Game of Thrones | Especial: Entrevista com Lidiany CS!

A administradora do portal Game of Thrones BR!

Primeiramente, um feliz aniversário ao Portallos nestes 4 anos que ele completa! Obrigado a todos os leitores que nos acompanham, os mais novos que nos conheceram recentemente, os mais velhos que já nos acompanham há um bom tempo, enfim, a todos! É com muito orgulho que digo que este é o segundo aniversário do site que eu presencio estando na equipe. É um prazer integrar a equipe deste blog que sempre dá duro para fazer para vocês o que o Portallos é.

E para comemorar tudo isso, e também aproveitando que a segunda temporada de Game of Thrones está aí, eu resolvi convidar a administradora do maior portal de conteúdo relativo aos livros e também a série de TV, o Game of Thrones BR para uma entrevista. Lidiany CS gentilmente aceitou, e conversamos sobre algumas coisas a respeito dos livros, da série, dos personagens, tudo de uma forma que minimizasse o máximo possível os spoilers, para não estragar para quem ainda está lendo os livros, ou até quem ainda vai ler.

A entrevista segue na continuação do post. Espero que gostem, um obrigado a todos os leitores e um obrigado especial a Lidiany que nos concedeu esta entrevista tão legal!


Nome: Lidiany Cerqueira Santos

Também conhecida como: Lidiany CS, administradora do Game of Thrones BR

Idade: 24 anos

Cidade: Feira de Santana – BA

Meltoh: Lidiany, fale de como você conheceu A Song of Ice and Fire? Foi antes da série sequer existir?

Lidiany: Eu descobri Game Of Thrones quando ouvi falar que a HBO tinha aprovado a gravação de uma temporada, após a gravação do episódio piloto e quando se falava na mudança de atores/personagens, como Catelyn e Daenerys, isso foi mais ou menos no início de 2010.

Meltoh: Como surgiu esta idéia de criar o GameofThrones BR? Você sabia que ele cresceria tanto até onde chegou? Fale-nos mais dele!

Lidiany: Lembro na época que li o primeiro livro muito rapidamente por que fiquei fascinada pela história, sou fã de spoilers então procurei desesperadamente por informações sobre ASOIAF na internet e acabei percebendo que mesmo fazendo muito sucesso ninguém comentava sobre a série no Brasil, não havia quase nada escrito sobre as séries no Brasil. Fiquei inconformada por uma série tão legal não ser conhecida aqui no país e eu quase não tinha com quem conversar, virei a fanática de Game Of Thrones, falava com algumas pessoas no orkut e soltava alguns spoilers pra pessoas que não conheciam a série (como minha irmã rsrs) foi aí que resolvi criar o blog, comentando sobre a série, os personagens e sobre os livros, cuja publicação no Brasil foi anunciada pela LeYa.

Na época do lançamento de A Guerra dos Tronos pouca gente conhecia o blog por que a série ainda não havia sido lançada e somente o primeiro livro tinha sido publicado, então só quem conhecia a série em inglês visitava o blog. Aos poucos os novos fãs foram conhecendo a história e gostando do primeiro livro, ficaram na expectativa da série da HBO. Pouco tempo depois fui convidada para participar de uma edição do RapaduraCast pelo Jurandir Filho pra falar sobre o primeiro livro e explicar um pouco da história, foi legal por que nunca tinha participado de um podcast (nem ouvia rsrs) e tentei explicar um pouco desse lançamento que viria a fazer tanto sucesso mais tarde.

O Game Of Thrones BR começou assim, como expliquei, tinha menos de 100 acessos diários hoje às vezes passa de 10.000, são muitos visitantes e muitos fãs, a gente discute a série, os livros, lançamentos, notícias sobre o elenco, as filmagens. Sempre acompanhando de perto o que acontece envolvendo esse universo de As Crônicas de Gelo e Fogo. Hoje o blog cresceu tanto que a equipe conta com 7 pessoas e mesmo assim ainda ficamos atolados de trabalho!

Meltoh: Uma boa parte dos fãs está se deliciando com o quarto livro, Festim dos Corvos lançado este mês. Já garanti o meu, mas ainda estou na leitura do terceiro, que está incrível! Você já leu até onde? Leu o quinto livro em inglês mesmo, se sim gostou? Se não, o que achou do quarto livro?

