Japão

Weekly Shonen Jump ToC: #08 – 2012 (EXP+)

Uma das melhores caps dos últimos tempos, e a volta dos que não foram (ainda)!

Sket Dance (Capa & 1°CP)
One Piece
Naruto
Toriko
Bakuman
Reborn! (CP)
Bleach (Special)
Doppeler (CP, One Shot, 47 pg.)
Gintama
Nisekoi
Pakki
Nurarihyon no Mago (CP)
Beelzebub
Kurogane
Magico
Harisugawa in Mirror World
Medaka Box
Inumaru Dashi
Kochikame
Hunter x Hunter
ST&RS
Kuroko no Basket
Bleach (Ausente)

#09:
1° CP: Toriko

CP: Medaka Box, Bakuman, Koisome Momiji (One Shot)

Sket Dance abre a revista! A série vem subindo pouco a pouco na vendagem de volumes, e os editores da Shonen Jump devem ter algo guardado para ela, pois foi revelado que nos próximos três meses o Japão terá 3 volumes de Sket. Isso mesmo, ao invés da periodicidade mais convencional, que seria por volta de 1 a cada 3 meses, a Shueisha vai laçar três seguidos. Eu não sei porque isso ocorrerá, mas a capa essa semana deve ter algo a ver com isso, ou não né XD

 One Piece lá em cima, como de costume, Naruto o vice, e Toriko que se acostumou com a posição mas não vem sendo contante nela. O mangá de Shimabukuro entrou nesta edição em um novo arco, que promete ser o maior da série até agora, com o embate tão esperado de Bishokukais X Bishokuyas, mas apesar dos acontecimentos entre os dois chefes, o próximo capítulo parece que será mais um pedido de captura para Toriko. O certo é que Shimabukuro prepara algo grande, e eu estou muito ansioso.

 

O ranking de Bakuman se refere lá pelo capítulo 162-163, com a troca de publicações entre PCP e Reversi, além de contar mais um pouco do passado do tio de Mashiro. Um bom capítulo em minha opinião, e introduziu boas revelações, posição merecida.

Reborn não foi rankeado desta vez pela CP, mas como eu aguarda para que o capítulo desta semana (e das subsequentes) o sejam. A maior espera do mangá finalmente acabou, Reborn fora de sua forma Arcobaleno chutando bundas por aí! Espero que Amano não trolle todo mundo e acabe não mostrando nada, segurando mais um pouco. A batalha Team Reborn X Team CEDEF promete muito! Sem contar que do outro lado temos vários campeões de popularidade lutando, Varia X Hibari. Com certezaa hora de Reborn brilhar é agora!

Esse especial de Bleach como podem ver abaixo é como um extra de um volume. Tem algumas infos extras, alguns rascunhos e esboços, e alguns resumos do que aconteceu na série.

O oneshot tapa buraco da edição tem sido descrito como uma mistura de Enigma e Psyren, e opela CP parece que realmente é algo mais Dark. O oneshot da semana que vem Koisome Momiji chamou minha atenção, até por ser de uma dupla de autores Sakamoto Tsugiro (História) and Miura Tadahiro (Ilustração), que eu vejo bem pouco no gênero. É um Oneshot que já havia saído na Jump Next e deve ter sido um pouco repaginado para sair na Jump. O que intriga é a quantidade de vezes que a Jump vem investindo no gênero que faz tempo que anda fraco na revista. Atualmente temos Nisekoi e Harisugawa, mas nada que chega aos tempos em que Ichigo 100%, e o aclamado I”s reinavam junto com Shonens de fantasia na revista.

Harisugawa aliás, falando em cancelamento está bem na corda bamba, assim como Nuramago, assim como Magico. São séries, que não estão condenadas totalmente mas que lutam a cada edição para ver quem se sobressai mais. Nuramago tem uma forte vendagem de volumes, e é um dos mangás ícones da Jump americana, além de animes sazonais. É o que tem mais fatores em pró, sem contar as ToCs, e pelo que parece começou um novo arco, o que significa que muito provavelmente não deverá ser ele quem rodará.

Harisugawa nos últimos capítulos vem fechando o seu argumento principal, de uma forma ou de outra. O mangá está vendendo cerca de 40 mil por volume, o que para o oadrão atual de novas séries da Jump é até bom, mas que não comove a Shueisha a não cancelar o mangá. Magico vem quase na mesma, mas não parece estar fechando o mangá, porém por ser um mangá meio de luta pode terminar abruptamente. No entanto existem os tais trocentos rituais que o autor colocou lá no início para libertar a protagonista do sua maldição, o que  impede um fim abrupto.

ST&RS parece ser o único consenso geral sobre os cortes que devem vir. Lanterninha em quase todas as edições, a coisa já ficou feia faz tempo. Mas a pergunta vem após, quem seria cortado? Temos casos em que séries estrearam sozinha, porém não é o comum, e como já foi possível perceber pelos vários cancelamentos, a editora não é comovida por subidas e descidas, vendas medianas. Poderia citar aqui coisas como Anedoki, Double Arts, que vendiam muito mais que os mangás estreantes atuais e morreram precocemente.

O cancelamento deve vir por volta, do primeiro capítulo pós hiato de Bleach. As apostas estão complicadas, pois as séries que estreiam estrearam bem, e ocuparam posições lá no meio da ToC até prejudicando mangás mais estabilizados como Beel.

Kurogane é um exemplo, e que tempo atrás se envolveu em algumas polêmicas, que até culminou no fechamento de sua conta no Twitter. Eu acho que foram ações meio de momento, de frustração, de não ser publicado, mesmo após de algumas tentativas. Mas apesar disto tudo algumas coisas que ele falou eram até um pouco verdade, talvez por isso doeu mais no calo de alguns.

Das outras séries destaco Nisekoi começando bem demais, lá no alto. Kurogane continuando estabilizada no meio, e Medaka Box empurrada pra baixo pelas combinações de CPs + bons resultados de outras revistas (e um pouco do seu mal, porquê não? XD). O Ishin anda trollando pra caramba, e esses capítulos rondam as suas maiores trolladas recentes. Kuroko despencou legal, e nem sei porque, mas tem anime vindo por aí, e é a maior série de esporte da Jump (que só vem mandando bola fora recentemente), então sempre salva.

Na próxima edição, Toriko vem com tudo, o caldeirão vai ferver e as coisas vão ficar cada vez mais épicas a partir deste ponto. Bakuman vem acelerando ao meu ver nestas últimas edições, apesar de alguns capítulos dias comuns, acho que a coisa deve decolar de vez. Gostaria de ver uma sucessão rápida de capítulos de tirrar o folêgo agora, Reversi batendo Zombie Gun, Anime, e o casamento. A partir daí é bônus, falando um pouco das adaptações de anime (gostaria de ver muito isso), e um belo capítulo de fechamento como Ohba sabe fazer. Como eles mesmos falaram dentro do mangá capítulos atrás, qualidade é mais importante que uma longa série.

Medaka ganhando uma CP, que deve ser o desfecho do jogo entre a Naked Apron Alliance e os Comitês, veremos o que sai daí.

Também saiu uma pesquisa interessante sobre a faixa de idade de leitores da Jump no ano de 2011, confiram:

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios