esperanças de que a indústria tire a bunda do sofá também e me surpreenda. Apesar dos videogames cada vez mais se estabelecerem como uma forma de entretenimento para todos, em muitos aspectos a indústria do videogame ainda é assustadoramente conservadora, até medrosa eu diria, e esse medo encontra seu sentido naqueles jogadores que querem ficar sentados no sofá jogando infinitas continuações de jogos que ostentam padrões de jogo da época do Telejogo.

Muitos dizem hoje não reconhecer mais a Nintendo, que ela não é mais aquela maravilha que conheceram no passado. Eu discordo e essa busca dela por um diferencial tem sido sua marca registrada, é parte do DNA Nintendo. Se a Big N chegasse com um console com poder gráfico absoluto, drive de blu-ray, HD de 500GB, uma rede online igual à Live e afins, aí sim eu teria a certeza que a Nintendo não era mais a Nintendo e assim ela teria se tornado apenas mais uma empresa com medo de sair de sua zona de conforto.

Se a estratégia vai dar certo ou não, ainda é cedo para se ter alguma certeza, mas desde já podemos notar afirmar que como sempre, a Nintendo quer conquistar um belo mar azul, e não apenas a piscininha no quintal, e ela será acusada de muitas coisas ainda, mas nunca poderá ser apontada como uma empresa que não tentou fazer coisas diferentes. Pois não é à toa que ela já usou o slogan The Nintendo Difference.

Isso também pode lhe interessar

34 Comentários

  1. Tudo bem, a nintendo gosta de  inovar e isso é muito bom.
    Me desculpe, mas não concordo com esse negocio de joystick com alavanca é coisa do passado.
    Kinect, Move, Wii remote tudo tem seu espaço, mas aposentar o joystick tradicional é idiotice, pelo menos enquanto não apresentarem uma ideia “meio termo”. Quando eu vou jogar videogame quero relaxar,  as vezes sim tenho disposição pra ficar jogando e me sacudindo, mas em grande parte das vezes quero ficar sentado ou deitado jogando e não me requebrando.
    Um colega meu no tempo de faculdade tava super empolgado com o Wii dele, depois de uns 3 meses o mesmo me falou.
     -Vendi aquele troço, chego cansado do trabalho quero jogar mais não consigo o wii não me deixa jogar sossegado.

    Digo e repito nessa geração o Wii foi um lixo, pode ter vendido mais que os outros mas isso não prova nada, só prova que a nintendo ganhou mais dinheiro.
     Mas nesse WiiU eu tenho expectativas.

  2. Tudo bem, a nintendo gosta de  inovar e isso é muito bom.
    Me desculpe, mas não concordo com esse negocio de joystick com alavanca é coisa do passado.
    Kinect, Move, Wii remote tudo tem seu espaço, mas aposentar o joystick tradicional é idiotice, pelo menos enquanto não apresentarem uma ideia “meio termo”. Quando eu vou jogar videogame quero relaxar,  as vezes sim tenho disposição pra ficar jogando e me sacudindo, mas em grande parte das vezes quero ficar sentado ou deitado jogando e não me requebrando.
    Um colega meu no tempo de faculdade tava super empolgado com o Wii dele, depois de uns 3 meses o mesmo me falou.
     -Vendi aquele troço, chego cansado do trabalho quero jogar mais não consigo o wii não me deixa jogar sossegado.

    Digo e repito nessa geração o Wii foi um lixo, pode ter vendido mais que os outros mas isso não prova nada, só prova que a nintendo ganhou mais dinheiro.
     Mas nesse WiiU eu tenho expectativas.

    1. sobre o meio termo do joystick, vc não acha que esse do WiiU pode ser considerado um meio termo? Tem todas as funcionalidades de uma tela sensivel ao toque, tem o giroscopio (não sei se é assim que chama, mas igual tem no Iphone) e alem disso tods os botões igual ao Xbox tem (não quis comparar com o do gamecube ja q este teria dois a menos ja que so tinha o “z” e não o “zR” e “zL” e tambem não tinha o “Select/home” (não lembro como chama).

