PdS – Game of Thrones S02E02!

E as adaptações começam a aparecer!

Papo de Série sobre o episódio 2×02 de Game of Thrones – The Night Lands. Contém spoilers, bem como nome de localizações que ainda irão aparecer na série.

Se a estréia da segunda temporada de Game of Thrones teve maestria em mover as peças no tabuleiro, este segundo episódio mostra ao que a nova season veio. The Night Lands começou de onde havia parado anteriormente, com Arya, agora disfarçada como Arry, fugindo com Yoren e sua comitiva para a Patrulha da Noite. Aqui finalmente vemos um dos personagens que eu mais queria ver neste início, Jaqen! E fiquei muito feliz em ver que o ator está interpretando ele magnificamente bem, mantendo aquele ar de mistério e falando daquele jeito que só ele fala. Destaque também para Rorge, Dentadas, Torta-Quente, Lommy e claro, Gendry (este já aparecendo na primeira temporada). Muito bom isso de a HBO não poupar os principais personagens de aparecerem como fizeram em outros núcleos da história (coisa que eu já falei no post passado).

Ainda sobre as partes de Arya, muito legal o jeito que Yoren bota os guardas para correr, já deu para perceber que o clima do grupo ficou estranho ao descobrirem que estão atrás do Gendry né? Outra coisa legal, foi a aparição dos personagens que citei anteriormente, mas especificando mais as crianças, só quem leu sabe o quanto Torta-Quente é engraçado, estou esperando pelas suas famosas tiradas.

O episódio ainda nos mostrou mais caras novas. Gostei bastante do Salladhor, ele tem bem o jeitão de pirata mesmo, e adorei a interação do trio, com Davos e o filho Matthos. Aliás, para mim o ator de Davos está se saindo muito bem, o Cavaleiro das Cebolas em si já é muito carismático e o ator parece que se encaixou de vez na figura que tinha do personagem. Ainda em Pedra do Dragão temos a parte de Stannis e Melisandre que muitos reclamaram de não aparecer no livro! A princípio torci a cara, mas pensando melhor concluí que a relação entre os dois, mesmo não aparecendo estampada com todas as letras, joga pistas para mostrar que é implícita. Foi uma sacada interessante da HBO, porquê diferente do livro, nem sempre uma série de TV tem todos os recursos para deixar nas entrelinhas tudo que deseja.

Mas de fato, tivemos coisas que realmente saíram muito diferente do livro. A começar por Tyrion nomeando Bronn como comandante da patrulha (aliás, um dos pontos altos do episódio, a conversa do anão com Janos Slynt). Para quem não sabe, no livro outro personagem que foi citado para assumir o posto, e Bronn continuou do lado de Tyrion desempenhando as mais diversas tarefas. Acredito que aí entra a questão de poupar personagem que a HBO está tanto fazendo, mas eu espero que não tirem de Bronn as funções que ele tinha no livro, acho o personagem bem carismático.

Outra mudança no mínimo estranha, mas que funcionou, começou a ser desenhada no episódio passado com aquela cena em que Dany tem uma conversa estranha com Rakharo. Pois bem, e não é que o cavalo do homem volta trazendo só a sua cabeça? Caramba, eu gostava do personagem! No livro foi diferente, o personagem não deveria morrer nesta parte. Apesar de ter sido triste, acho que a cena funcionou para mostrar o quão selvagens são os Khal e para reforçar que eles não querem a garota por perto.

Agora a mudança mais inesperada, foi o ataque de Craster a Jon Snow! Eu assisti e falei “What?”! Primeiro, a questão de o que acontece com os filhos homens do selvagem é implicita também como a questão de Stannis, não tenho do que reclamar do recurso visual que mostra Jon indo ver o que aconteceu e encontrando uma das criaturas pegando o bebê. Mas o que não acontece mesmo, até onde eu me lembre, e por favor me corrijam se eu estiver errado, é Craster atacando Jon Snow! Me pergunto o que vai sair disso, as complicações que podem trazer para a Patrulha antes de ela chegar ao Punho. Ainda no núcleo, o Sam está um tanto diferente também do seu personagem, vejo ele alegre e até… Paquerador? Bem diferente do covarde que conhecemos.

E claro, não poderia de forma nenhuma deixar de falar da chegada de Theon Greyjoy às Ilhas de Ferro. Primeiramente, palmas e muitas palmas pela caracterização do local, muito belo e cinzento, cinzento como o ferro. Gostei das locações escolhidas, das pontes ligando as ilhas, tudo demais! Finalmente somos apresentados a Asha Greyjoy(Yara na série, mas chamarei de Asha. Para quem não lembra ela era uma das personagens que aparecem numa imagem que postei semanas atrás), e Balon. Gostei mais do ator de Balon, Asha ainda não mostrou toda a presença da personagem, porém a atriz parece boa, e acredito que logo ela possa mostrar uma visão melhor da personagem.

É isso! The Nightlands foi um ótimo episódio, deu continuidade a algumas das situações criadas no episódio passado, e surpreendeu até quem já leu os livros. Só espero que isso não desande muito a ponto de tornar-se algo parecido com The Walking Dead. Digo, é uma adaptação, e não tenho nada contra isso, mas a questão é que uma coisa é adaptar uma HQ, outra coisa adaptar um livro, para mim são diferentes, e o universo de Martin é tão grandioso que não precisa de mudanças tão acentuadas, coisa que não aconteceu, e não acho que vá acontecer. Não estou reclamando de forma alguma que a série seja uma obra 100% fiel, bem longe disso, gostei das mudanças que aconteceram (menos a de Bronn), que fique claro! Como gosto de dizer, Game of Thrones é 85% fiel ao que se vê no livro, o que para mim é uma porcentagem próxima da ideal.

