O papel do som nos videogames: mais que um elemento, um complemento!

Quando pensamos em videogame geralmente pensamos primeiro em uma imagem, o que faz sentido já que é um vídeogame, e não um audiogame. Mas é curioso quando percebo que muitos jogos e consoles que escolhi os elementos sonoros são importantes e influentes.

O primeiro jogo que me marcou de maneira incisiva foi o clássico River Raid, com suas explosões fortes, avisos de reabastecimento e principalmente, a noção de velocidade excelente que o som do jato passa ao jogador.

Nas gerações seguintes de videogames, o aúdio foi um quesito muito importante na escolha de qual console ia comprar. Optei pelo NES, pois as músicas do Master System tinham uns chiados e “batidas” sonoras que eu não gostava. Fora que eu achava sensacional começar TMNT 3 The Manhattan Project e ouvir “COWABUNGA!!!” logo de cara!

O som do Super Nintendo realmente era algo muito superior ao do Mega Drive, um dos motivos que me fez continuar com a Big N. Um dia eu estava procurando algum jogo novo para conhecer, e um amigo meu me empresta Chrono Trigger. Na época eu nem curtia RPG’s de console, mas ele insistiu tanto e jurava que CT era bom demais, que resolvi dar uma chance.  Quando eu cheguei em casa, espetei o cartucho no console, liguei o console e a TV, e então um momento mágico aconteceu. Somente a primeira música de CT foi o suficiente para me hipnotizar.

A geração seguinte de consoles trouxe a consolidação do CD como principal mídia para os jogos, e assim o áudio ganhou muito mais recursos. No entanto, o Nintendo64 proporcionou para mim momentos marcantes em termos musicais, graças a sua capacidade de utilizar uma trilha sonora de maneira dinâmica, como por exemplo em Super Mario64 quando o Mario se aproxima de uma Piranha Plant, ou então em Ocarina of Time, quando Link está avançando pelos campos de Hyrule e encontra um inimigo. Mesmo com as limitações de mídia, o N64 era capaz de fazer o jogador sentir-se imerso na aventura.

O sucessor do N64 decretaria o fim da era dos cartuchos nos consoles de mesa, mas o Gamecube ainda tinha um ás na manga: MusyX. Com isso, jogos como Star Wars Rogue Leader apresentavam uma qualidade sonora que os consoles concorrentes nem sonhavam. Mesmo utilizando um DVD como mídia, o console conseguia com que a música interagisse com as ações do jogador.

Atualmente, nenhum console da atual geração possui alguma característica diferenciada em termos de som. Não temos mais aquela diferença entre o grito normal de hadouken do Ryu no SNES e do Ryu “afogado” do Mega Drive. Um jogo atual pode possuir uma complexidade de sons enorme e trilhas sonoras bem elaboradas, como nos jogos da série Uncharted por exemplo. No passado, as desenvolvedoras tinham que se virar para fazer com que o barulho de uma metralhadora ficasse remotamente reconhecível, uma realidade bem diferente dos sons perfeitos das armas de Battlefield 3.

Os gráficos em HD são uma das maiores vedetes dessa geração, mas a parte sonora não deve ser subestimada. Ela é uma aliada vital na capacidade de imersão de um jogo. E recentemente pude comprovar isso, ao conseguir o novo headset que a Sony lançou para o PS3, o Wireless Stereo Headset. Esse headset consegue transmitir tanto o som do jogo quanto do chat em até 7.1 canais, e sem dúvidas o headset está me proporcionando uma melhor experiência de jogo, complementando a riqueza gráfica com uma imersão mais completa durante a jogatina.

Agora, consigo ouvir nitidamente sons até então quase imperceptíveis quando eu ouvia só pela televisão. Jogando MW3, consigo distinguir se um inimigo está se aproximando pela esquerda ou direita. Em BF3, me assusto quando um maldito sniper tenta me acertar e a bala passa de raspão na minha cabeça. As florestas de Uncharted estão mais vivas do que nunca. Até voltei a jogar coisas antigas só para poder ouvir o som melhor dessa vez.

