Mawaru Penguindrum: genialidade em animê! (Impressões)

Shibireru ne…

Acredito que Mawaru Penguindrum seja a coisa mais única que já vi, assim como Casshern Sins é a mais especial e Code Geass é a favorita. Tendo visto apenas 5 episódios e sido forçada a largar, retomei há poucos dias esse animê e ontem cheguei ao episódio atual (22). Pra mim, é bem difícil avaliar uma coisa antes de ver seu final. Animês como Katanagatari estariam facilmente no meu Top 5 não fosse o final intragável, e outros como Blood+, que curti durante todo o percurso, mas que deixavam algo faltando, incomodando… me conquistaram totalmente num único e final episódio. Code Geass seria tão lembrado, se o final não fosse daquele jeito? Não deixaria de ser foda, mas… impossível dizer o que acharíamos do todo.

Assim, esse post é algo raro e que provavelmente não vai acontecer de novo tão cedo. Primeiras impressões, tendo visto uns poucos episódios, ou reflexões completas, tendo completado a obra, são as duas coisas que costumo fazer, mas escrever sobre um animê tão impactante quanto esse, faltando dois epis para o fim? Não faz o meu tipo, mas ao mesmo tempo é o que me sinto obrigada a fazer agora. Vejamos se me entendem, depois do continue…

Este post contém spoilers. Se não assistiu Mawaru Penguindrum até o episódio 22, recomendo que não siga em frente na leitura.

Mawaru começou como uma coisa meio what the fuck, colorido acima de tudo e com um traço muito especial, mas mostrando situações tensas e expressões totalmente expressivas (!) logo no primeiro episódio (a luta do Kanba com o Shouma por exemplo, quando veem a Himari morta). Depois pareceu que tudo começou a girar em torno da Ringo e do Project M… colocando o Shouma numa situação em que comecei a torcer pra que ele ficasse com ela. O nível de stalker da guria era algo incomum e bizarro, mas o animê em si estava leve nessa fase. Tinha a Natsume desmemoriando as piriguetes do Kanba também, mas até aí ainda achávamos que ela era só alguém que gostava dele e era ciumenta e maníaca (mas eu já a adorava porque o visual me lembra a Kallen de Code Geass).

Depois disso, porém, é que as coisas enveredaram por um caminho mais… tenso, no mínimo. Desde a aparição do Sanetoshi naquela biblioteca (?), nos contando o passado da Himari com as Double-H, e se insinuando pra ela, bom… descobrimos quem foi que deu o chapéu de pinguim pra ela, quem foi que a salvou em primeiro lugar. Mas salvou por quê? No momento atual, já está totalmente claro que ele usou os irmãos desde o início. Era colega e superior dos pais do Shouma no Kiga Group, causou a morte de inúmeros inocentes naquele atentado que matou Momoka, mas não obteve sucesso. É agora uma “maldição” que faz uso de magia, como ele mesmo diz, para tentar mais uma vez realizar seu plano. É interessante como é difícil tomarmos partido na história. Se o Kiga Group está errado, a sociedade não está? A sociedade em que o pai da Yuri, o avô da Natsume ou a mãe do Tabuki viviam e eram venerados? Interessante também como todos os personagens têm um passado triste e tenso, e que está ligado aos dos outros. O que dizer do Child Broiler? O que dizer da Himari? Quem eram os pais dela?

E tem também a Momoka… Uma criança linda, em todos os sentidos. Sanetoshi reconheceu nela um semelhante, mas seus ideais eram diferentes. Não conseguiu trazê-la para o seu lado, e ela se opôs a ele até o fim. E será que morreu de fato? O que o diário dela ainda representa? A essas alturas, não acredito mais que ele seja o Penguindrum, mas ficou bem claro pela tentativa do Sanetoshi de fazer a Natsume queimá-lo que sua existência o atrapalha. Era para destrui-lo que o chapéu (quem é o chapéu?! Qual é a da relação dele com o Kanba?!) o pedia aos irmãos. A forma como tudo foi sendo ligado… “Seizon Senryaku” era o próprio plano do Kiga Group, mas parece ter tantos significados. Os pais do Shouma eram pessoas más? Eram usados por Sanetoshi? Sanetoshi é mau? Ou qual é o conceito de maldade… E o Kanba atual, e a revelação dos esqueletos dos pais de Shouma naquela espelunca. Kanba alucinava com eles? Makoto morreu nesse último episódio, salvando Kanba? (“Yada wa, hayaku suri tsubusanaito.” T_T) Eu achei lindo o que ele fez, criança, para salvar ela e Mario do envolvimento com o Kiga Group. O problema foi o falecimento do pai e a entrada da Himari na vida dele como a coisa mais importante. O que Shouma sente por ela, aliás? Eu fiquei totalmente estarrecida quando mostraram, no fatídico episódio 19, que era ele o “unmei na hito” dela. Por tudo que tinha sido mostrado até aquele momento, Kanba é que parecia ser essa pessoa. Tudo mudou muito rápido…

