Opinião | Bleach: repeat and reboot! (Repetir e Reiniciar)

Fui conversar com os meus botões e bem… concebi  esta criança!

Como eu já vi muito leitor dizer aqui no Portallos entre um CDM e outro, eu deixei de me importar com o enredo de Bleach, muito embora lá no fundo ainda gostaria de ver tudo se ajeitando de novo. Por hora nada mudou, o mangá ficou massante e assim segue, não pelas lutas super arrastadas, mas sim pelos mega quadros em branco, constante falta de respostas, personagens abduzidos sumidos misteriosamente e nenhuma surpresa que te faça arregalar os olhos. A última vez que me animei de verdade com o mangá deve ter sido naquele capitulo com o Ichigo chorando de joelhos prestes a receber o golpe final pelas mãos do Ginjou. Mas a alegria só durou por uma semana, já que na outra a Rukia apareceu para devolver os poderes dele.

Ao contrário de muitos que já começaram a broxar com a obra logo na luta de inverno em Karakura, eu comecei exatamente nessa parte. Eu engoli seco a repentina traição do Gin e relevei com todas as forças o fato do Ichigo usar o Mugetsu contra o Aizen numa luta que estava claramente sendo dominada por ele. Mas nessa saga dos fullbringers, mais precisamente naquele momento, eu esperava tudo, menos ver ele sair do fundo do poço do nada, como se toda aquela pressão psicológica nunca tivesse acontecido. O Ichigo viajou mais uma vez até o fundo do poço e parece não ter aprendido nada com isso porque uma força maior mais uma vez o salvou no último minuto. Eu detesto quando Kubo repete esse erro, mas mesmo assim isso ainda não é o bastante para que eu desista do substituto de shinigami.

Eu aprendi a gostar do personagem por duas coisas: primeiramente pela roupa estilosa (sim, eu acho aqueles farrapos estilosos demais) toda tingida de negro com detalhes em branco e carmesin naquela capa toda esfarrapada. Eu gosto muito do visual do Ruffy e do Naruto, mas eles nunca me provocaram nada demais, provavelmente porque a minha cor preferida é o preto. Se você me perguntas por exemplo qual o segundo visual dos animes mais bonitos que já vi, diria que é o do Allen de D. Gray Man porque… é preto… e branco. Sei lá, sempre detestei heróis coloridos, não é a toa que eu nunca fui com a cara do Superman mesmo tendo um punhado de HQ’s velhas implorando por uma oportunidade de me fazer gostar do personagem desde que eu era moleque. Sei que dito isso era só correr para Gotham City e me aprofundar nas histórias do Batman, até confesso que tenho um leve apreço pelo personagem, mas não dá, acho HQ’s méh demais e não, não vou usar aquela velha desculpa sobre ficar perdido pegando o bonde andando, eu apenas não consigo me empolgar pra ler uma tanto quanto um mangá. Embora isso não queira dizer que um dia eu não possa me interessar por uma, atualmente prefiro continuar um noob que vai todo ano religiosamente ao cinema ver os filmes da Marvel e DC que já está bom demais.

Fato é que se medissem os meus batimentos cardíacos com 3 cenas épicas diferentes de animes da atual trindade Shonen Jump, tipo o primeiro grito do Ruffy declarando o Gear Second pra cima do Blueno ou o Naruto preparando aquele Rasengan cheio de lágrimas no vale do fim, ambos perderiam feio no marcador assim que o Ichigo bradasse aos quatro ventos: BANKAI.

Mas deixando de lado o meu gosto por preto, a segunda coisa que despertou o meu interesse no personagem foi uma enorme curiosidade repentina em saber como ele iria amadurecer com o tempo. O Ichigo fazia bem o típico protagonista de um shonen de porradaria, um cara disposto a atropelar qualquer um na sua frente, ninguém aí se esqueceu dos vagabundos levando porrada na rua logo nos primeiros momentos de vida do mangá né? Quando a rapaziada entrou na Sociedade Espiritual pela porta dos fundos isso não mudou muito e me dava cada vez mais a sensação de uma história sendo contada às pressas, mas eu enxerguei algo mais nele assim que a sua luta contra o seu hollow interior começou. Quando o Byakuya lançou as pétalas da Senbonzakura para reclamar o julgamento adiado da Rukia, ver o personagem ali tremendo na base depois de tanta queda de braço em Sereitei foi um detalhe legal que o humanizou mais e de certo modo colocou um freio naquele ritmo acelerado de acontecimentos que não me agradava muito. Quando Ulquiorra e Yami visitaram a Terra para dar as boas vindas, mais uma vez as dúvidas do personagem entraram em cena e eu não me senti num deja vu porque sabia que o confronto com o seu demônio interior estava longe de acabar.

