Editorial: 1.460 dias… e ainda estamos por aqui!

E pretendemos continuar por muito mais tempo.

1.460 dias ou 208 semanas ou 48 meses ou talvez você prefira a versão curta: 4 anos! Hoje chegamos a outro 21 de fevereiro, o que significa que o blog Portallos sobreviveu por mais um ano de vida. Estreamos nesta mesma data lá no ano de 2008 e mudamos, transformamos, reformamos e ainda estamos por aqui, sempre pensando que competir na grande web exige constante evolução.

Parabéns Portallos, parabéns a todos da equipe que continuam por aqui, assim como aqueles que contribuiram para o espaço no passado, parabéns a todos nossos leitores que ainda continuam acompanhando e vendo como tudo isso aqui muda a cada ano. 2011 foi um ano difícil, problemas com servidor, problemas com equipe, projetos em atraso etc. Mas no final o blog encontrou uma maneira de continuar e por isso fico feliz por estarmos comemorando 4 anos de existência, indenpendente de qualquer dano colateral que ocorreu nos últimos meses. Ainda estamos por aqui e iremos continuar pelo futuro, enquanto ele existir.

Hoje o Portallos vive uma fase Zen. Sem estress com colunas, sem estress em repassar notícias, sem estress com formato ou padronizações. Hoje escrevemos o que quisermos, quando quisermos e da forma que quisermos. É uma fase tranquila. Descobri isso tarde, por sinal. No começo realmente ficava pertubado em vir aqui colocar conteúdo, de fazer todos da equipe colaborarem por aqui, com a qualidade do conteúdo que deveria ser sempre impecável, de estar sempre de olho nos leitores trolls (eles existem, mas são em minoria por aqui), enfim me desgastava demais com os problemas, ainda que fosse divertido blogar e interagir com os leitores. Hoje em dia não sou mais assim, demorou 4 anos mas finalmente relaxei.

Não fico mais preocupado em fazer o blog crescer ou amaduracer. Sinceramente isso tem que ser natural, não adianta forçar, não adianta se matar para blogar, não adianta comprometer parte da diversão. O que tiver que ser será e pra mim o Portallos EXP ficou simplesmente espetacular depois de sua estréia, justamente por essa filosofia de deixar a corrente levar o barco pra onde ele tiver que ir.

Claro que vai desagradar uns e outros, mas outra coisa que aprendi em 4 anos é que por mais que você se esforce, não dá para agradar tudo mundo. E o que importa, acima de tudo, é a diversão e o prazer de compartilhar uma ideia e pra isso não precisa de dezenas de leitores comentando, as vezes um único é mais do que suficiente. É uma situação difícil de explicar em palavras, ainda mais por quem não tem experiência com websites ou dos problemas que os mesmos possuem nos bastidores. Mas no fim, qualquer lugar só continua existindo enquanto seus criadores e colaboradores continuarem se divertindo, tendo prazer em serem responsáveis por um cantinho na internet. Felizmente o Portallos com seus 4 aninhos de vida continua tendo esse efeito em sua equipe, ainda que muita coisa tenha mudado na forma de blogar desde o seu surgimento.

Não digo que ficou melhor, mas também me recuso a achar que ficou pior. Só ficou diferente.

E 4 anos são muita coisa em anos de internet. Mas para a vida pessoal de alguns membros da equipe também. Eu, por exemplo, quando o Portallos surgiu estava nos meus primeiras meses da vida de casado. Hoje, 4 anos depois, minha esposa está esperando nosso primeiro filho (previsto para nascer lá para setembro). Tive muitos altos e baixos nestes últimos anos. Muitos obstáculos que foram vencidos. E pensar que a vida de adulto poderia me fazer sentir saudades dos tempos em que era moleque, sem preocupações ou obrigações, ainda mais eu que sempre quis ser independente. Mas fico feliz de que 4 anos se passaram, vivo num casamento feliz, pronto para ir para o próximo estágio, as finaças melhoraram, a saúde vai bem e os níveis de nerdisse continuam estáveis. A velhice não me fez perder o gosto por novidades ou por coisas que sempre gostei (gibis, desenhos, videogames, séries e TV e de blogar sobre o que eu bem quiser). Sim porque quando criança sempre imaginamos porque os adultos são tão chatos, não curtem o que videogames, não gostam dos nossos programas de TV etc. Fico feliz de que não tenha me tornado esse tipo de adulto, que só quer saber de novela, jornal e futebol, limitado e sem graça. Nada contra os que são assim, mas sempre foi algo que nunca quis para mim. E o Portallos é um reflexo disso, do que ainda gosto, desde os tempos remotos de criança/adolescente.