      E o Wii não foi e nem será um lixo, ele não é para o nosso gosto que prefirimos um controle normal, ele ter vendido mais prova que ele é o console perfeito que uma empresa quer… aquele que vende, nenhuma está preocupada em agradar os consumidores que não seja com o intuito de vender e encher os cofres de $

      1. Sim, mas uma coisa é o ponto de vista da nintendo outra é a do consumidor.  A não ser que vc tenha ações da nintendo o ponto de vista que vc tem observar é de consumidor, assim sendo vamos analisar.
         De que interessa o console que vc escolheu bem vendido?.
            Além do console não ser descontinuado(como DreamCast), serve para que mais jogos saiam pro seu console e franquias famosas sejam feitas ou continuadas no console, nesse ponto o Wii fracassou miseravelmente. Ainda podemos acrescentar hoje como um Pró ter mais jogadores online,  nem preciso dizer nada do online do wii.
         
           Wii se resume ao seu controle, wii vendeu muito por causa do seu controle. Mas como eu disse no WiiU eu tenho boas expectativas, porque acho que vai ser realmente um console descente e não um VG da geração passada com um controladorzinho diferente, porque é isso o que o Wii é. 
         

      2.  Só pra acrescentar, não adianta dizer que o Wii vendeu muito por causa de seu apelo a jogatina Multiplayer, porque o N64 tinha a mesma proposta e pegou uma surra do PS1, sendo até mais potente que o console da sony. A diferença do sucesso do Wii é inegavelmente o Controlador e só.

  3. Tudo bem, a nintendo gosta de  inovar e isso é muito bom.
    Me desculpe, mas não concordo com esse negocio de joystick com alavanca é coisa do passado.
    Kinect, Move, Wii remote tudo tem seu espaço, mas aposentar o joystick tradicional é idiotice, pelo menos enquanto não apresentarem uma ideia “meio termo”. Quando eu vou jogar videogame quero relaxar,  as vezes sim tenho disposição pra ficar jogando e me sacudindo, mas em grande parte das vezes quero ficar sentado ou deitado jogando e não me requebrando.
    Um colega meu no tempo de faculdade tava super empolgado com o Wii dele, depois de uns 3 meses o mesmo me falou.
     -Vendi aquele troço, chego cansado do trabalho quero jogar mais não consigo o wii não me deixa jogar sossegado.

    Digo e repito nessa geração o Wii foi um lixo, pode ter vendido mais que os outros mas isso não prova nada, só prova que a nintendo ganhou mais dinheiro.
     Mas nesse WiiU eu tenho expectativas.

  4. Sempre comprei consoles da Nintendo: NES, Super NES, Gameboy(tijolão, pocket, color, advance, sp), 64, Nintendo DS(lite) e Wii, mas para esse dois ultimos comprei extamente 10 jogos somando os dois, enquanto que só para PS3 de 50(sem contar os da PSN).
    Chega hora que enjoa comprar videogame da Nintendo e as únicas coisas que prestam no console são Mario, Zelda, Metroid, Pokemon e mais alguns, mas parei, pra que comprar um 3DS onde o melhor jogo é um que joguei a 10 anos atrás. E nem vou citar esse tal de Wii U que achei horrivel. E ainda tentou esconder o console pra pensarem que é só aquele tablet mal feito
    Comprar o Wii foi umas piores decisões que fiz, agora só volto a comprar um console da Nintendo, se ao invés de ela tentar ser diferente pra chamar atenção, ser diferente tentando melhorar(e muito seus jogos).
    Concordo com o solid_snake quando ele diz:  “nessa geração o Wii foi um lixo, pode ter vendido mais que os outros mas isso não prova nada, só prova que a nintendo ganhou mais dinheiro.”
    Mas não tenho nem um pouco de expectativa para esse Wii U

  5. Texto de fanboy detectado!
    Sempre quando tenho oportunidade defendo a Nintendo (sou meio fanboy dela) particularmente adorei o WiiU assim como adorei o Wii na época e adorei o DS, porém mesmo inovando acho que o WiiU não fará o sucesso do Wii (eu estou torcendo para fazer) mais por um lado acredito muito nele, aliás é a Nintendo.

