Prévia: Almanaques Pato Donald e Zé Carioca #03! Pato de Strobl e os planos da ANACOZECA!

A Editora Abril continua apostando nos clássicos na terceira rodada dos almanaques do Pato Donald e Zé Carioca. Alias é esta a maior qualidade desta linha de quadrinhos das demais publicações Disney atualmente. Procurar temas em comuns em clássicos para preencher os almanaques, assim como procurar dar importancia a grandes artistas da casa. Soma-se ao fato de que os problemas com encadernação e qualidade de capa e lombadas não passaram da primeira edição, o que é um bom sinal.

Almanaque do Pato Donald #3 possui alguns destaques interessantes e curiosos. A começar com 5 pérolas do americano Tony Strobl, que recheiam mais da metade do almanaque. Strobl é um dos grandes nomes da produção Disney de décadas passadas, não só de quadrinhos, mas de animações inclusive. O Inducks lista mais de 3.000 trabalhos de Strobl para os quadrinhos Disney. As HQs selecionadas nesta edição são verdadeiras raridades, que não eram republicadas a décadas, algumas jamais foram republicadas.

Mas este não é o único destaque do almanaque do pato. As duas HQs feitas durante a produção nacional dos estúdios da Abril na década de 80 são excelentes, desenhos do Euclides K. Miyaura, que recentemente teve uma HQ inédita (e excelente) na revista Pateta #3. “A Eleição” traz uma história muito bacana com Donald e Peninha ainda crianças, narrada pela Vovó Donalda. É um daqueles achados dos arquivos da produção B que não era republicado desde os anos 80. Alias o Peninha marca uma boa presença no almanaque, aparecendo em algumas histórias, enquanto o Gastão também parece ter um papel importante na última HQ da edição.

Almanaque do Zé Carioca #3 continua tão seleto quanto a sua edição anterior, que trazia apenas histórias com seus primos. Desta vez a seleção temática de histórias tem relação com a ANACOZECA, que para quem não sabe significa “Associacao NAcional dos CObradores do ZE CArioca”. Grupo de personagens criados em 1976 e que vingou como antagonistas regulares das histórias do Zé Carioca até o fim da produção nacional, lá pelo ano de 2001 (mais ou menos). O almanaque faz uma comparação curiosa do grupo ao longo de décadas de quadrinhos, com roteiristas e desenhistas diferentes. Dá para ver a evolução da ANACOZECA, tanto em traço quanto em personalidade. O almanaque apresenta uma perspectiva interessante sobre isso, ainda que deixe de fora uma das principais HQs relacionadas ao tema (O Segredo da ANACOZECA – série em 6 partes, totalizando 50 páginas).

Entre os destaques estão “A Pedra dos Tesouros“, roteirizada por Paulo Borges, que traz desenhos incríveis dentro do cenário real do Rio de Janeiro dos anos 90, e que infelizmente o Inducks não soube identificar o talentoso desenhista da HQ. É uma daquelas raras aventuras de caça tesouros com o Zé Carioca. Esse tipo de plot é comum com o Tio Patinhas, mas com o Zé não é algo comum mesmo, ainda mais usando os ricos cenários nacionais. É uma daquelas HQs que certamente valem uma capa (e que curiosamente numa foi feito uma capa). Outra que chama bastante a atenção é “Delírio Coletivo” que traz um layout bem incomum para a produção nacional, com quadros pequenos e apertados, que dão uma dinâmica diferente para a trama. Outra que merece a menção é “ANACOZECA ataca com o Bulk” numa brincadeira-paródia com o Hulk, rá!, Bulk foi contratado para cobrar o Zé Carioca por suas dívidas! Um clássico que nunca me esqueci, já que gosto destas brincadeiras criativas relacionadas a outras referencias fora da casa Disney (na época a Marvel não era da Disney, só pra lembrar). Por fim, a edição abre com a origem do “Robozé“, fazendo uma ligação com Zé Carioca #2362 (Agosto/11), que trouxe outra HQ do Robozé (foram produzidas 4 nos anos 90). Ah e até mesmo o Morcego Verde tem um papel importante numa outra HQ chamada “Comissão Impossível“. Um belo almanaque como podem ver, ainda que seguindo um tema fixo, são várias HQs com diversas tramas e personagens e produzidas em décadas distintas. Devo admitir que os almanaques do papagaio brasileiro estão ficando mais caprichados que a sua própria mensal. Fico mais animado lendo as raridades que encontro nos almanaques do Zé do que em sua revista mensal. Estranho…

Após o continue a seleção de histórias e prévias em imagens!