Lidiany: Já li os cinco em inglês e somente o primeiro em português. O terceiro livro em minha opinião é o melhor. Mas o quarto também é emocionante depois que você lê o quinto a história dos dois torna-se uma só e todas as dúvidas que você tem durante a leitura do quarto vão embora, aí você consegue perceber toda a genialidade de GRRM. Isso por que ele dividiu os livros em dois (quarto e quinto) porém isso foi feito de uma forma diferente, ambos seguem a mesma linha do tempo, porém com personagens diferentes. Dessa forma você acompanha apenas alguns pontos de vista durante o quarto e outros durante o quinto. No começo achei o quarto livro estranho, mas quando você se acostuma e termina a leitura do quinto tudo se encaixa perfeitamente. Por isso, atualmente digo que gosto dos dois e espero ansiosamente pelo sexto!

Meltoh: Lidiany, qual foi a sua reação ao descobrir sobre a série da HBO? Você chegava a esperar algum filme?

Lidiany: Quando descobri que a HBO tinha aprovado uma temporada da série, já imaginava que Game Of Thrones ia se tornar a série do momento, não tinha como uma história tão incrível quanto esta passar despercebida por aí…

Os livros faziam um sucesso estrondoso por onde eram publicados, imagine com uma série da HBO dando um empurrãozinho? Não é atoa que se tornaram os livros mais vendidos do Brasil. Nunca pensei em um filme, ia deixar muito a desejar, creio que todos os fãs ficariam frustrados, assim como eu, se a história do primeiro livro se resumisse a duas horas em um cinema. Se com 10 episódios de quase uma hora já dá trabalho pra adaptar tudo imagine em um filme, ia ser bem difícil…

Meltoh: Quando uma adaptação é anunciada os fãs ficam de olho nos atores que vão interpretar os seus personagens preferidos. O que você achou dos atores? Qual deles acabou sendo o seu preferido?

Lidiany: Quando comecei a acompanhar a série lembro que boa parte dos atores/atrizes já haviam sido escalados, faltavam algumas crianças, mas lembro que gostei da maioria deles. Particularmente gostei muito da escolha de Peter Dinklage como Tyrion, parece que ele nasceu pra isso, de Nikolaj como Jaime e óbvio de Sean Bean como Ned, parece que GRRM escreveu o papel para ele.

Brienne


Meltoh: Como você vê os personagens no livro é diferente do que é visto na série? Existe alguém que aos seus olhos, a sua caracterização seja muito diferente de como você imaginava o personagem?

Lidiany: Na primeira temporada eu li o livro e fui conhecendo os pergonagens a medida em que a HBO os anunciava, senti a mudança de alguns como Illyrio Mopatis que deveria ser interpretado por Ian McNeice e já estaava acostumada com ele como personagem, acho que combinava mais com Illyrio do que Roger Allam, que o interpreta atualmente. Apesar de gostar muito da Emilia Clarke acho que uma atriz naturalmente loira ficaria melhor no papel, porém Emilia atua muito bem como Daenerys, o que torna irrelevante o fato dela ser morena. Nos papéis anunciados para a terceira quem pareceu mais estranho em termos de caracterização foi Nonso Anozie como Xaro Xhoan Daxos (quero aprender a pronunciar esse nome oO) por que Xaro, assim como todos os qartenhos são brancos nos livros, então essa foi uma mudança brusca no que imaginávamos dele.

Meltoh: Ainda falando de caracterização, o que você achou das fotos que saíram alguns dias atrás com os novos personagens? Com Brienne de Tarth, ou Stannis por exemplo? Quem você espera mais ver?

Lidiany: Eu gostei muito da atriz que escolheram como Brienne, para mim ela foi o mais próximo que poderiam conseguir de uma descrição tão singular como a que o autor faz dessa personagem. Pelos vídeos que vi com ela por aí, acredito que ela vai interpretar A Bela muito bem! Quem eu estava mais ansiosa para ver era Melisandre, uma das minhas personagens favoritas, eu simplesmente adorei a escolher de Carice Van Houten, depois de ter visto a atuação dela em Black Book e Black Death fiquei super empolgada e ansiosíssima pela atuação dela em Game Of Thrones.