  6. o wii,como vc falou,é mesmo um resgate as raízes da ninendo,com jogos divertidos e acessivos mas ainda assim de qualidade(como wii sports)
    infelizmente o wii-u,assim como o 3ds,é o contrario disso.o foco do console é agradar as thirds e os gamers hardcore,o próprio controle afasta o publico do wii
    ultimamente a nintendo parece que só se preocupa em inovações e gimmicks;se isso vendesse o 3ds não estaria sendo o fracasso que é.o jeito é torcer que a nintendo se toque antes de fracassar com seu console de mesa também

    pra quem quiser saber recomendo ler o blog do malstrom

  7. o wii,como vc falou,é mesmo um resgate as raízes da ninendo,com jogos divertidos e acessivos mas ainda assim de qualidade(como wii sports)
    infelizmente o wii-u,assim como o 3ds,é o contrario disso.o foco do console é agradar as thirds e os gamers hardcore,o próprio controle afasta o publico do wii
    ultimamente a nintendo parece que só se preocupa em inovações e gimmicks;se isso vendesse o 3ds não estaria sendo o fracasso que é.o jeito é torcer que a nintendo se toque antes de fracassar com seu console de mesa também

    pra quem quiser saber recomendo ler o blog do malstrom

  8. o wii,como vc falou,é mesmo um resgate as raízes da ninendo,com jogos divertidos e acessivos mas ainda assim de qualidade(como wii sports)
    infelizmente o wii-u,assim como o 3ds,é o contrario disso.o foco do console é agradar as thirds e os gamers hardcore,o próprio controle afasta o publico do wii
    ultimamente a nintendo parece que só se preocupa em inovações e gimmicks;se isso vendesse o 3ds não estaria sendo o fracasso que é.o jeito é torcer que a nintendo se toque antes de fracassar com seu console de mesa também

    pra quem quiser saber recomendo ler o blog do malstrom

  9. Gostei bastante do texto, agora dizer que Nintendo não é Nintendo se trouxer gráficos potentes e talz é meio nada a ver… Já imaginou jogar tudo o que já existe pra Wii (com a mesma jogbilidade) em gráfico de PS3 por exemplo. Só não vou me aprofundar muito pq atualmente só tenho um PS2 e um DS lite (T_T). (pelo menos no portátil digo que o da nintendo é bem mais divertido apesar da pouca qualidade de hardware ^^)

    Sem contar q a Nintendo as vezes fica no mais do mesmo, reciclando franquias, mas quando bate a criatividade nascem novas pérolas como algumas que vi no meu DS.

    E quanto ao novo console, realmente é algo inovador mas o formato do controle, além de grande, deve ser meio desconfortavel assim como o DS depois de um grande período segurando, ainda não pensei em muitos usos para o tablet mas vamos ver se vem coisa boa por aí.

  10. Gostei bastante do texto, agora dizer que Nintendo não é Nintendo se trouxer gráficos potentes e talz é meio nada a ver… Já imaginou jogar tudo o que já existe pra Wii (com a mesma jogbilidade) em gráfico de PS3 por exemplo. Só não vou me aprofundar muito pq atualmente só tenho um PS2 e um DS lite (T_T). (pelo menos no portátil digo que o da nintendo é bem mais divertido apesar da pouca qualidade de hardware ^^)

    Sem contar q a Nintendo as vezes fica no mais do mesmo, reciclando franquias, mas quando bate a criatividade nascem novas pérolas como algumas que vi no meu DS.

    E quanto ao novo console, realmente é algo inovador mas o formato do controle, além de grande, deve ser meio desconfortavel assim como o DS depois de um grande período segurando, ainda não pensei em muitos usos para o tablet mas vamos ver se vem coisa boa por aí.

  11.    Só digo uma coisa,SE… repito SE anunciarem o ps4 e 720 ( muito improvável) na próxima E3, a sony e a MS darão o golpe de misericórdia na nintendo que já anda mal das pernas com um wii que tem jogos bons pingados ( quase todos só da nintendo) e um portátil que mal tem jogos e com um 3D que usa uma tecnologia nova e não muito confortável.  

