De olho num PS Vita!

Mas por enquanto só de olho mesmo!

Poxa, que capricho nesse trailer de Wipeout 2048 hein? Gostei mesmo, nunca joguei nada da série, até achava que ela tinha começado no PlayStation 3, mas vi uma galera falando que tem jogo desde o PSOne. Vou considerar colocá-lo na minha lista de interesses quando tiver um Vita em mãos, mas se Wipeout entrar mesmo nela vai direto para o fim da fila, minhas mãos nesse momento coçam mesmo é pelo Uncharted Golden Abyss, seguido de Gravity Rush (ali embaixo, ali embaixo). Também tem outros jogos e alguns ports que vão ficar legais como Touch My Katamari, Ultimate Marvel vs Capcom, Rayman Origins e por ai vai. Mas quando Nathan Drake chega na área não adianta tentar me entreter com mais nada. Sério, você não vai conseguir me fazer pensar em outro jogo.

Logo mais o portátil aterriza por aqui e a gente vai ver se o jogo vira ou ao menos muda pra melhor né? Não é segredo para ninguém que o aparelho nem chegou perto de desbancar o 3DS no Japão e ainda ficou atrás em vendas se comparado ao PSP, algo que eu sinceramente não esperava. A maioria diz que a razão disso é pelo preço e que quando o fracasso se repetir no ocidente a Sony vai se ver obrigada a baixá-lo bem como a Nintendo fez, outros dizem que não tem nada ver e que é muito cedo para comparar os dois pelo pouco tempo do Vita na área. Já eu acho que o maior problema do aparelho está no fato da Sony não conseguir diferenciar o portátil do console de mesa. Vejam o próprio Uncharted Golden Abyss por exemplo, eu curto e vou comprar de olhos vendados porque já não me aguento de abstinência desde o fim de Drake’s Deception. Mas acho que a maioria, principalmente quem já tem PlayStation 3 em casa, quer mais é ver coisas novas e não algo semelhante demais ao que já se vê no console HD. Posso até estar errado, mas quando vejo o pessoal pela net se empolgando até demais com o aparelho por causa de jogos como Mortal Kombat, Little Big Planet, Ninja Gaiden Sigma Plus, F1 2011, FIFA 12, Ridge Racer, um possível novo/velho Monster Hunter, só consigo concluir que a maioria ainda não teve a oportunidade de aproveitar um PlayStation 3 ou mesmo em alguns casos, um Xbox 360 de verdade.

Toda vez que eu volto a ver esses games no catálogo do Vita me sinto cada vez menos empolgado em correr pra pegar um porque é algo que já vi no meu console de mesa. É evidente que esses jogos não serão cara e focinho dos jogos originais, mas nem por isso eles me tiram a idéia de que são assunto já mofado, não vão me adicionar muita coisa na experiência que já tive com as suas respectivas franquias. Talvez no máximo apenas faça eu me sentir um pouco mais alegre por saber que enfim a Sony colocou o tão sonhado crosschat no aparelho e não gastou recursos dele com efeitos  ”méh” 3D.

Lembro que a primeira vez que eu bati o olho no Vita e vi o discurso da Sony de novo sobre gráficos fodásticos e coisa e tal, já desconfiei que tinha coisa errada ali. A diferença é que dessa vez tudo foi bem maquiado com as firulas do giroscópio do portátil, aquela tela traseira e coisa e tal. Uma aparente tentativa meio que forçada de dizer que agora a empresa veio para proporcionar não só gráficos lindos, mas diversão acima de tudo. Só que isso não me conveceu, a gota que faltava veio bem cedo já na E3 quando eu vi um cara demonstrando o novo Uncharted passando o dedo na bunda do Drake (WTF?). Não sei ao certo porque, mas às  vezes a Sony parece que se força a algo que no qual ela não tem tanto encanto assim. Eu não vejo carisma na empresa pra que ela por exemplo consiga dobrar um hardcore e o faça jogar um game que tem tudo pra ser taxado de infantil, mas tem muito mais a oferecer a quem tem o mínimo de mente aberta pra se deixar envolver por ele. Eu vejo isso com uma naturalidade muito maior, muito mais evidente quando olho pra Nintendo (calma gente, sem ataques de ”istas’ por favor’). Porque será? Acho que não é difícil responder, afinal a empresa que expandiu o conceito de jogar vídeogame e fez todas as outras seguirem de alguma forma pelo mesmo caminho foi ela.

Dito isso, espero com muito anseio jogos como Gravity Rush, Sumioni, Escape Plan, Little Deviants e… deve ter mais algum aí no meio que eu esqueci. Esses sim justificam todo esse investimento num novo modo de se aproveitar os jogos da empresa. Eles sim representam a verdadeira identidade de um portátil novinho em folha, que chega pra sacudir os ânimos, diversificar o modo como conhecemos os vídeogames hoje e não simplesmente tornar portáveis títulos multiplataforma que eu já tenho a minha disposição há meses. Mas claro, tudo isso vai ter de esperar, ao menos no meu caso. Gamer apressado geralmente paga pra ver e vira cobaia da nação mais pobre em questão de dias após um hardware novo lançado. Esses jogos são interessantes, mas eles podem esperar, sem falar que a Sony já avisou que o aparelho vai ser ligeiramente mais caro que o PlayStation 3. É coisa mínima, mas nós aqui no Brasil já sabemos bem o que isso quer dizer.