De certo modo eu achei interessante ver o personagem sofrer com tantos questionamentos: eu vou  ser mesmo tomado por ele? Não há nada que possa fazer? Acredito que todo bom herói deveria passar por algo do gênero. Mesmo o Ruffy, um personagem que é a personificação do non sense quase que 100% dos momentos em One Piece teve o seu momento de parar e refletir tudo o que estava acontecendo com ele depois de Marineford e eu amei ver o personagem se contorcendo de raiva e chorando de dor, porque sabia que depois dali sim ele iria amadurecer de verdade. Mas esse processo todo teve início ainda lá atrás quando o Dragon salvou todo mundo de ser preso pelo Smoke em Loguetown ou quando o Aokiji decidiu não matar o Ruffy e levar a Robin pouco antes de entrarmos no arco de Ennnies Lobby. Quando ver o Ruffy recebendo suporte de terceiros que não pertenciam ao bando e só o fizeram porque acharam o garoto promissor o bastante para fazer história no novo mundo começou a dar nos nervos, o autor mexeu os pauzinhos e trouxe o bom e velho chapéu de palha de volta e era exatamente isso o que eu esperava ver em Bleach também.

Só que chegou uma hora em que essa situação cansou e cansou porque nunca mudou, ficou nítido que o Ichigo simplesmente não está mais evoluindo, afinal de que adianta readquirir suas forças se a sua mentalidade ainda é a da época em que toda essa confusão começou? Ele ganhou a primeira máscara de hollow e o domínio de si mesmo derrotando o seu pesadelo interior, ganhou a segunda máscara derrotando o Ulquiorra que estava anos luz à sua frente no que diz respeito à força, mas não foi páreo para as lágrimas da Inoue e ainda aprendeu o último Getsuga Tenshou, executando o golpe mais poderoso já visto na trama até aquele momento. Só que mesmo depois de tantas experiências e aquele papo todo de enfim ter encontrado a sua resolução de luta tão bem explorada na batalha contra o Ichigo hollow e até mesmo na saga filler dos Bounts, mesmo depois de tudo isso o personagem não deixou de ser um medroso, não largou as suas incertezas, não deixou de lado nem mesmo aquela expressão de boboca como o Mr. T chegou a mencionar num CDM no antigo blog. É como se quase nada feito até aqui fosse mérito dele, como se ele não tivesse motivos, não tivesse chances para amadurecer porque sempre há alguém para salvar a pele dele e fazê-lo voltar mais confiante, mas isso só até que um dia ele seja arrebatado novamente por uma força desconhecida e se feche mais uma vez no seu casulo de dúvidas.

Ver o Kubo repetir a dose pela zilionésima vez nesse último arco foi a gota que faltava para transbordar o meu balde. As lutas quase intermináveis no mangá com dúzias de quadros em branco, o esconde esconde que rolou em Karakura assim que o Azien pôs os pés lá, a inexplicável ausência de mortes nessa guerra e porque não dizer no mangá inteiro, ah… tudo isso eu varreria para debaixo do tapete se ao menos o autor se decidisse no que exatamente ele quer transformar o Ichigo. Se ele repetir a fórmula na tão falada próxima saga vou começar a achar que o personagem tem bipolaridade e das mais agudas, porque num momento ele faz cara de mal e no outro já está mais assustado que qualquer outro personagem do elenco.

Pior do que isso só mesmo tentar se lembrar dos furos dados com certos personagens que foram totalmente jogados para escanteio. A rotatividade deles é algo que todos os  mangás da atual trindade da Jump tem, mas na minha opinião somente One Piece consegue trabalhar esse aspecto de forma esplêndida. Na obra do Oda o vilão que fez você odiá-lo com todas as suas forças temporadas atrás volta tempos depois como um amigo ou só um aliado de momento. Se com a maioria dos shonens da década de 90 eu aprendi que todo o vilão que se preze devia morrer agonizando no chão, nos tempos atuais aprendi a gostar deles tanto quanto os mocinhos. O Buggy por exemplo não me deixa mentir.

Naruto também faz bem a sua parte nesse aspecto, na verdade fazia bem melhor lá nos tempos mais áureos do mangá, mas continua competente nisso, não me empolgo mais com a história desde que essa transição da criançada de Konoha entrando na puberdade começou, mas o Kishimoto nunca escorregou na banana a olhos tão vistos para me desagradar com 100% de certeza no enredo, já o Kubo beirou o ridículo e consegui cair de lá de cima com louvor. Afinal quantos personagens foram criados e não muito depois colocados de lado desde que o mangá desandou? O Kon (oi?) que era um grande barato lá no início da história ninguém sabe por onde anda e se não fossem os fillers no anime acho que até o Kubo já teria esquecido o mascote. Também sinto falta dos escândalos do Kanonji, achava ele o maior barato. Sei que esse e mais algumas figuras não fariam muita diferença ou conseguiriam no máximo algumas pontas relâmpago no meio dos atuais acontecimentos, mas se os outro mangás fazem isso com tanta naturalidade, porque Bleach não pode fazer?

Cadê o Grimjow que sumiu logo depois do Noitora frustrar a luta dele com o Ichigo? O cara pra mim foi uma das melhores criações do autor. Acho que a maioria gosta mais do UIquiorra até hoje, mas eu sinceramente acho o personagem sem sal demais, exatamente do jeito que ele sempre fez questão de ser. Tinha aquele ar de prepotente, vilão overpower e tal e foi assim até o final, talvez ele tenha se mostrado até mais durão que o Aizen que ficou doidão da cuca nos seus últimos momentos, mas eu nunca enxerguei emoção nas palavras dele, era um ser oco por dentro, parecia o Wonderwice só que totalmente sério ao invés de abobado. Já o Grimjow sempre foi mais interessante na minha visão porque ele era o total oposto do Ichigo: ousado, inconsequente, um ser insandecido por natureza. Aquela dose de loucura extra estampada no rosto dele sempre tirou o melhor do Ichigo nas lutas que os dois travaram e o ápice delas foi sem dúvida no Hueco Mundo. Até o episódio em que decidi parar de ver o anime nenhum outro foi mais épico que o 166.