      Agora falando de wii u… sério, quem tem ps3 e 360 não vai sentir a menor vontade de comprar um wii u, gráficos um pouco melhorados que os consoles atuais , com a diferença que tem um controle que parece um tablet que se tu se distanciar do console ele para de funcionar…. as funcionalidades do controle são apenas um chamariz e não um diferencial no console, logo o motivo de me fazer deixar meu ps3 de lado com TODOS OS MEUS JOGOS pra comprar um wii u são zero, porque quem no meio dessa geração vai querer jogar fora todos  os jogos, além de tudo o que tu baixou na LIVE/PSN e deixar as amigos que tu fez pra trás pra começar tudo de novo no wii u? Claro, se tu for rico e puder sustentar os 2 então você é uma minoria…

     Vou dizer o que pode acontecer: Pessoal do 360 não vai abandonar a LIVE, que tem o melhor sistema online dessa geração, pra entrar num que é desconhecido e até possivelmente mais fraco, vide o online do wii. Galera do PS3 adora os exclusivos e muitos tem filmes em blu-ray ou usam como multimídea, coisa que o wii u não vai ser. O wii u só vai decolar em 2013, com vendas melhores em 2014, quando o publico começar a conhece-lo melhor e o console ganhar uma line-up decente, porém será por aí que serão anunciados o ps4 e o 720, então ninguém vai querer pegar mais o wii u que vai ficar com cara de old. 

     Daqui a 2 anos eu resgato esse meu post e publico o que se concretizou e o que não : )

    1. O que tu acha que os novos consoles da Sony e Microsoft podem melhorar que justifiquem a compra deles? Gráficos nunca mais serão o diferencial, não veremos mais “saltos” de qualidade como nas gerações passadas. Concordo com Peter Moore, um dos pais do X360 e diretor da EA, que diz que o diferencial da próxima geração serão os controles.

  12. Engraçado como a Nintendo é sempre associada a inovações… Ok, parabéns, seu console não é igual aos outros, faz coisas diferentes e whatever. Mas e os jogos? De que adianta inovar tanto no console se a porcaria só tem Mario, Zelda, Metroid e Donkey Kong de bom?

    Acho meio idiota isso de falar que os outros videogames agregam à filosofia chamada pelo autor do texto de “mundinho”, enquanto a Nintendo, ‘gloriosa’ e, claro, ‘infalível’, quer expandir essa experiência para a “sala” de casa. Oras, é realmente tão errado assim querer curtir seus games sozinho?

    O negócio é o seguinte: os BONS jogos de Wii (ou seja, em grande maioria aqueles desenvolvidos pela própria Nintendo) são jogos “divertidinhos” (Ok, Metroid e Zelda têm um “quê” de hardcore, mas convenhamos… suas jogabilidades estão cada vez mais casuais com o passar do tempo. Isso é ruim? Não, não to falando que é ruim, mas vou chegar no meu ponto). Ou seja, os games mais famosos do console – “Mario” e “Wii Insira-Nome-Genérico-Aqui” -, aqueles comprados pelo povão casual, não passam de ‘experiências divertidas’ pra jogar com os amigos e fim.

    Normalmente, os jogos aclamados pelo público hardcore, além de conter uma série de desafios, contém uma seriedade que me atrai muito mais. Jogos que eu termino e fico digerindo todo o conteúdo, seja do gameplay, da história, das cutscenes, das músicas, dos personagens, etc. Jogos que eu zero e vou procurar na internet mais informações sobre o que eu vi ali; jogos que me colocam dentro de seu ‘mundinho’, apenas eu inserido ali dentro por algum tempo. Eu não vejo isso no Wii. São sempre joguinhos pra juntar os amigos, se divertir, e esquecer alguns dias depois.

    Isso, é claro, não faz deles jogos RUINS. São legais e cumprem seu papel. Porém, acho injusto falar que essa história do gamer ‘solitário’ ser uma proposta errada. A imersão em um novo universo sempre é bem-vinda, seja ela por meio de jogo, filme ou série; e essa imersão acontece muito mais em jogos de PS3, X360 e PC do que nos de Wii.