Não significa que não tenha ficado mais rabugento, mais xarope e mais impaciente do que já era há 4 anos atrás. Com certeza eu fiquei mais sim. Há muitas coisas que me tiram do sério mais fácil hoje em dia. Mas como disse lá em cima, o blog está numa fase Zen. Não ligo, não estresso e não perco mais meu tempo (que fica cada dia mais precioso) com bobagens que não valem a pena pra mim esquentar a cabeça. Hakuna Matata. Vamos que vamos.

Enfim, acho que já falei demais. E vou ser honesto: não preparei nada para comemorar os 4 anos do Portallos. Ano passado tivemos uma pilha de matérias especiais. Foi bem legal e divertido, mas senti que se fizesse isso de novo em 2012 seria um tremendo deja vu pra mim. Não seria tão legal como foi ano passado. E como o Portallos ainda deve ter muitos outros aniversários pela frente, pra que se preocupar com este? Méh.

Hoje, nos 4 anos de Portallos, sabem o que farei? Vou aproveitar o feriadão de carnaval do jeito nerd. Ver séries atrasadas, animês aos montes, jogar videogame até acabar as pilhas do controle e passar o tempo com minha esposa. Diversão, certo? No fim das contas é tudo o que importa.

Parabéns de novo ao blog e a todos que continuam nos acompanhando, se divertindo e compartilhando experiências. Porque no final das contas é exatamente por isso que vale a pena continuar com o Portallos.

Obs: para não dizer que a equipe não preparou nada para comemorar a ocasião, nós preparamos um amigo secreto entre nós mesmo. Tradicionalmente realizamos esse amigo secreto no natal, mas esse ano muitos iriam viajar e não poderiam participar, então resolvemos prorrogar para o niver do blog. Sei que alguns pretendem mostrar e comentar sobre isso aqui no blog, não sei se será num post coletivo ou em posts individuais ou nem se será hoje, mas não importa, quando for a hora iremos mostrar os presentes de cada um. E podem me culpar por esse atraso, porque eu só mandei o presente do meu amigo secreto na sexta-feira, dia 17! Mais informações em breve. 😉

 

 

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

  1. Parabéns Portallos!!!! E que se tenha muitos anos de existência pela frente. o/

    Parabéns Thiago e esposa pelo “nerdzinho(a)” que está vindo e que a gravidez corra sem problemas.

  2. Parece que foi ontem que o Thiago fez o post comemorando os 3 anos de Portallos! D:
    Parabéns! o/ Que nunca acabe o Portallos! o/

    Parabéns Thiago e espora pela gravidez 😀 que tudo ocorra bem 😀 E faça a criança virar nerd para daqui a uns 14 anos ele ser o chefinho do Portallos. xD

  3. Parabéns Portallos. Que haja ainda muitos anos de vida. /o/

    Com o “nerdzinho(a)” vindo por ai o blog já tem futuro garantido. XD Parabéns e que tudo ocorra bem. 😀

  4. PARABÉNS PORTALLOS!!!!!!!

    Que venham mais 4, 8, 16 anos!!!!
    Acompanho o site a menos de um ano e já é um dos meu favoritos.
    Muito sucesso pra vocês! ^^