E o que falar da Nell? Ainda admiro muito o Kubo quando penso nela, é nessas horas que eu vejo o quanto o autor não deixa a desejar tanto se comparado à outros quando o assunto é criar personagens carismáticos. Pra mim o segundo grande problema do Kubo atualmente é esquecê-los de uma hora pra outra, sem nem uma consideração final sobre que fim levou tal sujeito. A guerra em Karakura acabou e poucos foram aqueles que ficaram no Hueco Mundo e receberam algum tipo de menção, nem um ”e eles sumiram no horizonte sem deixar rastro” eu vi. O mesmo vale para os Vaizards que parecem ter perdido o seu propósito depois que o Aizen foi preso. Alguns até foram tapar buraco nas 13 divisões como o último capítulo antes da pausa mostrou, mas e o resto da galera? Eles ainda tem espaço para o que vem vindo aí?

Sei não, também não foi muito difícil ficar preocupado quando vi mais uma leva de personagens nessa saga dos fullbringers. A patroa do Ichigo por exemplo ainda está nos planos? Aliás alguém pode refrescar a minha memória e me dizer que relevância ela teve nessa história toda? Báh… pouco importa, esse arco significou tão pouco para mim que talvez eu nem ligasse caso o Kubo deixasse mais pontas soltas e personagens órfãos.

O substituto de shinigami desaparecido que voltou para persuadir o atual? Tá, o plot era bem manjado, vi isso anos atrás acontecer em YuYu Hakusho com Yusuke e Sensui, mas tudo bem, nem por isso a execução precisava ser tão ruim. Gostava muito de tentar imaginar o que o Kubo estaria guardando para uma luta final entre o Tsukishima e o Ichigo, mas quando o personagem se deparou com o Byakuya ficou claro que o autor já estava fechando as portas para qualquer coisa verdadeiramente interessante ali. Ele criou um personagem com uma habilidade tão incomum e o jogou fora assim que ouviu o menor soar do gongo para uma conclusão que me pareceu um tanto forçada (editores da Jump por trás disso? Eu não duvidaria). Ao contrário do Ginjou eu realmente achei que ele tinha potêncial para mais do que aquilo.

Me enganei, ele escolheu o Ginjou para o último ato e eu ainda muito ingênuo fiquei desejando que ele ou mesmo o Tsukishima fugisse dali para recobrar as forças e de algum modo virar o jogo ao seu favor, mas nem isso. Ainda não me conformo de ter visto o Aizen passando pelos principais estágios de gestação de uma borboleta, mas pior que isso foi ver aquela apelação toda em cima do Ginjou para dar algum gosto ao fim tão sem sal que foi o desfecho da saga. De que diabos valeu se apoderar do fullbring do Ichigo, declarar que detinha as mesmas habilidades do protagonista e a pior apelação de todas: mostrar que também era metade hollow e metade shinigami? Sério, essa última pesou demais, isso sempre foi uma característica única do Ichigo, mas de uma hora para outra o Kubo abriu mão disso na tentativa de esquentar uma história meia boca que já estava com os capítulos contados para acabar.

Melhor seria ele deixar o vilão overpower logo depois da absorção do fullbring e forçasse o Ishida a lutar junto com o Moranguinho, ao menos ficar mais interessante do que ver mais uma vez uma cruzada de espadas resolvendo tudo outra vez, sem falar que o Quincy merecia um destaque ali, mas como o esperado, ousadia e surpresa ficaram de fora.

Não vou comentar a maioria das outras caras novas que estavam só de passagem ali porque quando o ”coro comeu” nenhum deles se mostrou verdadeiramente interessante também, se tivessem ficado só naquela fase escolar talvez eu não os desprezasse tanto quando tudo terminou. Quando o Zaraki e o Hitsugaya chegaram ownando geral a galera eu meio que me senti trollado porque eu realmente acreditei que essas novas adições que mais pareciam personagens saídos de um filler feito para o anime fariam a diferença mais cedo ou mais tarde. No fim, essa história com os fullbringers foi que nem uma gripe que dá e passa, nada mais.

E cá estamos agora a espera (ou nem tanto) da nova saga que pediu 3 semanas do autor fora do ar para preparar o pontapé inicial. Não sei o que esperar do que vem por aí, o anúncio de que o próximo arco será o derradeiro me deixou contente e triste ao mesmo tempo. Contente porque os sinais de desgaste são claros e como tenho um apreço enorme pelos velhos tempos gostaria de ver o mangá voltar a figurar entre os grandes do topo antes de se despedir de quem aprendeu a gostar desse universo dos shinigamis. Triste porque essa notícia vem de encontro com a visível baixa na popularidade da obra no Japão e coloca uma pá de cal nas palavras do autor proferidas na Jump Festa (de que ano mesmo?) em levar a obra por mais 10 anos na revista semanal. Eu sempre soube que um dia iria acabar, mas eu nunca quis pensar a respeito.