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. wipeout eterna copia/homenagem a F-Zero se alguem se lembra XD

    PS Vita soh qunado tiver uma HEN, jogos originais porem emuladores, bem ja tmoes mas nao foi divulgado a todos pelo tiu wololo para usar,

    porem aqui no portallos vc's nem aderem a 1 emuladorzinho num psp, que triste .—.

    1. F-Zero ofuscava tanto Wipeout que eu nem cheguei a tomar conhecimento do jogo na época, quanto mais saber que um era cópia do outro! XD
      Quanto à emuladores, eu usava alguns no meu PSP pra emular SNES, GBA. Tbm cheguei a usar aqueles pra PSX só pra jogar Chrono Cross, pena que travava sempre na mesma parte. Daí um belo dia um trombadinha pintou em minha vida e o levou. TT
      Já no Vita eu não usaria esse tipo de coisa, componente online vai pesar mais e viver guerreando com a Sony pra usar gambiarra e ainda ter direito a usufruir da rede dela seria sux demais!

  2. Legalzinho esse trailer do Wipeout. Só joguei o Pulse do PS2 e não achei grande coisa, preferi F-Zero, sem falar dos loadings. Queria muito jogar os primeiros de PS1 por causa da trilha sonora.

  3. Cara ….. essa é a proposta do vita. Jogos de console de mesa na sua mão .

    No caso me atraí muito!

    Agora se você prefere jogos diferenciados , procure um nintendo DS sim DS porque o 3DS já vai ser Hardcore demais pra você .

    1. Haha, se tu curte pagar duas vezes por um game pra jogar ele no portátil e depois jogar de novo no console vai fundo, deve ser uma experiência e taaaanto. Eu acho uma grande furada construir para o portátil uma line up que já existe no console principal da empresa. Se for essa a base que vai sustentar do aparelho, melhor nem lançar!

      E esse comentário de fanboy foi bem ridículo hein? Até quando vão ficar martelando essa abobrinha de que Nintendo é pra casual e o resto é que vale por ser hardcore? Vá curtir tudo o que os games podem te oferecer ao invés de colocar gênero A ou B num pedestal, tira o cabresto e começa a olhar para os lados que vai te fazer muito bem!

      1. Eu nem sou fanboy cara, eu tenho o Nintendo DS e o xbox 360 e só .

        Só to falando pra você comprar o DS que tem um conteúdo diferenciado .Diferente do 3DS e do PSVita que já são jogos realmente bons pra portáteis mais simples e tal.

        Sobre o PS VITA nenhum jogo dele tem no console . Onde ouviu isso?Uncharted feito pra ele , God of War feito pra ele , vai ser tudo especial só pro portátil .

        1. Perdão se interpretei seu comentário de forma errada, o que eu falei do Vita é que boa parte da line up não me empolga. Gosto da idéia de ver um novo God Of War ou um novo Uncharted, tudo próprio para o portátil, mas são franquias que eu já conheço e não me instigam, não alimentam o meu hype satisfatoriamente a ponto de eu comprar o aparelho logo no lançamento, é isso o que eu quero dizer com a postagem.

          O Vita vai ter um monte de opções pra jogar com aquela tela touch, a traseira, o giroscópio e por ai vai. Mas tem muito jogo já lançado nos consoles que vai usar desses efeitos no portátil e que não vão fazer a menor diferença na minha opinião. F1 2011,. FIFA 12, Ninja Gaiden, Mortal Kombat, Marvel vs Capcom, entre outros, são alguns dos jogos que vão passar bem longe dos meus interesses. Acho que a Sony pensou que levantaria a moral do Vita rapidinho no Japão com esses ports, mas o tiro acabou saindo pela culatra.

          Sumioni, Gravity Rush, Escape Plan, esses sim despertam muito mais o meu interesse no aparelho por explorar o que ele tem de melhor no Vita sem ficar forçando nada. Mas essa é apenas a minha opinião e se amanhã ou depois a Sony resolver baixar o preço como a Nintendo fez e sair vendendo tudo que nem água, não vou ter o menor problema em admitir que eu estava errado e que lançar jogos que todo mundo já viu nos consoles não é uma estratégia ruim de negócio.

          Mais uma vez me desculpe pela forma como respondi o comentário anterior!

          1. nem tem problema cara, sempre acompanho seus textos e gosto muito xD.

            Más eu acho que tem públicos e públicos, quem gosta muito de vídeo-game de mesa, vai comprar o PS vita também .

            abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.