    Portanto, sim, a Wii está de fato apostando em um público diferente do público conquistado anteriormente. Alguns gamers desse antigo nicho gostaram da nova proposta? É claro que sim; mas muitos outros não gostaram. Eu, como gamer, gosto de me divertir com os amigos às vezes, mas os melhores jogos, os REALMENTE BONS, são aqueles que eu aproveito cada detalhe sozinho – e POSTERIORMENTE posso até compartilhar experiencias com os amigos.

    Obs: acho que juntei muito assunto ao mesmo tempo, o texto provavelmente não ficou muito bem construído… mas como é só um comment ‘tentando’ expressar minha opinião, acho que não tem problema ne :p

    1. “os melhores jogos, os REALMENTE BONS, são aqueles que eu aproveito cada
      detalhe sozinho – e POSTERIORMENTE posso até compartilhar experiencias
      com os amigos”

      Cara, eu jogo sozinho 85% do tempo que jogo videogame, mas nem de longe consigo acreditar que jogo bom é só aquele que se joga sozinho. Cada jogo tem sua proposta, independentemente da plataforma em que se joga, com vantagens/desvantagens.

  13. Engraçado como a Nintendo é sempre associada a inovações… Ok, parabéns, seu console não é igual aos outros, faz coisas diferentes e whatever. Mas e os jogos? De que adianta inovar tanto no console se a porcaria só tem Mario, Zelda, Metroid e Donkey Kong de bom?

    Acho meio idiota isso de falar que os outros videogames agregam à filosofia chamada pelo autor do texto de “mundinho”, enquanto a Nintendo, ‘gloriosa’ e, claro, ‘infalível’, quer expandir essa experiência para a “sala” de casa. Oras, é realmente tão errado assim querer curtir seus games sozinho?

    O negócio é o seguinte: os BONS jogos de Wii (ou seja, em grande maioria aqueles desenvolvidos pela própria Nintendo) são jogos “divertidinhos” (Ok, Metroid e Zelda têm um “quê” de hardcore, mas convenhamos… suas jogabilidades estão cada vez mais casuais com o passar do tempo. Isso é ruim? Não, não to falando que é ruim, mas vou chegar no meu ponto). Ou seja, os games mais famosos do console – “Mario” e “Wii Insira-Nome-Genérico-Aqui” -, aqueles comprados pelo povão casual, não passam de ‘experiências divertidas’ pra jogar com os amigos e fim.

    Normalmente, os jogos aclamados pelo público hardcore, além de conter uma série de desafios, contém uma seriedade que me atrai muito mais. Jogos que eu termino e fico digerindo todo o conteúdo, seja do gameplay, da história, das cutscenes, das músicas, dos personagens, etc. Jogos que eu zero e vou procurar na internet mais informações sobre o que eu vi ali; jogos que me colocam dentro de seu ‘mundinho’, apenas eu inserido ali dentro por algum tempo. Eu não vejo isso no Wii. São sempre joguinhos pra juntar os amigos, se divertir, e esquecer alguns dias depois.

    Isso, é claro, não faz deles jogos RUINS. São legais e cumprem seu papel. Porém, acho injusto falar que essa história do gamer ‘solitário’ ser uma proposta errada. A imersão em um novo universo sempre é bem-vinda, seja ela por meio de jogo, filme ou série; e essa imersão acontece muito mais em jogos de PS3, X360 e PC do que nos de Wii.

    Portanto, sim, a Wii está de fato apostando em um público diferente do público conquistado anteriormente. Alguns gamers desse antigo nicho gostaram da nova proposta? É claro que sim; mas muitos outros não gostaram. Eu, como gamer, gosto de me divertir com os amigos às vezes, mas os melhores jogos, os REALMENTE BONS, são aqueles que eu aproveito cada detalhe sozinho – e POSTERIORMENTE posso até compartilhar experiencias com os amigos.

    Obs: acho que juntei muito assunto ao mesmo tempo, o texto provavelmente não ficou muito bem construído… mas como é só um comment ‘tentando’ expressar minha opinião, acho que não tem problema ne :p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.