Bleach Special Stage 1, 2 e 3, como foram chamadas as pequenas notas sobre a nova saga nestas últimas semanas, já deram a entender que ao menos o Grimjow e a Nell de algum jeito vão voltar. Fico até alegre em saber, mas não menos revoltado, ainda não engulo como 2 personagens tão emblemáticos tiveram que esperar tanta enrolação para enfim serem lembrados novamente. Quanto ao resto dos segredos, haja fôlego e destreza para encaixar tudo isso, não? O espírito rei, o segredo por trás da morte da mãe do Ichigo, o segredo de Ishin e Urahara, a divisão zero, sem falar de fatos que o Kubo  plantou aqui e ali e que eu sinceramente já achava que ele havia esquecido tudo, como que segredo se esconde por trás do nascimento do Ichigo, porque ele e Kaien são tão parecidos, o que significava o termo puro sangue para os Arrancars, a possível volta do Aizen (quem não está surpreso levanta a mãozinha) e o que diabos o Mayuri conseguiu quando foi até o Hueco Mundo. Com o mediano retrospecto do autor fica difícil acreditar que toda essa carga de informação fará mesmo diferença no decorrer desse arco. Mas…

As declarações do Kubo nessas notas deixam claro a confusão que se instaurou na mente dele nos últimos tempos. Ele fala que antes da saga contra o Aizen terminar ele já começou a ter idéias sobre o que faria para essa saga nova (isso explica tanto buraco  no roteiro?) ao mesmo tempo em que tinha vislumbres sobre uma história que contasse um pouco do substituto de shinigami que veio antes do Ichigo. Não que isso mude muito as coisas, o enredo se tornou algo meia boca mesmo e ficou pior ainda com os quadros gigantescos que exaltaram o traçado idêntico ao anime, mas desperdiçaram páginas e mais páginas com uma história que não saía do lugar. Isso é fato, mas fiquei imaginando como cada autor organiza as suas idéias quando um turbilhão de possibilidades assim se aglomera na sua mente. Seria o peso do sucesso atrapalhando o autor? Acho que não, se fosse assim o Oda ou Kishimoto estariam fazendo barbeiragem com as suas obras. Se bem que quando penso em Naruto atualmente pouco consiggo me lembrar do que restou dos velhos tempos, mas isso é outro papo.

O que o futuro reserva para Bleach daqui pra frente é uma grande e imensa incógnita, mas a Shonen Jump estampou em letras bem garrafais que a nova saga levou 5 anos para ficar pronta. Se isso vai fazer a diferença, se ao menos 90% das lacunas serão preenchidas satisfatoriamente, se o Kubo vai contar mais história e deixar menos quadros vazios e se o mangá vai ter fôlego para voltar ao topo da lista antes de acabar, só dando tempo ao tempo para descobrir. Como fã incondicional do Moranguinho preto deixo aqui os meus mais sinceros votos para que a obra volte a entrar nos eixos e feche tudo com chave de ouro quando essa hora chegar. Não ficaria feliz com menos que isso.

A segunda imagem colorida nessa postagem, aquela ali com o Ichigo pronto para lamber o pescoço do Aizen na guerra em Karakura, é de autoria da usuária GermanLS7 lá do deviantART.

Isso também pode lhe interessar

53 Comentários

  1. Eu abandonei bleach no começo dessa saga dos fullbrings. Na minha opinião o autor não tem ideia do que está fazendo com a estória e se ele não sabe o que faz eu não vou perder o meu tempo lendo-a.

    Agora, o Grimjow não morreu? Eu tinha entendido isso.
    Bleach é oq aconteceu até o fim da Soul Society.

  2. O___O Muito bom o post… e tambem um bom lugar para discutir sobre a esperada nova saga. Minhas expectativas estao muito altas entao eu imagino que vou odiar a saga se nao for do jeito que eu espero ou de certo modo melhor.

  3. Eu tinha parado de ler Bleach no meio do arco dos Fullbrings, mas essa noticia de ultimo arco me animou! Ou acaba com Bleach de vez, ou fecha com chave de ouro! 😀 Torço pela segunda opção, realmente curto Bleach!

  4. cara,os primeiro animes/mangas que eu vi na vida foi nessa ordem: Naruto ,Bleach,Onepice.
    agora que eu vejo naruto e bleach se aproximando de um possivel final,eu não sinto metade da emoção que eu pensei que sentiria.
    porem,se o auto de bleach fizer esse final direito,é possivel que bleach vire aquele tipo de manga que se tu for acompanhar semanalmente é uma merda,mais se vc ler tudo de uma vez fica aceitavel.