Agora faltam apenas dois episódios, e sinto como se tanto todos pudessem morrer num final a la Wolf’s Rain quanto tudo pudesse virar de cabeça pra baixo com mais alguma revelação de algo que não sabemos. O diário da Momoka pode mudar o destino, afinal… e o que é o Penguindrum? Chorei muito no último episódio, com a Himari agarrada ao Kanba pedindo que ele parasse, que ela já não se importava de morrer… e também no anterior, com o passado dela com o Shouma. Esse animê me proporcionou momentos extremamente tristes, mas não só por fatos, e sim por sentimentos. O passado da Yuri foi muito perturbador… me lembrou muito Shigofumi. Ver uma pessoa adulta como ela e entender seus traumas de infância, entender ela e Tabuki se apegando a Momoka como a uma salvadora, um anjo. Aliás, que qualidade narrativa para conseguir encaixar esses dois personagens de forma tão intrincada na trama mais profunda do animê, quando até a metade ou mais eram apenas secundários da história da Ringo. Ao mesmo tempo em que é triste e nos toca em lugares que outros animês ainda não tinham ousado, Mawaru é muito engraçado e “heart-warming”. Há diversas cenas totalmente fofas com a Himari ou extremamente engraçadas com o chapéu. A Ringo voltando do “buraco” em que o Shouma sempre caía quando o pinguim #2 apertava o botão é meu momento cômico favorito ainda, lá do episódio #5, mas também ri demais da espiã da Natsume se encontrando com o chapéu, que gritou “seizon senryaku” por um balãozinho de fala. XD Então temos situações como o Tabuki quase matando a Himari na frente de Kanba e Ringo e ao mesmo tempo rimos e sorrimos na frente desse animê. É único, como eu disse… e espero que o final não me decepcione, porque até o momento é meu favorito esse ano (não terminei de ver Steins;Gate ainda). Mais duas semanas… e então atualizo isso aqui com um EXP+, pra avaliarmos afinal o que achamos de Mawaru Penguindrum.

Isso também pode lhe interessar

21 Comentários

    1. Hahaha, é, vi Madoka e já emendei em Mawaru, e não tive como não devorar. XD Animê FODA. Uma pena que esse texto, bah, me deu um baita bloqueio! O de Madoka ficou bem melhor escrito…

  1. "Até ontem eu recomendava que vc desse continuidade a série… hoje deixo de ler o post pq ainda não vi o epi 22… É o mundo da voltas ¬¬" [2]

    Assim como o Shin ainda não vou comentar pois não assisti ao episódio 22, mais fico feliz em vez que vc, Dakini acha o anime tão foda quanto eu estou achando.XDD

  2. Único. Sem dúvida essa palavra é capaz de definir pelo menos mais da metade do conceito de Mawaru Penguim Drum. O que eu mais gosto nessa obra são os momentos de reflexões, sejam particulares a certos personagens ou apenas diferentes maneiras de ver o mundo, pois, pelo menos pra mim, parece que deixo de estar assistindo um anime e passo a ver algo a mais, e geralmente existem mensagens, nestes momentos. E isso se assemelha muito a Evangelion, um dos anime com que tive uma experiência parecida.

    Outra coisa que gostei nesse anime foi a "assadeira de crianças". Talvez o mais importante seja o que ela representa, mas não é todo dia que se vê algo tão bizarro e ao mesmo tempo criativo. Gostei muito.

    Assim como qualquer um que esteja acompanhando o anime, espero que o final seja excelente!

  3. Estive em um época "tribulada" e fui obrigado, a parar no ep 9. Mas como estou de férias, consegui um tempinho, e estou no 21, ainda não vi o 22. SPOILER A SEGUIR mas quero saber em quem foi a facada.

  4. “Até ontem eu recomendava que vc desse continuidade a série… hoje deixo de ler o post pq ainda não vi o epi 22… É o mundo da voltas ¬¬” [3]

    Desgraça…Até agora não teve um fansub brasileiro que traduziu, pelo menos, não que eu saiba. O jeito é esperar, tô com preguiça de ver o legendado em inglês agora….Depois eu comento.