Ah, e para quem não está sabendo, aproveito o post para avisar que a terceira temporada da série já está garantida e cobrirá parte do terceiro livro! Isso mesmo, ele será dividido em duas temporadas, o que não significa necessariamente divisão em número de folhas. Uma notícia muito animadora, pois sabemos que é praticamente impossível contar o melhor livro em apenas dez episódios!

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Acabei de assistir o episódio e fiquei até meio confuso com as alterações. Tanto que fui até atrás do livro, achando que estava me esquecendo de algumas partes… Interessantes – e corajosas! – as decisões. Ainda foi um episódio bem morno, mas estou gostando de como as coisas estão sendo desenvolvidas.
     
    Aah! As aparições do Tyrion continuam a roubar a cena. Tanto com o Janos, como na conversa inicial com o Eunuco (que eu nunca lembro o nome) e também a conversa triste que ele tem com a Cersei. Se seguirem o ritmo do livro, o personagem se tornará ainda mais querido por todos. Mas também fico ansioso por alguma mudança que venha a acontecer.

  2. Não curti MESMO as alterações, não acrescentam nada e até atrapalham acontecimentos e definições do livro. A aparição de Asha no livro foi MUITO mais impactante, Craster batendo no Jon? Bronn líder da patrulha da cidade? Isso muda completamente a definição do personagem, ele é praticamente um escudeiro DO Tyrion, que faz as tarefas para o Tyrion, botar ele líder de um exército não foi boa ideia. Rakharo sendo morto? Para mostrar que os Khals não querem Daenerys por perto? Isto já está claro e ter mais um irmão de sangue como protetor torna muito mais verossímil todo a parta de Dany.
     
    E os diálogos completamente desnecessários a trama, como por exemplo, Mindinho dando esporro na prostituta? Totalmente desnecessário. 
     
    Apenas achei válido a cena do Stannis com a Melisandre, pois fica claramente implícito isso no livro.
     
    Mas os cenários ficaram perfeitos e algumas cenas foram bem fodas. Mas a season 2 está me decepcionando bastante, espero que não me decepcione mais. 

  3. Nossa, a aparição da Asha realmente foi bem fraca. No livro é tão impactante. E ele conta tanta coisa pra ela que ela joga depois na cara dele, coisa que nem acontece. Mas… Só isso mesmo, o resto foi normal 🙂 É bom ir acostumando, os livros vão crescendo e muitas coisas serão adaptadas/cortadas a partir de agora, paciência né.

  4. Eu fiquei de cara com isso do Stannis e da Melissandre.
     
    Tudo bem, no livro deixa implícito mesmo que isso aconteceu. Só que não dessa forma. A forma que foi mostrada na série não condiz em nada com a personalidade do Stannis, um homem que dizem ser tão honrado quanto Ned Stark, e que é "Hard as Steel". No livro, pode-se tomar como conclusão que ele fez o que fez por dever. Pra permitir o que acontece depois. Pra ter uma chance na guerra. Na série isso foi totalmente distorcido. Stannis nunca ia trair a mulher dele só por aquilo que a Melissandre diz pra ele. Não porque ele tem algum sentimento por ela, mas simplesmente pelo senso de honra e dever dele. Lembrando que o Stannis é um homem que não quer, de jeito nenhum, ser rei e governar os sete reinos. Ele só vai fazê-lo porque é o dever dele. Porque é isso que ele tem que fazer. Porque ele é o legítimo sucessor ao trono. Não vejo um homem assim fazendo o que ele fez na série pelos motivos mostrados.

  5. Assisti o dois e o tres de uma vez, bom, sobre o dois, não gostei das alterações.Não gostei da conversa entre asha e theon. Não gostei de o stannis carcar o prego na melissandra, nao daquela forma rsrsr.No livro ta claro que isso aconteceu, mas esses fatos sao levantados por terceiros, e da a entender que ele fez isso pela honra, apesar que citam que ele é infeliz com a esposa dele. Logo eu entendo que não foi nenhum sacrificio ele deitar com a melissandra, mas daquela forma ele se demostrou fraco pela carne e só rsrsJa a mudança do Bronn, quero entender pq isso. Gostava do comandante que era honrado.Não vai ter a menina que foi estuprada por metade da cidade? pq a shae não serve ela primeiro??Imaginava a cena da morte do corvo diferente, mas entendo o pq da mudança.Nao gostei da personalidade da irmã do loras, pq até o meio do terceiro livro, da a entender que ela é inocente, por assim dizer, e nessa ela aceita a viadagem numa boa rsrsrs alias, que cena foi a quela rsrsrs a globo faz o maior escarcel para por dois gays se abraçando, ja em GOT o negocio é tenso veio, podia ficar so implícito rsrsrs De bom teve o dilmea de theon para com robb, catalyn, brienne, que achei fodaaaaa demais, curti a personagem, imaginava ela daquele jeito, a primeira que imaginei como escolheram na serie rsrsrsTyron sendo fodao como sempre, mas nao me lembro dele dar tres rumos para mycellas, lembro que tinha o tommen na negociação, nao entendi pq mudaram isso tbm! 

    1. esqueci de falar, curti davos e salladhor, dei risada com ele assustando o filho do davos rsrsJa jon snow e sam, nao entendi o pq de fazer o jon apanhar ou ver o nene sendo levado, e realmente o sam ta muito paquerador e corajoso, ele conversando com os amigos é seguro na fala, coisa que no livro ele nao é nem com o green, apenas com  Jon 

  6. caramba, morreu o post do papo de serie rsrsrsrsrs
    deve ser pq se decepcionou com o que anda vendo nos ultimos capítulos rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.