  5. muito bom o post…ressaltou todos os lados bons e ruins de bleach
    eu leio bleach desde a saga da SS (acho q comecei a seguir ele a partir da luta do Zaraki) e me cativou muito, história bem contada e diferente…
    qnd começou a saga do aizen achei muito louca, mas com o decorrer começou a ficar massante demais…acho que na epoca comentei com uma amiga q a luta do noitora com o zaraki (ichigo? nem lembro) tinha levado quase q um ano pra concluir Oo…essa saga ja tava muito chata, e eu só lia por ler mesmo…tano que o final, nem lembro pq perdi uns caps d tão legal q tava kkkkk
    ai chegou essa saga, achei q ia ser interessante…e tipo acho que foi feita SÓ pra contar como a inoue e sado possuiam poderes, pq realmente não mudou em nada na história e o final ficou muito "CORTA AGORA!!! ACABOU CHEGA" XD
    acho q o kubo não mostrou os outros personagens pq ele quis focar mais no ichigo…pra mostrar q ele ficou "isolado" do mundo espiritual, mostrar que ele queria os poderes tal pra poder ver seus amigos d novo…ou algo do tipo…mas msm assim não mudou em nada na histo esse arco
    e estou anciosa demais para começar essa nova saga, msm passando por maus bocados nunca paro d ler X3 e fico muito triste por ver q vai acabar =/

  6. Exelente post, fazia tempo que eu não lia uma critica de manga tão boa, realmente muito bem explicado certos promenores que ja nem lembrava.
    Bleach veio a marcar presença na minha vida e espero que tenha um final digno da serie que em tempos foi 😀

    Seria possivel fazer mais criticas destas?? Eu sei que isso demora muito tempo e que nem sempre estamos inspirados para escrever mas uns amigos e eu estamos curiosos de ler uma critica assim sobre Naruto ( sera tb a reta final do manga? ) espero bem que sim, apesar de ser um manga muito muito bom inicialmente, esta veio a perder muito quando kishimoto decidio overpower naruto e as lutas. Antes as lutas eram estratégicas onde nem sempre o mais forte ganhava, valia mais a estratégia mas ultimamente é só kamehahmehaaaaaaa :s

    Seria muito bom uma critica da serie toda de naruto até ao momento actual sobre os bijuus bébés :s Uma sobre One piece tb, visto que este é o meu manga preferido. Não leio o manga pois adoro ver o anime, O grande ODA trabaçha em parceria com os produtores do anime então vai aproveitanto para limar algumas pontas soltas como o caso: SPOILLER

    SPOILLER:
    Quando chopper se transforma no sunny a caminho da ilha dos tritoes e nao come rumble nenhuma, no manga ele ainda a come mas no anime não e esta era a verdadeira intenção do ODA.

    1. Vlw Patrick, quanto a Naruto, veremos. Vira e mexe tenho mesmo algumas idéias do que poderia escrever. Já One Piece eu acho que não sou o mais indicado, acho que mais me rasgaria em elogios e pouco criticaria a obra do Oda e é tanto detalhe que não sei mesmo se poderia escrever algo legal! =)

  7. Acho que Bleach poderia ter ficado sem o pessimo arco dos Fullbringers no curriculo para mim todas as perguntas que a serie deixou em branco poderiam ir se resolvendo com a vitoria do Aizen em FK. Ele poderia ter conseguido a chave abrido o portal ido para o outro mundo mostrado o esquadrao zero, Rei, passado do pai do Ichigo e esse para mim seria um arco final perfeito para Bleach 🙂

    No final ainda penso que isso va acontecer nao deixo de pensar que o Aizen ainda vai se libertar e conseguir seus objetivos mas para mim o timing perfeito era ali em FK.

    Enfim eu ainda gosto de Bleach nao considero o manga ruim so esta em uma fase (bem longa) ruim e por pior que estivesse eu ainda conseguia ver pontos que se utilizados poderiam ate tornar a saga fullbringer boa.

    Estou curioso e ansioso pela proxima semana quero ver o que o arco final nos reserva e torço bastante para que o Kubo nao nos decepcione e feche o manga com chave de ouro mesmo achando que limpar o curriculo de Bleach depois da horrivel fase dos Fullbringers e FK nao vai ser uma tarefa muito facil :/

  8. Edit: Caceta nao consigo enjooar de Yu Yu Hakusho *-* na minha opiniao nenhum manga conseguira supera-lo em meu gosto :')

    Vi esse video agora e deu vontade de pegar minha colecao da jbc e reler a serie de novo mesmo que eu ja saiba de cor o que vai acontecer

  9. eu lia o bleach porque acompanhei boa parte da historia e nao queria parar agora e tinha esperança de que essa historia de fullbring iria acabar e teria uma historia mais decente
    ainda tenho esperança e vou continuar a ler o bleach

  10. Sinceramente, depois da soul society bleach nunca mais foi o mesmo.
    Só continuo lendo Bleach porque acompanho Naruto e One Piece e como todos saem no mesmo dia não me importo de perder alguns poucos minutos com Bleach que sempre é o manga com menos conteudo da semana.

  11. Realmente a indecisão do Kubo ferra demais com o mangá, um detalhe que reparei à um tempo é que tudo que existe no mangá vai pro Ichigo. Na trama existem Shinigamis? Dá os poderes pro Ichigo! Apareceram Hollows? Tranforma o Ichigo em um! Vaizards?? Que tal o Ichigo domar o Hollow e se tornar um! Agora os Hollows estão mais fortes (Espadas)? Dá uma nova forma Hollow pro Ichigo se equiparar a um! Olha! Os Fullbringers pularam do vento para entrar na história? Ichigo chega ae que tem mais poder novo pra você!!!!