  5. Fansub que traduz Penguindrum para mim só tem 1(não conto a Punch como fansub) e eles tem demorado a lançar, mais como a qualidade compensa eu não reclamo.

  6. Assisti o episódio 22, agora posso falar. ^^

    Mawaru é um anime complicado de analisar, tem muitos elementos importantes e, nesses últimos episódios tudo ficou ainda mais misturado e maluco. A relação dos irmãos (que não são irmãos na verdade, nunca pensaria nisso…), o passado deles, com o qual me emocionei bastante, a Momoka e toda essa história em relação ao poder dela (?) e que acabou sobrando pra Ringo, mas que depois acabou perdendo espaço no anime já que agora está focado nos irmãos, o Penguindrum, o doutor terrorista e fantasma, puts tem tanta coisa, mal dá pra organizar as ideias na cabeça. xD

    Well, acho que em relação a Ringo a história já está praticamente concluída, mas quero que ela fique com o Shoma, eles combinam. Alias, acho que o único que vai acabar se dando bem na história é o Shoma mesmo, pois Himari tá morrendo (não tenho certeza se ela já morreu ou não), Kanba baleado e contra o mundo, imagina quando ele ver a Himari morta então? Vai surtar.

    Toda aquela questão das crianças sendo descartadas, uma sociedade injusta e triste, essa parte foi muito tensa e emocionante. Impecável.

    Tô muito satisfeito com Mawaru até então. Começou com um clima leve, tudo muito colorido e estranho, a história mudou de foco diversas vezes, apresentando novos elementos e articulando-os bem, resultando em algo profundo e simbólico, agora já com um ar mais dramático e realista, ou seja, a séries "cresceu" ao longo dos episódios. Tô bastante ansioso pra ver como vai acabar mais essa revelação que é esse anime.

    1. "Começou com um clima leve, tudo muito colorido e estranho, a história mudou de foco diversas vezes, apresentando novos elementos e articulando-os bem, resultando em algo profundo e simbólico, agora já com um ar mais dramático e realista, ou seja, a séries “cresceu” ao longo dos episódios."

      EXATAMENTE. Ponto. E também quero que o Shouma fique com a Ringo. ^^

  7. Comecei Mawaru essa semana, tow no episodio 18 então não li o texto ainda, o anime é muito bom, embora confuso pra cacete, cada episodio gera mais perguntas do que respostas, e as respostas acabam gerando ainda mais perguntas, tá parecendo até Lost xD. Como diria a Yuri yuri, o anime tá Fabulous Max! xDDD

  8. Não li o comentário do Douglas(pois ainda não tenho previsão de ver o 22), mais tenho que comentar sobre Shouma e Ringo. Eu torço pelo casal, aliás quando eles não tinham muito destaque até ficava meio triste por eles não estarem muito em foco, mais fiquei balançado quando veio a revelação sobre a Himari. Sério mesmo, os episódios 19,20 e o 21, onde ver e ouvir a Himari dizendo no final "Adeus, minha alma gêmea" foi de quase cortar meu coração, eu admito que fiquei tentado ou melhor ficaria feliz também se o Shouma ficasse com a Himari no fim. Apesar de achar que Penguindrum caminhará para um final "infeliz"

    1. Eu acho que a Himari vai morrer… E tipo, eu não vejo o Shouma apaixonado por ela. :/ Ele a ama, lógico, mas apaixonado por ela eu acho que o Kanba é que é. Sacanagem dos produtores fazerem tantos triângulos, um invadindo o outro, mas pra mim é Shouma e Ringo mesmo. Tudo que ele fez por ela e tal, se preocupava de verdade, e depois o choro dela naquela cena que ele diz que não podem mais se ver… sério, tadinha da Ringo. T_T Tinha que ficar com ele.

      Mas também concordo contigo quanto ao final, acho que vai ser algo trágico e que vai me dar nos nervos. XD Eu já tô achando parecida a questão Shouma x Himari x Ringo com Jintan x Menma x Anaru até. XD Eu adoro a Menma, mas ela fodeu os dois casais que eu curtia, Jintan x Anaru e Yukiatsu x Tsuruko. Em Mawaru vejo o mesmo acontecer com Shouma x Ringo agora, e até Natsume x Kanba (não pela questão amorosa, mas cara, sinto por ela :///). No início eu gostava de Kanba x Himari, mesmo sendo incesto. <_< O flashback dele correndo na tempestade com o pai pra levá-la no hospital foi digno de respeito, sério mesmo. Quero saber qual a relação, afinal, do Kanba com o chapéu.