Outro fator positivo do novo headset é que a conversação por voz melhora também. Antes, eu tinha que colocar o velho headset em uma orelha e não podia deixar o som da TV alto para não interferir na conversa, agora o som da tv não sai mais junto com a minha voz e ouço meus amigos muito melhor, pois os ajustes de som ambiente e de chat no headset são independentes. Ah, e dá para usar o headset para ver filmes e escutar música também (em estéreo), o que é muito útil na hora de ir pra cozinha lavar a louça!

Agora é com você, queridos leitores, queremos saber de vocês também suas experiências sonoras com videogames, quais jogos mais marcaram, se preferem jogar com fones ou com o som do Home Theater no talo, ou mesmo alguma história legal envolvendo sons de videogame!

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Muito bom o post! No meu quarto não tenho Home Theater instalado, logo impossível ter a experiência de saber de onde vem um inimigo ou um tiro apenas pelo som… achei muito boa a dica deste headset, sinceramente não fazia a menor idéia da existência dele. 

    Porém algumas dúvidas: 1) Pelo que entendi, e estou apenas confirmando, todo o som do jogo sairá no headset correto? 2) Não fica muito “embolado” escutar no headset a voz dos seus amigos e também os efeitos sonoros do jogo? 3) Esse headset é suportado por outros aparelhos, XBOX e PC principalmente?

    Até então planejava comprar o Xbox 360 Bluetooth Wireless Headset (60 dólares), pois é discreto e compatível com PC, PS3 e CELULAR. Porém evidentemente é inferior no sentido de não receber todos os sons dos jogos, etc.

    1. valeu André ^^ Sim, o som do jogo e do chat saem direto no fone (a tv fica muda) e dá para controlar o volume dos dois de maneira independente, então não fica embolado não, pelo contrário, e o headset funciona no PC também.

  2.  ótimo post mauri.. O som pra mim fica entre uma das características mais importantes dos games. Ele ajuda você a simpatizar com ele. Você mencionou Chrono Trigger, e consigo lembrar perfeitamente do barulho “macio” do corte da espada de Crono, e como aqui não é o lugar para falar de OST, nem perderei tempo comentando da épica de CT…

    O Master System possuia sons estranhos mesmo… Não sei explicar, mas era um negócio feio… Ah, e o Ryu afogado é uma boa mesmo! kkk

  3. Possuo muitas ( e boas ) experiências com os sons, nos videogames, das mais diversas gerações. 

    Para mim, um dos principais quesitos para tornar um game marcante, fazendo você lembrar dele são as músicas, pois são elas que melhor traduzem os sentimentos de um jogo. Podem ser de clássicos, como Super Mario ( Bros, World, 64, Galaxy… ), Sonic, Donkey Kong, Megaman,  dos grandes RPGs, como Final Fantasy, Chronno Trigger, Zelda ( sim, muitos podem discordar, mas Zelda é um action RPG ) ou mesmo de jogos mais recentes cuja trilha é composta por bandas, e com direito a cantores, como Need For Speed, Tony Hawk, Portal… enfim, são muitos ( mas muitos mesmo ) os exemplos que podem ser contados, mas esses são o suficiente para comprovar minha crença.

    Gostaria de parabenizá-lo pela matéria, por mostrar que compreende o papel do som, nos videogames, sejam as músicas, os efeitos sonoros especiais, etc. Como o próprio título diz: “mais que um elemento, um complemento” [2]

  4. Som deve ser a coisa mais subestimada pelo pessoal que joga videogames. Dá até uma indignação quando vejo gente deixando o jogo no mudo ou trocando a trilha sonora.
    No meu DS quando quero jogar pra valer uso sempre fone de ouvido, faz muita diferença, você escuta as músicas de verdade. Nos consoles não costumo usar nada especial, só escuto o que vem da TV..

    Agora a melhor experiência que tive foi com Child of Eden – lembro que usava fones de ouvido pra jogar Rez escondido de madrugada –  recomendo MUITO, bem a ver com o post e é atual. Não sei se a experiência é a mesma no PS3 já que o melhor possível nele deve ser usando o Move, porque jogar com o Kinect escutando todos os sons reagindo só as suas mãos é demais.

  5. Mauri, dizem que um jogo que vale a pena ouvir em 5.1 é o dead space. Joguei no computador com som 2.1, é muito bacana mas queria testar num 5.1 e fiquei interessado nesse headset, já que você falou que funfa no PC também.

    confere aí e da o retorno se é tão excelente como dizem mesmo ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.