    Isso deixa o protagonista muito overpower, jogando personagens secundários antes fortissimos para escanteio, pois se voltassem seriam massacrados pelo poder esmagador dos personagens atuais, o Kubo peca muito em definir os níveis de poder. Justamente isso que admiro demais em One Piece sobre Naruto e Bleach, os personagens não vão simplesmente ganhando poderes, eles vão evoluindo e amadurecendo com o tempo, aprendendo a usa-los de novas maneiras.

    Adorei o texto, um análise muito boa sobre os rumos que o mangá está.tomando.
    E PORRA KUBO!! EU QUERO VER O KON DE NOVO!

    1. Completando:
      Nossa não lembrava nem de todas os buracos que você citou, mas poderia acrescentar ainda mais.
      Realmente Kubo me pareceu ainda imaturo para o sucesso que recebeu, mas espero que ele possa usar essa experiencia para criar outro mangá alguns anos depois.
      Bom, essa declaração de que a nova saga foi preparada por 5 anos pode significar que ela seja bem grande, durando alguns anos pelo menos, e até o fato dessa preparação toda pode indicar que o Kubo estava segurando ao máximo os segredos para esta mega-saga (pelo menos assim espero).

    2. “Justamente isso que admiro demais em One Piece sobre Naruto e Bleach, os personagens não vão simplesmente ganhando poderes, eles vão evoluindo e amadurecendo com o tempo, aprendendo a usa-los de novas maneiras.”

      Concordo em partes com o que voce disse, mas acho que encaixaria mais se voce tirasse o Naruto da equação, pois ultimamente ele anda recebendo mais power-ups seguidos que o Ichigo, alem de ter o “Poder dos Principais”.

  12. Nessa saga dos fullbringers, as únicas coisas que me decepcionara foi: 1 – os FBs terem se mostrado vilões, perto da conclusão da saga, pois a maneira como isso foi mostrado não achei muito legal, apesar de que logo me acostumei com a ideia; 2 – o autor não ter aproveitado muito bem os personagens que acabou de criar ( o final dessa temporada estava em um ótimo momento para isso, mas, para não correr muitos riscos, Titte Kubo preferiu acelerar a próxima saga do mangá ). Mas, apesar de não ter sido um dos momentos mais épicos do mangá, eu gostei dele, mesmo assim. Diferente da maioria dos fãs de Bleach, que se decepcionam muito fácil com o mangá, eu gosto de ver o Kubo arriscando, em sua obra.

    Parabéns, Kon, pelo texto. Ótimo momento para os fãs discutirem e mostrarem seus desejos sobre o futuro que o mangá de Bleach irá tomar.

    OBS: Naruto merecia um texto assim também. 😛

  13. Nossa, parece até um bilhete suicida para o próprio ''Bleach''. Gostei do post, apesar de eu não sentir aquela magia das histórias e excitações das lutas e fatos desvendados, eu ainda tenho a puta curiosidade de o que vai acontecer futuramente com o a chave do ''ei'', o próprio ''Rei', o ''esquadrão 0'' e o próprio ''inferno'', que mostrou nos primeiros capítulos.

  14. Parabéns pelo post Kon. Devo dizer que concordei muito com os pontos apresentados por você. Eu comecei a achar Bleach massante na saga da guerra em Karakura e desde seu fim venho dizendo que a saga Full Bringers mais parecia um filler. Acho natural essa notícia de fase final do mangá ter aparecido porque é um mangá que já está desgastado.

    Na questão de "personagens esquecidos", Bleach se assemelha muito a Dragon Ball, o principal e seus inimigos foram ficando tão Overpowers que o Toriyama simplesmente decidiu deixá-los estagnados (obviamente pela preguiça e porque ele já estava de saco cheio de "escrever" e desenhar), em Bleach podemos ver este mesmo caso de personagens secundários que não conseguem mais acompanhar o principal, e acredito eu que não será agora que o Kubo dará um UP nos secundários, afinal ficaria muito na cara e seria bem complicado justificar de uma forma que as pessoas engulam.

    Não sou fã de Bleach, mas já cheguei a gostar muito (Soul Society chuta bunda de todas as sagas na minha opinião é claro) e não é porque está numa fase ruim que vou parar de ler, ainda quero ver o final.

    1. Concordo com a semelhança com Dragon Ball, mas nunca o Akira Toriyama enterrou seus personagens sem mais nem menos. Kuririn, Tenshinhan, Chaos, Yamcha, o próprio Mestre Kame, entre outros poderiam ter sido largados sem muita explicação, mas o autor sempre arranjou um modo de encaixar eles mesmo que das formas mais inúteis possíveis, o total inverso do que o Kubo anda fazendo, infelizmente!

      1. Naruto tambem enterra coadjuvantes que poderiam ser MUITO aproveitados, como Rock Lee, que teve uma das Top 10 lutas com o Gaara, e olha que o principal nem tinha tanta diferença de poder.