Melisandre e Stannis

Meltoh: A série começou sendo bastante fiel ao livro, e foi assim em sua maioria. Houveram algumas adaptações, claro, como toda conversão de mídia tem hoje em dia. Algumas delas chegaram a se mostrar mais do que as outras. O que você achou delas? Cito, por exemplo, a conversa entre Jaime e Catelyn, a personagem Ros, e a troca de nomes de alguns personagens, que poderá ser vista nesta segunda temporada com Yara no lugar de Asha. Você acha que essas adaptações atrapalham a série?

Lidiany: Achei Ros uma inserção desnecessária, mesmo que seja pra mostrar um pouco mais de Theon ou Mindinho, pra mim poderiam ter feito isso sem incluí-la na história, mas aí seria menos polêmico… A conversa de Jaime e Catelyn foi interessante por que eles abriram um precedente para adiantar um pouco do que ainda vai acontecer. O nome de Asha/Yara creio que não vá influenciar na história, nem mudar a personagem, mas como foi uma escolha deles, talvez realmente melhore o entendimento dos espectadores, evitando confusões entre Asha/Osha.

Na maioria das adaptações que eles fizeram até agora eu concordei, por que na série eles precisam incluir/mostrar coisas que nos livros ficam apenas nas entrelinhas e você como leitor consegue decifrar, mas tem muita gente que acompanha apenas a série e fica meio que atrapalhado com tanta informação, por isso eles tem que usar vários artifícios para que essas pessoas não fiquem confusas e parem de ver a série.

Meltoh: Qual é a sua casa preferida?

Lidiany: Pergunta difícil, hein? Eu gosto de vários personagens de várias casas, gosto de Tyrion, Jaime e Cersei, para mim eles tem os melhores capítulos, também sou fã de Arya, Sansa, Jon e Ned, além de Asha e Daenerys, então posso dizer que tenho várias casas favoritas, né? Também gosto muito de Davos e Melisandre.

Meltoh: Posso perguntar um pouco de sua vida pessoal? Você estuda, trabalha?

Lidiany: Sim, faço um bocado de coisa…quando comecei o blog tava no finalzinho da graduação, muita gente que acompanhava o blog desde o início viu meus pesadelos pra me formar. Hoje sou engenheira de computação, trabalho como analista de TI e comecei uma pós em engenharia de sistemas.

Meltoh: Acho que ler é uma das coisas mais prazerosas que já inventaram. Para você também é assim? Como adquiriu este hábito? Que outros livros você indica para os fãs de Martin?

Lidiany: Eu sou uma devoradora de livros, desde pequena eu leio de tudo, entre rótulos de produtos enquanto tomava café por exemplo, a jornais, revistas, HQs, folheto de propaganda. Qualquer coisa que seja legível e passe na minha frente eu leio, rsrs. Quando era criança tinha muitas revistas em quadrinhos e lia todas muitas vezes, até decorar a história. Li um monte de livros da série vaga-lume e todos os livros que passaram pela minha mão.

Eu leio praticamente todo tipo de livros, ficção, aventura, suspense, fantasia, chick-lit. Qualquer coisa que a história seja boa, eu leio! Desde Maryan Keyes a Bernard Cornwell, HQs e mangás, pra você ver como o problema é sério…

Praticamente todo mundo conhece, mas recomendo todos de Cornwell, já li uns 10 de As Aventuras de Sharpe, são ótimos e recomendo As Crônicas de Arthur. Ainda não li As Crônicas Saxônicas por que os livros dele são muito caros…

São séries antigas, mas recomendo Duna de Frank Hebert, que também é uma série de livros e já virou série de TV (do Sci-Fi Channel vale a pena assistir também) e a Trilogia da Fundação de Asimov. Também tem outros livros legais de GRRM como Sonho Febril que a LeYa prometeu publicar aqui no segundo semestre desse ano.

Bernard Cornwell

Meltoh: Um dos maiores desafios para quem gosta de ler é a falta de tempo. Você lida com isso? Consegue conciliar o tempo com a literatura? Qual dica você nos dá?

Lidiany: Isso é muito complicado, as vezes fico com raiva por não ter tempo para ler mais. Fico triste também por muitos livros bons que não são traduzidos e lançados aqui no Brasil.