Almanaque do Pato Donald #03 [Agosto/2011]

84 páginas – R$ 4,95 – Distribuição Nacional

  1. O Espantalho sem Cabeça [07 págs] [1973] [Inducks] Desenho: Tony Strobl
  2. Doce Lar [10 págs] [1986] [Inducks] Trama: Philippe Le Bars / Roteiro: Dave Angus / Desenho: Tino Santanach Hernandez
  3. S.O.S. Encanador [07 págs] [1973] [Inducks] Desenho: Tony Strobl
  4. …é o Rock! [10 págs] [1984] [Inducks] Roteiro: Arthur Faria Jr. / Desenho: Euclides K. Miyaura
  5. O Hábito Não Faz o Pato [05 págs] [1973] [Inducks] Roteiro: Tor Bomann-Larsen / Desenho: Vicar
  6. Patos de Auditório [08 págs] [1974] [Inducks] Desenho: Tony Strobl
  7. Essa Não Estava no Programa [11 págs] [1977] [Inducks] Roteiro: Gary Kurtz / Desenho: Tony Strobl / Arte-final: Steve Steere
  8. A Eleição [07 págs] [1981] [Inducks] Roteiro: Gérson L. B. Teixeira / Desenho: Euclides K. Miyaura
  9. A Sereia das Ilhas Encantadas [13 págs] [1972] [Inducks] Desenho: Tony Strobl





Almanaque do Zé Carioca #03 [Agosto/2011]

84 páginas – R$ 4,95 – Distribuição Nacional

  1. Robozé [11 págs] [1994] [Inducks] Trama: Carlos Edgard Herrero / Roteiro: Arthur Faria Jr. / Desenho: Aluir Amâncio / Arte-final: José Wilson Magalhães
  2. Quando a Esmola é Muita… [07 págs] [1981] [Inducks] Desenho: Roberto O. Fukue
  3. Os Craques da Cobrança [07 págs] [1982] [Inducks] Desenho: Roberto O. Fukue
  4. Comissão Impossível [07 págs] [1983] [Inducks] Roteiro: Renato Vinicius Canini / Desenho: Euclides K. Miyaura / Arte-final: Luiz Carlos Natalino Ribeiro
  5. O Delírio Coletivo [06 págs] [1983] [Inducks] Desenho: Roberto O. Fukue
  6. ANACOZÉCA Ataca com o Bulk [08 págs] [1984] [Inducks] Desenho: Luiz Podavin
  7. Olimpíadas na Vila [09 págs] [1984] [Inducks] Roteiro: Ivan Saidenberg / Desenho: Roberto O. Fukue
  8. O Imprevisto [GAG] [2000] [Inducks] Roteiro: Paulo Edson de Moura / Desenho: Eli Marcos M. Leon
  9. Cobradores do Ano 2000 [08 págs] [1985] [Inducks] Desenho: Roberto O. Fukue
  10. A Pedra dos Tesouros [09 págs] [1996] [Inducks] Desenho: Paulo Borges
  11. O Celular [05 págs] [2001] [Inducks] Desenho: Eli Marcos M. Leon






Isso também pode lhe interessar

5 Comentários

  1. Chegaram hoje os almanaques por aqui junto com PFH 4,vou comprar os almanaques amanhã estou ansioso pra ler os almanaques do Zé e do Tio Patinhas que pra mim estão com as melhores seleções de histórias.Donald parece ser bom apenas com HQs curtas e clássicas,o traço da HQ do Vicar parece bem diferente do seu traço atual.

  2. Chegaram hoje os almanaques por aqui junto com PFH 4,vou comprar os almanaques amanhã estou ansioso pra ler os almanaques do Zé e do Tio Patinhas que pra mim estão com as melhores seleções de histórias.Donald parece ser bom apenas com HQs curtas e clássicas,o traço da HQ do Vicar parece bem diferente do seu traço atual.

  3. Muito bom ver 5 hqs do Donald do Tony Strobl no mesmo almanaque.  Uma justa homenagem, ainda que não tenha sido intencional. E a hq B mas Classe A com Donald e Peninha meninos deveria ser enviada para o e-mail do Don Rosa. heh heh heh.

  4. Muito bom ver 5 hqs do Donald do Tony Strobl no mesmo almanaque.  Uma justa homenagem, ainda que não tenha sido intencional. E a hq B mas Classe A com Donald e Peninha meninos deveria ser enviada para o e-mail do Don Rosa. heh heh heh.

  5. Muito bom ver 5 hqs do Donald do Tony Strobl no mesmo almanaque.  Uma justa homenagem, ainda que não tenha sido intencional. E a hq B mas Classe A com Donald e Peninha meninos deveria ser enviada para o e-mail do Don Rosa. heh heh heh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.