        Imagina agora, que o Naruto jah tem poder o suficiente pra rebater 4 bijuu-damas e nem tah 100% sincronizado com a kyuubi?

        Acho que em Bleach [pelo menos na saga Soul Society, Hueco Mundo e Falsa Karakura], pelo menos outros personagens tem destaque [alem do “grupinho do Ichigo”], como Byakuya, Kenpachi e Mayuri, que tiveram lutas bem decentes em Hueco Mundo.

  15. muito bom o texto,no manga,eu me lembrava que o Grimjow tinha morrido,ele e o cara mais foda do manga,tomara q essa nova saga possa retornar a emoção q eu senti na saga da Soul Society

  16. "Se bem que quando penso em Naruto atualmente pouco consiggo me lembrar do que restou dos velhos tempos, mas isso é outro papo." Por favor, escreva esse outro papo!!!

    1. É verdade….quando leio os primeiros volumes de Naruto eu começo a ficar muito feliz,pois acho a leitura massa,mas depois eu fico desanimado,pois me lembro como está o mangá atualmente.

      1. Então, quando eu lia Naruto antes tava na cara que eles eram ninjas, agora se um cara pega pra ler dos caps atuais, só ve que eles são ninjas se alguém tacar uma kunai/shuriken, e o Kishimoto não respeita os limites dos personagens, a Kyuubii é praticamente um megazord agora!

          1. nem criança naruto poderia ser considerado ninja.

            Laranja, WTFH, aonde um ninja me usa laranja mano.

            nunca fui muito com isso de "ninja" pois naruto nunca foi isso, ou qualquer um do anime, sempre estategico, mas ninjas não.

            e tambem odeio essas genkidamas atuais,

            mas que megazord é top é top xD.

          2. Eles tem uma bandeira pirata com uma caveira, é o suficiente pra mim…e eu também acho que megazordes são top principalmente o de PR: Força Animal

  17. Dúvidas , dívidas e ,uita curiosidade que Kubo insiste de fazer na trama dele. Umas das coisas que eu quero ver muito, é a Bankai do Shinigami do chapéu de palha. Tanto como quero ver a suposta trama do portal do inferno, a chave do rei, e o esquadrão 0.

  18. Eu fiquei cara passei a tarde inteira no Youtube (coisa que nao costumo fazer) vi desde episodios do anime/aberturas/encerramentos ate Video Quest xD

    Yu yu hakusho forever *_*

  19. Ter ideias sobre o que escrever já é bom eheheh realmente não sei quem possa fazer uma critica a ONE PIECE :s é dificl criticar o que é bom 5*

    Podiamante tb por um CDM para os episodios de one piece, já vi em varios forums e ha bastante gente aderir e a fazer comentários já para não falar que É ONE PIECE PORRAAA ATÉ QUEM NÃO GOSTA FALA E COMENTA 🙂

  20. Bleach tem um final planejado? Sério?

    Isso me animou. Um pouco. Vou ficar lendo as notícias, se eu ver que a próxima saga está sendo boa eu volto a ler Bleach.

  21. Parabéns pela matéria, ficou muito boa! Bleach é um mangá que tinha muito potencial para durar mais anos; porém como o autor não conseguiu desenvolver a história e nem seus personagens, foi caindo de qualidade. Fiquei até feliz com esse anuncio da saga final, mas ainda tenho um pouco de receio que Kubo desande com a história.

  22. Esse Kubo UHAUHAUHA

    Q: Is that to say that the new arc will feature a situation where there's the need for the zero squad to appear?

    Kubo: Yes.They didn't even show up for the battles with Aizen, so i think have to draw a really major event. I also want to let Aizen appear. I want to draw a draft of him appearing in restraints.

    (Risos)

    Q: Who will this enemy be?

    Kubo: They aren't very many, but their numbers will increase.

    (Risos eternos)

    Essa parte foi a que mais me interessou junto com o aparecimento de novos Quincys.

    it has something that will leave even seireitei in RUINS, something that will cause THE SHINIGAMI TO CRY OUT IN THEIR HEARTS, A DANGER THA HAS NEVER HAPPENED BEFORE

    THIS. JFC, o sketch do 480. A p**** vai atingir proporções inimagináveis, I can't even.

    Estou com umas dúvidas ainda sobre ser ou não os Quincys(Gosto muito do Ishida) na próxima saga provavéis primeiros vilões!

    Pontos pra não ser:

    – Os Quincys já apanharam uma vez pros Shinigamis a 200 anos atrás
    – Mayuri já obteve praticamente todos os tipos de informação sobre eles, podendo ter um fácil contra-ataque
    – Praticamente todos eles foram exterminados, sobrando apenas o Ryuuken e o Ishida, o que eu acho que não se tornarão vilões…

    Pontos pra ser:

    – Os corpos na sala do Szayel podiam ser muito bem Quincys, já que nada foi falado sobre esses corpos e o Mayuri fez uma cara de "Oh well, look what We have here" de como ele já conhecesse aquilo, e ainda que o Kubo falou que aqueles corpos seriam de grande importância pra a saga.