Quando o tempo está muito curto eu carrego os livros para onde vou, leio em ônibus, nas aulas, nos intervalos, em fila, basta levar o livro e aproveitar qualquer tempinho pra passar o olho…

Se o livro for muito pesado também tem os ebooks para ajudar, sou louca para comprar um Kindle, mas os preços daqui não ajudam…além disso, também temos problemas com os lançamentos de ebooks aqui no Brasil.

Meltoh: Fora ler, você tem mais algum hobbie?

Lidiany: Ah gosto muito de ficar na internet, lendo blogs e sites diversos, além de jogar, assistir filmes, seriados e curtir uma praia.

Meltoh:Quer deixar algum recado para os leitores?

Lidiany: Agradeço muito a todos que passam pelo Game Of Thrones BR diariamente e comentam, debatem, divulgam, todos que assim como eu são fãs da série e fazem com que meu trabalho e da equipe valha a pena. É muito bom ter uma galera tão grande pra dividir opinião e espero estar aqui para acompanharmos juntos esta história tão fantástica até o final que GRRM está preparando para nós.

Muito obrigada Raphael pela oportunidade de estar aqui no Portallos, meus parabéns a você e a equipe que mantém esse site tão legal!

———-

Obrigado Lidiany, por sua presença aqui neste dia! Amei a entrevista, foi muito legal saber um pouquinho mais sobre você. E olha só, mais uma leitora de Cornwell! Li somente o primeiro livro das Crônicas de Arthur, e como você, quero muito ler as Crônicas Saxônicas, mas também acho o preço dos livros meio salgado… E nunca li As Aventuras de Sharpe, sempre só ouço falar (uma curiosidade bacana, que você já deve saber, mas talvez nem todos os leitores saibam, é que Sean Bean interpretou ele numa série britânica), e bem! Muito legal também saber que você é formada em Engenharia de Computação, e tudo o que você disse eu me identifico, já que eu sou graduando no mesmo curso e sei pelo que você tá passando, aliás, estou sentindo isso agora! Hehe!

Até mais, e sucesso para você e seu site! Espero poder contar com você para mais uma entrevista futura quando todos nós pudermos discutir esta grande obra, sem medo de spoilers, quando os leitores já estiverem bem encaminhados com a leitura. Novamente um muito obrigado!

Mais uma foto da coleção de Lidiany!
Isso também pode lhe interessar

18 Comentários

  1. Legal a entrevista, deu para conhecer melhor a Lidiany.

    E sobre Bernard Cornwell, já li quase todos seus livros em português (tenho todos, mas falta ter alguns). Amo quase todos, mas tenho um carinho especial pelo Sharpe e o Uhtred (das Crônicas Saxônicas), as historias deles são mais sangrentas… uahauahuaha

    1. Teve uma época em que estava fanática por Sharpe, eu adorei essa série de livros, mas tava demorando pra sair em português e eu fico ansiosa pra ler tudo de uma vez, aí li todos e depois parei, acabei largando tb pq não gostei de quando ele volta da Índia (odiei que ele tenha perdido as jóias! :P)
      As crônicas saxônicas eu quero comprar, mas tava achando bem carinha a coleção e mais uma vez, demora pra sair…

  2. Muito boa a entrevista, Aconselho vocês a lerem as Cronicas Saxônicas é tão bom quanto as outras obras de Cornwell. Sobre o preço, a Box com os 5 primeiros livros tem uma redução de preço muito grande em comparação a cada livro individual, vale a pena!

  3. Nossa, ‘daora essa entrevista!!! Mandaram ver. É, eu tenho orgulho de ter adquirido um hábito de leitura através de uma pessoa tão inteligente, meus primeiros livros foram indicados por ela!
    Abraços.

    1. Adorei ser entrevistada!
      Meus parabéns p/ toda a equipe do Portallos, muito sucesso para o site e vários outros aniversários pela frente!
      Agradeço também ao Raphael Meltoh pelo convite!

      Foi muito legal conhecer esse colega de profissão! =D

  4. Parabens pelo seu trabalho!! Adoro ver todos os seus comentarios sobre Game of Thrones. Uma das melhores series na minha opinia, estou super feliz que finalemnte o inverno vai voltar em Game of Thrones. Que bom, por que já estava com saudades! Quero ver quem vai ganhar a luta pelo poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.