Live Arcade: Burnout Crash e Rotastic chegam para provar que as aparências enganam? [Kinect] [X360]

Falando em “aparência”, qualé das novas boxarts da Live Arcade? Perderam a faixa branca para ficarem com essa faixa laranja bizarra? Se a Microsoft justificou as razões para tal mudança estética eu não vi o memorando. Até que gostei da ideia dos Arcades Kinect terem faixa roxa, já que está é a cor que a Microsoft usa para diferenciar o sensor, mas nunca pensei nos arcades normais com essa representação laranja, ainda que o logo da “Xbox Live Arcade” tenha esse tom de cor (veja). Enfim, esteticamente achei horrível mesmo. Prefiria o branco tradicional ou até mesmo o verde, símbolo da Live.

Agora sobre os lançamentos da XBLA desta semana, ambos os games enganam esteticamente, fazendo a gente pensar que não são lá grande coisa, mas depois de quase ter perdido meu almoço testando os demos deles, posso afirmar que isso é só aparência mesmo. Começando por Rotastic, o jogo tem um visual simplório e uma mecânica de gameplay tão simples quanto, mas é tão viciante que me fez ir até o final do demo e ainda voltar pro menu do jogo, procurando encontrar algo mais para fazer na trial. Tudo se resumo a rotacionar o seu personagem na tela de gameplay, fazendo colher pedras preciosas, enquanto desvia de obstáculos e adversários. O sistema é engenhoso no entanto, impedindo que o jogador altere a largura da rotação, isso cria aquela necessidade de se segurar no ponto certo para rotacionar no momento exato, pois senão, é preciso largar o ponto e pegar de novo. Além disso é possível mudar a direção da rotação e ainda soltar e pegar quantas vezes quiser, até mesmo se o personagem cai fora da dela por alguns segundos (tem que ser rápido aí, senão ele “morre”). O joguinho vicia, há algumas missões diferentes do que simplesmente colher os itens em tela, como sobreviver por determinado tempo, destruir caixotes e até mesmo vencer um adversário. Divertido demais. Talvez não para um game de 800 MSP, mas eu compraria de olhos fechados numa promoção pela metade do preço. Há 4 personagens jogáveis, alguns modos de game e até mesmo multiplayer. Vale à pena testar!

[nggallery id=665]

Burnout Crash já liguei achando que seria um lixo, afinal sou fã de Burnout Paradise City e em nada estes se assemelham. Mordi a língua porque o game é muito bem feito e incentiva o replay e a jogar a mesma fase milhares de vezes. O sistema é inteligente, consiste em dirigir a um cruzamento e bater no primeiro carro que ver, depois disso, é preciso desengatilhar um empilhamento de carros, de modo que nenhum consiga fugir das colisões. 5 carros que escapem é “Game Over”. Parece muito simples e besta olhando os vídeos pelo You Tube, mas não é quando se joga. Você dirige o carro até a primeira batida, depois disso fica totalmente dependendo do engarrafamento de carros para encher uma barra e explodir seu próprio carro (ele explode infinitamente, não chega a se destruir e você ficar sem carro) para que com a explosão, seja impulsionado para alguma direção, tentando pegar pontos extras, atingindo novos alvos ou pegando algum carro fujão. Eventos malucos também vão acontecendo ao longo das fases, conforme o jogador vai preenchendo uma barra de batidas. Os cenários também são um show a parte. Tudo é praticamente destrutivo, prédios, lixo nas calçadas, muros, carros estacionados etc. Tudo que você faz causa pontos que são somados no fim da partida e abrem fases e carros e fica na leardboards do game, que tem o sistema de autolog que a EA usa em seus games de corrida atualmente. O jogo instiga o jogador a ultrapassar seu próprio recorde. Este é um game que eu pago tranquilamente 800 MSP, valor que está sendo cobrado em seu lançamento. Fiquei muito impressionado mesmo.