  5. Parabéns, Portallos!!!

    Vamos juntos nos próximos 10 meses, pois o mundo acaba em dezembro, não é mesmo? –‘
    Brincadeiras a parte, congratulações a equipe e principalmente para a Dakini, a mulher que um dia eu irei casar.
    😀

  6. Parabéns, Portallos!! Já acompanhei muita coisa por aqui, vi muita coisa mudar, vi muitas matérias legais, assim como alguns trolls que apareceram no caminho, e tudo isso fez/faz parte do que e o Portallos e porque ele é tão divertido de se ler. E que venham muitos outros aniversários!! o/

  7. Parabéns Portalos, agora que parei pra pensar também já fazem quase 2 anos que acompanho diariamente o blog .’-‘
    Também posso dizer que adorei a fase EXP, a matérias são postados num ritmo mais tranquilo e acabam se diversificando mais, interessante que com essa liberdade maior as vezes até pelo título é possível indentificar o redator.

    E que venham os próximos 4, 5,… 50 anos!. º_º

  8. Parabéns ao Portallos pelos 4 anos, que infelizmente acompanho a 2 anos, queria muito ter acompanhado desde o começo, mas de qualquer forma ta valendo! Melhor blog nerd do Brasil!
    E parabéns tambem pelo filho(a), Thiago!

  9. Parabéns, Portallos! Faz apenas um ano que acompanho o blog, e com certeza queria ter passado mais tempo junto dele, mas esse um ano foi tempo o suficiente para eu me apegar a ele e não querer mais largá-lo. Aqui eu posso encontrar vários dos assuntos que eu gosto, como videogames, animes, séries, filmes, e tudo ao lado de toda uma equipe bacana, formada editores e visitantes, claro. 😉 E também gostaria de parabenizar a equipe do Portallos pela adoção do EXP, que para mim, deu muito certo, além de tornar o blog ainda mais único.

    E T_Thiago, seja um bom “sensei” para o seu filho, pois um dia provavelmente ele herdará o Portallos e toda a sua coleção de quadrinhos. Não vá nos decepcionar! 😀

  10. Eu, quatro anos atrás, cursava o segundo ano do Ensino Médio, último semestre do curso de inglês, morando com a mamãe… Agora, estou no segundo ano da faculdade, auto-escola, trabalhando, morando sozinha… O blog fez parte da minha vida durante essas mudanças, e acho isso muito foda. ^^ Quatro anos pode e não pode ser muito tempo, depende do quanto esses anos foram marcantes, e pra mim foi bastante.

    Parabéns, Portallos!! E obrigada a todos os leitores. =DD

    P.S.: aguardem o presente de aniversário dos wallpapers. Se não for nessa semana, será na próxima. ;]

  11. Parabéns Portallos, 4 anos já hein :O
    E que venham muito mais!! o/
    E felicidades Thiago, que seu filho/filha vire um/uma nerd que nem o papi! ;D (só nao coloque o nome do garoto de Goku ou se for menina de Buffy g.g)

  12. parabéns pelo filho(a) a caminho Thiago!
    Tudo de bom para vocês! Que bacana essa sensação rsrs

    Parabéns para o Portallos, não lembro mais ao certo desde quando acompanho, mas acredito
    que peguei o site com um ano de vida rsrsrs e que ele sobreviva mais para que vc posso confiar o chapeu de palha para seu herdeiro rsrsrs

  13. Parabéns Portallos… Sem dúvidas é o único blog que acompanho fielmente e diariamente há 3 anos… Outros eu entro às vezes ou acompanho, mas não diariamente… Que ainda venham muitos aniversários…

    E parabéns ao Thiago que vai virar papai… Como o pessoal do chat sabe, eu sou pai de uma menininha de 3 anos e pode acreditar, não há alegria maior que ver sua filha (o) crescer, brincar com ela, etc… Minha filha Clara, já me acompanha assistindo animês e séries desde bebê… Ela adora cantar a abertura de Two and a Half Men (men, men, men, uuuuu, xD) Coincidentemente comecei a acompanhar o blog praticamente na época que minha baby nasceu…

    Vida longa ao Portallos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.