      1. Eu, quando vejo a Himari, tenho a sensação que ela é o tipo de personagem que TEM que morrer, sabe. Não que eu não goste e tal, mas simplesmente pelo fato que ela é o ponto principal da história, não querendo diminuir os outros personagens, afinal, todos são meio que importantes, mas tudo começou com ela e a sua doença, morte e destino. Pra história seguir em frente ou até mesmo acabar ela tem que morrer, eu acho….Mas não sei se gostaria que ela morresse ou não. -.-

        Quanto aos triângulos amorosos. Eu sempre sou meio que do contra, odeio a ideia do protagonista sempre ter que ficar com a heroina principal, então, prefiro Shoma x Ringo mesmo e Kanba x Himari (o casal azarado hahaha). Também porque as interações entre o Shoma e a Ringo sempre me fizeram ou rir ou ficar emocionado. Chorei de rir com a Ringo desde o primeiro momento. É divertido. ^^

      2. Quanto a Himari morrer vejo como algo praticamente certo, principalmente se vc repara na abertura onde tem uma cena que fica o Kanba de um lado, Shouma do outro e no meio um urso que aparenta ser o mesmo que a Himari mantém na cama dela e que foi usado no flasback do episódio 20 como uma lembrança de despedida para o Shouma, quando ela vai para a "estufa de crianças"(como ta sendo traduzido por onde vejo). Mais eu ainda meio que aposto na morte do Kanba também, como algo simbólico, representando o amor além da vida no caso ele morreria para se encontrar com a Himari do outro lado da vida(teoria meio maluca, mais é que martela minha cabeça).

        Aliás a quesito de informação Dakini, sabia que um dos livros que serviu de uma das inspirações do Ikahara para fazer Penguindrum e que já foi usado como referência em muitos outros animes(um exemplo: Bungaku Shoujo) estava sendo vendido no Brasil? O nome do livro "Viagem noturna no Trem da Via Láctea', como me interessei por ele e acho que outras pessoas possam a vir se interessa deixo aqui a indicação para quem quiserr

      3. @Douglas: Concordo sobre essa coisa de "ter que morrer pra história seguir em frente", que é o que (spoiler de Code Geass) o Lelouch fez consigo mesmo, porque entendeu que era a única forma de salvar a Nunnally e os outros. T_T (fim do spoiler) Agora, em Mawaru, já passou do ponto em que a morte dela "resolveria" as coisas. A Natsume provavelmente morreu, ou a veremos no hospital no próximo epi, e o Kanba eu acho que deve morrer também. Não vejo como ele mudaria de ideia em relação à Himari, e mesmo se ela morresse antes de ele "se matar", o choque ia ser tamanho que ele ia continuar com o plano mesmo assim. Por isso que eu acho que o final vai ser trágico de qualquer forma. :/ A ÚNICA saída seria a Ringo (ou a Momoka, quem sabe) usar o diário e mudar tudo isso que aconteceu. Não acho inviável, sabe… É Mawaru, afinal. Veremos.

        Edit: Pensando agora, o problema de a solução ser o diário é que quem usá-lo certamente vai ter que morrer pra pagar por essa mudança no destino. XD Fuck. XD

        @Ryogachan: Caramba, obrigada pela info! O_O Certamente comprarei! Aliás, outra coisa que vou fazer é finalmente ver Utena, agora que conheci a genialidade desse cara.

      4. Utena já ta na minha lista a tempos, só que com o fato eu está gostando tanto de Penguindrum também resolvi me apressar em assistir e só estou um dos meus vários torrents que ando baixando acabar para começar a baixar o torrent de Utena.

      5. "Pensando agora, o problema de a solução ser o diário é que quem usá-lo certamente vai ter que morrer pra pagar por essa mudança no destino. XD Fuck. XD"

        Bem, não sendo o Shoma, por mim beleza. Sério, se o Shoma morrer no final, eu vou ficar MUITO puto da vida….Tomará que não…Ah! Nem a Ringo também. [SPOILER] mas agora ela tem a outra parte do diario e no final do episodio 22, apareceu o Shoma falando que ia resolver as coisas com o Kanba de uma vez por todas[SPOILER] Por favor, mata ele não… -.-

      6. @Ryogachan: Exato! Utena também já tava na minha lista há tempos, mas agora pulou muitas e muitas posições. =]

        @Douglas: Acho que o Shouma tá safe… não acho que vá morrer. Já a Ringo é perigoso, pode ser que ela mude o destino por amor a ele e ele fique então com a Himari, viva. ://

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.