    – O novo local que o Kubo vai mostrar na saga. Palácio de Gelo. se não me engano os Quincys sempre usavam branco e azul, o que pode ser muito bem assemelhado ao gelo.. Talvez os Quincys que sobraram se refugiaram lá pra aprimorar seus poderes pra ter uma vingança contra a Soul Society… até porque, eles se tornam mais fortes dentro da Soul Society.

    – Kubo falando que o Aizen vai aparecer novamente… provavelmente o Aizen, como ele sabe de tudo, sabia dos experimentos de Szayel e vai revelar algumas coisas sobre os New Quincys.

    – Relação de Isshin e Ryuuken… parece que o Ryuuken vai ter bastante importância na saga.

    Outra coisa, Kubo troll, nem desenhou uma batalha mesmo que pequena para a Yachiru acho ela uma personagem tão interessante, Isuru ter bankai queria que ele tivesse falado do Hisagi T___T

    Pessoas, a saga fullbringers, serviu para dois própositos na história do Kubo, dar um desenvolvimento para o Chado é recuperar os poderes do Ichigo! Desde quando apareceu Ginjou e Tsu eu já havia colocado na cabeça que eles não seriam personagens com grande desenvolvimento.

  23. A Matéria tá muito boa cara, é o tipo de matéria que a gente le e nem ve o tempo passar, gostei muito da forma que vc abordou as qualidades e os defeitos de bleach, porém na minha opinião a história só decaiu na saga dos fullbringers (um pouco no fim da saga do aizen), tinha até esquecido do Kon tbm kk; mas ainda tenho muita esperança em bleach, acho que essa ultima saga vai ser ótima, todas as perguntas q sempre me fizeram ficar agonizando, vão ser respondidas, pelo menos eu espero..

  24. Kon batendo recorde pessoal de comentários? rsrsrs
    Queria ter um espaço pra fazer um texto gigante como vc fez, serve como um desabafo rsrsrs
    Gostei muito do seu trabalho! Parabens mesmo!!!

    Eu teria um monte de coisas para falar de bleach, mas vou falar apenas sobre um fato
    dito por vc, que faz bleach se manter na jump e entre os fãs. Desenhos do Kubo são estilosos! Kubo nunca foi um autor ferradão, top, mas ele não é um péssimo autor, ele é mediano. O grande problema do Kubo foi ele morrer de medo de ser cancelado, ele nunca
    teve peito pra se dedicar a história de bleach, fazer capítulos contando a história e não lutas e mais lutas. Ele se escorou em duas muletas, seu traço estiloso e lutas… bastava cair um pouco que lá vinha o cidadão colocar lutar ou apressar os fatos. Porém, tbm tenho uma séria dúvida se ele não desenvolveu a história por medo das Toc, ou se bleach não tem história mesmo… poderia me alongar mais e explicar o pq sempre falei tão mal de bleach, mas o momento não é mais tão necessário para um desabafo do tipo, pois ele conseguiu fazer até seus fãs perceberem o seu nível, porém como fã é FÃ, eles não desistem nunca e sempre esperarão algo bom, e digo que vão ter, pq o que sempre sustentou bleach foi ser estiloso, e a ultima saga vai ter tudo que todo fã de bleach sempre gostou, poderes colossais em uma arte comercial com traços lindos, dignos de fazer moldura e por na parede do quarto!

    1. Recorde? Que nada, eu bati meu recorde ainda no blog antigo com uma postagem de recomendação de Berserk, foram mais de 80 comentários. Acho que nunca mais repito esse feito nem se postar aquilo de novo! XD

  25. Alguma noticia sobre Vastor lords?? O que ainda dah um pingo de animo em acompanhar bleach é ver um fight entre zaraki e um vator lord. Acredito que bleach não deveria ter sido um anime eterno (por exemplo one piece). Yuyu hakusho só teve sucesso porque a historia era muito boa e foi mostrado numa quantidades de episodios necessarios (112 episodios). Bleach possui uma historia do mesmo nivel de yuyu hakusho (até iguais), mas um gravissimo erro foi querer transforma-lo em “anime eterno”. Bleach daria um maior entretenimento e nem desgastaria tanto os fãs quanto o autor se possuisse uma historia para 300 episodios com começo,meio e fim.(Odeio animes que são lançados sem mostrar o final, exemplo: Slam Dunk.). Muito bom esse post!!!!!

  26. Fiquei feliz demais em ver que fizeram uma materia aqui no portalos para falar da qualidade de bleach.
    Sou fan incondicional (Apesar de enxergar valguns defeitos graves no anime)do anime e do site e sempre gosto quando abrem espaço aqui pra falar de bleach.
    Discordo de muitas das coisas que o autor do post não gostou na trama(Eu não intendo como ele não gostou da traição do Gin.E tem outra ele não esperava por isso não?Eu tinha duvidas mas sempre achei que o Gin ia trair o Aizen),nao da ultima saga,a ultima saga realmente nao fez sentido e nao teve nada que se aproveitasse,mas a batalha de inverno foi quase perfeita,tenho muito pouco do que reclamar.Mas as criticas dele sobre o anime são verdadeiras (Uma grande parte pelo menos).Bom so espero que pelo menos,no fim ele esclareça todas essas duvidas mesmo.Se ele fizer isso o ai o anime já vai ter valido a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.