[nggallery id=664]

Em relação ao Kinect, Burnout Crash tem a opção de usar o sensor, mas sinceramente? Achei uma bosta. Sério mesmo. Muito melhor jogar com o controle tradicional. Os menus do game são selecionados apenas com o controle mesmo. Você utiliza o Kinect apenas para jogar as fases e ainda assim o sistema é totalmente sem noção. A começar que para entrar na fase é preciso levantar os braços. Levei quase 10 minutos para entender o que o game queria que eu fizesse para que reconhecesse os braços pra cima, já que apenas dá uma mensagem de texto na tela, sem indicar visualmente o que ele queria (levantar os braços igual segura um voltante? com os braços para o céu? como se fosse voar?). Quando o game começa, fica ainda pior. Dirigir com o braço no comecinho é até fácil e intuitivo, mas ter que explodir executando um pulo é escroto demais. O game pede que se exploda a todo momento, então a toda hora o jogador precisa pular, além disso, para redirecionar o carro na direção que você quer, é preciso andar (um passo para a direção desejada), o que não é nem 5% da precisão que se tem com o controle tradicional. Ficou horrível mesmo. Burnout Crash é um excelente game, para se jogar tradicionalmente. Com o Kinect ele se torna uma tremenda decepção. Sorte nossa que a opção do Kinect ficou opcional mesmo. Ufa!

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. os da pedras e interressante da pra pega numa promoção burnout sei la parece aqueles jogos flash que tu ve na net por 800 não sei se rola, promoção e certeza mas ate la eu passo vo fika jogando o portal por hora, bah vi uma noticia que acabou com meu dia gears 3 o nosso brasileiro so funciona em console americano e no meu caso o meu e europeu o que eu não entendo e que o gears americano e free e o mesmo vale pro europeu e japones entao porque so o nosso.Sou muito sem sorte ja coloquei nos classificados do portalxbox acho que vo te que passar pro proximo lançamento Dark Souls e depois batman parece que não vo participa das jogatinas foda.

  2. os da pedras e interressante da pra pega numa promoção burnout sei la parece aqueles jogos flash que tu ve na net por 800 não sei se rola, promoção e certeza mas ate la eu passo vo fika jogando o portal por hora, bah vi uma noticia que acabou com meu dia gears 3 o nosso brasileiro so funciona em console americano e no meu caso o meu e europeu o que eu não entendo e que o gears americano e free e o mesmo vale pro europeu e japones entao porque so o nosso.Sou muito sem sorte ja coloquei nos classificados do portalxbox acho que vo te que passar pro proximo lançamento Dark Souls e depois batman parece que não vo participa das jogatinas foda.

      1. cara eu vi isso em quanto eu tava olhando os forum da vol e do outros do xbox sobre os atrasos dasentrega, que tem varios topicos dai eu me deparei com um topico de um cara dizendo perguntando se esse gears dava no console europeu varias resposta de duvidas e outros perguntado tambem dai apereceu dois cara com certa credibilidade no forum que disseram que em certas lojas menores que os vendedores tambem jogam testaram em um console japones e não deu e o outro disse que tinha um topico no orkut que um cara com um europeu que n pegou dai eu fui no google e achei esse e outro mas e claro que eu n vo acredita 100% eu vo testa mas quando o cara começa a acha mais de tres topicos eu ja fiko preocupadoe como aqui e brazil eu n duvido eu so na entendo se for verdade o pq n deviria todos ser região free que nem o 1,2 e qual a diferença do brasileiro pro americanao pq foi feito aqui so isso ja faz ter trava sinceramente eu quero muito estar errado mas eu n duvido vamo ve daqui a 3 dias  no maximo eu descubro  ms vou me preparar para o pior.A uma informaçao se tu ler ate aqui vcs que gostam tambem dos manga so dizendo eles ja sairam no mangastream se  quiserem ver eu achei bleach bem legal mas acho que eu vo se o unico.

      2. cara eu vi isso em quanto eu tava olhando os forum da vol e do outros do xbox sobre os atrasos dasentrega, que tem varios topicos dai eu me deparei com um topico de um cara dizendo perguntando se esse gears dava no console europeu varias resposta de duvidas e outros perguntado tambem dai apereceu dois cara com certa credibilidade no forum que disseram que em certas lojas menores que os vendedores tambem jogam testaram em um console japones e não deu e o outro disse que tinha um topico no orkut que um cara com um europeu que n pegou dai eu fui no google e achei esse e outro mas e claro que eu n vo acredita 100% eu vo testa mas quando o cara começa a acha mais de tres topicos eu ja fiko preocupadoe como aqui e brazil eu n duvido eu so na entendo se for verdade o pq n deviria todos ser região free que nem o 1,2 e qual a diferença do brasileiro pro americanao pq foi feito aqui so isso ja faz ter trava sinceramente eu quero muito estar errado mas eu n duvido vamo ve daqui a 3 dias  no maximo eu descubro  ms vou me preparar para o pior.A uma informaçao se tu ler ate aqui vcs que gostam tambem dos manga so dizendo eles ja sairam no mangastream se  quiserem ver eu achei bleach bem legal mas acho que eu vo se o unico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.